ECONOMIA
Bolsonaro diz que “infelizmente Alexandre de Moraes derrubou” corte do IPI
Suspensão de trechos do decreto, determinada pelo Moraes, aconteceu na última sexta-feira (6); hoje, Bolsonaro citou o ministro do Supremo ao responder a apoiadores sobre a atual situação econômica do país
O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta quarta-feira (11) a suspensão de trechos dos decretos que reduzem as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre mercadorias de todo o país pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A suspensão do corte, determinada pelo Moraes, aconteceu na última sexta-feira (6). Hoje, Bolsonaro citou o ministro do Supremo ao responder a apoiadores sobre a atual situação econômica do país.
“Quando eu baixei o IPI, não quer dizer que na ponta da linha abaixo o preço das coisas, mas não subiu. Infelizmente o supremo derrubou, o Supremo não, o Alexandre de Moraes derrubou parte do IPI.”
A assessoria do STF disse que Moraes não vai comentar.
Ao lado de apoiadores, o presidente também abordou o cenário de inflação enfrentado pelo Brasil. “O mais importante é o custo de vida no mundo todo. É alimento, combustível, aluguel, tudo subiu de preço. O Brasil foi o país que menos subiu o preço das coisas. Quando eu cortei o IPI, ia subir muita coisa, veículos, motocicleta, linha branca”.
Divulgado nesta quarta, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do país, desacelerou para 1,06% em abril na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse foi o maior resultado para o mês de abril desde 1996 (1,26%). Em março, o índice havia ficado em 1,62%.