Connect with us

Internacional

Eleição de Le Pen na França seria suicídio, diz ex-presidente do Parlamento europeu

Marine Le Pen comandava um agrupamento de partidos de direita radical de diversos países

Ex-presidente do Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, 66, tem más lembranças de um ritual que precisava cumprir todas as quartas-feiras, quando se reunia com os líderes de blocos políticos na Casa. Isso porque uma figura constante nos encontros era a francesa Marine Le Pen, que comandava um agrupamento de partidos de direita radical de diversos países

Hoje, ela é pela terceira vez candidata a presidente da França, com chance real de chegar ao segundo turno e reduzindo a vantagem do presidente Emmanuel Macron nas pesquisas. O primeiro turno será disputado neste domingo (10).

Uma vitória de Le Pen, diz Schulz, seria um desastre para a União Europeia. “É uma ameaça, e a questão em aberto é a margem de manobra. Se ela tentasse levar a França a sair da União Europeia, seria uma forma de suicídio. Destruiria a UE e também destruiria a França”, afirma.

Um dos principais líderes da esquerda alemã, Schulz preside a Fundação Friedrich Ebert, ligada ao SPD, partido do premiê Olaf Scholz. Em São Paulo para participar de um evento com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -a quem espera ver vitorioso na eleição-, ele falou à Folha de S.Paulo na última terça (5).

O político foi eurodeputado por 23 anos e chegou a liderar o partido Social-Democrata, condição na qual enfrentou a então primeira-ministra Angela Merkel na eleição geral de 2017; sua legenda na ocasião ficou num distante segundo lugar, com 20,5% dos votos.

Na entrevista ele elogia a resposta que a Alemanha e a UE estão dando à guerra na Ucrânia e diz serem injustas as acusações de que o país protegeu o russo Vladimir Putin nos últimos anos, em razão de relações econômicas e energéticas.

Ex-vendedor de livros e militante de esquerda desde a juventude, Schulz ostenta no currículo ter sido comparado a um “guarda de campo de concentração nazista” pelo então primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi em um debate no Parlamento Europeu em 2003, episódio que causou protestos no bloco.

Mesmo assim, diz que a atual ultradireita é mais perigosa que a de duas décadas atrás.

PERGUNTA – Como o sr. vê a possibilidade de vitória de Lula e qual seria o impacto para as relações entre Brasil e Alemanha?

MARTIN SCHULZ – É óbvio que o atual presidente do Brasil não partilha de forma alguma de nossa visão sobre as relações internacionais. Sua filosofia é de uma estratégia unilateral, completamente diferente do que o novo governo alemão está trabalhando.

PERGUNTA – No caso do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, há a possibilidade de incorporar temas como a agenda do clima, por exemplo?

MS – O acordo com o Mercosul é um dos mais importantes para as relações econômicas e internacionais da União Europeia. Uma precondição é saber se o conteúdo é realmente compatível com as necessidades de nosso tempo. Há uma questão ecológica no pós-COP [conferência do clima].

E um segundo elemento é saber se multinacionais vindas da Europa consideram esse acordo uma ferramenta para se tornarem mais competitivas, porque seus investimentos na América Latina, por exemplo, ou no Brasil levariam a padrões menores para o meio ambiente, a reduzir salários e diminuir direitos de sindicatos. Nesse caso, você nunca terá uma maioria no Parlamento Europeu para isso, ou em alguns dos países-membros. Portanto, não estou certo nesse momento de que estamos tão adiantados como deveríamos para que seja imediatamente ratificado.

P. – O sr. diria que uma reeleição de Bolsonaro dificultaria mais esse processo?

MS – Meu receio é que a imagem do Brasil durante o mandato do presidente Bolsonaro tenha sofrido muito. Se vejo nossa estratégia na Europa contra a Covid e as de Bolsonaro, são completamente incompatíveis. A atuação dele não contribui para a cooperação com outras partes do mundo, mas isso está ligado à livre escolha de uma nação.

P. – Como o sr. avalia a resposta da UE à invasão russa da Ucrânia?

MS – E especificamente da Alemanha, que sempre foi considerada um dos países mais próximos da Rússia e de Putin? Esse é um debate em todo o mundo, e me surpreende. Se eu declaro que os traídos são os culpados, então absolvo a traição. Até o último minuto a diplomacia internacional –não apenas a alemã, mas também a americana, francesa, britânica, italiana– tentou evitar esses passos militares. Eu estive em Moscou em novembro e encontrei o ministro [das Relações Exteriores Serguei] Lavrov, que me disse: “Me dê uma razão pela qual devemos invadir aquele país”. E agora temos um debate de que aquelas pessoas que foram traídas pelos russos são as responsáveis pela guerra. É um debate estranho.

Há muitas críticas à maneira como o gasoduto Nord Stream 2 foi negociado, de que teria sido algo muito favorável a Putin.

P. – Como o sr. vê a relação do ex-premiê Gerhard Schröder com a Rússia [O político é membro do conselho de administração da Rosneft e da Gazprom]? Não é algo constrangedor para seu partido?

MS – Quando eu era criança, nos anos 1960, a maior notícia era que a Mannesmann, uma grande empresa de aço, vendeu canos para a União Soviética mandar gás para a Alemanha. O comércio de gás entre a Alemanha e a Rússia tem 60 anos. Sempre foi algo sério para ambos os lados.

Agora Putin está quebrando todas as regras. Por que Schröder se tornou diretor do Nord Stream 2?

Essa é uma empresa que inclui alemães, holandeses e russos. Os russos com 51%, os europeus com 49%, mas o presidente do conselho era europeu. E foi Angela Merkel que sugeriu o nome de Schröder, já que era quem tinha naquele momento a melhor relação com Putin. Depois, ele se tornou diretor da [petrolífera russa] Rosneft. Eu pedi a ele para desistir da ideia, isso foi público.

Outro ponto é que até 30 anos atrás metade de nosso país pertencia ao Império Soviético. Os campos de concentração em 1945 foram liberados pelo Exército Vermelho. Mas esses fatos não mudam minha opinião sobre Putin. Não há uma única justificativa para essa guerra. É preciso apoiar a Ucrânia, aumentar o gasto com defesa, como Scholz fez, e fortalecer a estratégia da Otan.

P. – O sr. acha que tudo o que poderia ser feito está sendo feito para ajudar a Ucrânia ou há algo a mais?

MS – Tudo está sendo feito. Também divido o ponto de vista de quem diz que, se realmente queremos ajudar os ucranianos de forma eficiente, não vamos publicar a estratégia na Folha de S.Paulo, no [alemão] Der Spiegel ou no [francês] Le Monde. Há coisas acontecendo. Os russos não estão publicando a sua estratégia. Por que faríamos o mesmo? Seria inocente.

P. – Estamos a dias do primeiro turno da eleição francesa. Uma vitória de Marine Le Pen representaria uma ameaça existencial para a União Europeia?

MS – Sim. Eu a conheço bem. Foi líder de grupo no Parlamento Europeu e eu tinha de coordenar esse grupo a cada quarta-feira, tempos terríveis para mim. É uma ameaça, e a questão em aberto é a margem de manobra. Se ela tentasse levar a França a sair da União Europeia, seria uma forma de suicídio. Destruiria a UE e também destruiria a França.

P. – A extrema direita está mais forte agora ou no tempo que o sr. esteve no Parlamento Europeu?

MS – São mais fortes hoje. Olhem o seu presidente [Bolsonaro], que foi eleito com os mesmos instrumentos que [Donald] Trump [nos EUA], [Viktor] Orbán [na Hungria] ou [Recep] Erdogan [na Turquia]. Todos têm a mesma estratégia: pôr em questão a legitimidade dos seus opositores com instrumentos da internet e tentar deslegitimar instituições e sobretudo a justiça independente. E está funcionando.

Vamos ser honestos, os movimentos de esquerda até hoje não conseguiram desenvolver uma resposta coerente e global para isso. Mas há uma esperança. Todos esses partidos são muito nacionalistas, e mais cedo ou mais tarde seus interesses se tornam incompatíveis com os dos aliados regionais. A Hungria, por exemplo, foi muito próxima da Polônia. Agora, a Polônia convida os refugiados da Ucrânia e a Hungria negocia com Putin. A amizade acabou. Os interesses internacionalistas da esquerda são maiores.

P. – A esquerda brasileira deve se posicionar mais claramente sobre a guerra na Ucrânia?

MS – Compreendo que seja mais difícil para um país do Brics se afastar da Rússia do que outros países. Mas notei que até o presidente Bolsonaro votou a favor de resolução da ONU [na Assembleia-Geral] contra a Rússia, então acredito que o movimento de esquerda no Brasil vai certamente, completamente, condenar qualquer ação militar contra um país soberano.

P. – Alemães são conhecidos por construir coalizões políticas, como a atual. O que vocês podem ensinar aos outros nesse momento de polarização extremada?

MS – O sistema parlamentar brasileiro é muito particular. O nosso tem premiês fortes, mas muito vinculados a uma maioria parlamentar. É a primeira vez que liberais, verdes e vermelhos se juntam. Questões econômicas e ambientais são difíceis, mas um elemento muito importante. O sinal de que um partido de direita está se juntando à coalizão é um sinal de que os alemães querem ver partidos respeitando a Constituição. A mensagem é: na Alemanha o governo mostrou respeito pelas instituições nacionais e internacionais.

Raio-x

Martin Schulz, 66 Nascido em Eschweiler, cursou até o ensino médio e na juventude foi vendedor de livros e trabalhou numa editora. Na carreira política, foi eurodeputado (1994-2017), líder do grupo de centro-esquerda no Parlamento Europeu (2004-12), presidente do Parlamento Europeu (2012-17) e líder do partido SPD (2017-18). É presidente da Fundação Friedrich Ebert desde 2020.

Fonte: FolhaPress

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte27 minutos ago

Atlético-MG: Hulk define final da Libertadores como jogo mais importante da sua vida

Esporte30 minutos ago

Finais da PFL 2024 — Taila Santos x Dakota Ditcheva – Resultados

Esporte34 minutos ago

F1: Norris garante pole da sprint para a McLaren no Catar

Esporte36 minutos ago

Para as seleções brasileiras de vôlei, 2025 já começou

Esporte38 minutos ago

Botafogo-PB acerta com meia que pertence ao Amazonas

Esporte39 minutos ago

João Fonseca confirma classificação no Next Gen ATP Finals

ESTADO3 horas ago

Presidente do TCE-PB recebe secretários do Estado e de prefeituras para discutir regulação da Comunicação 

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Concurso para Aprendizes-Marinheiros 2025: Próximo edital está prestes a sair

Segurança Pública3 horas ago

E se o Brasil não tivesse escolhido o caça Gripen? Decisão histórica envolveu negociações bilionárias com EUA, França, Suécia e Rússia, tornando a Força Aérea brasileira uma das mais poderosas do mundo

Segurança Pública3 horas ago

“Mudanças são justas e necessárias”: Em pronunciamento, Haddad confirma criação de idade mínima pra militares irem pra reserva remunerada. Limitações de pensões e outros ajustes também são confirmados

Segurança Pública3 horas ago

A tensão nas Forças Armadas: sargentos, indignados, criticam descontos e denunciam benefícios de luxo para Generais

Segurança Pública3 horas ago

Deputados e representantes de CACs criticam decreto de armas e afirmam que clubes de tiro estão falindo

Educação & Cultura3 horas ago

Comissão debate financiamento e funcionamento de colégios de aplicação no sistema federal de educação básica

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Câmara aprova projeto que regulamenta produção de bioinsumos agrícolas

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Câmara aprova MP que destina R$ 2 bilhões para redução de dívidas de agricultores afetados por enchente

Judiciário4 horas ago

Iniciativa de Governança do COFECI recebe elogios do Ministro do TCU, Augusto Nardes

CIDADE4 horas ago

Semana terá debate da LOA 2025, Concerto de Natal e sessão sobre a prematuridade

ESTADO11 horas ago

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

CIDADE11 horas ago

MUNIC 2023: 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões

ECONOMIA11 horas ago

Com nona alta consecutiva, preços da indústria sobem 0,94% em outubro

Internacional12 horas ago

Dois dos detidos por ataque que feriu motorista da Carris em preventiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Livre-se das telas na mesa da família e tente isso

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Veja os lançamentos da Netflix em dezembro de 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE1 dia ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional1 dia ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA1 dia ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário1 dia ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura1 dia ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA3 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br