CIDADE
Procon-JP registra mais de 1,5 mil atendimentos remotos em julho e fiscalização chega a 766 inspeções
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou 1.545 atendimentos em julho de forma remota com o Instagram somando 435 assistências e os telefones chegando a 1.110, canais em que o consumidor fez denúncias e reclamações, dirimiu dúvidas e pediu orientações. A fiscalização do Procon-JP realizou 766 inspeções no mês passado.
O atendimento através do @procon-jp desde o início do isolamento social na Capital provocado pela pandemia do Coronavírus foi de 2.255 e a assistência pelos telefones 0800 083 2015 e 3218-5720 chegou a 5.400. Os números de documentos emitidos pela fiscalização do Procon-JP desde março, quando da decretação do Estado de Calamidade Pública, foram de 438 notificações e 80 autuações a estabelecimentos comerciais da Capital, além de 115 fechamentos de lojas.
De acordo com Maristela Viana, secretária do Procon-JP, entre as principais reclamações do consumidor estão atraso na entrega de compras realizadas através da internet, preços considerados abusivos em supermercados e similares e farmácias, dúvidas sobre rompimento de contratos, problemas com serviços como telefonia, água e luz e inadequação às medidas de segurança contra o Coronavírus, além de aglomeração em estabelecimentos liberados para funcionamento durante o isolamento.
Seguindo os consumidores – Maristela Viana explica que fiscalização da Secretaria toma por base as denúncias dos consumidores através do Instagram e dos telefones. “As autuações e notificações foram resultado das reclamações dos consumidores e do desrespeito à legislação consumerista, além, claro, de irregularidades previstas nos decretos que regulam o isolamento durante a pandemia”.
Atendimentos do Procon-JP na Capital
Telefones: 0800 083 20150 e 32185720
Instagram: @proconjp
Site: proconjp.pb.gov.br
Email: procon@joaopessoa.pb.gov.br