Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Setor de frutas e hortaliças cresceu 20% no varejo durante a pandemia

E-commerce e operações de logística já consolidadas contribuíram para atender a demanda e evoluíram ainda mais rápido no período

O setor de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV) teve um aumento em torno de 20% com a pandemia do coronavírus. Os consumidores demonstraram preocupados com a validade (71%) e segurança dos produtos frescos (80%), segundo pesquisa da Produce Marketing Association no Brasil (PMA Brasil). A avaliação desse cenário e as estratégias do varejo para atender às demandas do consumidor foram temas do webinar promovida pela entidade nesta quinta-feira (23/7), quando foi lançado também um e-Book gratuito de receitas saudáveis sugeridas por seus associados.

O segmento responde por 15% nas vendas do Grupo Pão de Açúcar (GPA), 14% nos Supermercados Comper, rede do centro-oeste, e chega a 40% para a rede Hortifruti Natural da Terra, de São Paulo. Representantes das três varejistas debateram o desempenho – seja positivo, no caso dos orgânicos, ou negativo, com a queda nas vendas de flores – nos negócios durante os últimos meses da pandemia.

“A preocupação que a pandemia nos trouxe quanto a uma saudabilidade favorecem demais essa categoria. O diferencial de qualidade e sortimento na loja tem tudo a ver com o momento em que a gente vive. Inicialmente, tinha um medo de abastecimento e já estamos há 4 meses vendo esse novo cenário e não sofremos nessas seções um impacto de desabastecimento”, comentou Maurício Almeida, diretor comercial de perecíveis da Comper.

O comércio pela internet (e-commerce) foi um dos principais alicerces do varejo durante a pandemia para a venda de FLV, especialmente nos primeiros meses de distanciamento social. Maurício Almeida reconheceu que o varejo não estava assim tão preparado para essa movimentação maior dos negócios online.

“A gente sofreu um período de prazos de entrega e produtos. O varejo tem uma particularidade muito grande que é o fato de ter uma reação muito rápida. Esse pico foi superado, a gente mantém as vendas até hoje com crescimentos bem exponenciais do e-commerce. Ao mesmo tempo, o maior desafio de venda on-line para a cadeia produtiva para o setor de FLV é a questão de padrão embalagem. Ainda temos uma subjetividade muito grande nesse quesito”, comentou.

“A gente teve um grande aumento de venda on-line. Eu acredito que esse aumento não vai manter esse mesmo patamar que atingimos até agora porque as pessoas já estão começando a voltar às lojas, mas isso não vai desaparecer. A gente evoluiu no online 10 anos em 10 semanas”, afirma Thiago Picolo, CEO do Hortifruti Natural da Terra.

Segundo ele, um dos grandes desafios da venda online, especialmente no setor de FLV, e que tem a maior dificuldade em solucionar, é a ruptura. “Não tem nada que chateia mais o cliente do que fazer o pedido online com 20 itens e chegar apenas 15 itens na casa dele. No FLV, o produto varia mais porque tem safra, tem shelf life, não é um produto industrializado que não varia tanto”, explica.

Com o e-commerce parte da estratégia do GPA muito antes da pandemia, o gerente comercial do grupo, Rafael Guinutzman, destaca que isso trouxe diferencial competitivo e uma rápida capacidade de mudança para enfrentar cenários como o da Covid-19. Segundo ele, o comércio online é o modelo de negócios que tem se mostrado mais aderente de negócios no GPA.

“Essa mudança de dez anos que o Thiago (Picolo) comentou também foi bem acelerada aqui. A gente fez um processo de transição bem mais rápido e foram aumentos significativos em termos de vendas, em número de pedidos”, explica Guinutzman, destacando também um crescimento significativo na utilização do James, aplicativo de delivery da empresa.

A logística de distribuição de produtos na região Centro-oeste – mais distante dos grandes centros produtivos de Hortifruti – também foi um desafio para os produtos perecíveis como FLV durante a pandemia, mas a construção de modelos, ao longo dos anos, pelo varejo garantiram a eficiência nessa operação.

“Esse é um dos temas que gera maior satisfação nos nossos negócios. Nós temos uma operação em São Paulo, com parceiro, na qual todas as novidades de itens na Ceagesp, conseguimos levar para essas regiões. No início, foi um desafio tremendo por uma questão de volume e custo, mas temos hoje veículos que saem de lá e que ao longo dos anos se consolidou. Hoje, o que tem em São Paulo, amanhã tem em Cuiabá ou em Campo Grande, que é exatamente o tempo de distância entre o centro abastecedor e as nossas operações”, explica Almeida, da Comper.

Flores em queda

Produtos embalados e mais manipulados, como sucos naturais processados na loja, assim como as flores, sofreram reduções nas compras pelos consumidores em diferentes níveis. “Aqueles produtos que já vêm descascados, cortadinhos, em geral, sofreram. Muitas vezes não caíram, mas não responderam tanto enquanto outras categorias que são mais industrializadas, que não têm manipulação na loja e tem shelf life maior, performaram muito melhor”, diz Picolo.

Nas flores, a queda significativa na comercialização foi constatação unânime entre os representantes das redes varejistas. “Durante a pandemia, tivemos uma queda grande nesse setor em virtude da frequência (dos consumidores) nas lojas físicas e uma das iniciativas foi o investimento em ações promocionais, desconto e campanhas que estimulam a montagem de jardins com vasos, plantas verdes, decoração de casa que alegrem o ambiente. Dia das mães foi uma data importante na retomada de vendas e com as campanhas, as pessoas entenderam mais a importância das flores em casa, onde mais elas estavam”, explicou o gerente comercial do GPA, Rafael Guinutzman.

Segundo Almeida, a queda nas vendas de flores na rede do Centro-oeste também foi sentida no início da pandemia com a redução da frequência dos consumidores nas lojas. Mas, pouco depois, a categoria se recuperou e hoje já performa uma alta de 40% na rede. “Em virtude de as pessoas estarem em casa, elas querem melhorar o ambiente e, nesse sentido, a gente conseguiu obter bons números, especialmente em flores de vaso, como orquídea, que tem maior durabilidade”, destaca o diretor comercial da Comper.

Produtores

A relação com os produtores fornecedores de FLV, através de uma cooperativa, empresa ou do próprio agricultor, é fundamental para o varejo, ressaltaram os executivos das redes que participaram do webinar. A capacidade de fornecimento pode ser um gargalo diante da perspectiva de crescimento do varejo.

“Vinte e cinco por cento do que a gente compra vem de pequeno produtor, da agricultura familiar. Faz parte do DNA da empresa trabalhar junto com esses fornecedores para desenvolvê-los. Por isso é importante dizer que eles não estão produzindo para correr risco. Se a gente quiser crescer como a gente quer, na velocidade que a gente quer, mantendo ou melhorando a nossa qualidade, não tem outra alternativa se não trabalharmos juntos”, explica Picolo.

Pela particularidade de localização, onde há pouca produção de frutas, legumes e verduras, a Comper conta com uma gama de fornecedores de outras regiões, mas enfoca a relação de mais de 20 anos com produtores de folhosas, em cinturões verdes nas proximidades centros urbanos, que cresceram juntamente com a companhia. “Ao mesmo tempo em que a gente senta hoje e solicita algumas inovações, seja por produto ou variedade, não existe mais aquela relação de não saber pra quem vender o que produzir. Eles já sabem que o consumo vai ser pra Comper e que temos que desenvolver um item em conjunto”, explica Almeida.

Alinhar produção, varejo e logística com calendários programados de fornecimento e garantindo os contratos para que os agricultores trabalhem com certeza de venda dos produtos parece ser a melhor estratégia para o setor de FLV. Os varejistas concordam que, apesar da dificuldade em prever o futuro do setor, mas estão certos de que o mercado tem tendências de longo prazo muito boas e isso não deve mudar.

Continue Reading

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA FUTEBOL DE TRAVINHA

Politíca12 horas ago

Cícero Lucena amplia apoios e reforça diálogo municipalista em agenda com lideranças de Imaculada

Educação & Cultura22 horas ago

Comissão aprova formação obrigatória de professores em práticas inclusivas

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 horas ago

Comissão aprova projeto que cria programa de apoio ao cultivo do óleo de dendê

Educação & Cultura23 horas ago

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2025; confira

Segurança Pública23 horas ago

Mudança nas regras do gás de cozinha levanta alerta de segurança

Internacional23 horas ago

EUA anuncia acordos com Argentina, Guatemala, Equador e El Salvador

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Crédito e agro afetam resultado do Banco do Brasil, aponta XP

ECONOMIA23 horas ago

Banco do Brasil tem queda de 60% no lucro e ROE recua para 8,4% no 3º trimestre

CIDADE1 dia ago

Leonardo Nascimento e aliny Povão debatem sobre salário de professor em cruz do espírito santo

Politíca1 dia ago

Presidente da CMJP solicita prorrogação do Refis 2025

Nacional2 dias ago

Lula escorrega nas pesquisas e se lambuza nos luxos com Janja

ECONOMIA2 dias ago

Na Paraíba, modernização do vale-alimentação alcança 88,9 mil trabalhadores e 1,3 mil empresas

ECONOMIA2 dias ago

Empresas contrataram mais e registraram ganho real do salário médio em 2023

ECONOMIA2 dias ago

Comércio varia -0,3% em setembro, com resultado negativo em 6 dos 8 setores

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Primeiro prognóstico aponta queda de 3,7% na safra 2026, totalizando 332,7 milhões de toneladas

Politíca2 dias ago

CMJP aprova integração de sistemas de monitoramento de condomínios à Central Municipal

Politíca2 dias ago

Sugestão de Pauta: ALPB realiza Sessão Itinerante e Audiência Pública em Cabaceiras nesta quinta

Politíca2 dias ago

Senado aprova projeto de Murilo Galdino que proíbe descontos associativos na folha do INSS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

1ª Expo Patos começa nesta quinta-feira, com apoio do Governo da Paraíba

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Abate de bovinos cresce 7,0% em relação ao mesmo período do ano anterior

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Programa Espaço Cultural tem lançamento de singles e ‘Manifesto pela Caatinga’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

A Invisibilidade da Caatinga no debate sobre financiamento climático 

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

COP 30: pesquisadores da Embrapa Cerrados destacam soluções sustentáveis na Agrizone

Politíca2 dias ago

Síndrome de Down: outra lei de autoria de Marmuthe ganha repercussão estadual

Segurança Pública2 dias ago

Projeto antifacções foi votado nesta quarta-feira no Plenário, indicam líderes

Segurança Pública2 dias ago

Líder comemora mudança no projeto contra o crime organizado e diz que PT pode votar a favor

Segurança Pública2 dias ago

CCJ aprova projeto que amplia proteção a vítimas e testemunhas idosas ou com deficiência

Segurança Pública2 dias ago

Guardas municipais reivindicam reconhecimento, na Constituição, como policiais

Segurança Pública2 dias ago

Comissão debate avanço do crime organizado no Brasil

Segurança Pública2 dias ago

Projeto suspende decreto que criou a Força Nacional de Segurança Pública

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário12 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Saúde12 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde12 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO11 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

Saúde12 meses ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Saúde12 meses ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO11 meses ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Internacional11 meses ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Saúde11 meses ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Educação & Cultura12 meses ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

ECONOMIA12 meses ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

AS 12 FERRAMENTAS DE IA QUE VÃO SUBSTITUIR METADE DO SEU TRABALHO EM 2025

Saúde11 meses ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Saúde12 meses ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Saúde1 semana ago

QUAL A FREQUÊNCIA DE MORTES POR AVC NO BRASIL?

Saúde1 semana ago

O QUE PESQUISADORES ALEMÃES DESCOBRIRAM SOBRE HIV?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO COMEÇAR O CULTIVO DE GENGIBRE EM VASO?

Saúde1 semana ago

O QUE É O TESTE DE 1 RM NA MUSCULAÇÃO?

Internacional1 semana ago

COMO A CHINA RESPONDE ÀS TARIFAS AMERICANAS?

Judiciário2 semanas ago

Senado Aprova: misoginia deve ser tratada como crime de discriminação

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE NASCEU A VAQUEJADA?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

QUAL PAÍS IMPÔS TARIFAS AO CAFÉ BRASILEIRO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL MECANISMO A ÁRVORE ATIVA AO SER AGREDIDA?

Saúde2 semanas ago

QUANTOS IDOSOS HÁ NO BRASIL ATUALMENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL SUPERÁVIT COMERCIAL EUA COM BRASIL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUANTOS LIMITES PLANETÁRIOS FORAM ULTRAPASSADOS?

ECONOMIA3 semanas ago

O QUE SÃO AÇÕES ORDINÁRIAS NA BOLSA?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE MAIS MUDA PARA PLANTAS NA PRIMAVERA?

Saúde3 semanas ago

FAZER DIETA É UMA QUESTÃO:

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL FORMATO DE ARQUIVO O VÍRUS MAVERICK USA?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUANTAS ESPÉCIES DE BORBOLETAS FORAM CATALOGADAS?

Internacional3 semanas ago

QUAL APÓSTOLO ESTARIA SEPULTADO NA CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

POR QUE SABIÁS CANTAM À NOITE NAS CIDADES?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE É O AGROCONNECT?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL PROBLEMA PRINCIPAL DOS COMBUSTÍVEIS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUE CARACTERÍSTICA MARCA O TICO-TICO-REI-CINZA?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

QUANTOS TRABALHAM POR APLICATIVOS EM 2024?

ECONOMIA3 semanas ago

EXPORTAÇÕES PARA QUAL PAÍS SUBIRAM 348%?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUAL MATERIAL É A MELHOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL PERCENTAGEM DE JOVENS NA ROBÓTICA QUER FAZER ENGENHARIA?

Segurança Pública4 semanas ago

Senado Aprova: penas mais duras para crimes violentos

Internacional1 mês ago

QUEM É CHAMADA DE “EL JEFE” NO GOVERNO MILEI?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL É O MAIOR ROEDOR DO MUNDO?

Educação & Cultura1 mês ago

O QUE SURPREENDEU CIENTISTAS SOBRE TORNADOS DE POEIRA EM MARTE?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br