Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Setor de frutas e hortaliças cresceu 20% no varejo durante a pandemia

E-commerce e operações de logística já consolidadas contribuíram para atender a demanda e evoluíram ainda mais rápido no período

O setor de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV) teve um aumento em torno de 20% com a pandemia do coronavírus. Os consumidores demonstraram preocupados com a validade (71%) e segurança dos produtos frescos (80%), segundo pesquisa da Produce Marketing Association no Brasil (PMA Brasil). A avaliação desse cenário e as estratégias do varejo para atender às demandas do consumidor foram temas do webinar promovida pela entidade nesta quinta-feira (23/7), quando foi lançado também um e-Book gratuito de receitas saudáveis sugeridas por seus associados.

O segmento responde por 15% nas vendas do Grupo Pão de Açúcar (GPA), 14% nos Supermercados Comper, rede do centro-oeste, e chega a 40% para a rede Hortifruti Natural da Terra, de São Paulo. Representantes das três varejistas debateram o desempenho – seja positivo, no caso dos orgânicos, ou negativo, com a queda nas vendas de flores – nos negócios durante os últimos meses da pandemia.

“A preocupação que a pandemia nos trouxe quanto a uma saudabilidade favorecem demais essa categoria. O diferencial de qualidade e sortimento na loja tem tudo a ver com o momento em que a gente vive. Inicialmente, tinha um medo de abastecimento e já estamos há 4 meses vendo esse novo cenário e não sofremos nessas seções um impacto de desabastecimento”, comentou Maurício Almeida, diretor comercial de perecíveis da Comper.

O comércio pela internet (e-commerce) foi um dos principais alicerces do varejo durante a pandemia para a venda de FLV, especialmente nos primeiros meses de distanciamento social. Maurício Almeida reconheceu que o varejo não estava assim tão preparado para essa movimentação maior dos negócios online.

“A gente sofreu um período de prazos de entrega e produtos. O varejo tem uma particularidade muito grande que é o fato de ter uma reação muito rápida. Esse pico foi superado, a gente mantém as vendas até hoje com crescimentos bem exponenciais do e-commerce. Ao mesmo tempo, o maior desafio de venda on-line para a cadeia produtiva para o setor de FLV é a questão de padrão embalagem. Ainda temos uma subjetividade muito grande nesse quesito”, comentou.

“A gente teve um grande aumento de venda on-line. Eu acredito que esse aumento não vai manter esse mesmo patamar que atingimos até agora porque as pessoas já estão começando a voltar às lojas, mas isso não vai desaparecer. A gente evoluiu no online 10 anos em 10 semanas”, afirma Thiago Picolo, CEO do Hortifruti Natural da Terra.

Segundo ele, um dos grandes desafios da venda online, especialmente no setor de FLV, e que tem a maior dificuldade em solucionar, é a ruptura. “Não tem nada que chateia mais o cliente do que fazer o pedido online com 20 itens e chegar apenas 15 itens na casa dele. No FLV, o produto varia mais porque tem safra, tem shelf life, não é um produto industrializado que não varia tanto”, explica.

Com o e-commerce parte da estratégia do GPA muito antes da pandemia, o gerente comercial do grupo, Rafael Guinutzman, destaca que isso trouxe diferencial competitivo e uma rápida capacidade de mudança para enfrentar cenários como o da Covid-19. Segundo ele, o comércio online é o modelo de negócios que tem se mostrado mais aderente de negócios no GPA.

“Essa mudança de dez anos que o Thiago (Picolo) comentou também foi bem acelerada aqui. A gente fez um processo de transição bem mais rápido e foram aumentos significativos em termos de vendas, em número de pedidos”, explica Guinutzman, destacando também um crescimento significativo na utilização do James, aplicativo de delivery da empresa.

A logística de distribuição de produtos na região Centro-oeste – mais distante dos grandes centros produtivos de Hortifruti – também foi um desafio para os produtos perecíveis como FLV durante a pandemia, mas a construção de modelos, ao longo dos anos, pelo varejo garantiram a eficiência nessa operação.

“Esse é um dos temas que gera maior satisfação nos nossos negócios. Nós temos uma operação em São Paulo, com parceiro, na qual todas as novidades de itens na Ceagesp, conseguimos levar para essas regiões. No início, foi um desafio tremendo por uma questão de volume e custo, mas temos hoje veículos que saem de lá e que ao longo dos anos se consolidou. Hoje, o que tem em São Paulo, amanhã tem em Cuiabá ou em Campo Grande, que é exatamente o tempo de distância entre o centro abastecedor e as nossas operações”, explica Almeida, da Comper.

Flores em queda

Produtos embalados e mais manipulados, como sucos naturais processados na loja, assim como as flores, sofreram reduções nas compras pelos consumidores em diferentes níveis. “Aqueles produtos que já vêm descascados, cortadinhos, em geral, sofreram. Muitas vezes não caíram, mas não responderam tanto enquanto outras categorias que são mais industrializadas, que não têm manipulação na loja e tem shelf life maior, performaram muito melhor”, diz Picolo.

Nas flores, a queda significativa na comercialização foi constatação unânime entre os representantes das redes varejistas. “Durante a pandemia, tivemos uma queda grande nesse setor em virtude da frequência (dos consumidores) nas lojas físicas e uma das iniciativas foi o investimento em ações promocionais, desconto e campanhas que estimulam a montagem de jardins com vasos, plantas verdes, decoração de casa que alegrem o ambiente. Dia das mães foi uma data importante na retomada de vendas e com as campanhas, as pessoas entenderam mais a importância das flores em casa, onde mais elas estavam”, explicou o gerente comercial do GPA, Rafael Guinutzman.

Segundo Almeida, a queda nas vendas de flores na rede do Centro-oeste também foi sentida no início da pandemia com a redução da frequência dos consumidores nas lojas. Mas, pouco depois, a categoria se recuperou e hoje já performa uma alta de 40% na rede. “Em virtude de as pessoas estarem em casa, elas querem melhorar o ambiente e, nesse sentido, a gente conseguiu obter bons números, especialmente em flores de vaso, como orquídea, que tem maior durabilidade”, destaca o diretor comercial da Comper.

Produtores

A relação com os produtores fornecedores de FLV, através de uma cooperativa, empresa ou do próprio agricultor, é fundamental para o varejo, ressaltaram os executivos das redes que participaram do webinar. A capacidade de fornecimento pode ser um gargalo diante da perspectiva de crescimento do varejo.

“Vinte e cinco por cento do que a gente compra vem de pequeno produtor, da agricultura familiar. Faz parte do DNA da empresa trabalhar junto com esses fornecedores para desenvolvê-los. Por isso é importante dizer que eles não estão produzindo para correr risco. Se a gente quiser crescer como a gente quer, na velocidade que a gente quer, mantendo ou melhorando a nossa qualidade, não tem outra alternativa se não trabalharmos juntos”, explica Picolo.

Pela particularidade de localização, onde há pouca produção de frutas, legumes e verduras, a Comper conta com uma gama de fornecedores de outras regiões, mas enfoca a relação de mais de 20 anos com produtores de folhosas, em cinturões verdes nas proximidades centros urbanos, que cresceram juntamente com a companhia. “Ao mesmo tempo em que a gente senta hoje e solicita algumas inovações, seja por produto ou variedade, não existe mais aquela relação de não saber pra quem vender o que produzir. Eles já sabem que o consumo vai ser pra Comper e que temos que desenvolver um item em conjunto”, explica Almeida.

Alinhar produção, varejo e logística com calendários programados de fornecimento e garantindo os contratos para que os agricultores trabalhem com certeza de venda dos produtos parece ser a melhor estratégia para o setor de FLV. Os varejistas concordam que, apesar da dificuldade em prever o futuro do setor, mas estão certos de que o mercado tem tendências de longo prazo muito boas e isso não deve mudar.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 minutos ago

‘Só há um nome para 2026 e o produtor rural que pegar dívida com 15% de juros vai quebrar’, diz presidente de sindicato rural

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 minutos ago

Agrishow começou hoje (28): saiba o que a maior feira do agronegócio pode revelar sobre o futuro dos seus investimentos

ECONOMIA12 minutos ago

Inflação em alta, juros pesados e dívida crescente: Marcos Lisboa defende teto de gastos como antídoto

Judiciário17 minutos ago

Briga em quartel: caso fortuito da vida

Judiciário23 minutos ago

Auditoria realizada em 2024 apontou irregularidades em descontos do INSS e determinou medidas para corrigir falhas

CIDADE24 minutos ago

Gestão municipal: confira cronograma para emendas individuais e de bancada

Politíca27 minutos ago

Adriano Galdino afirma que Pacto pela Primeira Infância garante futuro promissor para crianças paraibanas

CONCURSO E EMPREGO30 minutos ago

Sine-PB oferta mais de 700 vagas de emprego em 13 municípios paraibanos

ESTADO32 minutos ago

O pagamento do funcionalismo público estadual referente a abril será feito nesta terça e quarta-feira

Internacional38 minutos ago

OIM pede soluções duradouras para deslocados em Moçambique

Internacional40 minutos ago

Envelhecimento da população brasileira traz novos desafios

Internacional2 horas ago

Explosão em porto no Irã deixa ao menos 65 mortos

Internacional2 horas ago

França: polícia busca suspeito de ataque a faca em mesquita

Internacional2 horas ago

Homem atropela multidão e mata 11 durante festival no Canadá

CIDADE3 horas ago

Prefeitura de João Pessoa paga mês de abril nesta terça a quarta-feira

Segurança Pública4 horas ago

Polícia frustra ‘rolezinho’ e apreende motocicletas que infringem leis de trânsito

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Semana do trabalhador começa com 649 vagas de emprego oferecidas pelo Sine-JP

Segurança Pública4 horas ago

Polícia prende foragido da Justiça durante ação de combate ao tráfico de drogas, em João Pessoa

Esporte4 horas ago

Na venda do jogo “Bota X Fla”, a SAF embolsou R$ 6,3 milhões, mas João Pessoa, a patrocinadora, perdeu

CIDADE4 horas ago

Mersinho da UP, eleito pra defender o povo, agora se esconde é em casa! Lucena de olho e o matuto querendo saber: cadê tu, cabra véi?

Politíca5 horas ago

Com 69 prefeitos atualmente, PSB filiará mais três gestores municipais em Congresso que oficializará João Azevêdo na presidência do partido

Educação & Cultura5 horas ago

EDIÇÃO ESPECIAL Confraria Sol das Letras promove, nesta 3ª, debate com o historiador Alberto Aggio

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

10 aspectos cruciais de cibersegurança para proteger sua empresa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Ransomware Medusa: como atua e por que desperta preocupação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Eles querem os seus dados: entenda o que são infostealers e como evitá-los

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Fraude por falsidade ideológica: não caia no golpe

Esporte7 horas ago

Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo de 2026

Nacional7 horas ago

Fraude bilionária no INSS: Lupi se fez de doido, viu o povo sendo roubado e ficou calado!

Saúde8 horas ago

Prefeitura vacina grupos prioritários contra Influenza e faz alerta sobre a importância da prevenção

Saúde8 horas ago

OAB realiza maior campanha de vacinação contra a gripe na Paraíba  

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional4 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde4 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde4 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura5 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA5 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde5 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 semana ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional2 semanas ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional3 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA3 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA3 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br