Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Séries de ficção em áudio revivem era das radionovelas

Transmitida entre 1941 e 1943, “Em Busca da Felicidade” foi uma trama importada de Cuba, sobre um casal que tinha uma filha, fruto de uma relação extraconjugal

“Senhoras e senhoritas, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro apresenta ‘Em Busca da Felicidade’, emocionante novela de Leandro Blanco.” Assim anunciava o locutor em cada episódio da primeira radionovela produzida no Brasil.

Transmitida entre 1941 e 1943, “Em Busca da Felicidade” foi uma trama importada de Cuba, sobre um casal que tinha uma filha, fruto de uma relação extraconjugal. Com altos índices de audiência, a radionovela pavimentou o caminho para o sucesso do gênero no país.

“A obra prendeu tanto a atenção feminina que a poderosa Rádio Nacional recebeu mais de um milhão de cartas enviadas de todos os cantos do país endereçadas aos produtores e intérpretes da trama”,diz Ricardo Medeiros, autor do livro “Dramas no Rádio”, em que fala sobre as radionovelas dos anos 1950 e 1960.

“Foi um gênero que atravessou décadas, transformando milhares de pessoas em ouvintes cativos. Os dramas emocionavam, levavam o público às lágrimas, à raiva, ao riso.”Até que vieram os televisores, ocupando o espaço antes dedicado às transmissões radiofônicas. A importância das radionovelas e também a do radioteatro, com tramas mais curtas, nunca foi apagada, mas esses formatos pareciam ter ficado mesmo no passado.

Quem diria, no entanto, que o algoz da própria televisão, o consumo de obras por streaming, seria responsável por uma espécie de ressurgimento das radionovelas e do radioteatro no país? Pelo menos é o que parece mostrar uma gama de novas produções sendo lançadas em serviços de conteúdo sob demanda.

Batizadas como audiosséries, audiodramas, audioteatros ou até mesmo como podcasts de ficção, essas novas produções não escondem as raízes nesse tipo de entretenimento do passado. E engana-se quem pensa que elas vieram apenas para engrossar um quase saturado mercado de podcasts: elas têm formato bem diferente, com sonoplastia, elenco, montagem e trilha sonora elaborados.

“Quem me lembrou dessa semelhança com as radionovelas foi a Gloria Perez, que na verdade disse que o que eu estava fazendo era um pouco de radioteatro”, diz o escritor Edney Silvestre, que publica uma trilogia de audiosséries em parceria com a Storytel, streaming com ênfase em audiolivros.

“Seria sensacional termos um movimento de volta das radionovelas. O que temos hoje no rádio é noticiário –a ficção ficou com a TV e o streaming–, então seria maravilhoso, principalmente em meio a tantas vozes boas que temos.”

O trio de produções lançadas por Silvestre é formado por “Casa Comigo”, “Sarah em São Paulo” e “O Brilho por Trás das Nuvens”, originalmente escritas para o teatro.

“Minha agência conhecia essas peças que eu tinha escrito e perguntou se eu toparia gravar em áudio e se eu mesmo poderia fazer a narração. Eu achei fantástico, porque foi uma maneira de deixar as peças vivas do lado de fora da gaveta ou do computador.”

Silvestre explica que “Sarah em São Paulo”, por exemplo, esteve próxima de ser encenada, há alguns anos. Mas, após um desentendimento entre atriz e diretor, ele engavetou a obra. Algo parecido aconteceu com “Casa Comigo”, que seria montada em São Paulo neste ano, pela dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, mas precisou ser adiada por causa da Covid-19. Uma produção deve acontecer em 2021.

O novo formato pode ser uma boa solução para redescobrir obras esquecidas, divulgar o que nunca teve apoio financeiro para chegar ao público ou, falando sobre o presente, justamente driblar as restrições impostas pela pandemia.

O autor torce para que essa espécie de radionovela contemporânea venha para ficar e cita como suas vantagens o custo baixo e seu amplo alcance. “Pode ser um belo caminho para a dramaturgia brasileira contemporânea”, diz.

A opinião é compartilhada por Jaqueline Vargas, criadora de “#tdvaificar…”, outra produção que remete à era do rádio e que deve estrear no mês que vem. “Eu acho que o fator financeiro sempre tem que ser levado em conta. Em uma novela ou série você move muito mais gente, há um investimento muito maior. Na audiossérie é mais simples”, afirma a roteirista das séries de TV “Sessão de Terapia” e “Rua Augusta”.

“Eu acho que é um formato que tem tudo para crescer, porque você pode contar histórias sem necessariamente ter um grande orçamento. Além disso, é algo fascinante esse hábito de ouvir, fechar os olhos e imaginar”, completa.

Ela diz que, por não ser da época das radionovelas, leu várias obras de Janet Clair, uma das principais autoras de folhetins de rádio e TV do país, para se habituar às particularidades dessas narrativas em áudio. Em “#tdvaificar…”, no entanto, ela se descolou do passado para contar uma história bem atual: a forma como o coronavírus tem impactado as pessoas, por meio de um drama que se desenrola em um futuro distópico e sem vacina.

Para Ricardo Medeiros, há espaço para que essas histórias faladas voltem a figurar como uma forma contemporânea de entretenimento. “As radionovelas têm potencial para estarem nas próprias emissoras de rádio. Basta que os temas sejam interessantes e em sintonia com os tempos atuais”, diz.

É isso que o Spotify buscou fazer. O gigante do streaming de música lançou, neste mês, o podcast de ficção científica “Sofia”, que fala da nossa relação com a tecnologia a partir de uma assistente virtual. Nomes conhecidos da televisão se renderam à nova moda, e o elenco da produção inclui Monica Iozzi, Cris Vianna, Otaviano Costa e Hugo Bonemer.

Iniciativas semelhantes vêm surgindo em outros lugares. O Teatro Oficina, por exemplo, tem publicado “peças radiofônicas” na internet. Como em um podcast, cada episódio traz uma narrativa diferente, uma espécie de leitura dramática das peças, mas aqui com trilha e efeitos sonoros.

Lá fora, a tendência foi impulsionada pelas restrições da pandemia. O dramaturgo inglês Alan Ayckbourn, por exemplo, aproveitou o momento para gravar uma peça jamais produzida. Nos Estados Unidos, Adam Greenfield, diretor do teatro off-Broadway Playwrights Horizons, encomendou uma série de peças em áudio para a internet.

Trilogia Edney Silvestre

A plataforma sueca Storytel, dedicada a audiolivros, lançou três peças do autor, narradas por ele mesmo: “Sarah em São Paulo”, “O Brilho por Trás das Nuvens” e “Casa Comigo”Sofia

Primeira áudio-série de ficção produzida pelo Spotify no Brasil, fala sobre uma assistente virtual e tem elenco formado por Monica Iozzi, Cris Vianna, Otaviano Costa e Hugo BonemerPytuna

Dubladores já consagrados se juntaram para criar essa ficção, que gira justamente em torno de uma rádio, criada para combater um governo totalitárioGilmar Baltazar, Detetive Particular

O Gshow lançou recentemente esta série investigativa, protagonizada por Fernando CarusoRádio Uzona

Paralisado pela pandemia, o Teatro Oficina tem publicado, nas principais plataformas de streaming, peças gravadas da casa dos atores#tdvaificar…

Jaqueline Vargas prepara para agosto uma série em áudio sobre a Covid-19, em que acompanha os moradores de um prédio em um futuro distópico e sem vacina para a doença

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA1 dia ago

Abono PIS/Pasep 2022: pagamento será feito em dezembro com aumento no valor?

ECONOMIA1 dia ago

R$ 7,5 bilhões esperando por você nos bancos: veja como sacar

CIDADE1 dia ago

Projeto Caravana do Esporte promove confraternização natalina voltada às Comunidades

Politíca1 dia ago

Deputado Sargento Neto comemora aprovação de lei que proíbe linguagem neutra em órgãos públicos

Politíca1 dia ago

PT de João Pessoa realiza prévia para definir nome que irá concorrer a Prefeitura nas Eleições 2024

Judiciário1 dia ago

União estável pode ser equiparada a casamento no Código Penal

Segurança Pública1 dia ago

Senado avalia pena maior para registro não autorizado de intimidade sexual

Segurança Pública1 dia ago

CSP vota pena maior em lesão contra filho adotivo de policial

Educação & Cultura1 dia ago

Novo Ensino Médio: relatora recomenda aumentar carga horária de formação geral

Nacional1 dia ago

CPI das ONGs vota relatório final na terça-feira

Educação & Cultura1 dia ago

Senado Aprova: política de atenção psicossocial nas escolas é destaque

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova proibição de compra de armas de fogo por quem responde a processo de violência contra a mulher

Judiciário1 dia ago

Nota pública: CNMP reduz transparência das remunerações de promotores e procuradores e impõe grave retrocesso ao controle social

Educação & Cultura1 dia ago

Amigos na escola: Não escolhemos pela similaridade, mas pelas conexões

Saúde1 dia ago

Função cerebral perdida após derrame é recuperada em cobaias

Saúde1 dia ago

Derivado de soja pode amenizar efeitos da menopausa

Saúde1 dia ago

Construído primeiro modelo digital completo do ouvido humano

Saúde1 dia ago

Descoberta forma de inibir proteína mutante que causa câncer de pulmão

Educação & Cultura1 dia ago

OS DINOSSAUROS VIVERAM NO BRASIL?

Educação & Cultura1 dia ago

COMO PREVENIR ENCHENTES UTILIZANDO SISTEMAS DE DRENAGENS SUSTENTÁVEIS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Saúde1 dia ago

URUCUM AJUDA A REDUZIR GORDURA NO FÍGADO

Internacional1 dia ago

ESSEQUIBO: POR QUE A VENEZUELA DISPUTA ÁREA COM A GUIANA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Governo apreende 12 toneladas de defensivos roubados, falsificados e vencidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Relatório do USDA corta estimativa de produção de soja para o Brasil

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Publicada lista de dezembro dos produtos com direito a bônus do PGPAF

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Cigarrinha-das-pastagens: controle químico ou biológico? Qual o mais eficiente

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

BALANÇO 2023 – CNA: FOI UM ANO DE SAFRA CHEIA E BOLSO VAZIO

Internacional1 dia ago

“Krisenmodus” é escolhida a palavra do ano na Alemanha

Internacional1 dia ago

Greve nacional de maquinistas paralisa trens na Alemanha

Segurança Pública11 meses ago

ÚLTIMO MINUTO: Invasor que quebrou relógio trazido por Dom João VI é identificado

Internacional11 meses ago

Fórum Econômico Mundial Declara que Pedófilos ‘Salvarão a Humanidade’

CIDADE12 meses ago

Entretenimento e Solidariedade: Prefeitura de Santa Rita realiza o Natal Solidário

Segurança Pública11 meses ago

Polícia Militar prende 10 procurados da Justiça pelos crimes de homicídio e roubo

Internacional6 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública11 meses ago

Suspeito de ameaçar mulher em motel é preso com drogas e armas em Campina Grande

Internacional5 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Saúde10 meses ago

TUBERCULOSE

Segurança Pública9 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Nacional11 meses ago

PF prende homem filmado ao destruir relógio no Palácio do Planalto

Judiciário7 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Xuxa é condenada por plágio e deverá pagar multa de R$62 milhões

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Internacional11 meses ago

Britânica é presa pelo “crime” de… “talvez ter rezado em silêncio” perto de uma clínica de aborto!

Segurança Pública11 meses ago

URGENTE: Marcola, líder do PCC, é transferido para Brasília por determinação de Flávio Dino

ENTRETENIMENTO5 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Presentes para amigo da onça: 48 ideias divertidas

Segurança Pública11 meses ago

Suspeito de tráfico é apreendido com arma e drogas durante reforço das ações em Cruz do Espírito Santo 

ENTRETENIMENTO12 meses ago

As 10 melhores cores de tintas para sala pequena

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Segurança Pública11 meses ago

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico e apreende três armas de fogo em Campina Grande

Nacional4 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública8 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional9 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

Nacional8 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

ENTRETENIMENTO11 meses ago

A LINGUIÇA CAMPEIRA MAIS FAMOSA DO RS É DO ALEGRETE

ECONOMIA11 meses ago

Real vai acabar e nova moeda do Mercosul vai entrar em vigor? Entenda

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Como recuperar mensagens apagadas do Instagram

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Novo botão ágil do YouTube Music baixa até 200 músicas de uma vez

Educação & Cultura1 dia ago

Senado Aprova: política de atenção psicossocial nas escolas é destaque

Educação & Cultura1 dia ago

OS DINOSSAUROS VIVERAM NO BRASIL?

Educação & Cultura1 dia ago

COMO PREVENIR ENCHENTES UTILIZANDO SISTEMAS DE DRENAGENS SUSTENTÁVEIS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Saúde1 dia ago

URUCUM AJUDA A REDUZIR GORDURA NO FÍGADO

Internacional1 dia ago

ESSEQUIBO: POR QUE A VENEZUELA DISPUTA ÁREA COM A GUIANA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

BALANÇO 2023 – CNA: FOI UM ANO DE SAFRA CHEIA E BOLSO VAZIO

ECONOMIA2 dias ago

A INDÚSTRIA DO COURO ANIMAL E A RESPONSABILIDADE PELO DESMATAMENTO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

AS EVIDÊNCIAS DE QUE JESUS TERIA TIDO MAIS DO QUE 12 APÓSTOLOS

Saúde2 dias ago

CERCA DE 600 MIL PESSOAS MORREM POR ANO DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

TECNOLOGIA É ALIADA NA FORMAÇÃO DE JOVENS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

TRIBUTAÇÃO DAS BIG TECHS PODERIA GERAR ARRECADAÇÃO DE R$ 80 BI AO ANO

Internacional2 dias ago

2023 TERMINARÁ COMO O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

BRANGUS: A FUSÃO PERFEITA ENTRE RUSTICIDADE E QUALIDADE DE CARNE

Nacional4 dias ago

MORTE DE BOTOS NA AMAZÔNIA ACENDE O ALERTA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

MERCADO DOS DEFENSIVOS BIOLÓGICOS É UM DOS QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO PREPARAR A MELHOR TERRA PARA PLANTAR

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

DIVERSIDADE NO TRABALHO PODE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

O ANO DE 2023 VIVE COLAPSO CLIMÁTICO

Nacional5 dias ago

OPEP +: BRASIL RECEBE CONVITE PARA ENTRAR EM CARTEL DOS PRODUTORES DE PETRÓLEO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A CADA APARELHO CONSERTADO, UM LIXO ELETRÔNICO A MENOS NO MUNDO

ECONOMIA5 dias ago

SUPERMERCADISTAS PROJETAM CONSUMO 62% MAIOR QUE EM 2022

Internacional5 dias ago

ACORDO ENTRE UNIÃO EUROPEIA E MERCOSUL PODE FRACASSAR, ADMITE LULA

ECONOMIA5 dias ago

BRASIL DESPERDIÇA GRANDE POTENCIAL NO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

ENTRETENIMENTO5 dias ago

PIRAÍBA: O GIGANTE DO RIO ARAGUAIA EM PERIGO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

PROJETO FACILITA USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

Saúde1 semana ago

MUNDO VIVE EPIDEMIA DE SOLIDÃO, APONTA OMS

Educação & Cultura1 semana ago

A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Saúde1 semana ago

EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DE CÂNCER NO BRASIL

Saúde1 semana ago

BURITI É CONSIDERADO UM PODEROSO REMÉDIO

Advertisement
Advertisement

Vejam também