Connect with us

Educação & Cultura

Com ciências em alta, o que professores podem fazer para diversificar suas aulas?

Com assuntos científicos diariamente no noticiário, é a vez de professores começarem a desmistificar a aprendizagem, seja em casa ou na escola, e investirem em atividades práticas

Atualmente, 136 vacinas estão em estudo no mundo todo, unidas em um único objetivo: conter o novo coronavírus (COVID-19). Desde o início da pandemia no Brasil, as manchetes de jornais carregam diariamente expressões como EPIs (Equipamento de Proteção Individual), vacina, medicamentos com ou sem comprovação científica, sequenciamento do genoma viral em tempo recorde por equipe brasileira e assim por diante.

O que todos esses assuntos têm em comum? A valorização da ciência a passos largos, assunto abordado em pesquisas e eventos. Em julho, a Conferência Ethos, realizada pela primeira vez de forma online, reuniu um time de infectologistas, pesquisadores e professores da Universidade Federal de Goiás e da USP (Universidade de São Paulo) para questionar ‘Sairemos da pandemia com uma ciência reforçada?’. Já a pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus” indicou que 5 a cada 10 jovens consideram que a pandemia pode trazer mais prestígio, reconhecimento e investimentos para a ciência e pesquisa e para a saúde pública.

Julia Moura, fundadora da TEC Educação e autora de 35 livros didáticos sobre como trabalhar ciências e tecnologia de maneira democrática em sala de aula, afirma que a pandemia apresentou uma abertura para que haja um diálogo nas residências brasileiras sobre a importância das ciências. “Eu já trabalho com ciências, então, para mim, EPI não era uma palavra nova. Mas nunca ouvi falar tanto nisso como estou ouvindo agora. Acho que nunca se falou tanto sobre ciência como nesse momento. Como se trata de fenômeno que envolve o mundo todo, começamos a enxergar que isso faz parte do nosso dia a dia, e assim surge a brecha para falarmos sobre o assunto”, explica.

Mais prática é igual a mais envolvimento
Para a especialista, além de aproveitar que assuntos científicos estão sendo amplamente abordados na mídia, usar o contexto atual também pode ser uma forma de diversificar o tipo de conteúdo a qual crianças e adolescentes têm acesso durante as aulas à distância.

Incentivar o engajamento e estimular o interesse por disciplinas e conteúdos que envolvam as ciências deve ser feito, segundo Julia, a partir de atividades práticas e mão na massa, nas quais os conceitos teóricos são explicados de maneira simples. Isso faz sentido: basta fazer um exercício de relembrar os tempos de escola. O que era mais legal: uma aula no laboratório ou uma aula expositiva na sala de aula?

“O método científico pressupõe que você analise o ambiente, formule e teste hipóteses. Essa parte do teste é muito rica para conseguir o engajamento da criança ou do jovem, porque estamos muito acostumados a aulas 100% expositivas, o que, em um contexto de aula remota, é mais difícil ainda de engajar”, defende.

Além disso, propor que estudantes se dediquem a atividades mais práticas possibilita um descanso das telas, amplamente usadas no momento para suprir a falta do contato presencial. “O olho começa a ficar seco e a mente a ficar dispersa. Pensar que crianças têm seis horas de aula todos os dias em frente a uma tela é quase uma jornada de trabalho.” Dessa forma, é algo como unir o útil ao agradável: aproveitar o assunto em alta, dinamizar as aulas, engajar os estudantes, propor atividades práticas que deem um descanso para o corpo e a mente e, junto a tudo isso, incentivar o aprendizado de ciências de forma mais descontraída. Para Julia, esse é o único caminho.

“O mais interessante é que só aprendemos ciências na prática. Nunca trabalhei ensino de ciências sem que as crianças construíssem suas próprias experiência. Todos os estudos e divulgações científicas são sempre feitos usando experimentos, e isso é muito legal porque você está aprendendo na prática. E, vale ressaltar: os maiores aprendizados são aqueles que aprendemos por nós mesmos. Então, se o aluno pode realizar um trabalho manual, é uma oportunidade bastante interessante. Se juntar a isso o ensino de ciências, fica melhor ainda.”

O que pode ser feito na prática?
Não é porque as aulas ainda estão sendo realizadas à distância e crianças e jovens não têm acesso ao laboratório de ciências da escola que não é possível propor atividades práticas. “Eu sempre faço uma pegadinha nas minhas palestras ao perguntar quem já teve acesso a um laboratório científico de alto rendimento. Quando ninguém levanta a mão, eu mostro a foto de uma cozinha, porque essa é a verdade: até hoje, muitos experimentos são realizados na cozinha de casa.”

Dessa forma, professores não precisam pensar em atividades mirabolantes para propor. Para estudar suspensão coloidal, exemplifica Julia, e conceitos como moléculas e fluido não-newtoniano, ela sugere algo simples, que todas as casas têm: água e Maizena (amido de milho). “Ao invés de só explicar os componentes da biologia e trabalhar uma fórmula de física, você pode propor que os alunos façam a mistura e manipulem. Quando eles colocam força e velocidade, a mistura fica dura. Quando mexem devagarinho, fica mole. Quando você trabalha usando seus sentidos e realmente transfere aquilo para uma experiência, fica muito mais fácil de aprender.”

Outra ideia é usar a linguagem dos próprios jovens e propor, por exemplo, que façam uma apresentação de determinado conteúdo usando um vídeo do TikTok. Indicar vídeos e filmes – ou até a produção de um vídeo, assim como de um seminário curto – são outras dicas. Para Julia, o importante é ter em mente a estreita relação entre o ensino de ciências e tecnologia e a experimentação.

Ciência é só no laboratório?
Outro exercício interessante é pensar que a atividade com maizena citada por Julia, por exemplo, não precisaria ser realizada, no caso do ensino presencial, no laboratório de ciências da escola; bastariam alguns potes em sala de aula e os alunos divididos em grupo. Esse seria um caminho simples e rápido para propor mudanças, mesmo que simples, na forma de ensinar ciências presencialmente. Entretanto, é igualmente fácil imaginar que seriam poucos os professores dispostos a realizar essa ‘bagunça momentânea’ em prol de uma atividade mão na massa.

Por isso, Julia reforça que a ciência geralmente não trabalha na ordem, mas sim acontece no caos. “Veja o que estamos vivendo agora. A vacina para o coronavírus é apenas a ponta do iceberg, teremos muitos outros avanços na ciência, que é usada para resolver problemas. Nesse sentido, acredito na importância da desconstrução dos padrões e do local onde a ciência é realizada, porque em um momento de necessidade, as pessoas simplesmente começam a fazer como e onde é possível.”

Isso explica o surgimento de diversos grupos de pessoas e iniciativas de produção de respiradores alternativos, EPIs e outros materiais para ajudar no combate à pandemia. Segundo a especialista, adultos e jovens que tiveram acesso a impressoras 3D, por exemplo, e decidiram imprimir componentes de escudos faciais são exemplos dos chamados cientistas cidadãos, pessoas que atuam para melhorar a sociedade desenvolvendo experiências e contribuindo da forma que podem, usando materiais aos quais têm acesso. “Esse movimento contribui para desconstruir algumas coisas, como a figura do laboratório e a ideia de que apenas os mais inteligentes podem fazer ciência. Isso não é verdade.”

A importância de democratizar o ensino de ciências
Com praticamente a vida toda dedicada ao tema, Julia defende a democratização do ensino de ciências e tecnologia e, para isso, afirma que é preciso iniciar um processo de repensar como esses conteúdos são ensinados à crianças. Segundo a especialista, não só no contexto escolar, mas no próprio ambiente acadêmico, existe um tabu em torno de carreiras técnico científicas, e uma crença de que essas são oportunidades para poucos.

Como motivos, ela cita a existência de pesquisas que comprovaram que pessoas acreditam que não são capazes de acompanhar esses cursos. “Nos Estados Unidos e na América Latina, há uma série de pessoas que optam por fazer outro curso na faculdade que acham que tem mais a ver com suas capacidades, porque realmente acreditam que não conseguirão fazer um curso técnico científico”, afirma. 

Um passo para mudar essa mentalidade é investir no ensino de ciências desde pequeno. E, para isso, não é preciso de muito: bastam materiais que toda casa tem. Essa é a proposta do mais de 50 vídeos no canal da TEC Educação no YouTube, que ensina experiências práticas para crianças e jovens a partir de materiais do dia a dia.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura8 horas ago

Cabedelo realiza Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal de ensino

Judiciário8 horas ago

Viúva de ex-deputado estadual tem negado pedido de pagamento de pensão  

Educação & Cultura8 horas ago

Alunos encantam público na Mostra de Dança das Escolas Municipais realizada pela Prefeitura de João Pessoa

ECONOMIA9 horas ago

Vendas da Black Friday ‘frustram’ mercado e recuam 14,4% este ano

ECONOMIA9 horas ago

Com gasto eleitoral ‘exorbitante’, necessidade de financiamento dá ‘salto’ de 89%

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

Flopou! 5 redes sociais que não cativaram os brasileiros em 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

Funções Secretas do Seu Celular que Vão te Deixar de Queixo Caído

ECONOMIA9 horas ago

Com alta dos alimentos, IPCA-15 de novembro sobe para 0,33%

Esporte9 horas ago

Dois jogos do Paraibano 2023 são investigados pela operação Penalidade Máxima

Esporte9 horas ago

F1: Esteban Ocon lidera testes finais em Abu Dhabi; Incidentes marcam sessão

Esporte9 horas ago

ITIA garante que Djokovic não recusou fazer teste antidoping na Copa Davis

Esporte10 horas ago

Jogo do Flamengo está entre os investigados pelo Ministério Público de Goiás por manipulação de resultados

Esporte10 horas ago

Quanto Amanda Nunes ganhou para nocautear Ronda Rousey em 48 segundos? Veja os valores

ECONOMIA10 horas ago

Alckmin confirma transferência de R$ 8,7 bilhões a municípios

Esporte10 horas ago

Suns e Magic faturam 7ª vitória seguida na NBA; Celtics voltam a vencer

Educação & Cultura10 horas ago

Alunos da Rede Municipal participam do ‘CineAfro’ e debatem sobre questões étnico-raciais

Nacional10 horas ago

Janones será investigado pela Polícia Federal, Abin e PGR

Nacional10 horas ago

Nísia desconversa sobre contrato milionário com farmacêutica de um só funcionário

Nacional10 horas ago

VÍDEO: Nikolas Ferreira é agredido por servidor da Câmara; Caso vai parar na Polícia Legislativa

Nacional10 horas ago

Lula se torna o 1º presidente a diminuir representatividade feminina no STF

Nacional10 horas ago

Bolsonaro diz que PL vai lançar senadores em todos os estados em 2026

CIDADE10 horas ago

Vereadores entregam ao prefeito Cícero Lucena projeto que cria incentivos fiscais para revitalização do Centro Histórico

CIDADE10 horas ago

Servidores Municipais de Cabedelo recebem salário de novembro nesta quarta-feira, dia 29

CIDADE11 horas ago

TCE-PB realiza curso de aperfeiçoamento para prefeitos, vereadores e agentes públicos da região de Piancó

ESTADO11 horas ago

Primeira-dama do Estado e vice-governador prestigiam Gincana do Procon e destacam importância do evento para consumo consciente

ESTADO11 horas ago

Governo da Paraíba realiza Seminário de Formação Antirracista para profissionais dos Centros de Assistência Social

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Cinep abre vagas de estágio e interessados na seleção já podem fazer inscrições

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Paraíba gera saldo de 3.773 vagas com carteira assinada em outubro e expansão de emprego é mais de 190%, revela Caged

ESTADO11 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na final e cliente tem 48h para resolver pendência

ESTADO11 horas ago

Programa do Leite chega às cidades de Areial e Esperança e passa a atender mais de 31 mil famílias

Segurança Pública10 meses ago

ÚLTIMO MINUTO: Invasor que quebrou relógio trazido por Dom João VI é identificado

Internacional11 meses ago

Fórum Econômico Mundial Declara que Pedófilos ‘Salvarão a Humanidade’

CIDADE11 meses ago

Entretenimento e Solidariedade: Prefeitura de Santa Rita realiza o Natal Solidário

Segurança Pública10 meses ago

Polícia Militar prende 10 procurados da Justiça pelos crimes de homicídio e roubo

Internacional5 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública10 meses ago

Suspeito de ameaçar mulher em motel é preso com drogas e armas em Campina Grande

Saúde10 meses ago

TUBERCULOSE

Internacional4 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Segurança Pública8 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Nacional10 meses ago

PF prende homem filmado ao destruir relógio no Palácio do Planalto

Judiciário12 meses ago

Justiça determina prazo de 24 horas para saída do hotel QUALITY SUITES hotel em João Pessoa além de multa de R$ 800.000,00 e prisão para quem resistir

Judiciário6 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Xuxa é condenada por plágio e deverá pagar multa de R$62 milhões

ENTRETENIMENTO5 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Neste final de semana: Circo Mundo Mágico apresenta Patati e Patatá em João Pessoa

Internacional11 meses ago

Britânica é presa pelo “crime” de… “talvez ter rezado em silêncio” perto de uma clínica de aborto!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Segurança Pública10 meses ago

URGENTE: Marcola, líder do PCC, é transferido para Brasília por determinação de Flávio Dino

ENTRETENIMENTO4 meses ago

JIBÓIA

Segurança Pública10 meses ago

Suspeito de tráfico é apreendido com arma e drogas durante reforço das ações em Cruz do Espírito Santo 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

As 10 melhores cores de tintas para sala pequena

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Segurança Pública10 meses ago

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico e apreende três armas de fogo em Campina Grande

Nacional4 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Presentes para amigo da onça: 48 ideias divertidas

Segurança Pública8 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional9 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

Nacional7 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

ENTRETENIMENTO11 meses ago

A LINGUIÇA CAMPEIRA MAIS FAMOSA DO RS É DO ALEGRETE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Cine Bangüê exibe longa-metragem ‘Miami-Cuba’ nesta quinta-feira

Internacional12 horas ago

POBREZA NA AMÉRICA LATINA CAI PARA 29% EM 2022 E ALCANÇA NÍVEIS PRÉ-PANDEMIA

Internacional12 horas ago

A COP28 SERÁ CAPAZ DE REVERTER A MAIOR ONDA DE CALOR DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE?

Saúde12 horas ago

MEDICINA XUKURU: ANCESTRALIDADE QUE CURA

ENTRETENIMENTO12 horas ago

RECEITA DO BOLINHO DE LUA DE MEL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

AQUECIMENTO GLOBAL: IMAGENS DA NASA MOSTRAM EVOLUÇÃO ALARMANTE ENTRE 1880 E 2023

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

CULTIVO DE CACAU PODEM AJUDAR A RECUPERAR ÁREAS DEGRADADAS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

FLORADA DOS CAMBUÍS ENFEITA BRASÍLIA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

5 RAÇAS BRASILEIRAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Educação & Cultura2 dias ago

CURSOS TÉCNICOS TÊM AUXILIADO NA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

AGAVE É USADO PARA PRODUZIR BIOCOMBUSTÍVEL

ECONOMIA2 dias ago

ANEEL MANTÉM DESCONTO NA CONTA DE LUZ EM DEZEMBRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TÁXI AÉREO ELÉTRICO CHEGA A NOVA YORK EM 2025

Saúde1 semana ago

QUALIDADE DE SONO É FUNDAMENTAL PARA MANTER VIDA SAUDÁVEL NA VELHICE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

FESTIVAL EM MG OFERECE DELÍCIAS COM JABUTICABA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

APRENDA A CONTROLAR OS ÁCAROS NAS PLANTAS

Internacional1 semana ago

QUEM É O PRESIDENTE ELEITO DA ARGENTINA E QUAL O IMPACTO DE SUA VITÓRIA

Esporte1 semana ago

AQUECIMENTO DA TERRA PREOCUPA ÀS VÉSPERAS DA COP-28, EM DUBAI

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA TRIBUTÁRIA NÃO PROVOCARÁ ALTA NOS PREÇOS

Saúde1 semana ago

OMS ALERTA PARA AMEAÇA DE NOVA PANDEMIA POR CAUSA DE DESMATAMENTO E DAS MUDANÇAS

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE É O EL NIÑO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AS IMAGENS DO TELESCÓPIO ESPACIAL EUCLIDES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECNOLOGIA VIVA – EPISÓDIO 7

ECONOMIA2 semanas ago

COMO DESENVOLVER A ECONOMIA NA AMAZÔNIA SEM DESMATAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

SUPERTEMPESTADE SOLAR: O QUE É O FENÔMENO QUE PODE ACABAR COM A INTERNET?

Saúde2 semanas ago

MÉDICO ALERTA PARA RISCOS COM A SAÚDE COM ONDA DE CALOR

ECONOMIA2 semanas ago

13º SALÁRIO PREVÊ MAIS DE R$ 290 BILHÕES PARA AQUECER ECONOMIA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PRODUTOR INVESTE NO CULTIVO DO MOGNO AFRICANO

Saúde2 semanas ago

PRIMEIRA VACINA CONTRA CHIKUNGUNYA É APROVADA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CHINA DISPONIBILIZA FUNDO BILIONÁRIO PARA DESENVOLVER ROBÓTICA

Segurança Pública2 semanas ago

COMO SE PROTEGER DE GOLPES E FRAUDES NA BLACK FRIDAY

Advertisement
Advertisement

Vejam também