CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Primeiro culto no metaverso teve conversão de almas
“Parece só virtual, mas é real”, disse o pastor André Valadão
A igreja da Lagoinha estreou o metaverso no meio cristão do Brasil na última quarta-feira (13). O primeiro culto em ambiente digital, liderado pelo pastor André Valadão, contou com mais de 150 avatares (versão virtual de pessoas), dentre os quais 10 aceitaram a Jesus.
Já é. É fato. Parece só virtual, mas é real. São vidas através de cada avatar, de cada boneco – escreveu André Valadão nas redes sociais.
De acordo com o pastor, o final do culto teve até direito a “encontro da galera no estacionamento da Igreja”.
A Lagoverso é desenvolvida pelo ministério de jogos digitais da Lagoinha Orlando Church, que é liderada por Valadão. Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade por intermédio de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e Internet.
A Igreja no metaverso já é uma realidade em outros países. A VR Church, nos Estados unidos, foi uma das primeiras a adotar a modalidade, chegando até mesmo a ordenar ministros e batizar pessoas de forma remota.
Interessados podem participar das reuniões pelo site www.lagoverso.com. Para controlar o avatar, o usuário pode usar teclado/mouse ou um joystick se estiver em um computador ou o Oculus de realidade virtual, como o Oculus Quest.