Connect with us

Educação & Cultura

Como um imperador romano pode nos ajudar a construir resiliência nos filhos em tempos de pandemia

6 princípios estóicos para ensinar às crianças.

Meu filho adolescente, vendo a cena de um seriado em que um grupo de jovens estava rindo e conversando em um campus movimentado, comentou: “É tão estranho ver isso… O mundo não é mais assim, parece que tem algo de errado nesta cena”.

Para os adultos, especialmente os mais extrovertidos, estar entre amigos faz falta. Para crianças e adolescentes é mais que isso: é uma necessidade. O que a família pode oferecer vai até um ponto. É no meio social que eles descobrem motivação para aprender, descobrem quem são, do que gostam, o que querem.

Então é normal que, mesmo no conforto de seus quartos, tendo conquistado horas extras de games e mantendo algum contato virtual com colegas, eles vivenciem, neste período, momentos de desânimo e desmotivação.

Se há algo que torna mais fácil essa fase – e não apenas para os jovens – é passar por ela coletivamente. Isso faz que todos percam um pouco o direito de reclamar. Mesmo inconscientemente, sabemos que temos a responsabilidade de fazer o mínimo que podemos para evitar que o ano se torne ainda mais pesado, e esse mínimo é monitorar nossas doses diárias de lamentações. Claro que há aqueles de natureza reclamona, mas aos poucos até eles vão se dando por vencidos.

As próprias crianças percebem isso: se todas as outras estão na mesma situação, é porque não adianta reclamar.

“O que nos faz amargos geralmente não é uma situação em si, mas o fato de nos sentirmos injustiçados ou em desvantagem com relação aos outros. Quando todos saem perdendo, ninguém mais é vítima.”

É claro que o fato de meu filho ter considerado utópica uma cena de pessoas felizes reunidas aperta um pouco o coração. Para crianças, os meses são longos, pois a percepção de tempo é diferente. Claro que lamento a ausência da alegria que os amigos trazem para o dia a dia dele; e que lamento por todas as crianças a privação de estarem entre colegas, brincarem no parque, ensaiarem para apresentações.

Mas lamentar não é só é inútil, como alimenta o sentimento que nos incomoda. Podemos reagir de forma diferente ao coração apertado diante dos filhos tristes ou às nossas próprias frustrações, que neste ano estão difíceis de contar. A forma como reagimos é o modelo que apresentamos às crianças de como lidar com adversidades. Isso não significa que nós, adultos, temos todas as respostas e que não devemos, também, ter um modelo a seguir.

Ter um guia para enfrentar dificuldades da vida pode nos ajudar a evitar muitos tropeços e a nos refazermos depois das quedas. Minha sugestão, inspirada nas incertezas e inseguranças que passaram a nos assombrar mais intensamente neste ano, é buscarmos ajuda daqueles que dedicaram sua vida a descobrir e a ensinar como enfrentar adversidades de forma sábia, sem perder a tranquilidade, o equilíbrio mental e a capacidade de tomar boas decisões.

Quem pode nos guiar com maestria por esse conhecimento são os filósofos estóicos – mais especificamente aquele que pôde colocar as ideias estóicas na prática em situações extremas, sendo imperador de um reino que vivia uma época marcada por invasões violentas e uma pandemia devastadora, causadora de aproximadamente 5 milhões de mortes.

Marco Aurélio, o imperador filósofo, que governou Roma entre 161 e 180 d.C, teve muitas oportunidades de perder a cabeça e se deixar comandar pelo medo, raiva ou vaidade, como muitos fizeram naquela época tão marcada por conflitos violentos. Dizem, no entanto, que ele nunca perdeu a tranquilidade e o bom senso, mesmo tendo passado por inimagináveis situações de sofrimento, como a perda dos filhos e ver seu império em guerras. Talvez nós, que perdemos completamente a calma quando um voo é cancelado ou quando os planos são adiados, possamos aprender a pensar um pouco mais como ele.

O imperador recorreu aos estóicos, mais especificamente Sêneca e Epiteto, para formar seu caráter. E, com as constantes provações pelas quais passou, pôde também somar seus próprios pensamentos e práticas à filosofia.

Resumi parte de seus ensinamentos, que podem nos ser esclarecedores em momentos de ansiedade ou tristeza, em 6 princípios estóicos. Por serem muito práticos, servem como passos que podemos exercitar e que, desde cedo, podem ser ensinados às crianças.

1. Aceite que a vida sempre trará adversidades e sofrimento.

Imaginar que felicidade é um estado constante ou um ideal a ser conquistado é ingenuidade e contraprodutivo. Quando mais a perseguimos, mais ela escapa, pois essa busca traz frustração constante.

Essa é uma mensagem importante de se passar às crianças desde cedo. Sentimentos presumidamente opostos fazem parte da mesma composição, um permitindo a existência do outro. Ninguém é corajoso sem ter experiência do medo, assim como não existe felicidade sem a tristeza ou força sem dor.

2. Tenha em mente que o objetivo da vida é ação

Se felicidade não é um objetivo a se almejar, o que verdadeiramente nos motiva a sair da cama de manhã? Para os estóicos, o propósito que nos move é a sabedoria, é podermos nos tornar melhores e mais fortes. Marco Aurélio falava em ação. Agir de forma sábia em todas as situações é cumprir nosso propósito de deixar o mundo um lugar um pouco melhor. E para agir de forma sábia, é necessário o esforço e o sofrimento.

Às crianças, podemos ensinar isso valorizando o que elas fazem pelos outros, reconhecendo seu esforço, elogiando sua coragem de aceitar desafios, de arriscar e errar.

3. Tenha confiança de que é mais resiliente que imagina.

Essa é a boa notícia dos estóicos. Quando aprendemos a confiar na nossa capacidade de recomposição e de adaptação às circunstâncias, avançamos com coragem. Não à toa, estoicismo é fortemente associado à resiliência mental – e também física.

Um estóico, ao levar o filho para ganhar uma injeção, não diria para não ter medo, porque não vai doer. Diria que é possível que doa, mas a dor é uma sensação que faz parte da vida; ele irá aguentar porque é forte e logo passará.

4. Não lamente os infortúnios.

Os estóicos tinham consciência da relação da linguagem com o pensamento que, por sua vez, influencia os sentimentos. Lamentações e reclamações são uma forma de alimentar as sensações que queremos evitar. Eles já sabiam o que viemos constatar recentemente com a neurociência: palavras não apenas refletem os sentimentos, mas ajudam a construi-los e a definir as situações como boas ou ruins.

O alívio momentâneo que uma queixa pode trazer não vale o prolongamento de um sentimento que não faz bem. O melhor a pensar, segundo Marco Aurélio, é que não são as circunstâncias que são boas ou ruins e sim o julgamento que fazemos delas. “Ao invés de lamentar o infortúnio, contente-se com o fato de ser capaz de enfrentá-lo com tranquilidade.”

Esse ensinamento pode ser traduzido de uma forma bem simples para a linguagem das crianças: sabe como as convencemos a tomar remédio dizendo que é amargo na hora, mas depois nos faz sentir melhor? Reclamar é o contrário de remédio: pode aliviar na hora, mas faz a gente se sentir pior depois.

5. Reflita se você tem realmente algum controle sobre a situação.

Isso te fará concluir que quase nunca tem. Então simplesmente aceite e deixe passar. Por mais que gostaríamos, não temos controle sobre as pessoas e muito menos sobre situações que acontecem com a gente. Podemos, no máximo, servir como influência aos outros.

Nem mesmo sobre o que sentimos depende de nós. Marco Aurélio lembra que os sentimentos não nos definem e sim nossas ações, pois é sobre elas que temos controle.

Com crianças, podemos exercitar essa prática mostrando a elas que é normal que coisas que nos deixam tristes ou com medo, que muitas vezes não é culpa de ninguém e que vai passar.

6. Considere a possibilidade de situações e pessoas te decepcionarem.

Parece pessimismo? Não gastamos uma quantidade razoável de dinheiro em seguros? Eles não servem para nos desanimar e sim para nos tranquilizar, pois nos sentimos mais preparados para enfrentar um incidente.

A ansiedade é, de forma talvez paradoxal, bem maior quando a expectativa que construímos é muito alta e não nos preparamos para o fracasso da investida. Nesse caso, abrimos espaço para que mais coisas deem erradas e, quando isso acontece, nos sentimos injustiçados e despreparados. Isso é válido para tudo – de um relacionamento a morte.

Não contemplar a possibilidade de adversidades acontecerem com a gente não significa que nosso inconsciente não está fazendo esse trabalho por nós, mas de uma forma que promove ansiedade e nos afasta cada vez mais da realidade. Marco Aurélio acordava todos os dias e, como um exercício, lembrava-se de que certamente iria lidar com pessoas egoístas e mal-intencionadas.

Podemos ensinar desde cedo as crianças a considerarem a possibilidade de planos darem errado sem que isso seja o fim do mundo, dizendo coisas como “Se der errado, não faz mal, tenta novamente”; “a vida nem sempre é justa, quanto mais cedo você se acostumar com isso menos vai sofrer” ou “deu errado? Que bom, você aprendeu com isso”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte6 horas ago

Pioneiro do UFC e rival de Royce Gracie morre aos 60 anos nos Estados Unidos

Esporte6 horas ago

F1 registra forte crescimento de receita no 1º trimestre de 2024

Esporte6 horas ago

Bia Haddad busca virada e supera estreia no WTA 1000 de Roma

Esporte6 horas ago

Wallace Pernambucano diz não estar 100%, mas vai estrear pelo Treze

Nacional6 horas ago

Congresso derruba parcialmente veto de Lula na LOA e retoma R$ 3,6 bi em emendas de comissão

Nacional6 horas ago

Na próxima semana, vamos nos dedicar à negociação da desoneração dos municípios, diz Haddad

Nacional6 horas ago

Saiba quem são os senadores que aprovaram a volta do DPVAT

Nacional7 horas ago

Juiz autoriza busca de bens para penhora na residência de Ciro Gomes

Nacional7 horas ago

Congresso adia análise do veto à saidinhas de presos

Nacional7 horas ago

Bolsonaro tem estado de saúde atualizado por boletim médico

CIDADE7 horas ago

Vereador Olimpio cobra o pagamento das Emendas Impositivas

CIDADE7 horas ago

Cabedelo lança campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito

Segurança Pública7 horas ago

CMJP aprova reajuste de 3,284% aos servidores da Guarda Civil Metropolitana

Educação & Cultura7 horas ago

Educação para Jovens e Adultos é abordada em programa da TV Câmara JP

CIDADE7 horas ago

CFO aceita operação de crédito na Agência Francesa de Desenvolvimento no valor de até EUR 44 milhões

CIDADE7 horas ago

Procon-JP constata variação de até 6,2% no litro da gasolina e menor preço é encontrado a R$ 5,67

ESTADO7 horas ago

João Azevêdo inaugura obras no Sertão e participa do segundo bloco de audiências do Orçamento Democrático

ESTADO7 horas ago

Em solenidade de um ano do ‘Alfabetiza Mais Paraíba’, governador premia escolas que atingiram metas de alfabetização na idade certa

ESTADO7 horas ago

João Azevêdo destaca potencial do Nordeste e avalia programa voltado para a educação técnica em entrevistas à Folha de S.Paulo e Valor Econômico

ESTADO7 horas ago

Procon-PB orienta consumidores para evitar transtornos nas compras para o Dia das Mães

ESTADO7 horas ago

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

ESTADO7 horas ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios

Politíca7 horas ago

Adriano Galdino recebe homenagem da Câmara de Cajazeiras nesta sexta

Politíca7 horas ago

VÍDEO: Escola Manoel Mangueira, em Cajazeiras, beneficia estudantes com estrutura de qualidade; pleito do mandato de Júnior Araújo

Politíca7 horas ago

Murilo Galdino destina mais de R$ 30 milhões para várias áreas de municípios paraibanos

Politíca8 horas ago

Comissão de Orçamento aprova tramitação da LOA 2025

Politíca8 horas ago

Comissão do Senado aprova projeto de Veneziano que autoriza universidades públicas a cederem espaço a associações

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Tovar representa Assembleia e a Paraíba em debates sobre desafios do setor sucroenergético em Conferência nos Estados Unidos

Saúde8 horas ago

Do autismo ao Alzheimer, a culpa pode estar no metabolismo do cérebro

Saúde8 horas ago

Cultivar a espiritualidade reduz a pressão arterial

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

Internacional9 horas ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO9 horas ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO9 horas ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 dia ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 dia ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 dia ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde4 dias ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA4 dias ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura4 dias ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional1 semana ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional1 semana ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional1 semana ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde2 semanas ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 semanas ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 semanas ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 semanas ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br