ESTADO
PBTur participa de evento on-line e divulga Destino Paraíba para 12 países da América Latina
A executiva de turismo da Paraíba argumenta que o Estado possui atrações que irão motivar o turista paraibano.
Entre os dias 10 a 13 de agosto, vai ser realizado o internacional Meeting Brasil Latin América On-line 2020. O evento vai reunir expositores de 10 estados brasileiros e vai ter as participações de agentes de viagens, executivos de operadoras de Turismo e prestadores de serviços de 12 países da América Latina. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai participar no dia 12 (próxima quarta-feira) com uma palestra da coordenadora de Marketing, Debora Luna.
Durante mais de uma hora, a técnica da PBTur vai capacitar profissionais de Turismo latino-americanos sobre os principais atrativos turísticos do Destino Paraíba, além de promover troca de experiências positivas com os expositores do evento, além de apresentar novos roteiros turísticos e destacar as potencialidades do turismo paraibano.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que o Meeting Brasil Latin América Online é um evento dinâmico, que reúne centenas de profissionais do setor que também irão discutir estratégias para retomada do Turismo de lazer no pós-pandemia do coronavírus. A executiva paraibana destaca a importância desse evento ser on-line, simultâneo em 12 países e a um baixo custo para todos os participantes. “ Além das palestras de apresentação, a PBTur vai participar de Rodadas de Negócios, reuniões com executivos da hotelaria, de empresas aéreas e de operadoras. Mesmo na crise, o Turismo vai retornar após a pandemia”, prevê.
Turismo Interno – Sabendo que a retomada do Turismo de lazer vai se dar por meio das viagens de curta distância, feitas de carro, o Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), está focando na divulgação maciça dos principais roteiros e atrativos turísticos junto ao público da própria Paraíba. O objetivo é motivar o paraibano a conhecer, visitar destinos até então só conhecidos pelos turistas nacionais e estrangeiros.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, lembra que desde que assumiu a estatal de Turismo em 2011, vem buscando formas de incentivar o turismo interno, motivar o paraibano a descobrir as belezas naturais e históricas de sua terra. “Há estudos que apontam que depois que a pandemia passar, as pessoas irão preferir roteiros que elas possam fazer em seu próprio veículo, percorrendo distâncias mais curtas. As pessoas estarão atentas às questões de higiene e saúde”, prevê.
Dentro dessa nova realidade, a PBTur iniciou nesta semana uma campanha pelas redes sociais massificando os roteiros paraibanos. O slogan da campanha é ‘Você já está no seu próximo Destino”. Sempre nas terças-feiras, os perfis do órgão no Facebook, Twitter e Instagram irão divulgar um ‘card’ ilustrado (fotografia) destacando uma cidade, um roteiro, uma atração cultural. Ruth deixa claro que essas ações internas não suspenderão a divulgação regional e nacional e as atividades junto às principais agências de viagens e Operadoras de Turismo do Brasil . “São ações distintas. Num primeiro momento iremos focar no turista paraibano, não esquecendo de divulgarmos o Destino Paraíba pelo Brasil afora”, garantiu.
A executiva de turismo da Paraíba argumenta que o Estado possui atrações que irão motivar o turista paraibano. “Temos o já consagrado Circuito do Frio e dos Engenhos na região do Brejo, o Maior São João do Mundo em Campina Grande, o Circuito dos Lajedos e das Pedras nas cidades do Cariri Sertão, além de praias lindas no sul e no norte da Paraíba. Sem falar em João Pessoa, que conta com várias outras atrações. Temos cachoeiras, trilhas ecológicas e rurais, museus, cidades históricas e monumentos arqueológicos, paleontológicos e formações rochosas únicas. Temos o Lajedo do Pai Mateus, Itacoatiaras do Ingá, o Vale do Dinossauro, Parque Pedra da Boca e Pico do Jabre. Atrações são o que não faltam”, avisa Ruth Avelino.