Politíca
ALPB homenageia Genival Matias com sessão especial e testemunho de deputados
Trata-se do Projeto de Lei 2.018/2020, de autoria do deputado Tião Gomes, que denomina de Escola Cidadã Integral e Técnica Deputado Genival Matias a atual Escola Cidadã Integral e Técnica Marechal Almeida Barreto, localizada na cidade de Juazeirinho, no Seridó paraibano. O PL estará na pauta de votação da próxima sessão Ordinária da ALPB.
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) homenageou, durante sessão remota, nesta quarta-feira (29), o deputado Genival Matias, falecido no último dia 19 de julho, após cair de uma moto aquática na praia de Serrambi, no Pernambuco. Na ocasião, foi veiculado um vídeo com depoimentos dos parlamentares, destacando as qualidades políticas e humanas de Genival Matias.
Em seguida, o presidente da Casa, Adriano Galdino, abriu espaço para que os parlamentares prestassem suas homenagens, individualmente. “Todos esses depoimentos serão transformados em um documentário, que será elaborado pela Assembleia Legislativa”, explicou Galdino.
“É algo surreal. De uma hora para outra não termos o nosso colega. É uma lição para todos nós. Perdi meu pai recentemente e sei o quanto é difícil a perda. Somente Deus para dar força e nos guiar com a vida como todo. Fica meu respeito a Genival como colega. Minha solidariedade a cada um e que nós possamos seguir em frente”, relatou a deputada Camila Toscano.
Em seu depoimento, o deputado Felipe Leitão ressaltou a característica conciliadora do deputado Genival Matias. “Com seu jeito conciliador, conseguiu, muitas vezes, juntar oposição e situação. Eu conhecia antes de ser deputado estadual e já nutria por ele um carinho e um respeito. Quando fui eleito também, estreitamos os laços. A nossa amizade extrapolou as barreiras do plenário da Assembleia. Nós tivemos uma convivência familiar. Pode não ter sido a amizade mais duradoura, mas foi a mais verdadeira. Para mim, esses dias têm sido muito duros”, disse Felipe. “Era um grande líder e foi um grande companheiro nessa atual legislatura”, complementou o deputado Bosco Carneiro.
Para o deputado Branco Mendes, a morte de Genival Matias é uma perda inestimável para a Paraíba. “A perda de Genival retrata o sentimento profundo de um homem que soube fazer amizades com a política. Convivi muitos anos com ele e sei o tamanho do seu coração e índole. A Paraíba perdeu um grande pai de família e político, e nós só temos a lamentar. Um homem que soube fazer o bem”, enfatizou o parlamentar.
Já a deputada Cida Ramos aproveitou o momento para se solidarizar com a família de Genival Matias e com o deputado Felipe Leitão, que presenciou a morte de Genival. “Morte é sempre ruptura, ainda mais nas condições em que Genival morreu. Sem tempo da última palavra, do último desejo e abraço. Me solidarizo demais com a família e com o deputado Felipe Leitão, que viveu o processo, pois estava ao lado dele. Minha convivência com ele foi sempre muito respeitosa e com muito carinho. Que a gente possa encontrar serenidade para enfrentar tantas perdas que estamos tendo nesse período difícil”, declarou.
O presidente da Casa, Adriano Galdino, destacou o espírito solidário de Genival Matias. “Durante a minha presença nesta Casa, sempre esteve ao meu lado, dividindo as dificuldades e nunca se furtou de me ouvir, de ajudar e de propor soluções. A ausência dele vai tornar mais árdua a minha estadia na presidência”, lamentou Galdino. “Sempre sorridente. Essa é a imagem que eu levo do meu grande amigo, com quem tive a honra de conviver durante muitos anos. Você fará muita falta, meu irmão”, finalizou emocionado o deputado Tião Gomes.
PROJETO DE LEI
Outra iniciativa em homenagem ao deputado aprovada, por unanimidade, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na reunião remota dessa terça-feira (27). Trata-se do Projeto de Lei 2.018/2020, de autoria do deputado Tião Gomes, que denomina de Escola Cidadã Integral e Técnica Deputado Genival Matias a atual Escola Cidadã Integral e Técnica Marechal Almeida Barreto, localizada na cidade de Juazeirinho, no Seridó paraibano. O PL estará na pauta de votação da próxima sessão Ordinária da ALPB.
Genival Matias tornou-se deputado estadual em 2010, pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), foi reeleito em 2014 e chegou ao terceiro mandato em 2018 com 26.777 votos, pelo Avante, partido que ocupava a presidência estadual. Na atual legislatura, ele era o vice-presidente da ALPB.