Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Jovem brasileira cria plataforma de agricultura digital reconhecida internacionalmente

A tecnologia está disponível para ser aplicada em 25 tipos de cultivos, entre os mais variados grãos, café, cana-de-açúcar, fruticultura, e serve não somente para produtores, como para indústrias de insumos e até de alimentos e bebidas, conforme listou Mariana.

Antes dos 30 anos de idade ela já é reconhecida internacionalmente por conta da inovação que proporcionou à agropecuária brasileira. A jovem Mariana Vasconcelos, eleita pela Forbes como uma das jovens CEOs de maior destaque em 2019, co-criadora da Agrosmart, uma plataforma de soluções para agricultura digital, contou sua história ao Giro do Boi em entrevista concedida nesta quarta-feira, dia 29.

As raízes da empreendedora estão em Itajubá, município de Minas Gerais onde nasceu. Ali perto, em Pedralva-MG, sua família já tinha lavoura e criava cavalos da raça Mangalarga Marchador. “Então eu cresci acompanhando o dia a dia no campo, na lavoura, na criação do Mangalarga Marchador. Eu estava muito acostumada a acompanhar ali o dia a dia e a dificuldade de tomada de decisão no campo. Eu não queria, a princípio, ficar na fazenda, trabalhar no agro, eu acabei indo estudar administração, fui trabalhar com tecnologia, e aí em determinado momento da minha carreira eu parei e pensei que eu podia trazer de volta as tecnologias que eu estava lidando na indústria também para o campo”, recordou.

Com a criação da Agrosmart, Mariana transformou o processo de tomada de decisão do produtor, incorporando previsibilidade com maior precisão à mera intuição do produtor de quando plantar, o que plantar ou quando irrigar, por exemplo. “Então a gente começou a trabalhar com este conceito de colocar sensores na lavoura, entender o microclima, monitorar ali em tempo real e, em cima disso, ajudar o produtor a tomar a melhor decisão”, resumiu.

Conforme explicou a empresária, a companhia desenvolveu sensores para uso dentro das lavouras para monitorar condições e coletar dados que auxiliam o produtor nas tomadas de decisão relacionadas às condições do tempo, otimização da irrigação e até manejo sanitário da lavoura. Os testes começaram na propriedade de sua família e, a partir do projeto piloto, continuou processo de expansão até se tornar, atualmente, em uma das maiores plataformas de agricultura digital da América Latina.

“A primeira coisa que a gente faz é monitorar a lavoura. Existe dois tipos de monitoramento, o monitoramento remoto, que é por imagem de satélite, […] o produtor entra no nosso site, já cria a sua área e começa a receber imagens que dão indicadores da saúde da lavoura, e o monitoramento através de sensores onde a gente trabalha com estações meteorológicas, com pluviômetros digitais que permitem a gente saber onde está chovendo em tempo real, em cada talhão, sem ter que ir no campo, com sensores de solo, que nos dão ideia de quanto de água tem disponível no solo”, esclareceu Vasconcelos.

A empreendedora salientou ainda que não é preciso conexão pela internet em toda a fazenda para para funcionamento da tecnologia. A inovação, além de gerar os relatórios, já sugere a melhor decisão com base em algoritmos especialmente desenvolvidos para os equipamentos. “Tudo isso sem necessidade de ter internet, de ter sinal de celular lá no campo. Nós reunimos estes dados na plataforma em que a gente consegue ver e a gente ajuda a transformar esse dado numa tomada de decisão através de algoritmos”, detalhou.

Mariana exemplificou a utilidade da plataforma de agricultura digital na prática. “Através de recomendações no caso do manejo da irrigação, por exemplo, a gente diz exatamente o quanto de água tem que colocar em cada talhão para aproveitar a máxima eficiência do sistema, dando somente a água necessária, economizando o custo de energia e aumentando a produção. A gente tem a nossa própria previsão do tempo, que é a mais precisa do mercado para sete dias, então entender melhor as condições e como elas vão estar a cada hora nos próximos três dias ajuda o produtor a planejar a operação. Nós temos modelos de previsão de doenças, no caso por exemplo da previsão da ferrugem de café, que com 15 dias antes a gente consegue saber o risco da doença no campo para que o produtor consiga agir no momento correto para economizar insumos e reduzir perdas”, ilustrou.

Conforme ressaltou a empresária, além de sugerir decisões, o sistema pode ser operado com o estabelecimento de parâmetros programados para lembrar o produtor de certas tarefas sempre que uma determinada combinação de condições se repetir, por exemplo.

“A gente permite que ele automatize a tomada de decisão através da criação de regras, onde o agrônomo ou o próprio produtor consegue ser lembrado de fazer aquilo que ele precisa no momento correto. Então a gente tem, por exemplo, alertas de momentos de pulverização, momentos de plantio, ou para soltar mais abelhas de polinização. Tudo aquilo que é baseado no conhecimento agronômico, da experiência do campo, mas que a gente acaba às vezes esquecendo de fazer na correria do dia a dia. A gente olha as condições ideais da lavoura, os pontos de atenção e lembra o produtor de agir no momento correto”, frisou.

Funcionando já há seis anos, a plataforma tem conquistado resultados consistentes para os seus usuários. Segundo a empreendedora, a tecnologia viabiliza redução de até 60% do uso de água na irrigação, 40% de redução do custo de energia, casos de aumento de produção em até 20% e redução de perda das lavouras, como no caso do café, de 30% para 3%, antecipando o problema com a ferrugem.

A tecnologia está disponível para ser aplicada em 25 tipos de cultivos, entre os mais variados grãos, café, cana-de-açúcar, fruticultura, e serve não somente para produtores, como para indústrias de insumos e até de alimentos e bebidas, conforme listou Mariana.

Pelos impactos positivos não somente no resultado do produtor, mas também na sustentabilidade da cadeia e por levar a tecnologia aplicável em larga escala ao campo, a plataforma e sua própria CEO e co-criadora Mariana Vasconcelos já foram reconhecidos nacional e internacionalmente em diversos momentos. “Fomos considerados um dos negócios de impacto mais relevante no mundo da tecnologia pelo Fórum Econômico Mundial”, acrescentou.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE6 horas ago

Sara Cabral lidera pesquisa DataVox em Bayeux com ampla vantagem

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Projeto da FLIC usa o cinema para discutir temas do Enem

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Música, performance e circo na programação do Viva Usina

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba tem músicas de Mozart, Beethoven e Villa-Lobos

Politíca6 horas ago

Projeto de Jutay proíbe reconhecimento facial ou biometria para garantir bem-estar de deficientes e neurodivergentes

Politíca13 horas ago

Gervásio debate desafios e oportunidades para o país com principais lideranças políticas e empresariais

Internacional14 horas ago

Elon Musk pode comprar a Globo? Entenda a possibilidade com base na Constituição

CIDADE19 horas ago

Feira Móvel do Produtor estreia na Feira de Jaguaribe nesta quarta-feira

ESTADO19 horas ago

Governo da Paraíba divulga resultado parcial do edital do Programa Paraíba sem Fronteiras

AGRICULTURA & PECUÁRIA19 horas ago

Asplan comemora tramitação do PL que pune invasores de terras e diz é preciso aprovação para aumentar segurança no campo

CONCURSO E EMPREGO19 horas ago

Prefeito ressalta geração de empregos durante visita às obras de expansão da empresa AeC

CIDADE19 horas ago

Prefeitura de João Pessoa e CMS iniciam Conferência sobre ‘Gestão do Trabalho e Educação na Saúde’ 

CIDADE19 horas ago

Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa inicia atendimentos em urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

ESTADO19 horas ago

Governo da Paraíba intensifica obras em aeródromos estaduais

Nacional19 horas ago

CCJ da Câmara deve votar projetos contra invasões de terras

Judiciário19 horas ago

Presidente do TRE-PB inspeciona atendimento eleitoral no Espaço Cultural

CIDADE19 horas ago

CCJ aprecia 30 matérias na reunião da CMJP

ESTADO19 horas ago

Clubes e entidades assinam o termo do programa Paraíba Esporte Total nesta terça-feira (23)

ESTADO20 horas ago

Artesanato paraibano conquista Reconhecimento de Excelência da Unesco e do Conselho Mundial do Artesanato

ESTADO20 horas ago

Paraíba teve mais de 5,5 mil contratos renegociados pelo Desenrola FIES

CIDADE20 horas ago

Prefeitura lança edital 2024 do Apoio Universitário para 300 estudantes e programa chega à marca de 735 beneficiados

ESTADO20 horas ago

Governo realiza última rodada de consultas públicas sobre gestão dos recursos hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas

ESTADO20 horas ago

Paraíba registra aumento de mais de 40% na quantidade de descargas atmosféricas no primeiro trimestre de 2024

Politíca20 horas ago

Veneziano homenageia 376 anos do Exército Brasileiro e enaltece postura atual das Forças Armadas, em defesa da Constituição e da democracia

Politíca20 horas ago

Murilo lamenta falecimento de Agassiz Almeida e destaca trajetória política do ex-sogro em defesa da democracia

Politíca20 horas ago

Família, amigos e autoridades se despedem do ex-deputado Agassis Almeida em velório na ALPB

Politíca20 horas ago

Tovar integra grupo de 63 políticos que participaram da I Romaria dos Parlamentares

ENTRETENIMENTO20 horas ago

Quinteto Uirapuru se apresenta na Igreja da Guia, nesta sexta, 26 – É o projeto “Templos de Fé e Música” que une arte e educação

Nacional20 horas ago

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

Nacional21 horas ago

Janja leva Lula ao Palácio do Planalto em carro de R$ 449 mil

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional23 horas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO23 horas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde23 horas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública23 horas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA4 dias ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional4 dias ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura4 dias ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura5 dias ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional5 dias ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura5 dias ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura1 semana ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional1 semana ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca1 semana ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE1 semana ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Segurança Pública1 semana ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde1 semana ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA1 semana ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional2 semanas ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde2 semanas ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Saúde2 semanas ago

POR QUE O BRASIL TEM RECORDE DE CASOS DE DENGUE?

Nacional2 semanas ago

SOTAQUE CARIOCA: POR QUE SE FALA CHIADO NO RJ?

Saúde2 semanas ago

O QUE O CAFÉ FAZ REALMENTE COM O SEU CORPO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA COCADA DE MARACUJÁ

Saúde2 semanas ago

IBGE APONTA QUE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ADULTA ESTÁ ACIMA DO PESO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br