Connect with us

Politíca

Isolamento do PT dificulta união da esquerda nas eleições municipais

Partido admite abrir mão da cabeça de chapa em algumas capitais, como Porto Alegre. No entanto, sigla de Lula não integrará frente de oposição, com PDT, de Ciro Gomes, PSB, Rede e PV.

A 2 meses do prazo final de registro de candidaturas para as eleições municipais deste ano, as movimentações dos partidos de esquerda para o pleito reforçam divergências que se instalaram em 2018 e indicam que a criação de uma frente ampla da oposição para enfrentar Jair Bolsonaro em 2022 ainda é pouco factível.

Além do impacto do fim das coligações proporcionais e do fato de as eleições municipais envolverem questões regionais muitas vezes apartadas da polarização em nível nacional, dirigentes partidários ouvidos pelo HuffPost apontam que as alianças firmadas agora não necessariamente serão replicadas em 2022. Oficialmente, a maioria deles defende que é cedo para discutir a disputa presidencial.

Parte dessas legendas já decidiu atuar em bloco, enquanto o PT, o maior representante da esquerda, caminhará isolado em grande parte das capitais, com alianças prioritárias com o Psol. E embora todas as siglas oposicionistas conversem entre si e prevejam composições majoritárias em parte dos mais de 5 mil municípios brasileiros, persistem rusgas como aquela entre PT e PDT, encabeçadas pelo ex-presidente Lula e pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes.

No PT, a decisão de priorizar candidaturas próprias nas capitais vem por ordem de Lula, visando não só a retomar parte do espaço perdido pela legenda – que encolheu no número de prefeituras em 2016, perdendo 374 prefeituras – mas também usar o pleito como uma prévia da polarização entre PT e Bolsonaro, que, aposta, deve se repetir em 2022.

Em alguns casos, contudo, como o de Porto Alegre (RS), o PT admite abrir mão da cabeça de chapa. Na capital gaúcha, por exemplo, a tendência é que a candidata à Prefeitura seja Manuela d’Ávila (PcdoB), que foi vice de Fernando Haddad (PT) em 2018.

Apesar da determinação lulista, há questões a serem resolvidas internamente pelo partido: no Recife (PE), a candidatura de Marília Arraes enfrenta resistência de dirigentes locais, que preferiam uma aliança com o PSB. Em São Paulo (SP), o nome do ex-deputado Jilmar Tatto tampouco é unanimidade.

Vice de Fernando Haddad (PT) em 2018, Manuela d'Ávila (PCdoB) deve contar com apoio de Lula...
Vice de Fernando Haddad (PT) em 2018, Manuela d’Ávila (PCdoB) deve contar com apoio de Lula e seu partido para disputar a Prefeitura de Porto Alegre.

O Psol ainda não referendou a lista de partidos com os quais poderá coligar, mas já havia definido, no ano passado, que conversas estavam autorizadas com todas as siglas de oposição a Bolsonaro, incluindo os que têm menor representatividade eleitoral, como PCO, PSTU, PCB e UP. Nas capitais, contudo, o presidente nacional da legenda, Juliano Medeiros, diz que a maior parte das alianças construídas até agora é, de fato, com o PT.

Os psolistas devem contar com o apoio petista em pelo menos duas capitais: Florianópolis (SC), que tem o professor Elson Pereira como pré-candidato, e Belém (PA), em que o nome da legenda deve ser o deputado federal Edmilson Rodrigues. Nos 2 casos, o arco de partidos na chapa também deve envolver PDT, PSB e Rede.

Frente de oposição sem PT

Sem o PT, a frente formada pelo PDT com PSB, Rede e PV garante que priorizará alianças entre eles, pelo menos em 2020. No Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, a chapa do grupo terá a deputada estadual Martha Rocha, do PDT, e o ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, da Rede – eles ainda discutem quem encabeçará a chapa.

Ainda não há unanimidade, no entanto, quanto à permanência da atuação em bloco para as eleições de 2022. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, diz que a frente foi formada pensando exclusivamente neste ano. “2022 vamos discutir em 2022, ninguém sabe como será a conjuntura lá na frente, e 2 anos de política no Brasil são uma eternidade”, disse ao HuffPost.

Líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues afirma, no entanto, que o grupo já mira, sim, uma construção para 2022. Para este ano, o plano é que a frente dispute em todas as capitais, com um candidato de alguma das 4 legendas, com a determinação, por parte da Rede, de que não seja estabelecida qualquer aliança com partidos que estejam de alguma forma alinhados a Bolsonaro.

“É um critério do partido: partidos que estejam defendendo as ideias do governo federal estão fora do rol de alianças. A Rede intervirá contra Bolsonaro e sua necropolítica”, criticou o senador.

Fortalecimento da candidatura presidencial de Ciro Gomes, para 2022, depende de candidaturas do PDT nas...
Fortalecimento da candidatura presidencial de Ciro Gomes, para 2022, depende de candidaturas do PDT nas eleições municipais.

Carlos Lupi, que comanda o PDT, afirmou ao HuffPost que dará “prioridade absoluta” à frente alternativa, mas que, em alguns municípios, a realidade local “torna difícil” a composição. Questionado sobre o PT, ele afirma não haver “qualquer impeditivo” de coligação, diz manter o diálogo com a presidente petista, Gleisi Hoffmann – e não com o ex-presidente Lula – e alfineta: “Em capitais, o PT não tem nenhum nome forte”.

Lupi acrescenta que sua estratégia prioritária é lançar o maior número possível de nomes, especialmente para constituir uma plataforma sólida em 2022, em apoio à candidatura de Ciro Gomes. “Onde a gente tiver viabilidade eleitoral, priorizaremos nomes próprios para termos um time muito grande nas ruas nas próximas eleições, apoiando o Ciro.”

Apontado como possível candidato à Presidência, o governador do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB, aposta em uma “larga fragmentação” nas eleições municipais, com as legendas focando em lançar candidaturas próprias para fortalecer as respectivas chapas de vereadores. Na sua avaliação, as articulações, agora, são puramente locais.

“O que às vezes acontece é permuta, mas não vinculado a 2022. Esta eleição [municipal] é pouco nacionalizada, só nas capitais é que a questão nacional imbrica mais fortemente. É muito difícil fazer isso, são 5.000 eleições; imagina tentar enquadrar isso em uma caixinha. 2022 pertence a 2022”, disse.

Dino integra o grupo de oposição que, como PSB, PDT e Rede, não rechaça alianças que estejam inclusive fora do campo da esquerda. “A tendência do sistema político como um todo é de união apenas nos segundos turnos. E nacionalmente, para quando houver o segundo turno, é necessário que você tenha ambiente para que as forças da esquerda se juntem. Se fica muita aresta, muita mágoa, dificulta.”

Nesse sentido, ele aposta, por exemplo, que Lula e Ciro ainda devem se acertar e retomar a parceria política: 

Amores antigos às vezes enfrentam momentos de crise, mas é uma relação sólida.Flávio Dino (PCdoB-MA), sobre Ciro e Lula

“Acho que é mais uma coisa temporária [a rixa de ambos], basta olhar o seguinte: se você me pedisse hoje para apontar cinco propostas diferentes deles, eu teria dificuldade. A visão é muito parecida quanto ao papel do Estado, bolsonarismo, postura do Brasil na política externa, entre outros temas”, acrescentou o governador.

Sobre a sua própria candidatura, Dino se esquiva e diz que, no momento, o “mais importante é melhorar o ambiente no nosso campo político”. 

“Eu posso ser candidato a um cargo nacional se houver forças políticas desejando. Não tenho ansiedade, acho que o importante é você ter clima, se for para dividir mais ainda, não me meto nisso”, opinou.

Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é uma das estrelas da esquerda que...
Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é uma das estrelas da esquerda que pode despontar para 2022.

Novo partido para 2022? 

O governador do Maranhão sinaliza para uma discussão que deve envolver algumas das legendas de esquerda a partir do ano que vem: a possibilidade de que as menores delas, frente à possibilidade de não sobreviverem à cláusula de barreira, tenham que se fundir a outras. Recentemente, surgiu a informação de que uma dessas uniões poderia envolver PCdoB e PSB, já visando a uma possível candidatura de Dino em 2022.

Questionados sobre o assunto, tanto Dino quanto Siqueira desconversaram. O dirigente do PSB chegou a classificar a informação como “fake news”. “Se o Dino quiser vir, é um grande quadro e será bem-vindo, mas não temos essas conversas nem com o PCdoB nem com nenhum partido”, disse o presidente nacional do PSB.

Nos bastidores, a informação é de que a criação de um novo partido chegou, sim, a ser mencionada, mas que não há um debate avançado. “Não há conversa sobre esse assunto. O que tenho dito, em termos gerais, é que haverá uma reorganização da esquerda em 2021 por conta das novas regras eleitorais e da cláusula de barreira. Se vai atingir PCdoB, PSB, é um assunto do futuro”, afirmou Dino. “O que tenho destacado é que, nessa reorganização, creio que a esquerda deve buscar maior convergência.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Harrison foi responsável pelo maior curso de pós-graduação da OAB-PB com 2,8 mil inscritos

ECONOMIA1 dia ago

PIS retroativo: veja como saber se há valores a receber

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Se você se acha bonito, vai namorar alguém que também pensa assim dela mesma

Saúde1 dia ago

Células do coração são regeneradas pela primeira vez – usando som

Saúde1 dia ago

Alerta: Terapias com células-tronco não têm o que prometem

Saúde1 dia ago

Descoberto hormônio que mantém ossos fortes quando mulheres amamentam

Saúde1 dia ago

LED implantável no corpo gera luz para destruir cânceres profundos

Judiciário1 dia ago

Projeto mantém o processo de divórcio e dissolução de união estável após a morte de um dos cônjuges

Educação & Cultura1 dia ago

Proposta cria programa para promover apoio à educação profissional

Educação & Cultura1 dia ago

Proposta destina até 15% do valor de projetos de Ifes e ICTs para custeio de fundação de apoio

Internacional1 dia ago

Comunidade humanitária relata mortes na RD Congo após trégua no Kivu do Norte

CIDADE1 dia ago

Crise no MDB pode afetar pré-candidatura de Luzimar Nunes no Conde

Segurança Pública1 dia ago

Operação Angico mira organização criminosa em Aguiar, no Sertão da Paraíba, acusada de homicídios e extorsões

Nacional3 dias ago

MST quer ampliar influência no governo Lula e pretende lançar 700 candidatos nas eleições 2024

Nacional3 dias ago

Maduro responde à Lula com ironia: “Tome um chá de camomila”

Nacional3 dias ago

Pesquisas fora das capitais acendem alerta no PT

Nacional3 dias ago

Lula compara o Brasil pós-Dilma Rousseff à Faixa de Gaza

Nacional3 dias ago

Ministra questiona gastos tributários, mas defende programas sociais

Nacional3 dias ago

Veja quais foram os impostos que subiram no governo Lula

ENTRETENIMENTO3 dias ago

19º Fest Aruanda prorroga inscrições para 2024 até o dia 12 de agosto

CIDADE3 dias ago

João Pessoa registra 75% de média de ocupação hoteleira e cresce movimento no Aeroporto Castro Pinto

Segurança Pública3 dias ago

Operação com uso de motos aquáticas da Polícia Militar prende integrantes de facção em Lucena

CIDADE3 dias ago

Prefeitura de João Pessoa finaliza etapa para obter recursos para projetos de mobilidade, meio ambiente e preservação do Centro Histórico

Educação & Cultura3 dias ago

UFPB oferta vagas para cursos de mestrado e doutorado em sete programas de pós-graduação

Judiciário3 dias ago

Entenda o Processo de Suspensão da CNH

Educação & Cultura3 dias ago

Secretaria da Educação da Paraíba oferta EJA Semipresencial em 10 escolas por todo estado

ESTADO3 dias ago

Detran-PB e UFPB iniciam curso de Educação para o Trânsito e Saúde do Condutor e da Condutora

ESTADO3 dias ago

Paraibanos podem escolher melhor dia para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional

ESTADO3 dias ago

Governo do Estado promove 3º Ciclo Formativo Alfabetiza Mais Paraíba

Judiciário3 dias ago

STJ Notícias: motorista de aplicativo pode ser suspenso imediatamente por ato grave

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional7 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional12 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA7 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional7 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE7 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde7 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional7 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário10 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura7 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional7 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO7 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional7 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO5 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO8 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional11 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

Internacional4 meses ago

China

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional11 meses ago

Advogado de hacker fez parceria com autor de livro sobre Lula

Nacional12 meses ago

Publicamente, ex-guerrilheiro que preside a Colômbia alfineta o descondenado que ocupa o Palácio do Planalto

ENTRETENIMENTO8 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

QUEIJO AZUL, FEITO COM LEITE DE OVELHA, GANHA SELO ARTESANAL

Nacional3 semanas ago

DESMATAMENTO CAI NA AMAZÔNIA, MAS CRESCE NO CERRADO

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

EMPRESA PREVÊ MULHERES EM 50% DOS CARGOS DE GESTÃO

ECONOMIA3 semanas ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional3 semanas ago

O IMPACTO DA TROCA NO PODER DO REINO UNIDO APÓS 14 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

ENEM DOS CONCURSOS: NOVO EDITAL É DIVULGADO COM POLÍTICA DE REEMBOLSO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PLANO SAFRA 2024/2025

Nacional3 semanas ago

SECA NO PANTANAL PODE CHEGAR A PONTO DE NÃO RETORNO

Saúde4 semanas ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA4 semanas ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde4 semanas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA4 semanas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional4 semanas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura1 mês ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional1 mês ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca1 mês ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura1 mês ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO1 mês ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 mês ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TURISMO RURAL EM ROTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br