Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Séries de ficção em áudio revivem era das radionovelas

Transmitida entre 1941 e 1943, “Em Busca da Felicidade” foi uma trama importada de Cuba, sobre um casal que tinha uma filha, fruto de uma relação extraconjugal

“Senhoras e senhoritas, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro apresenta ‘Em Busca da Felicidade’, emocionante novela de Leandro Blanco.” Assim anunciava o locutor em cada episódio da primeira radionovela produzida no Brasil.

Transmitida entre 1941 e 1943, “Em Busca da Felicidade” foi uma trama importada de Cuba, sobre um casal que tinha uma filha, fruto de uma relação extraconjugal. Com altos índices de audiência, a radionovela pavimentou o caminho para o sucesso do gênero no país.

“A obra prendeu tanto a atenção feminina que a poderosa Rádio Nacional recebeu mais de um milhão de cartas enviadas de todos os cantos do país endereçadas aos produtores e intérpretes da trama”,diz Ricardo Medeiros, autor do livro “Dramas no Rádio”, em que fala sobre as radionovelas dos anos 1950 e 1960.

“Foi um gênero que atravessou décadas, transformando milhares de pessoas em ouvintes cativos. Os dramas emocionavam, levavam o público às lágrimas, à raiva, ao riso.”Até que vieram os televisores, ocupando o espaço antes dedicado às transmissões radiofônicas. A importância das radionovelas e também a do radioteatro, com tramas mais curtas, nunca foi apagada, mas esses formatos pareciam ter ficado mesmo no passado.

Quem diria, no entanto, que o algoz da própria televisão, o consumo de obras por streaming, seria responsável por uma espécie de ressurgimento das radionovelas e do radioteatro no país? Pelo menos é o que parece mostrar uma gama de novas produções sendo lançadas em serviços de conteúdo sob demanda.

Batizadas como audiosséries, audiodramas, audioteatros ou até mesmo como podcasts de ficção, essas novas produções não escondem as raízes nesse tipo de entretenimento do passado. E engana-se quem pensa que elas vieram apenas para engrossar um quase saturado mercado de podcasts: elas têm formato bem diferente, com sonoplastia, elenco, montagem e trilha sonora elaborados.

“Quem me lembrou dessa semelhança com as radionovelas foi a Gloria Perez, que na verdade disse que o que eu estava fazendo era um pouco de radioteatro”, diz o escritor Edney Silvestre, que publica uma trilogia de audiosséries em parceria com a Storytel, streaming com ênfase em audiolivros.

“Seria sensacional termos um movimento de volta das radionovelas. O que temos hoje no rádio é noticiário –a ficção ficou com a TV e o streaming–, então seria maravilhoso, principalmente em meio a tantas vozes boas que temos.”

O trio de produções lançadas por Silvestre é formado por “Casa Comigo”, “Sarah em São Paulo” e “O Brilho por Trás das Nuvens”, originalmente escritas para o teatro.

“Minha agência conhecia essas peças que eu tinha escrito e perguntou se eu toparia gravar em áudio e se eu mesmo poderia fazer a narração. Eu achei fantástico, porque foi uma maneira de deixar as peças vivas do lado de fora da gaveta ou do computador.”

Silvestre explica que “Sarah em São Paulo”, por exemplo, esteve próxima de ser encenada, há alguns anos. Mas, após um desentendimento entre atriz e diretor, ele engavetou a obra. Algo parecido aconteceu com “Casa Comigo”, que seria montada em São Paulo neste ano, pela dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, mas precisou ser adiada por causa da Covid-19. Uma produção deve acontecer em 2021.

O novo formato pode ser uma boa solução para redescobrir obras esquecidas, divulgar o que nunca teve apoio financeiro para chegar ao público ou, falando sobre o presente, justamente driblar as restrições impostas pela pandemia.

O autor torce para que essa espécie de radionovela contemporânea venha para ficar e cita como suas vantagens o custo baixo e seu amplo alcance. “Pode ser um belo caminho para a dramaturgia brasileira contemporânea”, diz.

A opinião é compartilhada por Jaqueline Vargas, criadora de “#tdvaificar…”, outra produção que remete à era do rádio e que deve estrear no mês que vem. “Eu acho que o fator financeiro sempre tem que ser levado em conta. Em uma novela ou série você move muito mais gente, há um investimento muito maior. Na audiossérie é mais simples”, afirma a roteirista das séries de TV “Sessão de Terapia” e “Rua Augusta”.

“Eu acho que é um formato que tem tudo para crescer, porque você pode contar histórias sem necessariamente ter um grande orçamento. Além disso, é algo fascinante esse hábito de ouvir, fechar os olhos e imaginar”, completa.

Ela diz que, por não ser da época das radionovelas, leu várias obras de Janet Clair, uma das principais autoras de folhetins de rádio e TV do país, para se habituar às particularidades dessas narrativas em áudio. Em “#tdvaificar…”, no entanto, ela se descolou do passado para contar uma história bem atual: a forma como o coronavírus tem impactado as pessoas, por meio de um drama que se desenrola em um futuro distópico e sem vacina.

Para Ricardo Medeiros, há espaço para que essas histórias faladas voltem a figurar como uma forma contemporânea de entretenimento. “As radionovelas têm potencial para estarem nas próprias emissoras de rádio. Basta que os temas sejam interessantes e em sintonia com os tempos atuais”, diz.

É isso que o Spotify buscou fazer. O gigante do streaming de música lançou, neste mês, o podcast de ficção científica “Sofia”, que fala da nossa relação com a tecnologia a partir de uma assistente virtual. Nomes conhecidos da televisão se renderam à nova moda, e o elenco da produção inclui Monica Iozzi, Cris Vianna, Otaviano Costa e Hugo Bonemer.

Iniciativas semelhantes vêm surgindo em outros lugares. O Teatro Oficina, por exemplo, tem publicado “peças radiofônicas” na internet. Como em um podcast, cada episódio traz uma narrativa diferente, uma espécie de leitura dramática das peças, mas aqui com trilha e efeitos sonoros.

Lá fora, a tendência foi impulsionada pelas restrições da pandemia. O dramaturgo inglês Alan Ayckbourn, por exemplo, aproveitou o momento para gravar uma peça jamais produzida. Nos Estados Unidos, Adam Greenfield, diretor do teatro off-Broadway Playwrights Horizons, encomendou uma série de peças em áudio para a internet.

Trilogia Edney Silvestre

A plataforma sueca Storytel, dedicada a audiolivros, lançou três peças do autor, narradas por ele mesmo: “Sarah em São Paulo”, “O Brilho por Trás das Nuvens” e “Casa Comigo”Sofia

Primeira áudio-série de ficção produzida pelo Spotify no Brasil, fala sobre uma assistente virtual e tem elenco formado por Monica Iozzi, Cris Vianna, Otaviano Costa e Hugo BonemerPytuna

Dubladores já consagrados se juntaram para criar essa ficção, que gira justamente em torno de uma rádio, criada para combater um governo totalitárioGilmar Baltazar, Detetive Particular

O Gshow lançou recentemente esta série investigativa, protagonizada por Fernando CarusoRádio Uzona

Paralisado pela pandemia, o Teatro Oficina tem publicado, nas principais plataformas de streaming, peças gravadas da casa dos atores#tdvaificar…

Jaqueline Vargas prepara para agosto uma série em áudio sobre a Covid-19, em que acompanha os moradores de um prédio em um futuro distópico e sem vacina para a doença

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca7 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca8 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca8 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional10 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional1 dia ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública1 dia ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública1 dia ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE1 dia ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO1 dia ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde1 dia ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO1 dia ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO1 dia ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO1 dia ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura1 dia ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura1 dia ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário1 dia ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca1 dia ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

ECONOMIA1 dia ago

Imposto de Renda 2025: prazo para entrega da declaração termina em 30 de maio

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br