Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Milho transgênico saudável: fique bem informado, escrevem ex-membros do CTNBio

Nestes tempos de “fake news”, é melhor consultar a literatura científica.

Bom texto, escrito por Bela Gil, que embora não careça de quem a defenda, foi recentemente criticado de forma desproporcional. A crítica se estende a questões científicas que entendemos merecedoras de esclarecimentos.

O uso de produtos de descobertas da civilização humana, como os da Tecnologia do DNA recombinante (as variedades transgênicas, por exemplo), por gerarem efeitos adversos não previstos, interessa a todos. Neste sentido, é louvável o esforço de Bela Gil, que contribui para a desmistificação de ilusões apoiadas em cuidadosas campanhas de marketing, ofensivas à cultura e a soberania nacional.

Afirmou Bela Gil que o cultivo do milho transgênico empobrece o solo, desmata o Cerrado, converte os biomas brasileiros em monoculturas, estimula a fome mundo afora e que inexistem estudos que garantam sua segurança nutricional. Sobre estas afirmativas, leitor crítico afirma que “jamais vi um ataque tão esdrúxulo, e mentiroso…”.

A literatura científica não só dá suporte às afirmativas como também demonstra outros efeitos tão ou mais perversos do que os citados por Bela Gil. O milho transgênico excreta no solo uma quantidade de 4 a 16.000 vezes maior de toxinas com função inseticida do que microrganismos de solo. Isso altera a dinâmica, a qualidade e a diversidade da microbiota, comprometendo a fertilidade do solo. Igualmente, o avanço das lavouras transgênicas se dá em áreas desmatadas do Cerrado, da Amazônia, dos campos sulinos e outros biomas. Recente publicação internacional ilustra o avanço da pecuária e de lavouras do agronegócio em áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia e no Cerrado.

Embora ocorra aumento na produção de milho, soja e carne, isto traz redução na oferta de alimentos básicos e, em paralelo, a ampliação no número global de famintos. Além disso, Bela Gil está correta ao afirmar que os estudos sobre as variedades transgênicas são controversos, que eles não garantem a segurança alimentar e contribuem para o empobrecimento da dieta. De fato, as cultivares transgênicas são derivadas de variedades desbalanceadas nutricionalmente. Além disso, os grãos de milho transgênico contêm resíduos de inseticidas, toxinas e herbicidas em proporções superiores aos colhidos em outros sistemas agrícolas, notadamente aqueles envolvendo práticas de base agroecológica.

Dentre os herbicidas usados nas variedades transgênicas, aqueles à base de glifosato e 2,4 D têm também função de desreguladores endócrinos, associados diversas doenças, incluindo autismo e câncer.

Não importa a razão da tentativa de caluniar como mentiroso o artigo de Bela Gil. O mais relevante, conforme aponta a cozinheira, está no controle e no patenteamento das sementes geneticamente modificadas (GM). Ela percebe o quão triste é a situação de um país onde as safras de milho e soja precisam da autorização de meia dúzia de megaempresas detentoras da tecnologia para serem cultivadas e comercializadas. Um país onde os pequenos agricultores não podem manter suas sementes, onde as sementes crioulas estão sendo contaminadas com genes que comprometem suas qualidades e relações com a cultura local. Também é estarrecedor verificar o desconhecimento de pessoas, incluindo agrônomos, a respeito da erosão genética reconhecida pela própria FAO; trata-se de algo imposto também às variedades de milho no Brasil.

Em outras palavras, a degradação ocorre e se amplia por meio de mecanismos que estimulam o avanço de uma tecnologia totalitária, que não coexiste pacificamente com as demais. A pamonha e a polenta perderam o gosto, e os solos tendem a ser esterilizados pelo uso massivo de agroquímicos aplicados sobre as plantas transgênicas, bem como pela secreção de toxinas, nas plantas Bt.

Embora Bela Gil não tenha citado, a inserção de transgenes não afeta positivamente a produtividade. Os eventuais ganhos em rendimento nas lavouras transgênicas, que carregam eventos transgênicos (cp4Epsps, pat, dmo, e assim por diante) não resultam da presença dos transgenes, mas se devem a trabalhos tradicionais decorrentes de melhoramento genético que envolve distintas constelações de genes que operam em resposta às variações ambientais. As plantas transgênicas podem ser mais produtivas, ao longo do tempo, porque os transgenes são inseridos em variedades previamente melhoradas para ganho de produtividade.

Por serem aptas a ver receber cargas maiores de agrotóxicos, podem evitar reduções no rendimento potencial, em determinadas circunstâncias, mas o custo econômico e socioambiental dos agrotóxicos não pode ser desconsiderado. Simples assim: segundo dados do IBGE e o Ibama, o consumo de agrotóxicos aumentou duas vezes e meia mais do que a área plantada no período de 2010 a 2018.

Como a CTNBio não avalia os efeitos dos agrotóxicos associados às variedades transgênicas, os impactos dos agrotóxicos têm sido analisados em separado dos transgênicos. Contudo, eles são concomitantes em lavouras transgênicas. Por outro lado, variedades que contêm dois ou mais transgenes (empilhamento ou piramidação de transgenes), ampliam os custos dos cultivos. Sementes mais caras induzem os agricultores a, necessariamente, ampliar a área de cultivo. Com isso cresce o uso de agrotóxicos, favorecendo seleções negativas que levam a superpopulações de insetos e ocorrência massiva de patógenos. As implicações são conhecidas: exclusão social no campo, ocupação de áreas destinadas ao cultivo de produtos destinados à alimentação básica, morte de ocupantes tradicionais, queimadas e, pasmem: arranjos parlamentares para alterações de bases legais, que permitam “legalizar” crimes contra o Brasil.

E sim, uma planta transgênica que empilha genes exógenos que conferem tolerância aos herbicidas a base de 2,4-D, glifosato, glufosinato de amônio e isoxaflutole, compromete a vida do solo, onde vier a ser cultivada. Induzirá ainda a misturas destes venenos, no tanque dos pulverizadores, o que compromete mais do que a saúde do solo e dos consumidores dos grãos colhidos.

Os novos milhos transgênicos, ao induzirem a misturas de herbicidas, levam a aplicações de caldas tóxicas sobre as quais pouco sabemos. Todos os gestores das agências regulatórias sabem que a ciência não tem elementos para avaliar todos os riscos das misturas de agrotóxicos para a saúde humana, animal e ao meio ambiente. Os poucos estudos que existem não cobrem os possíveis efeitos da toxicidade das misturas, porque as combinações são infinitas e a susceptibilidade dos organismos também é variável.

Não é ameaçador? Aquele milho GM, assim como tantos outros, como a soja e o algodão geneticamente modificados, cultivados em sucessão, trazem riscos ainda não estudados suficientemente. Bela Gil está certa, o agrônomo está blefando.

Nestes tempos de “fake news”, é melhor consultar a literatura científica.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Harrison foi responsável pelo maior curso de pós-graduação da OAB-PB com 2,8 mil inscritos

ECONOMIA1 dia ago

PIS retroativo: veja como saber se há valores a receber

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Se você se acha bonito, vai namorar alguém que também pensa assim dela mesma

Saúde1 dia ago

Células do coração são regeneradas pela primeira vez – usando som

Saúde1 dia ago

Alerta: Terapias com células-tronco não têm o que prometem

Saúde1 dia ago

Descoberto hormônio que mantém ossos fortes quando mulheres amamentam

Saúde1 dia ago

LED implantável no corpo gera luz para destruir cânceres profundos

Judiciário1 dia ago

Projeto mantém o processo de divórcio e dissolução de união estável após a morte de um dos cônjuges

Educação & Cultura1 dia ago

Proposta cria programa para promover apoio à educação profissional

Educação & Cultura1 dia ago

Proposta destina até 15% do valor de projetos de Ifes e ICTs para custeio de fundação de apoio

Internacional1 dia ago

Comunidade humanitária relata mortes na RD Congo após trégua no Kivu do Norte

CIDADE1 dia ago

Crise no MDB pode afetar pré-candidatura de Luzimar Nunes no Conde

Segurança Pública1 dia ago

Operação Angico mira organização criminosa em Aguiar, no Sertão da Paraíba, acusada de homicídios e extorsões

Nacional3 dias ago

MST quer ampliar influência no governo Lula e pretende lançar 700 candidatos nas eleições 2024

Nacional3 dias ago

Maduro responde à Lula com ironia: “Tome um chá de camomila”

Nacional3 dias ago

Pesquisas fora das capitais acendem alerta no PT

Nacional3 dias ago

Lula compara o Brasil pós-Dilma Rousseff à Faixa de Gaza

Nacional3 dias ago

Ministra questiona gastos tributários, mas defende programas sociais

Nacional3 dias ago

Veja quais foram os impostos que subiram no governo Lula

ENTRETENIMENTO3 dias ago

19º Fest Aruanda prorroga inscrições para 2024 até o dia 12 de agosto

CIDADE3 dias ago

João Pessoa registra 75% de média de ocupação hoteleira e cresce movimento no Aeroporto Castro Pinto

Segurança Pública3 dias ago

Operação com uso de motos aquáticas da Polícia Militar prende integrantes de facção em Lucena

CIDADE3 dias ago

Prefeitura de João Pessoa finaliza etapa para obter recursos para projetos de mobilidade, meio ambiente e preservação do Centro Histórico

Educação & Cultura3 dias ago

UFPB oferta vagas para cursos de mestrado e doutorado em sete programas de pós-graduação

Judiciário3 dias ago

Entenda o Processo de Suspensão da CNH

Educação & Cultura3 dias ago

Secretaria da Educação da Paraíba oferta EJA Semipresencial em 10 escolas por todo estado

ESTADO3 dias ago

Detran-PB e UFPB iniciam curso de Educação para o Trânsito e Saúde do Condutor e da Condutora

ESTADO3 dias ago

Paraibanos podem escolher melhor dia para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional

ESTADO3 dias ago

Governo do Estado promove 3º Ciclo Formativo Alfabetiza Mais Paraíba

Judiciário3 dias ago

STJ Notícias: motorista de aplicativo pode ser suspenso imediatamente por ato grave

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional7 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional12 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA7 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional7 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE7 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde7 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional7 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário10 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura7 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional7 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO7 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional7 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO5 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO8 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional11 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

Internacional4 meses ago

China

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional11 meses ago

Advogado de hacker fez parceria com autor de livro sobre Lula

Nacional12 meses ago

Publicamente, ex-guerrilheiro que preside a Colômbia alfineta o descondenado que ocupa o Palácio do Planalto

ENTRETENIMENTO8 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

QUEIJO AZUL, FEITO COM LEITE DE OVELHA, GANHA SELO ARTESANAL

Nacional3 semanas ago

DESMATAMENTO CAI NA AMAZÔNIA, MAS CRESCE NO CERRADO

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

EMPRESA PREVÊ MULHERES EM 50% DOS CARGOS DE GESTÃO

ECONOMIA3 semanas ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional3 semanas ago

O IMPACTO DA TROCA NO PODER DO REINO UNIDO APÓS 14 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

ENEM DOS CONCURSOS: NOVO EDITAL É DIVULGADO COM POLÍTICA DE REEMBOLSO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PLANO SAFRA 2024/2025

Nacional3 semanas ago

SECA NO PANTANAL PODE CHEGAR A PONTO DE NÃO RETORNO

Saúde4 semanas ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA4 semanas ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde4 semanas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA4 semanas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional4 semanas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura1 mês ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional1 mês ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca1 mês ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura1 mês ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO1 mês ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 mês ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TURISMO RURAL EM ROTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br