CIÊNCIA & TECNOLOGIA
O que é o Twitter Espaços? [e por que você deve se importar com ele]
Nos últimos meses, o Twitter vem experimentando um novo recurso chamado Twitter Spaces (ou Twitter Espaços).
Agora, esse recurso de que tanto se fala está finalmente disponível para todos os que têm conta no Twitter (em inglês) com mais de 600 seguidores.Crie tweets e campanhas para engajar sua audiência com o nosso guia grátis
O Espaços, que permite que os usuários do Twitter ouçam e participem de conversas de áudio públicas, entrou em seu teste beta logo após o lançamento e a valorização de US$ 100 milhões do aplicativo Clubhouse, que também oferece uma experiência de sala de bate-papo por áudio.
Visto que a base de usuários do Clubhouse continua a crescer, e os profissionais de marketing começam a usá-lo, muitas marcas com seguidores sólidos no Twitter também estão começando a prestar mais atenção às possibilidades de branding no Espaços.
O que é o Twitter Espaços?
O Twitter Espaços é um recurso dentro do Twitter que permite que usuários com mais de 600 seguidores iniciem, hospedem e participem de salas de bate-papo de áudio, de forma semelhante às salas hospedadas na plataforma do Clubhouse.
Por que os profissionais de marketing dando atenção ao Twitter Espaços
À medida que os profissionais de marketing obtêm acesso ao Twitter Espaços, vimos que ele pode oferecer oportunidades de branding que o Clubhouse ainda não possui. Embora ambas as plataformas ainda estejam evoluindo e você deva manter as duas em seu radar à medida que mudam e melhoram, veja aqui alguns pontos fortes que o Twitter Espaços já possui sobre sua concorrência.
Quer saber se o Twitter Espaços ou o Clubhouse é mais adequado para o seu negócio? Assista aqui a uma comparação de prós e contras dos dois espaços de áudio social.
1. O Twitter tem grande alcance de audiência.
O Twitter tem muito mais de 330 milhões de usuários ativos por mês (em inglês). Essa base de usuários inclui públicos que se encaixam em muitas demografias diferentes em todo o mundo. Por causa disso, as marcas podem atingir públicos-alvo de todos os tipos de indústrias e origens.
Embora a base de usuários do Clubhouse esteja crescendo rapidamente (em inglês), ele não oferece alcance comparável ao Twitter por causa da sua natureza um tanto exclusiva. O aplicativo de áudio social foi inicialmente projetado apenas para convidados e começou com uma pequena lista de usuários da “elite” de líderes de pensamento da indústria, celebridades e influenciadores. (em inglês). Apenas recentemente, usuários comuns começaram a ser convidados.
3. O Twitter Espaços pode fornecer uma curva de aprendizado mais curta.
Aprender a usar e experimentar um aplicativo de rede social completamente novo, como o Clubhouse, pode demorar. Você não apenas precisa aprender a navegar, mas também precisa estudar seus principais usuários, marcas e tendências para saber como alcançar seu público ali.
Com as curvas de aprendizado em mente, os profissionais de marketing sabem usar o Twitter muito bem podem recorrer ao Espaços em vez de ao Clubhouse simplesmente porque já têm seguidores no Twitter e só precisam aprender a usar um recurso adicional, em vez de uma plataforma totalmente nova.
3. O Twitter Espaços é mais convidativo para a marca.
Embora a plataforma de áudio ao vivo do Clubhouse tenha atraído usuários em busca de conversas interpessoais reais (em inglês) em vez de informações sobre marca, o público do Twitter está acostumado a ver conteúdo de marcas, como anúncios, vídeos de marketing e Fleets promocionais (em inglês). Visto que a promoção da marca parece mais natural e comum para os usuários do Twitter, é mais provável que esses públicos aceitem ou se envolvam com o Espaços de determinada marca.
4. O Twitter Espaços é visualmente interativo.
Enquanto o Clubhouse e outros aplicativos de áudio mostram aos ouvintes apenas uma lista de ouvintes, o Twitter adicionou recursos para tornar o Espaços mais atraente visualmente.
Por exemplo, os ouvintes do Espaços podem usar emojis para reagir aos comentários de quem está falando.
“[O recurso de reação] é ótimo porque eu o vejo como o equilíbrio perfeito de ser acessível para pessoas introvertidas e extrovertidas. Se você não se sentir à vontade para falar, use um emoji”, diz Krystal Wu, gerente da comunidade de rede social da HubSpot e testadora beta do Espaços.
5. O Espaços oferece um ambiente mais casual do que outras plataformas de streaming.
“Não há pressão ao ingressar em um Espaço. Em todas as discussões de que participei, as pessoas são muito mais descontraídas, não importa quão casual ou importante seja o assunto que está sendo discutido”, explica Wu. “Isso remove aquela sensação de estar sempre on-line, como a maioria de nós esteve no Zoom durante a pandemia.”
Por causa da natureza casual do Espaços, os profissionais de marketing e o público não se sentem tão intimidados ao falar ou lançar Espaços, o que pode levar a conversas envolventes entre as marcas e seus seguidores.
Para saber como usar esse e outros recursos do Espaços, continue lendo para obter um guia rápido com instruções.
Como usar o Twitter Espaços
Iniciando um Espaço
1. Em seu aplicativo do Twitter, pressione e segure o botão “+”.
No IOS ou no Android, pressione e segure o botão “+” para ver as opções de postagem. Se o Espaços estiver disponível para você, você verá um ícone para ele. Como alternativa, você também pode acessar o Espaços na barra Fleets do seu feed, tocar no ícone Adicionar com sua foto de perfil e em “Iniciar Espaço”.
Se você não vir nenhum botão ou ícone do Espaços nesse processo, provavelmente você ainda não tem acesso ao recurso e talvez precise esperar para criar seu primeiro Espaço. No entanto, os usuários que não podem criar Espaços ainda assim podem sintonizá-los se virem algum.
2. Inicie seu Espaço.
Ao tocar no botão Espaços nos Fleets ou por meio das configurações de postagem, você terá de escrever uma descrição do seu Espaço. Neste momento, você também pode convidar até 10 palestrantes. Você também pode optar por permitir que qualquer pessoa peça para falar ou envie solicitações para falar a seguidores ou usuários do Twitter escolhidos a dedo.
Neste ponto, o Twitter indica que todos os Espaços são públicos. É importante ter isso em mente ao planejar seu espaço e ativar os privilégios de fala.
3. Procure solicitações de palestrantes.
Quando alguém pedir para falar, você receberá uma notificação e poderá optar por conceder privilégios de fala ou ignorar a solicitação. Se você ativar o som do ouvinte, certifique-se de apresentá-lo ao público.
4. Remova ou troque os palestrantes.
Se você tiver mais de 10 convidados que gostariam de falar, você pode tocar em um dos palestrantes atuais para remover seus privilégios. Isso permitirá que você reduza a quantidade de palestrantes em potencial ou adicione mais palestrantes. Isso é muito útil se você estiver mantendo um bate-papo mais longo e quiser que vários ouvintes contribuam para a discussão.
Além disso, se a conversa der errado ou alguém disser algo inesperado, o Twitter permite que os criadores do Espaço denunciem ou bloqueiem os palestrantes se eles disserem ou fizerem algo inapropriado. Isso pode ajudar os moderadores a criar um ambiente seguro e respeitoso para todos os ouvintes e participantes.
5. Encerre o Espaço.
Ao contrário do Clubhouse, um Twitter Espaços só pode ser encerrado pela pessoa que o criou. Para encerrar um Espaço que você criou, tudo o que você precisa fazer é tocar no ícone Finalizar.
6. Baixe os dados do seu Espaço.
De acordo com o Twitter, a plataforma retém dados sobre o Espaço, incluindo gravações e transcrições por até 30 dias caso haja relatos de palestrantes que não sigam os termos do Twitter.
Como o Twitter mantém os registros do Espaço, seus criadores podem baixar os dados arquivados pelo Twitter dentro de 30 dias após a hospedagem, enquanto os palestrantes podem baixar transcrições para fins de registros do que disseram. Neste momento, o Twitter não explica muito bem como fazer isso. No entanto, mais informações podem ser encontradas aqui.
Além da manutenção de registros do Twitter, os Espaços são efêmeros para quem não fala e as conversas desaparecerão do aplicativo assim que terminarem.
Entrando em um Espaço
7. Participe de um Espaço.
Quando alguém que você segue iniciar um Espaço, você o verá na área Fleets do seu feed do Twitter. Em vez de um pequeno círculo com a foto do perfil, você verá uma forma oval que inclui a foto do perfil do criador do Espaço, o número de participantes e o nome do criador abaixo dela.
Ao tocar nele, você receberá mais detalhes sobre quem está no Espaço e verá um botão “Entrar no Espaço”. Se o criador do Espaço permitir que qualquer pessoa que entre possa falar, você verá uma pergunta se deseja entrar no Espaço com o microfone ligado ou desligado, conforme mostrado na imagem abaixo.
Para os ouvintes, um espaço se parece um pouco com uma sala do Clubhouse (em inglês) com nomes de palestrantes e fotos aparecendo na parte superior e o público aparecendo na parte inferior. Se o público for muito grande, você verá o número de membros adicionais em vez de todas as pessoas no chat.
8. Tente falar.
Alguns Espaços permitirão que qualquer participante fale se menos de 10 pessoas estiverem com o som ativado. Enquanto isso, outros Espaços serão mais privados e exigirão que você solicite permissão para falar. É possível saber a diferença entre cada um olhando para o ícone do microfone no canto inferior esquerdo de um Espaço. Esse ícone permitirá que você peça para falar ou ligará seu microfone imediatamente quando tocado.
Se você vir a palavra Solicitar abaixo do microfone, toque no ícone para pedir para falar. O anfitrião do Espaço será notificado de que você gostaria de falar e pode aceitar ou ignorar a solicitação.
9. Compartilhe o Espaço.
Na navegação inferior de cada Espaço, você pode tocar no ícone que mostra duas pessoas para convidar seguidores específicos para participar ou no botão de compartilhamento para tweetar um link para o Espaço em que você está.
10. Reaja à conversa.
Se você quiser responder a algo que um palestrante disser em um Espaço, mas não quiser falar, toque no ícone em forma de coração na navegação inferior do Espaço para ver uma lista de emojis que você pode tocar para mostrar uma reação visual.
11. Compartilhe iniciadores de conversas baseados em Tweets.
Wu diz que uma de suas coisas favoritas sobre o Espaços é que os participantes podem compartilhar tweets públicos diretamente em um Espaço.
“Qualquer [palestrante] no Espaço pode compartilhar um tweet, que aparecerá no topo do Espaço”, explica Wu. “Podemos usar isso como ponto de referência enquanto conversamos para que as pessoas possam interagir mais nas discussões.”
Veja abaixo o próprio espaço do Twitter Espaços. Durante o bate-papo, que permite que os usuários do Twitter dêem feedback sobre o recurso Espaços, um palestrante compartilhou um tweet de alguém sobre como o Espaços prioriza os participantes em seu formato visual.
Para compartilhar tweets em um espaço, Wu diz que você só precisa minimizar o espaço em que está, encontrar um tweet público, tocar no botão Compartilhar e tocar na opção Espaços. A partir daí, o tweet aparecerá no topo do seu espaço até que o host do espaço o remova ou outro tweet seja compartilhado.
12. Saia ou minimize um espaço.
Não está interessado em uma discussão que você está ouvindo? Tudo o que você precisa fazer para sair é tocar no botão “Sair” no canto superior direito da tela.
Se você quiser voltar ao seu feed do Twitter, mas quiser continuar ouvindo a conversa do Espaço, toque na seta para baixo no canto superior esquerdo para resuzi-lo a um pequeno player que permite ver os tweets sem sair do Espaço.
Navegando nas redes sociais de áudio
Se você é um profissional de marketing centrado em comunidade, o Twitter Espaços ou o Clubhouse podem ser boas pedidas e uma ótima maneira de alcançar seu público em um nível mais conversacional.
Embora você queira testar o Twitter Espaços, você também deve continuar a usar o Clubhouse. Embora o Twitter tenha muitas vantagens, o Clubhouse ainda está evoluindo, aumentando rapidamente sua audiência e pode continuar inovando no espaço áudio-social.
Em última análise, se você decidir que a rede social de áudio é adequada para sua marca, convém analisar os prós, contras e o público de cada plataforma para determinar qual se adapta melhor aos seus objetivos.
Para saber mais sobre o Clubhouse, que deu início ao fenômeno de rede social de áudio, confira esse post sobre o aplicativo. Você também pode ver uma comparação entre os recursos do Clubhouse e do Twitter Espaços neste guia detalhado (em inglês).
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