Connect with us

Saúde

Como saber se você tem uma relação tóxica com a academia

Hábitos e pontos de vista nada saudáveis em relação à atividade física são mais comuns do que você imagina. Essas perguntas ajudam a avaliar o seu comportamento.

Quando falamos de cultura do regime e padrões físicos opressivos e inatingíveis, a conversa geralmente se concentra na comida. Mas trata-se de um tema que vai muito além da alimentação. A obsessão por atingir ou manter um certo tipo de corpo também pode atrapalhar nosso relacionamento com a atividade física – e muitas vezes a cultura fitness incentiva esse tipo de mentalidade negativa.

Como a maioria dos programas de condicionamento físico é construída com base na promessa explícita ou implícita de perda de peso ou “melhoria da composição corporal” (que na verdade significa perder gordura), muita gente pensa no exercício somente como uma maneira de mudar a aparência.

É por isso que é essencial investigar seu relacionamento com a academia. Se ele não for saudável, está na hora de mudar.

Primeiro, vamos falar sobre o lado tóxico da cultura fitness

A fisioterapeuta Ilya Parker dá alguns exemplos de um relacionamento problemático com as atividades físicas:

  • Encarar o exercício com o único objetivo de perder peso.
  • Acreditar que “estar em forma” corresponde a ter uma determinada aparência.
  • Personal trainers que não querem ou não estão dispostos a modificar os exercícios de modo que eles sejam adequados para o corpo do cliente.
  • A crença de que você não está se esforçando o suficiente caso não tenha emagrecido.
  • Personal trainers que não são formados em nutrição, mas dão aconselhamento nutricional.
  • Conselhos sobre regimes em geral.
  • Personal trainers que não acreditam quando você diz que não aguenta mais e afirmam que você tem de aguentar a dor.
  • Acreditar que uma boa sessão de exercícios é aquela que castiga seu corpo.
  • Acreditar que o resultado do exercício tem de ser um corpo mais torneado e, se você não chega lá, está fazendo algo errado.
  • Achar que regime e exercícios são a única maneira de cuidar de si mesmo.

Você provavelmente já se deparou com algo parecido, e talvez até concorde com algumas das afirmações acima. Mas usar as atividades físicas para controlar o corpo não é saudável – tampouco é uma maneira viável de conseguir o corpo “ideal” promovido pela cultura fitness tóxica.

Certos problemas de saúde mental relacionados à atividade física são descritos no “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”. Em geral eles são associados a transtornos alimentares. A anorexia atlética se caracteriza pela obrigatoriedade de exercícios: a pessoa organiza a vida em torno das atividades físicas e constantemente vai ao limite para maximizar o tempo investido na academia. A bulimia do exercício envolve comer demais e depois compensar o exagero com longas sessões de exercícios.

SAIBAM MAIS CLICANDO NAS MANCHETES ABAIXO:

Além desses transtornos, há uma zona cinzenta, que muitas vezes não é percebida.

Veja abaixo algumas perguntas que você deveria fazer a si mesmo se suspeitar que sua relação com a atividade física possa estar virando um problema.

É essencial investigar seu relacionamento com a academia. Se ele não for saudável, está na hora de mudar.
É essencial investigar seu relacionamento com a academia. Se ele não for saudável, está na hora de mudar.

O que aconteceria se eu ficasse uma semana parado?

Esse tipo de preocupação é sinal de uma relação pouco saudável com os exercícios, diz Sand Chang, psicólogo de Oakland, na Califórnia. Mexer-se com regularidade é uma coisa. Pensar constantemente no próximo treino é outra.

Chang sugere responder à seguinte pergunta: “O que aconteceria se eu não me exercitasse por uma semana? Um mês? Que sentimentos esse tipo de ideia desperta em mim?”. Passar uma semana ou duas sem se exercitar não vai afetar negativamente sua saúde. Se pensar em parar por pouco tempo te deixa pouco à vontade, é provável que sua motivação não seja das mais saudáveis.

"É um problema se o dia de descanso vira motivo de vergonha ou gera uma enxurrada de desculpas", diz Kristy Fassio, conselheira de saúde mental em Kent, Washington.
“É um problema se o dia de descanso vira motivo de vergonha ou gera uma enxurrada de desculpas”, diz Kristy Fassio, conselheira de saúde mental em Kent, Washington.

Sou flexível em relação a quando e como me exercito?

Kristy Fassio, conselheira de saúde mental em Kent, Washington, diz que a inflexibilidade pode indicar relacionamentos problemáticos com a atividade física.

“É um problema se o dia de descanso vira motivo de vergonha ou gera uma enxurrada de desculpas, se as folgas nos treinos deixam de ser prioridade ou se a saúde física corre riscos por falta de tempo de recuperação”, afirma Fassio.

Programar os treinos com antecedência pode ser necessário para algumas pessoas, mas não conseguir reagendá-los pode indicar um problema. E a mentalidade de “não tirar folga” não faz bem para a saúde física ou mental ― o descanso necessário entre os treinos varia de pessoa para pessoa, mas você sempre deve incluir dias de recuperação na agenda e eventualmente pular algumas sessões se estiver cansado, estressado ou dolorido.

Pergunte a si mesmo o que você realmente espera das rotinas de exercícios que você não gosta
Pergunte a si mesmo o que você realmente espera das rotinas de exercícios que você não gosta

Uso a atividade física só como maneira de controlar meu corpo?

Você enxerga o exercício físico somente como uma maneira de melhorar sua aparência?

“Esse tipo de mentalidade não é saudável”, diz Chang. “Incentivo as pessoas a se mexer para que fiquem alegres, não para mudar seus corpos.”

Pode parecer uma ideia absurda, pois a cultura em torno das atividades físicas sempre está associada a esforço e disciplina. Mas pergunte a si mesmo o que você realmente espera das rotinas de exercícios que você não gosta. Mesmo que seu corpo mude a curto prazo, perder peso a longo prazo é quase impossível. E uma aparência diferente provavelmente não mudará sua vida como te prometeram.

“Estamos falando da vergonha do próprio corpo. Não há número na balança ou ‘condicionamento físico’ capaz de resolver esse problema”, diz Chang.

Se sua ideia de exercício é estreita a ponto de incluir apenas certos tipos de movimento mais intensos, tente ampliar sua perspectiva.
Se sua ideia de exercício é estreita a ponto de incluir apenas certos tipos de movimento mais intensos, tente ampliar sua perspectiva.

Considero ‘exercício’ somente certos tipos de movimento?

Até agora, usamos a palavra “exercício” de maneira bastante ampla, mas vale a pena perguntar o que exatamente ela significa para você. Nossa sociedade costuma pensar em exercício como movimento que tem algum tipo de objetivo. Mas na realidade todo tipo de movimento é exercício.

“E se passarmos a pensar em exercício como uma maneira de reduzir o estresse, de nos divertir, de nos alongar, de curtir a natureza ou até mesmo de nos reconectar com nossos preciosos corpos?” pergunta Fassio.

Isso não quer dizer que ter objetivos seja algo necessariamente ruim. Talvez você queira ficar mais forte por motivos de saúde ou então ser mais rápido porque realmente gosta de correr. Mas, se sua ideia de exercício é estreita a ponto de incluir apenas certos tipos de movimento mais intensos, tente ampliar sua perspectiva.

O exercício alivia ou é mais uma fonte de estresse?

Mexer-se é uma ótima maneira de aliviar o estresse, mas não deve ser a única. Embora frases como “correr é minha terapia” possam ser bem intencionadas e ter um fundo de verdade, vale a pena repetir: correr não é terapia de fato.

Como Fassio e Chang explicam acima, a inflexibilidade em relação à rotina de treinos pode indicar um relacionamento insalubre com o exercício – especialmente porque a ansiedade por perder um dia de treino pode acabar causando mais estresse.

Ouvir o próprio corpo é libertador, mas pode ser difícil caso você esteja acostumado a levá-lo aos limites, ignorando as dicas que ele te dá.  
Ouvir o próprio corpo é libertador, mas pode ser difícil caso você esteja acostumado a levá-lo aos limites, ignorando as dicas que ele te dá.  

O exercício faz você se sentir bem?

Você faz determinado tipo de atividade física porque gosta e ela te faz se sentir bem ou porque acha que é um “bom exercício”? A atividade física não tem de ser agradável o tempo todo ― não há problema em fazer um esforço extra de vez em quando ―, mas isso não quer dizer que você tenha de fazer algo que odeia.

Muitos especialistas usam os termos “movimento consciente” ou “movimento alegre” para descrever um relacionamento com exercícios que priorizam as suas necessidades, não regras ou restrições externas. Descubra quais tipos de movimento você realmente gosta de fazer.

Um terapeuta pode ajudar a entender sua relação com a atividade física

A verdade é que só você é capaz de avaliar se sua relação com os exercícios é saudável ou não.

“Para mim, o movimento consciente está diretamente ligado a saber o que seu corpo está pedindo e o que ele precisa fazer”, afirma Fassio.

Ouvir o próprio corpo é libertador, mas pode ser difícil caso você esteja acostumado a levá-lo aos limites, ignorando as dicas que ele te dá.

Encontrar um terapeuta que tenha um perspectiva inclusiva em relação a peso e imagem corporal é um bom começo, diz Fassio. O mesmo vale para instrutores e personal trainers.

No fim das contas, você tem autonomia sobre seu corpo e pode decidir o que é melhor para você. Mas se os exercícios são mais fonte de angústia do que de prazer, pode ser a hora de responder a algumas perguntas difíceis – e mudar sua relação com a atividade física.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE8 horas ago

Movimentações Políticas: Adauto Fernandes Consegue Nomeação de Aliado em Secretaria de Conde

Politíca9 horas ago

Fortalecendo bases para 2026: Tibério lança mais uma pré-candidata, desta vez em Bayeux

CIDADE9 horas ago

Pesquisa do Procon revela variação no preço do gás de cozinha em até 17% em Santa Rita

CIDADE9 horas ago

STJ Mantém Suspensão dos Direitos Políticos de Sara Cabral

Judiciário14 horas ago

STF reconhece que uso abusivo de ações judiciais compromete liberdade da imprensa

Saúde14 horas ago

O pesquisador que pisou em cobras para estudar suas picadas

Internacional14 horas ago

Cresce na UE movimento para reconhecer um Estado Palestino

Segurança Pública14 horas ago

Lei Maria da Penha é alterada para garantir sigilo de vítimas de violência doméstica nos processos judiciais

ESTADO14 horas ago

Análise do “Dashboard dos Sonhos” mostra principais sonhos profissionais e pessoais dos estudantes da Rede Estadual

CIDADE15 horas ago

Câmaras de Vereadores de Umbuzeiro e Areia têm contas aprovadas pela 1ª Câmara do TCE

CIDADE16 horas ago

Nilvan Ferreira mobiliza juventude de Santa Rita para construção de propostas de Governo

Saúde17 horas ago

Catarata precoce sinaliza risco de demência

Saúde17 horas ago

Pesquisa descobre “gene da ansiedade” e como desativá-lo

Segurança Pública17 horas ago

Castração química: o caminho do projeto de lei aprovado sem debate na CCJ do Senado

Esporte18 horas ago

Darlan brilha e seleção brasileira masculina se vinga da Argentina na Liga das Nações de Vôlei

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

Seu celular Android está lento? Uma limpeza de memória pode ajudar; veja como fazer

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

5 formas de usar o ChatGPT para aumentar sua produtividade

Esporte18 horas ago

Norris teme o pior para o Mônaco devido à maior fraqueza da equipe

Judiciário18 horas ago

TSE quer investigar riscos à normalidade eleitoral, no país

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

Saiba o passo a passo de como colocar assinatura digital em PDF

CIDADE2 dias ago

Situação da comunidade da Usina Santa Rita (Canaã) em Santa Rita–PB

CIDADE2 dias ago

Funjope divulga resultado de análise documental de edital das quadrilhas juninas

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo prestigia a abertura do Salão Móvel Paraíba, no Centro de Convenções, reunindo fabricantes do setor moveleiro de 14 estados

Judiciário2 dias ago

Desembargador suspende decisão contra o município de São Mamede

Segurança Pública2 dias ago

Homem é morto em ataque a tiros no bairro do Bessa, em João Pessoa

Segurança Pública2 dias ago

Adolescente que desapareceu no mar é encontrado em área de mangue, na Paraíba

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

3 aplicativos que vão te ajudar na sua produtividade

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Cookies em sites: o que são e como cibercriminosos têm usado brecha para ataques

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

10 termos de IA que todos deveriam conhecer, segundo a Microsoft

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Dell World | Especialistas alertam sobre riscos da IA no trabalho

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA12 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Nacional12 meses ago

Lula volta a defender ditadura: ‘Houve muito respeito com a participação do Maduro’

Internacional2 dias ago

EVENTO EM XANGAI AJUDA A ESTREITAR INVESTIMENTOS ENTRE BRASIL E CHINA

Saúde2 dias ago

COVID-19: VÍRUS SEGUE MORTAL E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

Judiciário2 dias ago

O NÚMERO DE JOVENS QUE DESEJAM VOTAR NAS ELEIÇÕES AUMENTA CONFORME O TSE

ECONOMIA2 dias ago

‘QUANDO ALGUÉM CONTROLA O DINHEIRO NA RELAÇÃO, CONTROLA A RELAÇÃO PROFUNDAMENTE’

Nacional2 dias ago

INUNDAÇÕES NO RS: O DESASTRE QUE MAIS ABALARÁ A ECONOMIA BRASILEIRA

Educação & Cultura3 dias ago

Senado Discute: incentivo a bibliotecas públicas e escolares

Saúde3 dias ago

ALERGIA ALIMENTAR: PROBLEMA AFETA 4 MILHÕES DE ADULTOS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO3 dias ago

8 COISAS QUE PODEM MELHORAR SEU HUMOR E QUE NÃO ENVOLVEM DIETA OU EXERCÍCIO

Nacional3 dias ago

INUNDAÇÕES NO RS: O CHEF QUE PERDEU RESTAURANTES E FOI COZINHAR PARA DESABRIGADO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PIMENTA DE CHEIRO

Educação & Cultura3 dias ago

PLANETA ESTÁ VIRANDO UMA BOMBA CLIMÁTICA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

REVOLUCIONANDO A AGRICULTURA: FLORES COMESTÍVEIS E AQUAPONIA

Saúde4 dias ago

PLANOS DE SAÚDE CANCELAM CONTRATOS DE CLIENTES ILEGALMENTE

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

ALERTA PARA O USO DE IA EM EXAMES DE RECRUTAMENTO

Saúde4 dias ago

FAPESP: VACINA CONTRA A GRIPE, PESQUISA CONTRA O COVID 19 E FUTURO INCERTO

Nacional4 dias ago

O VERDADEIRO TAMANHO DO DESASTRE NO RS – E AS OUTRAS CRISES QUE SE ANUNCIAM

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 semana ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 semana ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional1 semana ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura1 semana ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA1 semana ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional1 semana ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA1 semana ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br