Saúde
DNA de hélice quádrupla é vista em células saudáveis pela primeira vez
Também já foram descobertas moléculas de DNA com seis letras, em vez das quatro tradicionais.
Biologia do DNA
Embora seja conhecida como “molécula de hélice dupla”, hoje já se sabe que existem muitos formatos de DNA,
Uma dessas variações, descoberta há pouco tempo, é a molécula de DNA de hélice quádrupla.
Agora, cientistas detectaram esse DNA de cadeia quádrupla em células humanas saudáveis pela primeira vez, mostrando que nossa genética é bem mais complicada do que parecia inicialmente.
Até agora, o DNA de quatro filamentos havia sido visto em algumas células cancerígenas e em experimentos químicos em laboratório, mas é a primeira vez que a molécula é visualizada em células humanas vivas e saudáveis, como uma estrutura estável criada por processos celulares normais.
“Sem dúvida, demonstramos que o DNA de fita quádrupla se forma nas células vivas,” disse Marco Di Antonio, do Imperial College de Londres. “Isso nos força a repensar a biologia do DNA”.
Também já foram descobertas moléculas de DNA com seis letras, em vez das quatro tradicionais.
Epigenética
A molécula de DNA típica é composta de quatro nucleobases – adenina, citosina, guanina e timina – e pode se configurar de várias maneiras. Ela cria uma estrutura de quatro fios quando quatro bases de guanina formam um quadrado – a guanina é a única base capaz de se ligar a si mesma.
Di Antonio afirma que a descoberta pode melhorar nossa compreensão de como o material genético “divulga” suas informações: “Sabemos exatamente o que o DNA faz, mas como a célula sabe onde expressar genes e quanta proteína produzir? Isso não sabemos.”
Os pesquisadores especulam que a estrutura quadruplex se forma para manter a molécula aberta e facilitar a leitura do código genético e, portanto, a produção de proteínas.
Ela também pode influenciar a quantidade de cada proteína produzida. Geralmente, essa função é desempenhada por marcadores epigenéticos – marcadores químicos no DNA que aumentam ou diminuem a atividade dos genes – e parece que a forma quadruplex do DNA tem um papel semelhante.
“Existe uma espécie de cruzamento entre a formação de DNA quadruplex e os marcadores epigenéticos,” disse Di Antonio. “A forma quadruplex é uma marca epigenética por si só.”