Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Milho transgênico saudável: fique bem informado, escrevem ex-membros do CTNBio

Nestes tempos de “fake news”, é melhor consultar a literatura científica.

Bom texto, escrito por Bela Gil, que embora não careça de quem a defenda, foi recentemente criticado de forma desproporcional. A crítica se estende a questões científicas que entendemos merecedoras de esclarecimentos.

O uso de produtos de descobertas da civilização humana, como os da Tecnologia do DNA recombinante (as variedades transgênicas, por exemplo), por gerarem efeitos adversos não previstos, interessa a todos. Neste sentido, é louvável o esforço de Bela Gil, que contribui para a desmistificação de ilusões apoiadas em cuidadosas campanhas de marketing, ofensivas à cultura e a soberania nacional.

Afirmou Bela Gil que o cultivo do milho transgênico empobrece o solo, desmata o Cerrado, converte os biomas brasileiros em monoculturas, estimula a fome mundo afora e que inexistem estudos que garantam sua segurança nutricional. Sobre estas afirmativas, leitor crítico afirma que “jamais vi um ataque tão esdrúxulo, e mentiroso…”.

A literatura científica não só dá suporte às afirmativas como também demonstra outros efeitos tão ou mais perversos do que os citados por Bela Gil. O milho transgênico excreta no solo uma quantidade de 4 a 16.000 vezes maior de toxinas com função inseticida do que microrganismos de solo. Isso altera a dinâmica, a qualidade e a diversidade da microbiota, comprometendo a fertilidade do solo. Igualmente, o avanço das lavouras transgênicas se dá em áreas desmatadas do Cerrado, da Amazônia, dos campos sulinos e outros biomas. Recente publicação internacional ilustra o avanço da pecuária e de lavouras do agronegócio em áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia e no Cerrado.

Embora ocorra aumento na produção de milho, soja e carne, isto traz redução na oferta de alimentos básicos e, em paralelo, a ampliação no número global de famintos. Além disso, Bela Gil está correta ao afirmar que os estudos sobre as variedades transgênicas são controversos, que eles não garantem a segurança alimentar e contribuem para o empobrecimento da dieta. De fato, as cultivares transgênicas são derivadas de variedades desbalanceadas nutricionalmente. Além disso, os grãos de milho transgênico contêm resíduos de inseticidas, toxinas e herbicidas em proporções superiores aos colhidos em outros sistemas agrícolas, notadamente aqueles envolvendo práticas de base agroecológica.

Dentre os herbicidas usados nas variedades transgênicas, aqueles à base de glifosato e 2,4 D têm também função de desreguladores endócrinos, associados diversas doenças, incluindo autismo e câncer.

Não importa a razão da tentativa de caluniar como mentiroso o artigo de Bela Gil. O mais relevante, conforme aponta a cozinheira, está no controle e no patenteamento das sementes geneticamente modificadas (GM). Ela percebe o quão triste é a situação de um país onde as safras de milho e soja precisam da autorização de meia dúzia de megaempresas detentoras da tecnologia para serem cultivadas e comercializadas. Um país onde os pequenos agricultores não podem manter suas sementes, onde as sementes crioulas estão sendo contaminadas com genes que comprometem suas qualidades e relações com a cultura local. Também é estarrecedor verificar o desconhecimento de pessoas, incluindo agrônomos, a respeito da erosão genética reconhecida pela própria FAO; trata-se de algo imposto também às variedades de milho no Brasil.

Em outras palavras, a degradação ocorre e se amplia por meio de mecanismos que estimulam o avanço de uma tecnologia totalitária, que não coexiste pacificamente com as demais. A pamonha e a polenta perderam o gosto, e os solos tendem a ser esterilizados pelo uso massivo de agroquímicos aplicados sobre as plantas transgênicas, bem como pela secreção de toxinas, nas plantas Bt.

Embora Bela Gil não tenha citado, a inserção de transgenes não afeta positivamente a produtividade. Os eventuais ganhos em rendimento nas lavouras transgênicas, que carregam eventos transgênicos (cp4Epsps, pat, dmo, e assim por diante) não resultam da presença dos transgenes, mas se devem a trabalhos tradicionais decorrentes de melhoramento genético que envolve distintas constelações de genes que operam em resposta às variações ambientais. As plantas transgênicas podem ser mais produtivas, ao longo do tempo, porque os transgenes são inseridos em variedades previamente melhoradas para ganho de produtividade.

Por serem aptas a ver receber cargas maiores de agrotóxicos, podem evitar reduções no rendimento potencial, em determinadas circunstâncias, mas o custo econômico e socioambiental dos agrotóxicos não pode ser desconsiderado. Simples assim: segundo dados do IBGE e o Ibama, o consumo de agrotóxicos aumentou duas vezes e meia mais do que a área plantada no período de 2010 a 2018.

Como a CTNBio não avalia os efeitos dos agrotóxicos associados às variedades transgênicas, os impactos dos agrotóxicos têm sido analisados em separado dos transgênicos. Contudo, eles são concomitantes em lavouras transgênicas. Por outro lado, variedades que contêm dois ou mais transgenes (empilhamento ou piramidação de transgenes), ampliam os custos dos cultivos. Sementes mais caras induzem os agricultores a, necessariamente, ampliar a área de cultivo. Com isso cresce o uso de agrotóxicos, favorecendo seleções negativas que levam a superpopulações de insetos e ocorrência massiva de patógenos. As implicações são conhecidas: exclusão social no campo, ocupação de áreas destinadas ao cultivo de produtos destinados à alimentação básica, morte de ocupantes tradicionais, queimadas e, pasmem: arranjos parlamentares para alterações de bases legais, que permitam “legalizar” crimes contra o Brasil.

E sim, uma planta transgênica que empilha genes exógenos que conferem tolerância aos herbicidas a base de 2,4-D, glifosato, glufosinato de amônio e isoxaflutole, compromete a vida do solo, onde vier a ser cultivada. Induzirá ainda a misturas destes venenos, no tanque dos pulverizadores, o que compromete mais do que a saúde do solo e dos consumidores dos grãos colhidos.

Os novos milhos transgênicos, ao induzirem a misturas de herbicidas, levam a aplicações de caldas tóxicas sobre as quais pouco sabemos. Todos os gestores das agências regulatórias sabem que a ciência não tem elementos para avaliar todos os riscos das misturas de agrotóxicos para a saúde humana, animal e ao meio ambiente. Os poucos estudos que existem não cobrem os possíveis efeitos da toxicidade das misturas, porque as combinações são infinitas e a susceptibilidade dos organismos também é variável.

Não é ameaçador? Aquele milho GM, assim como tantos outros, como a soja e o algodão geneticamente modificados, cultivados em sucessão, trazem riscos ainda não estudados suficientemente. Bela Gil está certa, o agrônomo está blefando.

Nestes tempos de “fake news”, é melhor consultar a literatura científica.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Sine-JP auxilia em todas as etapas candidatos que procuram ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho

ESTADO7 horas ago

João Azevêdo apresenta projeto e autoriza licitação para construção da ponte que ligará Cabedelo-Santa Rita-Lucena nesta segunda-feira

ECONOMIA2 dias ago

Abono PIS/Pasep 2022: pagamento será feito em dezembro com aumento no valor?

ECONOMIA2 dias ago

R$ 7,5 bilhões esperando por você nos bancos: veja como sacar

CIDADE2 dias ago

Projeto Caravana do Esporte promove confraternização natalina voltada às Comunidades

Politíca2 dias ago

Deputado Sargento Neto comemora aprovação de lei que proíbe linguagem neutra em órgãos públicos

Politíca2 dias ago

PT de João Pessoa realiza prévia para definir nome que irá concorrer a Prefeitura nas Eleições 2024

Judiciário2 dias ago

União estável pode ser equiparada a casamento no Código Penal

Segurança Pública2 dias ago

Senado avalia pena maior para registro não autorizado de intimidade sexual

Segurança Pública2 dias ago

CSP vota pena maior em lesão contra filho adotivo de policial

Educação & Cultura2 dias ago

Novo Ensino Médio: relatora recomenda aumentar carga horária de formação geral

Nacional2 dias ago

CPI das ONGs vota relatório final na terça-feira

Educação & Cultura2 dias ago

Senado Aprova: política de atenção psicossocial nas escolas é destaque

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova proibição de compra de armas de fogo por quem responde a processo de violência contra a mulher

Judiciário2 dias ago

Nota pública: CNMP reduz transparência das remunerações de promotores e procuradores e impõe grave retrocesso ao controle social

Educação & Cultura2 dias ago

Amigos na escola: Não escolhemos pela similaridade, mas pelas conexões

Saúde2 dias ago

Função cerebral perdida após derrame é recuperada em cobaias

Saúde2 dias ago

Derivado de soja pode amenizar efeitos da menopausa

Saúde2 dias ago

Construído primeiro modelo digital completo do ouvido humano

Saúde2 dias ago

Descoberta forma de inibir proteína mutante que causa câncer de pulmão

Educação & Cultura2 dias ago

OS DINOSSAUROS VIVERAM NO BRASIL?

Educação & Cultura2 dias ago

COMO PREVENIR ENCHENTES UTILIZANDO SISTEMAS DE DRENAGENS SUSTENTÁVEIS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Saúde2 dias ago

URUCUM AJUDA A REDUZIR GORDURA NO FÍGADO

Internacional2 dias ago

ESSEQUIBO: POR QUE A VENEZUELA DISPUTA ÁREA COM A GUIANA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Governo apreende 12 toneladas de defensivos roubados, falsificados e vencidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Relatório do USDA corta estimativa de produção de soja para o Brasil

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Publicada lista de dezembro dos produtos com direito a bônus do PGPAF

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Cigarrinha-das-pastagens: controle químico ou biológico? Qual o mais eficiente

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

BALANÇO 2023 – CNA: FOI UM ANO DE SAFRA CHEIA E BOLSO VAZIO

Segurança Pública11 meses ago

ÚLTIMO MINUTO: Invasor que quebrou relógio trazido por Dom João VI é identificado

Internacional11 meses ago

Fórum Econômico Mundial Declara que Pedófilos ‘Salvarão a Humanidade’

CIDADE12 meses ago

Entretenimento e Solidariedade: Prefeitura de Santa Rita realiza o Natal Solidário

Segurança Pública11 meses ago

Polícia Militar prende 10 procurados da Justiça pelos crimes de homicídio e roubo

Internacional6 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública11 meses ago

Suspeito de ameaçar mulher em motel é preso com drogas e armas em Campina Grande

Internacional5 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Saúde10 meses ago

TUBERCULOSE

Segurança Pública9 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Nacional11 meses ago

PF prende homem filmado ao destruir relógio no Palácio do Planalto

Judiciário7 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Xuxa é condenada por plágio e deverá pagar multa de R$62 milhões

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

Internacional11 meses ago

Britânica é presa pelo “crime” de… “talvez ter rezado em silêncio” perto de uma clínica de aborto!

Segurança Pública11 meses ago

URGENTE: Marcola, líder do PCC, é transferido para Brasília por determinação de Flávio Dino

ENTRETENIMENTO5 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Presentes para amigo da onça: 48 ideias divertidas

Segurança Pública11 meses ago

Suspeito de tráfico é apreendido com arma e drogas durante reforço das ações em Cruz do Espírito Santo 

ENTRETENIMENTO12 meses ago

As 10 melhores cores de tintas para sala pequena

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Segurança Pública11 meses ago

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico e apreende três armas de fogo em Campina Grande

Nacional4 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública8 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional9 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

Nacional8 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

ENTRETENIMENTO11 meses ago

A LINGUIÇA CAMPEIRA MAIS FAMOSA DO RS É DO ALEGRETE

ECONOMIA11 meses ago

Real vai acabar e nova moeda do Mercosul vai entrar em vigor? Entenda

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Como recuperar mensagens apagadas do Instagram

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Novo botão ágil do YouTube Music baixa até 200 músicas de uma vez

Educação & Cultura2 dias ago

Senado Aprova: política de atenção psicossocial nas escolas é destaque

Educação & Cultura2 dias ago

OS DINOSSAUROS VIVERAM NO BRASIL?

Educação & Cultura2 dias ago

COMO PREVENIR ENCHENTES UTILIZANDO SISTEMAS DE DRENAGENS SUSTENTÁVEIS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Saúde2 dias ago

URUCUM AJUDA A REDUZIR GORDURA NO FÍGADO

Internacional2 dias ago

ESSEQUIBO: POR QUE A VENEZUELA DISPUTA ÁREA COM A GUIANA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

BALANÇO 2023 – CNA: FOI UM ANO DE SAFRA CHEIA E BOLSO VAZIO

ECONOMIA4 dias ago

A INDÚSTRIA DO COURO ANIMAL E A RESPONSABILIDADE PELO DESMATAMENTO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

AS EVIDÊNCIAS DE QUE JESUS TERIA TIDO MAIS DO QUE 12 APÓSTOLOS

Saúde4 dias ago

CERCA DE 600 MIL PESSOAS MORREM POR ANO DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

TECNOLOGIA É ALIADA NA FORMAÇÃO DE JOVENS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

TRIBUTAÇÃO DAS BIG TECHS PODERIA GERAR ARRECADAÇÃO DE R$ 80 BI AO ANO

Internacional4 dias ago

2023 TERMINARÁ COMO O ANO MAIS QUENTE DA HISTÓRIA DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

BRANGUS: A FUSÃO PERFEITA ENTRE RUSTICIDADE E QUALIDADE DE CARNE

Nacional5 dias ago

MORTE DE BOTOS NA AMAZÔNIA ACENDE O ALERTA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

MERCADO DOS DEFENSIVOS BIOLÓGICOS É UM DOS QUE MAIS CRESCE NO BRASIL

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO PREPARAR A MELHOR TERRA PARA PLANTAR

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

DIVERSIDADE NO TRABALHO PODE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

O ANO DE 2023 VIVE COLAPSO CLIMÁTICO

Nacional7 dias ago

OPEP +: BRASIL RECEBE CONVITE PARA ENTRAR EM CARTEL DOS PRODUTORES DE PETRÓLEO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

A CADA APARELHO CONSERTADO, UM LIXO ELETRÔNICO A MENOS NO MUNDO

ECONOMIA7 dias ago

SUPERMERCADISTAS PROJETAM CONSUMO 62% MAIOR QUE EM 2022

Internacional7 dias ago

ACORDO ENTRE UNIÃO EUROPEIA E MERCOSUL PODE FRACASSAR, ADMITE LULA

ECONOMIA7 dias ago

BRASIL DESPERDIÇA GRANDE POTENCIAL NO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

ENTRETENIMENTO7 dias ago

PIRAÍBA: O GIGANTE DO RIO ARAGUAIA EM PERIGO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 dias ago

PROJETO FACILITA USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

Saúde2 semanas ago

MUNDO VIVE EPIDEMIA DE SOLIDÃO, APONTA OMS

Educação & Cultura2 semanas ago

A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Saúde2 semanas ago

EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DE CÂNCER NO BRASIL

Saúde2 semanas ago

BURITI É CONSIDERADO UM PODEROSO REMÉDIO

Advertisement
Advertisement

Vejam também