Connect with us

Educação & Cultura

Com ciências em alta, o que professores podem fazer para diversificar suas aulas?

Com assuntos científicos diariamente no noticiário, é a vez de professores começarem a desmistificar a aprendizagem, seja em casa ou na escola, e investirem em atividades práticas

Atualmente, 136 vacinas estão em estudo no mundo todo, unidas em um único objetivo: conter o novo coronavírus (COVID-19). Desde o início da pandemia no Brasil, as manchetes de jornais carregam diariamente expressões como EPIs (Equipamento de Proteção Individual), vacina, medicamentos com ou sem comprovação científica, sequenciamento do genoma viral em tempo recorde por equipe brasileira e assim por diante.

O que todos esses assuntos têm em comum? A valorização da ciência a passos largos, assunto abordado em pesquisas e eventos. Em julho, a Conferência Ethos, realizada pela primeira vez de forma online, reuniu um time de infectologistas, pesquisadores e professores da Universidade Federal de Goiás e da USP (Universidade de São Paulo) para questionar ‘Sairemos da pandemia com uma ciência reforçada?’. Já a pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus” indicou que 5 a cada 10 jovens consideram que a pandemia pode trazer mais prestígio, reconhecimento e investimentos para a ciência e pesquisa e para a saúde pública.

Julia Moura, fundadora da TEC Educação e autora de 35 livros didáticos sobre como trabalhar ciências e tecnologia de maneira democrática em sala de aula, afirma que a pandemia apresentou uma abertura para que haja um diálogo nas residências brasileiras sobre a importância das ciências. “Eu já trabalho com ciências, então, para mim, EPI não era uma palavra nova. Mas nunca ouvi falar tanto nisso como estou ouvindo agora. Acho que nunca se falou tanto sobre ciência como nesse momento. Como se trata de fenômeno que envolve o mundo todo, começamos a enxergar que isso faz parte do nosso dia a dia, e assim surge a brecha para falarmos sobre o assunto”, explica.

Mais prática é igual a mais envolvimento
Para a especialista, além de aproveitar que assuntos científicos estão sendo amplamente abordados na mídia, usar o contexto atual também pode ser uma forma de diversificar o tipo de conteúdo a qual crianças e adolescentes têm acesso durante as aulas à distância.

Incentivar o engajamento e estimular o interesse por disciplinas e conteúdos que envolvam as ciências deve ser feito, segundo Julia, a partir de atividades práticas e mão na massa, nas quais os conceitos teóricos são explicados de maneira simples. Isso faz sentido: basta fazer um exercício de relembrar os tempos de escola. O que era mais legal: uma aula no laboratório ou uma aula expositiva na sala de aula?

“O método científico pressupõe que você analise o ambiente, formule e teste hipóteses. Essa parte do teste é muito rica para conseguir o engajamento da criança ou do jovem, porque estamos muito acostumados a aulas 100% expositivas, o que, em um contexto de aula remota, é mais difícil ainda de engajar”, defende.

Além disso, propor que estudantes se dediquem a atividades mais práticas possibilita um descanso das telas, amplamente usadas no momento para suprir a falta do contato presencial. “O olho começa a ficar seco e a mente a ficar dispersa. Pensar que crianças têm seis horas de aula todos os dias em frente a uma tela é quase uma jornada de trabalho.” Dessa forma, é algo como unir o útil ao agradável: aproveitar o assunto em alta, dinamizar as aulas, engajar os estudantes, propor atividades práticas que deem um descanso para o corpo e a mente e, junto a tudo isso, incentivar o aprendizado de ciências de forma mais descontraída. Para Julia, esse é o único caminho.

“O mais interessante é que só aprendemos ciências na prática. Nunca trabalhei ensino de ciências sem que as crianças construíssem suas próprias experiência. Todos os estudos e divulgações científicas são sempre feitos usando experimentos, e isso é muito legal porque você está aprendendo na prática. E, vale ressaltar: os maiores aprendizados são aqueles que aprendemos por nós mesmos. Então, se o aluno pode realizar um trabalho manual, é uma oportunidade bastante interessante. Se juntar a isso o ensino de ciências, fica melhor ainda.”

O que pode ser feito na prática?
Não é porque as aulas ainda estão sendo realizadas à distância e crianças e jovens não têm acesso ao laboratório de ciências da escola que não é possível propor atividades práticas. “Eu sempre faço uma pegadinha nas minhas palestras ao perguntar quem já teve acesso a um laboratório científico de alto rendimento. Quando ninguém levanta a mão, eu mostro a foto de uma cozinha, porque essa é a verdade: até hoje, muitos experimentos são realizados na cozinha de casa.”

Dessa forma, professores não precisam pensar em atividades mirabolantes para propor. Para estudar suspensão coloidal, exemplifica Julia, e conceitos como moléculas e fluido não-newtoniano, ela sugere algo simples, que todas as casas têm: água e Maizena (amido de milho). “Ao invés de só explicar os componentes da biologia e trabalhar uma fórmula de física, você pode propor que os alunos façam a mistura e manipulem. Quando eles colocam força e velocidade, a mistura fica dura. Quando mexem devagarinho, fica mole. Quando você trabalha usando seus sentidos e realmente transfere aquilo para uma experiência, fica muito mais fácil de aprender.”

Outra ideia é usar a linguagem dos próprios jovens e propor, por exemplo, que façam uma apresentação de determinado conteúdo usando um vídeo do TikTok. Indicar vídeos e filmes – ou até a produção de um vídeo, assim como de um seminário curto – são outras dicas. Para Julia, o importante é ter em mente a estreita relação entre o ensino de ciências e tecnologia e a experimentação.

Ciência é só no laboratório?
Outro exercício interessante é pensar que a atividade com maizena citada por Julia, por exemplo, não precisaria ser realizada, no caso do ensino presencial, no laboratório de ciências da escola; bastariam alguns potes em sala de aula e os alunos divididos em grupo. Esse seria um caminho simples e rápido para propor mudanças, mesmo que simples, na forma de ensinar ciências presencialmente. Entretanto, é igualmente fácil imaginar que seriam poucos os professores dispostos a realizar essa ‘bagunça momentânea’ em prol de uma atividade mão na massa.

Por isso, Julia reforça que a ciência geralmente não trabalha na ordem, mas sim acontece no caos. “Veja o que estamos vivendo agora. A vacina para o coronavírus é apenas a ponta do iceberg, teremos muitos outros avanços na ciência, que é usada para resolver problemas. Nesse sentido, acredito na importância da desconstrução dos padrões e do local onde a ciência é realizada, porque em um momento de necessidade, as pessoas simplesmente começam a fazer como e onde é possível.”

Isso explica o surgimento de diversos grupos de pessoas e iniciativas de produção de respiradores alternativos, EPIs e outros materiais para ajudar no combate à pandemia. Segundo a especialista, adultos e jovens que tiveram acesso a impressoras 3D, por exemplo, e decidiram imprimir componentes de escudos faciais são exemplos dos chamados cientistas cidadãos, pessoas que atuam para melhorar a sociedade desenvolvendo experiências e contribuindo da forma que podem, usando materiais aos quais têm acesso. “Esse movimento contribui para desconstruir algumas coisas, como a figura do laboratório e a ideia de que apenas os mais inteligentes podem fazer ciência. Isso não é verdade.”

A importância de democratizar o ensino de ciências
Com praticamente a vida toda dedicada ao tema, Julia defende a democratização do ensino de ciências e tecnologia e, para isso, afirma que é preciso iniciar um processo de repensar como esses conteúdos são ensinados à crianças. Segundo a especialista, não só no contexto escolar, mas no próprio ambiente acadêmico, existe um tabu em torno de carreiras técnico científicas, e uma crença de que essas são oportunidades para poucos.

Como motivos, ela cita a existência de pesquisas que comprovaram que pessoas acreditam que não são capazes de acompanhar esses cursos. “Nos Estados Unidos e na América Latina, há uma série de pessoas que optam por fazer outro curso na faculdade que acham que tem mais a ver com suas capacidades, porque realmente acreditam que não conseguirão fazer um curso técnico científico”, afirma. 

Um passo para mudar essa mentalidade é investir no ensino de ciências desde pequeno. E, para isso, não é preciso de muito: bastam materiais que toda casa tem. Essa é a proposta do mais de 50 vídeos no canal da TEC Educação no YouTube, que ensina experiências práticas para crianças e jovens a partir de materiais do dia a dia.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 dias ago

Brasil à beira do abismo: inação do Senado e das autoridades alimenta a ameaça de uma ditadura silenciosa

Internacional3 dias ago

Na ilha El Hierro, moradores ajudam imigrantes africanos

Internacional3 dias ago

Ucrânia produz mísseis próprios de longo alcance

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

Com X bloqueado no Brasil, quais as principais alternativas?

Judiciário3 dias ago

Mariz apoia transformação de Comarcas com mais de 5 mil processos em terceira entrância e defende concursos para o TJPB

Nacional3 dias ago

Damares exige que Lula demita Silvio Almeida imediatamente

Nacional4 dias ago

Governo Lula desiste da participação do MST no desfile de 7 de setembro e alega “Dificuldades Logísticas”

Judiciário4 dias ago

STF convoca audiência pública sobre escolas cívico-militares

Segurança Pública4 dias ago

Ex-‘A Fazenda’, viúva de funkeiro, fã de Lula: quem é a influencer presa por suspeita de lavagem de dinheiro

Nacional4 dias ago

Organização denuncia ministro de Lula por assédio sexual; Anielle Franco seria uma das vítimas

Politíca4 dias ago

Vitória de Lula e Lira: Hugo Motta é escolhido para a sucessão da Câmara em eleição que Deixa adversários sem chance

Politíca4 dias ago

Diretor executivo da Funjope é homenageado na Assembleia Legislativa por sua contribuição à cultura

Internacional4 dias ago

Putin declara apoio a Kamala Harris contra Trump

Saúde4 dias ago

Prefeitura capacita profissionais da atenção básica para atendimento às vítimas de violência doméstica na Capital 

Politíca4 dias ago

Marmuthe agradece e comemora o recapeamento asfáltico nas principais ruas do Valentina

ESTADO4 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês de setembro concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

ESTADO4 dias ago

Divulgada a programação do desfile cívico-militar de 7 de setembro em João Pessoa

Saúde4 dias ago

Secretaria Municipal de Saúde reforça importância da vacinação em idade escolar

Educação & Cultura4 dias ago

Profissionais das escolas integrais se reúnem para avaliar boas práticas e o protagonismo na educação

ENTRETENIMENTO4 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 dias ago

Juízo das Garantias: Presidente do TJPB apresenta Anteprojeto de Lei a representantes da advocacia

Segurança Pública4 dias ago

Preso na PB procurado da Justiça do Mato Grosso envolvido em esquema de roubo de motos

ENTRETENIMENTO4 dias ago

Banda Karisma se apresenta na edição especial desta sexta-feira

Judiciário4 dias ago

Supremo em alerta: Nunes Marques quebra padrão e leva suspensão do X para decisão coletiva no plenário do STF

Educação & Cultura4 dias ago

Ensino médio técnico dos institutos federais é destaque do “Me Conta, Brasil”

Politíca4 dias ago

Caminhada com o povo: Cícero destaca obras de infraestrutura, saúde, educação e lazer realizadas na área do Cristo Redentor

Judiciário4 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

ECONOMIA4 dias ago

Principal evento de economia do Nordeste inicia programação na UFPB, com participação do Banco do Nordeste

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

Estagiários da ESG conhecem agricultura estratégica e sustentável na Embrapa Cerrados

Politíca4 dias ago

De João para Jhony: “espero contar com você e sua parceria a partir de 2025

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA8 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional8 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE8 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde8 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional8 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura8 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional8 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional8 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO9 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Internacional6 meses ago

China

Esporte3 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA2 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde6 dias ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA6 dias ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública6 dias ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE7 dias ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura7 dias ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO7 dias ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde2 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde2 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Saúde2 semanas ago

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADOS COM ANTÚRIO: COMO REPLANTAR E FAZER MUDAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

PESQUISADORES CRIAM SUBSTITUTO BIODEGRADÁVEL DO PLÁSTICO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL BUSCA EXPANDIR MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ALGODÃO

Educação & Cultura2 semanas ago

RACISMO ESTRUTURAL E DEMOCRACIA

Educação & Cultura2 semanas ago

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravizados e sua Abolição

CIDADE3 semanas ago

COMO O MUNDO PODE RESOLVER O PROBLEMA DOS LIXÕES

Saúde3 semanas ago

NOVA VARIANTE DO HIV ESTÁ CIRCULANDO EM TRÊS ESTADOS DO BRASIL

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO FAZER UMA FAROFA CAIPIRA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ALABAI GIGANTE: O NASCIMENTO E OS SEGREDOS DESSA RAÇA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

NORDESTE TEM SEGUNDO RECORDE NA PRODUÇÃO EÓLICA EM 2024

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br