CIÊNCIA & TECNOLOGIA
WhatsApp pode ter recurso para editar mensagens já enviadas
O WhatsApp pode finalmente trazer um recurso muito esperado: editar mensagens já enviadas em chats ou grupos individuais. O programa parece estar em fase de desenvolvimento desse ajuste necessário para as conversas.
Hoje, a única maneira de corrigir um envio errado é excluir a mensagem e reenviar, mas isso deixa rastros (um aviso é mostrado publicamente) e exige que você reescreva tudo novamente. Isso pode não ser um problema quando o texto é curto, mas é inviável quando a pessoa envia conteúdo extenso com mídia anexada.
Você pode corrigir uma mensagem do WhatsApp clicando nela e pressionando o botão “Editar”
A nova ferramenta permitiria editar o que já foi enviado, sem ter que excluir todo o texto. Como você pode ver na impressão da tela, você pode corrigir erros de digitação depois de enviar uma mensagem. Por enquanto, não parece haver um histórico de edição para verificar versões anteriores, mas isso pode vir em algum momento no futuro.
Também não está claro se haveria uma janela de tempo para fazer o ajuste ou se a troca poderia ocorrer a qualquer momento. Após a reação às mensagens, esta é talvez a mudança mais solicitada pelos usuários.
Tal recurso é muito semelhante ao que o Twitter também testou por alguns anos. Plataformas sociais e aplicativos têm medo de colocar o botão de edição e isso será usado contra as pessoas. Por exemplo, alguém faz um post sobre um determinado tópico que você gosta, e então ele muda o conteúdo totalmente propositalmente para forçar uma situação.
Quando chega a edição da mensagem no WhatsApp?
Com a chegada da versão Premium do app, isso pode ser uma adição extra para incentivar a assinatura. Não está claro quando o recurso chegará, nem mesmo se será lançado algum dia, mas é provável que ele passe por testes prévios no WhatsApp beta para Android, iOS e Desktop.
Por enquanto, não há muito mais o que falar, então o jeito é esperar por outras notícias. Recentemente, descobriu-se que o WhatsApp trabalha na adição de fotos de capa para personalizar perfis. Mudanças recentes parecem ter funcionado, afinal o mensageiro cresceu 41% em engajamento no mundo no primeiro trimestre de 2022.