Connect with us

Internacional

Crise migratória se agrava no sul da Europa

Prefeitos italianos se revoltam contra governo em Roma e denunciam superlotação nos centros de acolhimento. Países no Mediterrâneo registram aumentos na chegada de migrantes e pedem ajuda à União Europeia.

Prefeitos de várias localidades italianas se revoltam contra o governo em Roma e relatam as péssimas condições nos centros de acolhimento de migrantes – que, com frequência, são pequenos demais e acabam superlotados. Alguns ainda exigem a proibição de novas admissões em suas municipalidades.

Mas de 13 mil migrantes chegaram à Itália em 2020 através do mar Mediterrâneo, o que representa um total de 9 mil pessoas a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), muitos decidiram fazer essa perigosa travessia no mês de julho, quando as condições de navegação são um pouco melhores.

Felix Weiss, da ONG Sea Watch de resgates marítimos de migrantes, retornou à Alemanha após várias semanas em uma missão de reconhecimento aéreo sobre a ilha de Lampedusa, um dos principais pontos de chegada de migrantes no território italiano. Ele alerta que a situação no local esta prestes a se deteriorar.

“A situação em Lampedusa é extremamente tensa. Nos últimos meses, quase 5 mil pessoas chegaram à ilha por conta própria. Isso equivale a dois ou três barcos por dia”, relatou. O grupo de voluntários alemães não registrou nenhuma agressão, mas recentemente, dois pequenos estaleiros que armazenam as embarcações dos migrantes foram incendiados.

Weiss diz ter sentido uma mudança de postura por parte da população local, que costumava ser tolerante para com os migrantes. Atualmente, a maior parte dos refugiados que chegaram a Lampedusa são da Tunísia, país cuja economia também foi fortemente abalada pela pandemia de covid-19.

Populistas tentam tirar proveito da crise

A epidemia do novo coronavírus aumentou a pressão econômica sobre a população local. O turismo, a maior fonte de renda da ilha, entrou em colapso. Weiss estima que, até o momento, o número de visitantes deve ser de menos da metade do normal. Se os barcos de migrantes começarem a chegar nas praias turísticas, o que já aconteceu recentemente, a situação pode se tornar ainda mais complicada.

Dentro desse quadro, as ofertas de ajuda vindas de Roma nem sempre são bem recebidas. O governo italiano propôs enviar um navio de quarentena para abrigar migrantes na municipalidade de Porto Empedocle, na Sicília, mas o prefeito rejeitou a medida, temendo riscos ainda maiores para o turismo na região.

Barco com migrantes da Tunísia chega à ilha italiana de Lampedusa
Barco com migrantes da Tunísia chega à ilha italiana de Lampedusa

A prevenção contra a covid-19 nos centros de acolhimento vem sendo bastante problemática. Centenas de migrantes optaram por deixar ilegalmente esses locais, em violação às regras de quarentena. Ainda assim, não houve registro de um novo surto da doença.

Enquanto isso, o líder do partido populista de extrema direita Liga, Matteo Salvini, tenta obter ganhos políticos com a situação. Há uma semana, em visita a Lampedusa, o ex-ministro do Interior – que quando estava no cargo fez todo o possível para bloquear a entrada de migrantes no país – culpou diretamente o aumento da chegada de novas embarcações de refugiados pelas más condições do turismo e da pesca na região.

Salvini, que foi recebido por um grande número de apoiadores na ilha, vem utilizando repetidamente em seus discursos e postagens no Twitter o termo “invasão” e questionando se é realmente necessário fornecer ajuda aos migrantes.

Pedido de ajuda à União Europeia

O governo italiano reagiu aos pedidos de ajuda dos municípios com o envio das Forças Armadas. Em torno de 300 soldados foram enviados para a Sicília para vigiar os campos de refugiados e as estações de quarentena. 

Roma reforçou o pedido de mais apoio por parte da União Europeia (UE), o que implica que os parceiros europeus devem contribuir mais para fornecer abrigo e cuidados aos migrantes e requerentes de asilo que chegam à Europa através da costa italiana.

Na noite de sexta-feira (31/07), a ministra do Interior, Luciana Lamorgese, e seu homólogo francês, Christophe Castaner, chegaram a um consenso para dar sobrevida ao chamado Acordo de Malta sobre a distribuição de migrantes no sul da Europa para outras regiões do continente. Dentro do pacto de 2019, um grupo de nações europeias – incluindo a Alemanha – concordou em aceitar uma distribuição ordenada dos migrantes. Na prática, porém, o plano não vem funcionando.

Mas, não é apenas a Itália que registra um número crescente de pessoas em busca de refúgio. A Espanha também vem registrando um aumento na chegada de migrantes através do Mediterrâneo. Em julho, foram 2 mil pessoas a mais do que nos meses anteriores. Em Murcia e Almería, chegaram no ultimo fim de semana em torno de 700 refugiados, na maioria, vindos da Argélia, e não do Marrocos, como seria de costume.

Contudo, ao contrário da Itália, a situação na Espanha não piorou em relação ao ano anterior, com exceção das ilhas Canárias. O governo, porém, não tem a situação totalmente sob controle. Observadores denunciam desentendimentos entre as autoridades no que diz respeito à jurisdição, devido á imposição de quarentena obrigatória.

O governo espanhol não quer que os refugiados sejam alojados nos centros de acolhimento, temendo novas contaminações de coronavírus, e insiste que as localidades devem fornecer as acomodações necessárias por conta própria. Isso vem sendo feito através de barracões, o que também gera problemas em razão do calor intenso no país nos meses de verão.

A situação na Grécia, por outro lado, se mantem relativamente calma. A agência de refugiados do país registrou apenas 244 chegadas de migrantes em suas fronteiras em julho, em comparação com os 5.008 do mesmo mês no ano passado.

O problema no território grego, porém, continua sendo a superlotação dos campos de refugiados nas regiões insulares, além das denúncias de expulsões e deportações ilegais  de migrantes no país.

Itália promete reformar políticas migratórias

Enquanto os países que enfrentam esses desafios ainda tentam se organizar em nível europeu, o governo da Itália quer dar um exemplo ao facilitar o trabalho das ONGs no resgate de migrantes. Relatos na imprensa italiana nesta sexta-feira afirmavam que o Partido Democrata (PD) e o Movimento Cinco Estrelas (M5S), que compõem a coalizão de governo, chegaram a um acordo para mudar as regras impostas pelo populista Salvini quando ocupava o Ministério do Interior.

Um dos termos do acordo estabelece o fim das pesadas multas impostas aos navios das organizações humanitárias que levam migrantes para os portos do país. Além disso, o governo quer reintroduzir a ampliação da ajuda humanitária aos refugiados e expandir os procedimentos de admissão.

Entretanto, Weiss, da ONG Sea Watch, ainda vê essas propostas com ceticismo, enquanto a situação no país permanece a mesma. “No momento, os serviços de resgate e emergência não trabalham conosco”, afirmou.

“As autoridades nos dizem que não vão mais trabalhar com as ONGs ou sequer dialogar com as organizações. Também vimos nos últimos dias como os barcos da Guarda Costeira simplesmente passam ao lado das embarcações e apenas recolhem os refugiados quando eles entram nas águas de Lampedusa”, relatou.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Temperatura

Instagram do Portal Informa Paraíba

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Educação & Cultura2 dias ago

Ensino fundamental: tecnologia, inclusão e formação cidadã para desenvolver os jovens do futuro

Nacional2 dias ago

Governança nas contratações públicas brasileiras

Politíca2 dias ago

Presidentes de partidos querem avançar com voto distrital misto até o fim do ano

Esporte2 dias ago

Atletas elogiam organização da 5ª edição da Maratona Internacional de João Pessoa

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Cantor José Orlando leva grandes sucessos para Festa das Neves nesta segunda-feira

Saúde2 dias ago

Prefeitura de João Pessoa pausa ação de vacinação durante o feriado e retoma na próxima quarta-feira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Daudeth Bandeira, Bebé de Natércio e Cristiano Oliveira apresentam show ‘Musicantoria’ na Festa das Neves

CIDADE2 dias ago

Prefeitura retoma operação para limpeza de fios em postes e combate à poluição visual em João Pessoa

ESTADO2 dias ago

🙏 04 de agosto – Dia do Padre: Um chamado sagrado, um servidor do povo, um homem de Deus

Judiciário2 dias ago

O IOF e sua natureza regulatória 

Educação & Cultura2 dias ago

6 dicas úteis para quando nossos filhos não estão ouvindo

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Prefeitura de João Pessoa reforça recomendações para público que vai ao show de Roberto Carlos

Nacional2 dias ago

📉 Avaliação do governo Lula estagna mesmo após crise com Trump

CIDADE2 dias ago

Evolução da Educação: do tradicional ensino jesuítico ao avanço tecnológico com sistemas Google e LEGO®

Judiciário2 dias ago

Os 10 segundos do homem morto: legítima defesa ou excesso?

Judiciário2 dias ago

O tsunami da Lei Anticorrupção

Judiciário2 dias ago

Neurodireitos: o novo desafio da Teoria dos Direitos Fundamentais

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova penas mais duras para militares que agredirem subordinados

Nacional2 dias ago

Deputados retomam votações após recesso

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Jovens precisam encontrar Jesus e não somente o conhecer

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Conab divulga novo monitoramento agrícola para regiões produtoras de grãos

Segurança Pública2 dias ago

Projeto propõe uso de fundos eleitorais em situações de calamidade pública

Segurança Pública2 dias ago

Recompensa por apreensão de armas ilegais pode ser votada na CSP

Segurança Pública2 dias ago

Cresce número de mulheres que buscam serviços do Centro de Referência e da Ronda Maria da Penha

Saúde2 dias ago

Prefeitura disponibiliza métodos contraceptivos gratuitos nas unidades de saúde da família

Esporte2 dias ago

Prefeitura de João Pessoa apoia realização da segunda edição do Passeio Ciclístico pelo Centro Histórico

Internacional2 dias ago

Hamas divulga vídeo do refém israelense Evyatar David em cativeiro em Gaza

Educação & Cultura2 dias ago

Datas comemorativas de agosto de 2025 para usar em atividades na escola

Educação & Cultura2 dias ago

Educação Infantil: ideias para planejar o espaço da sala de referência na volta à escola

Educação & Cultura2 dias ago

Equidade na Educação: como combater os vieses na sala de aula?

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário8 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Segurança Pública9 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO9 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Internacional9 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde9 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Educação & Cultura9 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Saúde9 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura9 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Saúde9 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura9 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde9 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde9 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura9 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Educação & Cultura9 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Sandra Sá, Companhia Municipal de Dança e Orquestra Sinfônica de João Pessoa fazem show nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO9 meses ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

ENTRETENIMENTO8 meses ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

Saúde8 meses ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como burlar o bloqueio do X (antigo Twitter) usando uma VPN

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

Saúde6 dias ago

QUAL A NOVA IDADE MÍNIMA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA?

Saúde6 dias ago

QUANTOS PASSOS REDUZEM 47% DA MORTALIDADE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE TRANSPORTA A MAIOR PARTE DA INTERNET?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO NASCEM OS PEIXES-PALHAÇO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

QUAL A MASSA DA SUPER-TERRA ENCONTRADA?

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

ALÉM DE TECIDOS, O ALGODÃO É USADO EM?

Internacional3 semanas ago

QUE DOUTRINA ESTABELECEU INFLUÊNCIA DOS EUA?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE CAUSOU O AQUECIMENTO NA GRANDE MORTE DO NO PERMIANO-TRIÁSSICO??

Saúde3 semanas ago

QUANTOS PASSOS REDUZEM RISCO DE CÂNCER?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUANTOS OBJETOS INTERESTELARES FORAM REGISTRADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

QUANDO AS AMOSTRAS DOS ASTEROIDES DEVEM CHEGAR À TERRA?

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

QUAL PROFISSÃO CRIATIVA MAIS CRESCEU?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

O QUE OS APPS GRATUITOS USAM PARA LUCRAR?

Internacional4 semanas ago

QUANTAS ARMAS NUCLEARES EXISTEM NO MUNDO?

Saúde4 semanas ago

QUAL DOENÇA INTESTINAL ESTÁ AUMENTANDO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

QUANDO OCORREU O EVENTO DE TUNGUSKA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

QUAL QI INDICA SUPERDOTAÇÃO?

Saúde1 mês ago

ANEMIA PODE VIRAR LEUCEMIA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

QUAL EMPRESA LANÇOU O CHATGPT?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

QUAL VALOR DO PLANO SAFRA 2025/2026?

Saúde1 mês ago

ONDE FOI INAUGURADO O 1º HOSPITAL PALIATIVO DO SUS?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUANTAS AVES PODEM SER EXTINTAS EM 100 ANOS?

Educação & Cultura1 mês ago

DE QUAL OBRA VEM O MITO DOS ANDRÓGINOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O QUE A IA É CAPAZ DE FAZER?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE O CALADIUM FAZ NO INVERNO?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE CAUSA QUEIMADURAS NO CRÓTON?

Educação & Cultura1 mês ago

O QUE O FÓSSIL REVELOU SOBRE SAURÓPODES?

Saúde1 mês ago

COMO A ÁGUA AJUDA OS RINS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

QUANTAS CONTAS FORAM VAZADAS?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

CONTRA O QUE O VINAGRE É EFICAZ?

Vejam também

Advertisement

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br