Connect with us

Internacional

FMI: América Latina enfrenta riscos econômicos excepcionalmente altos

Segundo especialistas do Fundo Monetário Internacional, guerra na Ucrânia, aumento da inflação, condições financeiras mais restritivas e desaceleração da economia dos principais parceiros comerciais estão entre os riscos que ameaçam as perspectivas de crescimento da região

Na avaliação de especialistas do Fundo Monetário Internacional, FMI, a guerra na Ucrânia está abalando a economia mundial e gerando incertezas em relação às perspectivas para a América Latina e o Caribe.*

A análise conjunta do diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, Ilan Goldfajn, com o diretor adjunto, Jorge Roldós, e o economista sênior, Santiago Acosta-Ormaechea, revela que o impacto está sendo sentido na América Latina por meio da inflação mais alta, que afeta a renda real, principalmente dos mais vulneráveis.Sede do FMI em Washington, nos Estados UnidosSede do FMI em Washington, nos Estados Unidos

Resposta à crise

Os analistas explicam que as autoridades estão reagindo ao desafio com o aperto na política monetária e a adoção de medidas que suavizem a pressão e contenham os riscos de agitação social.

Mas existem outros riscos no horizonte. Uma possível escalada da guerra poderia vir a provocar dificuldades financeiras no mundo e condições financeiras mais restritivas para a região.

O atual processo de aperto da política monetária nos Estados Unidos, com o Banco Central americano adotando uma postura mais intensa de combate à inflação, poderia atingir as condições financeiras globais.

Para os especialistas do FMI, a elevação dos custos de financiamento internos e internacionais deve acelerar a saída de capitais e representar um desafio para a América Latina, devido às grandes necessidades de financiamento público e externo de alguns países e aos recursos limitados para financiar os investimentos na região.

Fator China e pandemia

Uma desaceleração mais acentuada do crescimento na China, seja por causa da pandemia ou por outros motivos, também poderia impactar os preços das principais exportações e o comércio na região. Todos esses riscos ameaçam as perspectivas de crescimento da América Latina e exigem medidas de política econômica.

Na avaliação do FMI, mesmo antes da guerra, o esforço da região para retomar o crescimento após o efeito debilitante da pandemia estava perdendo impulso.

Após uma forte recuperação no ano passado, o crescimento está voltando a patamares anteriores à pandemia conforme as políticas econômicas se reajustam, se desacelerando para 2,5% em 2022.

As exportações e o investimento estão reassumindo seu papel de principais motores do crescimento, mas os bancos centrais foram forçados a apertar a política monetária para combater o aumento da inflação.

No caso do Brasil, o FMI projetou que a expansão desacelerará para 0,8% este ano, após o crescimento de 4,6% no ano passado.

O México deverá desacelerar para 2,0%. A Colômbia, por outro lado, provavelmente irá registrar uma desacelaração menor, com crescimento de 5,8%.

No Chile e no Peru, serão 1,5% e 3%, respectivamente, apontando para reduções bastante significativas em relação às taxas de dois dígitos no ano anterior.Atualização mensal menciona ainda que houve um abrandamento da demanda de alimentos durante o mêAtualização mensal menciona ainda que houve um abrandamento da demanda de alimentos durante o mê

Alta dos preços dos alimentos e da energia

Segundo a análise dos especialistas do FMI, a pobreza e a desigualdade seguem como preocupações importantes, já que o aumento na inflação tem impacto desigual sobre a população.

Eles avaliam que as camadas mais carentes estão sendo duramente afetadas pela alta dos preços dos alimentos básicos e da energia, enquanto ainda lutam para se recuperar do impacto econômico.

Após o início da guerra, vários países latino-americano adotaram medidas para conter os efeitos do aumento de preços – desde a redução de impostos e tarifas de importação até a implementação de limites de preços ou transferências sociais.

Cerca de 40% dos países introduziram novas medidas, a maioria por meio de alterações de impostos, com custo fiscal médio estimado em 0,3% do PIB deste ano.

Mitigação da crise

Os especialistas do FMI afirmam que para assegurar a coesão social e reduzir o risco de tensões sociais, os governos devem proporcionar apoio direcionado e temporário às famílias vulneráveis e de baixa renda, permitindo, ao mesmo tempo, o ajuste dos preços internos aos praticados no mercado internacional.

Isso conteria os custos fiscais, além de estimular a produção e refrear o consumo. Nos países com redes de proteção social bem desenvolvidas, o acesso a elas poderia ser ampliado temporariamente para atender a parcelas maiores da população.

Na ausência de redes de proteção desenvolvidas, os governos podem implementar mecanismos temporários para amortecer o repasse dos aumentos de preços internacionais aos preços internos.Forte dependência de commodities aumentou globalmente deixando cerca de dois terços dos países em desenvolvimento vulneráveis a choques econômicosForte dependência de commodities aumentou globalmente deixando cerca de dois terços dos países em desenvolvimento vulneráveis a choques econômicos

Commodities e famílias

No entanto, o FMI alerta que essas medidas embora possam proteger as famílias da volatilidade dos preços das commodities, tendem a incluir um custo fiscal significativo e distorcer os incentivos de preço para produtores e consumidores.

Os países beneficiados pela melhoria em suas relações de troca – uma medida dos preços das exportações de um país em relação a suas importações – podem ter mais facilidade para financiar essas novas medidas.

Contudo, o FMI alerta que qualquer espaço fiscal adicional deve ser usado com prudência, dados os riscos excepcionalmente elevados que cercam a recuperação global e a evolução nos preços das commodities, bem como os custos crescentes do financiamento do governo.

Finanças e credibilidade

Com as relações dívida pública/PIB acima dos níveis anteriores à pandemia e os custos de financiamento em alta em meio a taxas de juros locais e globais mais elevadas, os países terão de assegurar a sustentabilidade das finanças públicas para ajudar a preservar a credibilidade e reconstituir o espaço fiscal.

Contudo, será igualmente importante implementar medidas que protejam os mais vulneráveis. Isso exigirá uma estratégia voltada para a consolidação inclusiva.

Os gastos em programas sociais, saúde, educação e investimento público devem ser protegidos, simultaneamente à implementação de reformas tributárias (como o fortalecimento do imposto de renda de pessoas físicas) que estimulem o crescimento inclusivo e ajudem os países a manter a sustentabilidade fiscal.

Com informações do FMI

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO18 horas ago

TCE aprova contas de quatro prefeituras e reprova as de Jericó e Alhandra com imputação de débito

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

IPM-JP divulga na próxima semana gabarito definitivo do concurso

Saúde18 horas ago

Paraíba confirma primeiros casos de oropouche e Secretaria de Estado da Saúde reforça cuidados contra o agravo

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

 Inscrições abertas para concurso de Câmara Municipal na Paraíba

CIDADE18 horas ago

Major Sidnei dobra votação, é reeleito prefeito de Sapé com 79,28% dos votos e elege 14 dos 15 vereadores

CIDADE18 horas ago

CMJP e OAB-PB assinam acordo de cooperação técnica

Saúde18 horas ago

Ministério da Saúde lança campanha nacional de controle da dengue, zika e chikungunya

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Você sabia que o Vaticano tem seu próprio corpo de bombeiros?

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Como identificar e combater um ataque espiritual ao seu casamento

ENTRETENIMENTO18 horas ago

10 conversas importantes para ter antes de se casar

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Os jovens são agora “mais religiosos” do que as jovens?

Segurança Pública18 horas ago

Exército Brasileiro firma contrato para produzir o poderoso míssil MAX 1.2 AC: nova arma das Forças Armadas revoluciona a defesa nacional com precisão a laser e perfuração de blindagens

Segurança Pública18 horas ago

Exército, Marinha ou Aeronáutica? Qual comandante recebeu a maior remuneração em 2024 e por quê!?

Judiciário19 horas ago

Gilmar vota para manter presidente da CBF no cargo; Dino pede vista

Nacional19 horas ago

CCJ aprova PEC que permite que Congresso suspenda decisão do S

Judiciário19 horas ago

Direito à privacidade e sua autolimitação

Judiciário19 horas ago

Abandono afetivo inverso: a responsabilização civil dos filhos diante do abandono afetivo dos pais idosos

ECONOMIA19 horas ago

Para fazer a alegria da criançada neste feriado o Procon Paraíba realiza pesquisa de lanches kids

Segurança Pública19 horas ago

Experiência do Projeto Castelo de Bonecas será apresentada a reeducandas em penitenciária feminina de Goiás

Educação & Cultura19 horas ago

Sead lança concurso de desenho para filhos de servidores públicos

Politíca19 horas ago

AGORA É LEI! Idosos e pessoas com deficiência ganham isenção em competições na Paraíba

Politíca19 horas ago

Lei de Camila inclui movimento ‘Rompa o Ciclo da Violência’ no Calendário de Eventos do Estado

Educação & Cultura19 horas ago

Lançamentos de livros na Livraria A União marcam as comemorações do Dia das Crianças

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Concerto da Orquestra Infantil da Paraíba integra programação do “Espaço da Criança” neste sábado

Politíca19 horas ago

AGORA É LEI! Paraíba terá emissão de cartão de vacinação em braile

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Musicalidade do cordel é destaque na Feira dos Aromas da FCJA

Educação & Cultura20 horas ago

Como a equidade pode entrar nas discussões sobre mobilidade

Educação & Cultura20 horas ago

Materiais educacionais devem refletir a diversidade étnico-cultural da comunidade escolar

Educação & Cultura20 horas ago

Final do ano: avaliar para planejar as últimas semanas do ano

Educação & Cultura20 horas ago

Letramento matemático na Educação Infantil: como levar para a prática?

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional7 meses ago

China

ECONOMIA3 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO20 horas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional20 horas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 horas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA21 horas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura21 horas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA21 horas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde1 semana ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura1 semana ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional1 semana ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde3 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura3 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional3 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional4 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional4 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional4 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário1 mês ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde1 mês ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA1 mês ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública1 mês ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE1 mês ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br