CIÊNCIA & TECNOLOGIA
‘Programe-se: Meninas na Ciência e Tecnologia’ abre edital com 28 vagas para mentoras programadoras
A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), publicou, nesta quarta-feira (4), o edital de seleção de Mentoras Programadoras de Software do ‘Programe-se: Meninas na Ciência e Tecnologia’ .
O edital é destinado às meninas estudantes de graduação de universidades públicas da Paraíba, para participarem como mentoras programadoras, em parceria com as professoras madrinhas das escolas estaduais da Paraíba, que estão participando do Programa. A função das mentoras programadoras é dar apoio técnico e formativo na elaboração e desenvolvimento de jogos educativos vinculados ao ‘Programe-se: Meninas na Ciência e Tecnologia’.
O valor mensal da bolsa é de R$ 1.000,00 para carga horária de 20 horas semanais, com duração de três meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período de acordo com a necessidade do programa. As inscrições começam nesta quarta-feira (4) e seguem até a próxima segunda-feira (9) e podem ser feitas pelo link https://sigfapesq.ledes.net . A seleção será feita por análise de currículo.
Programe-se – O programa é dedicado às jovens e futuras cientistas, em parceria com as escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, cujas ideias e/ou projetos desenvolvidos pelas estudantes com o apoio de uma madrinha (orientadora, demonstrem criatividade, usabilidade e potencial de contribuição com a implementação do Novo Ensino Médio. O programa tem a missão de fortalecer o empoderamento feminino e o incentivo de mais meninas nas ciências exatas, nas tecnologias e engenharias, a fim de fomentar projetos de pesquisa, tecnologia e inovação que visem à ampliação da participação e liderança feminina.