Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Pesquisadores desenvolvem primeiro sistema orgânico de manga do País

Em relação à produtividade, o pesquisador destaca que não há muita diferença quando comparada à do cultivo convencional, o que, segundo sua avaliação, é um resultado muito positivo

Impacto na produtividade foi pouco maior do que obtido pelo sistema convencional, mas benefícios para a saúde e o meio ambiente são consideráveis.Objetivo é expandir o modelo para outras regiões brasileiras.Mais um resultado da parceria entre a Embrapa e a Bioenergia Orgânicos, o novo sistema se soma aos de abacaxi e maracujá.Iniciativa fortalece o protagonismo da Região Nordeste na produção orgânica de frutas no País. 

Especialistas da Embrapa e parceiros desenvolveram mais um sistema orgânico de produção de frutas. A cultura da vez é a manga. O primeiro sistema orgânico do País para a produção de manga foi elaborado com base nos experimentos realizados em Lençóis, na Chapada Diamantina (BA), e também em estudos já existentes gerados por outras instituições e unidades da Embrapa. A média de produtividade se mostrou pouco superior aos valores registrados no sistema convencional no estado da Bahia: 20 toneladas por hectare (t/ha), com previsão de chegar a 25 t/ha no próximo ciclo, contra 15,6 t/ha em média — a diferença poderia ser maior, caso tivesse sido utilizado um espaçamento mais adensado (mais plantas por hectare) nos experimentos. Mesmo assim, o resultado foi comemorado pela equipe de pesquisa porque é mais um incentivo ao cultivo orgânico e à sustentabilidade da agricultura brasileira.

Além disso, há um fator que deve ser ponderado quando se compara o cultivo sob manejo orgânico ao convencional: a não utilização de produtos químicos, que facilitam a produção. Por enquanto, o sistema está restrito a essa região, mas a proposta é que sirva de modelo e possa ser ajustado para outros polos produtivos do País, já que contempla os princípios básicos da produção orgânica.

Esse é mais um resultado do projeto “Desenvolvimento de sistemas orgânicos de produção para fruteiras de clima tropical”, conduzido em parceria entre a Embrapa e a empresa Bioenergia Orgânicos desde 2011 — já foram lançados sistemas orgânicos de produção para abacaxi e maracujá. A publicação reúne recomendações técnicas relacionadas a aspectos socioeconômicos, exigências climáticas, preparo e manejo do solo, calagem e adubação, variedades, produção de mudas, implantação do pomar, irrigação, práticas culturais, manejo de pragas (doenças e insetos), colheita e pós-colheita, mercado e comercialização, coeficientes técnicos e rentabilidade.

Manga majoritariamente nordestinaNo Brasil, o Nordeste se destaca pela produção de manga praticamente o ano todo — a região responde por 76,3% da produção nacional, de acordo com dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Bahia tem a liderança em área colhida (24.200 hectares, o que representa 36,9% da área colhida de manga em todo o País), ficando em segundo lugar, atrás de Pernambuco, em quantidade produzida (378.362 toneladas contra 496.937 toneladas) e produtividade média (15,6 t/ha contra 41,3 t/ha). Essa diferença se explica pelo fato de Pernambuco utilizar um espaçamento mais adensado e abarcar grandes produtores tecnificados, além de variedades mais produtivas visando à exportação, enquanto na Bahia a produção de manga envolve pequenos agricultores familiares e responde por, aproximadamente, 29% da produção nacional.

Preparo e manejo do solo

A base do sucesso da produção em sistema orgânico é o preparo do solo, o qual deve ser revolvido o mínimo possível. A publicação enumera as principais exigências da mangueira, fruteira tropical adaptada a diversos tipos de solo, desenvolvendo-se melhor em solos profundos, bem drenados e sem problemas de salinidade. 

“Iniciamos a implantação do sistema em 2011 com o preparo do solo, que levou cerca de um ano. Em Lençóis, o solo é extremamente pobre. O chamado Latossolo Vermelho Amarelo distrófico apresenta alto teor de alumínio trocável e baixos teores de cálcio, magnésio e outros nutrientes. Nossa primeira prática após as análises química e granulométrica foi a aplicação de calcário dolomítico e gesso mineral [gipsita] para neutralizar o alumínio e fornecer cálcio e magnésio. Depois disso, entramos com as plantas melhoradoras”, explica a pesquisadora. 

O cultivo de plantas melhoradoras é uma das formas de se garantir a cobertura vegetal do solo. De acordo com o descrito no sistema de produção, o uso das coberturas vegetais tem por finalidade aumentar a eficiência do uso da água, diminuir a erosão e a salinização, promover a ciclagem de nutrientes, adicionar nitrogênio, aumentar o estoque de carbono armazenado no sistema e, consequentemente, a qualidade do solo no que se refere aos atributos físicos, químicos e biológicos.

“Nos experimentos em Lençóis, utilizamos um coquetel vegetal, misturando sementes de leguminosas e gramíneas. De leguminosas, usamos feijão-de-porco e mucuna-preta e, de gramínea, sorgo e milheto. E é muito interessante o uso do coquetel porque assim temos espécies com composição de nutrientes e taxa de decomposição diferentes. As leguminosas têm mais nitrogênio, mas decompõem-se mais rápido. E as gramíneas têm menos nitrogênio, porém decompõem-se mais lentamente. Isso levando em consideração a parte aérea, mas não podemos desconsiderar a parte vegetal das raízes, que tem uma quantidade também de nutrientes e acumula carbono no solo, além de as leguminosas ciclarem principalmente potássio, cálcio, magnésio e fósforo para as camadas superficiais do solo, e as gramíneas contribuírem para a agregação do solo”, exemplifica Ana Lúcia.  

Variedades avaliadas

Para evitar prejuízos, é necessário cuidado especial na escolha das variedades que serão utilizadas no pomar. No caso dos experimentos em Lençóis, a Embrapa levou 23 variedades para serem avaliadas — parte delas oriunda do programa de melhoramento genético de manga da Embrapa Cerrados (DF). Observaram-se principalmente as características necessárias para processamento, já que o objetivo da Bioenergia Orgânicos é utilizar a maior parte da produção em sua indústria de processamento de polpa integral, ainda a ser instalada. “As variedades Ubá e Palmer adaptaram-se bem à região, com produção de frutos de alta qualidade no sistema orgânico, e estão sendo recomendadas”, conta o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Nelson Fonseca (foto à direita).

O sistema orgânico de produção fornece detalhes sobre as características das duas variedades selecionadas. A manga Ubá é originária da cidade mineira de Ubá, sendo uma planta vigorosa, de copa arredondada e densa. Em Lençóis, apresentou produção regular, acima de 18 t/ha no quinto ano de cultivo, com espaçamento de 8 m x 8 m (156 plantas por ha). O fruto tem casca amarela quando maduro, e a polpa também é amarela e saborosa, com fibras curtas e macias. Pode ser consumido in natura, mas é muito utilizado para produção de suco.

Já a manga Palmer originou-se na Flórida (EUA), tendo sido introduzida no Brasil em 1960. A planta apresentou produção em torno de 20 t/ha no quinto ano de cultivo, também com espaçamento de 8 m x 8 m (156 plantas por ha). O fruto é alongado, com a casca de tom avermelhado-escuro quando maduro. A polpa é amarela, firme, saborosa e sem fibras. Geralmente é consumido como fruto de mesa, mas tem potencial para processamento. É uma das principais variedades de manga produzidas no País, bastante presente nas gôndolas dos mercados. 

“O interessante é que uma das variedades recomendadas é mais precoce e a outra mais tardia, o que dá uma maior amplitude de safra. Para você ter uma ideia, a manga Ubá, da abertura das flores até a colheita do fruto maduro, leva em torno de 120, 125 dias. Já a Palmer leva em torno de 150 dias. Então são cerca de 30 dias a mais. Vamos supor que a Ubá tenha um pico de produção lá para dezembro até janeiro, e a manga Palmer tenha um pico de produção de fevereiro até março. Então, aumenta a amplitude da safra com essas duas variedades”, pontua Fonseca. 

Em relação à produtividade, o pesquisador destaca que não há muita diferença quando comparada à do cultivo convencional, o que, segundo sua avaliação, é um resultado muito positivo. “No convencional, você pode usar adubo químico solúvel, reguladores de crescimento, alternativas para indução floral, e por aí vai, o que facilita muito a produção. Então, conseguir uma produtividade semelhante no orgânico é um grande feito. Além do mais, os frutos se apresentam muito vigorosos, sadios e saborosos”, salienta. 

De acordo com Fonseca, a equipe busca alternativas para aperfeiçoar a indução floral, que é um ponto de melhoria destacado também pelo sócio da Bioenergia Orgânicos Osvaldo Araújo. “Continuamos a pesquisa em conjunto com a Embrapa para encontrar uma solução de indução floral para que possamos ter a manga orgânica durante todo o ano”, afirma Araújo.

Agricultura cada vez mais sustentável

Não há informações oficiais sobre a quantidade da produção orgânica de manga no Brasil — para ser considerado orgânico, o produtor deve usar técnicas ambientalmente sustentáveis e não pode utilizar agrotóxicos nem adubos químicos solúveis, seguindo as instruções normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Em todo o mundo, de acordo com dados de 2018 da Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (Ifoam), a área produzida de manga sob manejo orgânico é de 18.632 hectares, o que equivale a 0,43% da área cultivada de manga no mundo. Considerando esse percentual, a estimativa, segundo a pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) Ana Lúcia Borges, é que no Brasil sejam 282 hectares de manga em sistema orgânico e, no estado da Bahia, seja algo próximo a 104 hectares. 

“É pouco? É. Mas o objetivo com a elaboração desse sistema de produção é justamente contribuir para o crescimento do cultivo orgânico da mangueira na região e, ao mesmo tempo, influenciar outras regiões brasileiras. Faz parte do conjunto de ações da Empresa para melhorar a sustentabilidade da agricultura do País”, afirma Ana Lúcia, que representa a Embrapa na Comissão de Produção Orgânica da Bahia, fórum composto por membros de entidades governamentais e não governamentais. Ela é a editora técnica da publicação, junto com o pesquisador aposentado da Embrapa Zilton Cordeiro — 20 autores assinam o documento, envolvendo pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura e da Embrapa Semiárido (PE), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB), representante da Bioenergia Orgânicos e bolsistas.  

Controle de pragas: melhor prevenir para não precisar remediar

Pela não possibilidade de utilização de insumos químicos sintéticos, o controle de insetos-praga é o grande desafio em qualquer cultivo orgânico. É preciso haver o manejo da vegetação natural do pomar, o manejo nutricional e o monitoramento populacional das pragas e dos inimigos naturais. A publicação traz os principais insetos-praga da cultura e suas formas de controle. “No sistema orgânico, é necessário usar muitos métodos preventivos. São necessárias vistorias frequentes na área, para que o inseto possa ser retirado assim que apareça. É o manejo integrado, que envolve prevenção, monitoramento e intervenção”, explica o fitopatologista Aristoteles Matos, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura. 

Ele acrescenta que o trabalho em Lençóis seguiu esse padrão e focou primeiro na prevenção. “Para evitar a entrada de pragas e doenças no pomar, nosso primeiro passo foi a produção de mudas sadias. A Bioenergia tem um viveiro, no padrão estabelecido pelo Mapa para a produção das mudas das variedades de mangueira que foram trabalhadas e que hoje já são mudas orgânicas certificadas. Transportamos as mudas desse viveiro para a fazenda onde foi instalado o pomar”, conta Matos. O sistema orgânico de produção reúne, inclusive, orientações sobre a construção de viveiros de mudas.

Na sequência, o pesquisador elencou uma série de medidas adotadas que garantiram a boa condução do pomar, como o manejo da vegetação natural com roçagem para diminuir a umidade na plantação e as podas. Com o monitoramento constante da área, na ocorrência de pragas e doenças eram imediatamente removidas as partes doentes para baixar o máximo possível o nível do problema dentro do pomar. Outro fator importante destacado por Matos foi o manejo da irrigação. “Sempre foi feita a irrigação que chamamos de subcopa para evitar a molhação das folhas e dos frutos e, assim, o consequente ataque de fungos e doenças. Agora, na ocorrência de pragas ou doenças, aplicamos caldas permitidas na agricultura orgânica, como a calda bordalesa”, conta o pesquisador.

Cuidado com as formigas

Segundo ele, a maior dor de cabeça no manejo de pragas ao longo desses anos nos experimentos em Lençóis foram as formigas cortadeiras. O combate às formigas foi apontado também por Osvaldo Araújo como o maior desafio fitossanitário no plantio da manga orgânica. “Na realidade, a manga é um cultivo interessante e de fácil manejo para o sistema orgânico. A grande dificuldade foi no combate às formigas. Mas encontramos um produto orgânico disponível no mercado e obtivemos excelentes resultados”, informa o sócio da Bioenergia. As formigas foram controladas com uma isca granulada à base de extrato natural de Tefrosia cândida.

O sistema orgânico de produção traz informações sobre outros insetos que atacam a cultura e suas formas de controle (moscas-das-frutas, besouro-amarelo, lagarta-de-fogo, cigarrinha-das-frutíferas e tripes) e também das doenças mais comuns, com a descrição dos sintomas e controle (antracnose, oídio, malformação-floral, malformação-vegetativa, morte-descendente, podridão-seca e mancha-angular). 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Esporte4 horas ago

Band se despede da Fórmula 1 após cinco anos de transmissão; leia comunicado

Esporte4 horas ago

Sinner: “O trabalho duro supera sempre o talento”

Esporte4 horas ago

Jon Jones define meta para retorno na UFC Casa Branca, mas não garante duelo com Tom Aspinall

Nacional4 horas ago

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Esporte5 horas ago

Europeus reagem a Neymar em Santos x Flamengo: ‘Subestimado’

Nacional11 horas ago

Jorge Messias da AGU recebeu R$ 193 mil de bônus no salário em um mês

Nacional11 horas ago

Lula decide vetar projeto que aumenta número de deputados

ESTADO12 horas ago

João Azevêdo entrega e inspeciona obras de educação, saúde, habitação e rodoviária e preside mais uma audiência do OD nesta quinta

ESTADO12 horas ago

Entrega de kits do Programa Agente Jovem Ambiental acontece em João Pessoa e somam 800 em julho

ESTADO12 horas ago

Programação da 3ª Expo Sousa será aberta nesta quinta-feira com apoio da Sedap-PB

Nacional12 horas ago

Não há desvio de finalidade no decreto do IOF, diz Moraes

Politíca12 horas ago

Motta demite duas funcionárias suspeitas de serem fantasmas

CIDADE12 horas ago

Prefeitura reúne órgãos de segurança para discutir ações integradas durante a Festa das Neves

Judiciário12 horas ago

Menor de idade responde por danos causados a terceiros?

Judiciário12 horas ago

Como saber se o preso tem direito à progressão de regime? Guia para familiares

Judiciário12 horas ago

Você sabia que violência psicológica também dá direito a indenização?

Judiciário12 horas ago

As novas regras de emissão de atestados médicos e suas implicações trabalhistas

Saúde12 horas ago

Fala lenta e pausada pode ser primeiro sinal do Alzheimer; entenda

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

China alerta para “riscos para a segurança nacional” por utilização da IA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Zuckerberg anuncia megacentro de dados quase do tamanho de Manhattan

Esporte12 horas ago

Palmeiras emprestou cria cobiçada no Brasil com desconto de 60%; entenda

Esporte13 horas ago

Algoz de Fonseca, estreante no top 20 exalta o brasileiro

ESTADO13 horas ago

Fapesq reabre chamada para credenciamento de agências de internacionalização do Tecnova 3

Judiciário13 horas ago

TCE-PB reprova contas da Prefeitura de Triunfo e julga regulares as de duas secretarias e mais oito prefeituras

Saúde13 horas ago

Secretaria de Saúde promove Terapia Comunitária Integrativa no bairro de Paratibe

Politíca13 horas ago

Vereador Olímpio volta a cobrar pagamento de subvenções a entidades filantrópicas, em Campina: “É uma vergonha”

CIDADE13 horas ago

Senado aprova PEC 66/23 em 1º turno; economia aos municípios será de R$ 700 bilhões

CIDADE13 horas ago

Vereadores defendem articulação para ampliar a mobilidade aérea durante o Maior São João do Mundo

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Fendt destaca inovação e trajetória no agro brasileiro no Congresso Brasileiro da Soja em Campinas

ECONOMIA13 horas ago

Pesquisa do Procon-JP para preços de carnes registra diferença de R$ 45,00 na fraldinha

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário8 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Segurança Pública9 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO8 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Saúde8 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Internacional8 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Educação & Cultura8 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura8 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Saúde8 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Saúde8 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura8 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde8 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde8 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura8 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Educação & Cultura9 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO8 meses ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

ENTRETENIMENTO7 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

Saúde8 meses ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como burlar o bloqueio do X (antigo Twitter) usando uma VPN

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

ALÉM DE TECIDOS, O ALGODÃO É USADO EM?

Internacional2 dias ago

QUE DOUTRINA ESTABELECEU INFLUÊNCIA DOS EUA?

Educação & Cultura2 dias ago

O QUE CAUSOU O AQUECIMENTO NA GRANDE MORTE DO NO PERMIANO-TRIÁSSICO??

Saúde2 dias ago

QUANTOS PASSOS REDUZEM RISCO DE CÂNCER?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

QUANTOS OBJETOS INTERESTELARES FORAM REGISTRADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

QUANDO AS AMOSTRAS DOS ASTEROIDES DEVEM CHEGAR À TERRA?

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

QUAL PROFISSÃO CRIATIVA MAIS CRESCEU?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE OS APPS GRATUITOS USAM PARA LUCRAR?

Internacional6 dias ago

QUANTAS ARMAS NUCLEARES EXISTEM NO MUNDO?

Saúde6 dias ago

QUAL DOENÇA INTESTINAL ESTÁ AUMENTANDO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUANDO OCORREU O EVENTO DE TUNGUSKA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL QI INDICA SUPERDOTAÇÃO?

Saúde2 semanas ago

ANEMIA PODE VIRAR LEUCEMIA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA LANÇOU O CHATGPT?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

QUAL VALOR DO PLANO SAFRA 2025/2026?

Saúde2 semanas ago

ONDE FOI INAUGURADO O 1º HOSPITAL PALIATIVO DO SUS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS AVES PODEM SER EXTINTAS EM 100 ANOS?

Educação & Cultura2 semanas ago

DE QUAL OBRA VEM O MITO DOS ANDRÓGINOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA É CAPAZ DE FAZER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE O CALADIUM FAZ NO INVERNO?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA QUEIMADURAS NO CRÓTON?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE O FÓSSIL REVELOU SOBRE SAURÓPODES?

Saúde3 semanas ago

COMO A ÁGUA AJUDA OS RINS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUANTAS CONTAS FORAM VAZADAS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CONTRA O QUE O VINAGRE É EFICAZ?

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

ISRAEL x PALESTINA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONFLITO

ECONOMIA4 semanas ago

ONDE O PIX SERÁ INTEGRADO?

Educação & Cultura4 semanas ago

QUAL A FORMA PRECISA DA TERRA?

Educação & Cultura4 semanas ago

O CONCEITO DE NORMALIDADE É:

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

QUANTAS GALÁXIAS FORAM REVELADAS PELO TELESCÓPIO JAMES WEBB?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br

Miško iššūkis: sprendžiant galvosūkius reikia aukšto IQ 6 sekundžių Sąmoningumo iššūkis: 6 sekundžių iššūkis: kaip rasti nelogišką dalį Didžiausias dėmesys Greitiausias klaidos aptikimas: iššūkis tikrajam dėmesiui Skaitmeninės mįslės protingiesiems: tikrai ne visi išmokys atpažinti tekstą Tik 1 proc. žmonių gali surasti klaidą paveikslėlyje: iššūkis sąmoningumui Tik 8 sekundės