Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Dark | Entenda as referências mitológicas e religiosas da série

Não bastasse um roteiro complexo e bem construído, Dark ainda traz diversas referências mitológicas e religiosas que deixam a trama ainda mais atraente e misteriosa.

Atenção: contém spoilers de Dark!

O significado e a origem de “Sic Mundus”

dark

A expressão que tanto marcou a série, “Sic Mundus Creatus Est”, significa literalmente “Assim o mundo foi criado” e é encontrada em um texto real, escrito na chamada Tábua de Esmeralda (aquela tatuada nas costas do Noah). No conteúdo do texto, é possível encontrarmos vários paralelos com a trama de Dark, conforme destacamos na tradução abaixo.

(1) É verdade, certo e muito verdadeiro:
(2) O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
(3) E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
(4) O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua nutridora;
(5) O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.
(6) Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.
(7) Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.
(8) Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.
(9) Desse modo obterás a glória do mundo.
(10) E se afastarão de ti todas as trevas.
(11) Nisso consiste o poder poderoso de todo poder:
Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.
(12) Assim o mundo foi criado.
(13) Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.
(14) Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da filosofia universal.
(15) O que eu disse da Obra Solar é completo.

dark sic mundus

Escrito pelo legislador e filósofo egípcio Hermes Trismegisto, o texto deu origem à Alquimia, uma prática real que combinava elementos de Física, Biologia, Química, Medicina, Misticismo, Semiótica, Arte, Antropologia, Espiritualismo, Astrologia, Metalurgia, Matemática e Filosofia.

Praticada em regiões como China Antiga, Mesopotâmia, Grécia Clássica, Império Romano, Império Persa, Egito Antigo, Mundo Islâmico, América Latina Pré-Colombiana, Índia Aniga, e Europa Medieval e Renascentista; a Alquimia, ainda que sem base científica, foi considerada uma importante fase para o desenvolvimento de procedimentos diversos da ciência usados até hoje ou que serviram como base para práticas modernas.

Entre seus objetivos mais populares, estão o de criar um Elixir da Vida Eterna e a Pedra Filosofal, ambos com o intuito de “vencer a morte”, ponto em que podemos obervar mais uma relação com a trama de Dark, na qual Jonas tenta mudar o tempo para impedir a morte das pessoas que ama.

O mito do Labirinto

labirinto

Nas três temporadas de Dark, vemos referências diretas à história de Ariadne, que chegou a ser interpretada no teatro da escola por Martha, nos dois mundos. mas o mito não foi escolhido à toa (nada em Dark é à toa!).

Segundo a mitologia grega, Ariadne é a filha do rei Minos de Creta, que colocou a filha como responsável pelo Labirinto da ilha. O local era usado para rituais de sacrifício, e guardava em seu centro o Minotauro.

De acordo com a história, o herói Teseu consegue atravessar o Labirinto e matar o Minotauro. Isto porque Ariadne se apaixona por ele e o ajuda a navegar com um fio de novelo. Eles acabam escapando juntos de Creta, mas Ariadne é abandonada pelo herói durante a viagem.

Martha e Jonas

Martha

Na primeira temporada de Dark, Jonas tem várias imagens de Ariadne no quarto e Martha representa um monólogo como a personagem, em uma peça de teatro escolar.

“O mundo antigo voltou para a assombrar como um fantasma que sussurra em um sonho como construir o mundo novo, pedra por pedra. A partir daí, eu sabia que nada mudaria. Que tudo ficaria como antes. As rodas dentadas giram em um círculo.

Um destino ligado ao próximo. O fio, vermelho como o sangue, junta todas nossas ações. Ninguém consegue quebrar os nós. Mas eles podem ser cortados. Ele cortou nossos, com uma lâmina afiada. Porém algo ficou para trás que não pode ser cortado. Uma ligação invisível.”

A descrição sobre nós sendo quebrados é exatamente a mesma que Adam utiliza para descrever o seu plano de criação de um novo “paraíso”. Além disso, fica bem claro o paralelo com a conexão indestrutível entre Martha e Jonas e com os ciclos de ações repetidas, não importando o quanto eles tentem mudá-las.

Dentro da estrutura do mito, Jonas e Adam são a representação tanto de Teseus como do Minotauro. Martha é Ariadne, e o Labirinto consiste nas complexas viagens no tempo e nas cavernas dentro da gruta, as quais são navegadas através de um fio vermelho. E Jonas vê a si mesmo como Teseus, o herói que derrotará o Minotauro após navegar o labirinto.

Michael

Michael

Após matar o Minotauro e sair do labirinto com a ajuda do fio de Ariadne, Teseus parte para casa, abandonando a sua amada. Ele a deixa porque tem um sonho em que a deusa Atena diz para ele o que fazer. Mas ele esquece de mudar sua vela para branco, que seria o sinal para seu pai saber que o Minotauro foi morto e que ele está bem. Ao ver que a vela não fora mudada, o Rei Egeu pensa que seu filho está morto e se suicida.

Jonas também abandona Martha, sob a orientação de Claudia já idosa, ainda que na tentativa de um dia salvá-la mudando todo o ciclo de viagens no tempo. Além disso, seu pai, Mikkel/Michael se suicida devido à ideia que Jonas, sem querer, planta em sua cabeça, quando tentava exatamente evitar sua morte. Ou seja, uma mensagem mal comunicada entre os dois.

Referências bíblicas

Rubens

Este é outro ponto que pode ser fortemente visto na série. A começar pelos nomes de vários dos personagens:

Jonas

Na Bíblia, é Jonas que acaba engolido por um peixe gigante por não cumprir sua missão de avisar aos moradores da cidade de Nínive que sofreriam a ira divina por suas vidas pecaminosas. Na série, Jonas também pode ser visto como uma espécie de profeta, que tenta alertar e salvar os personagens dos perigos da viagem no tempo.

Na Bíblia, Jonas cumpre sua missão e a cidade pratica jejum como penitência. Ainda assim, ele não confia em Deus e faz um abrigo para si mesmo. A desconfiança e a desobediência a Deus pode ter sido referenciada também no processo de transformação de Jonas em Adam. É nesta fase futura, inclusive, que Adam fala que a Sic Mundus combate o próprio Deus, o tempo.

Noah

Noah, por sua vez, é o nome em inglês para Noé. Na Bíblia, ele é o escolhido por Deus para construir a arca, o transporte daqueles que devem se salvar para o mundo novo, após a catástrofe iminente. Na série, Hanno passa a ser chamado por Adam de “Noah”, é um dos responsáveis por construir o túnel e a porta do Sic Mundus (passagem para as viagens no tempo).

Mikkel

Na sede da Sic Mundus, inclusive, vemos várias vezes Adam observando o quadro A queda dos condenados, de Peter Paul Rubens, que retrata o castigo dos anjos caídos. Segundo o livro do Apocalipse no Novo Testamento, é o arcanjo Miguel que lidera a guerra contra Lúcifer, o jogando na Terra junto dos outros anjos caídos. Na série, a referência a Miguel é feita com Mikkel.

Martha

Já Martha, na Bíblia, é a irmã de Maria, que testemunha um dos milagres de Cristo: a ressurreição de Lázaro, irmão de Martha. Aqui, a referência é mais uma vez clara, visto que grande parte da 1ª temporada focou no salvamento de Mikkel, irmão de Martha.

À imagem e semelhança

A 3ª temporada veio com ainda mais referências religiosas, a começar pela confirmação de que Martha mais velha passaria a se chamar Eva. Na conclusão da série, descobrimos ainda que os dois mundos que conhecemos foram criados a partir de um original.

Este mundo original é perfeito – motivo pelo qual o último episódio se chama Paraíso, enquanto os dois que foram feitos a sua imagem e semelhança são falhos, assim como: Adão e Eva.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário12 horas ago

OAB sobe tom contra Moraes e busca Câmara em meio à disputa entre Poderes

Nacional12 horas ago

Lira diz que governo Lula planta mentiras e Padilha é incompetente

Nacional12 horas ago

Governo Lula adota postura diplomática ambígua após ataque do Irã a Israel

Esporte16 horas ago

Nos pênaltis, Sousa vence Botafogo-PB e é campeão Paraibano de 2024

Esporte16 horas ago

Carol Meligeni perde para Siegemund, e Brasil cai para Alemanha mais uma vez na BJK Cup

Esporte16 horas ago

Fla encara Halcones por vaga na final da Champions League de basquete

Esporte16 horas ago

Popó confirma luta contra Vitor Belfort e anuncia quando será o combate

Esporte16 horas ago

Doornbos aconselha Verstappen: “Vá para a Mercedes, a Ford não será a melhor opção

Educação & Cultura16 horas ago

Atlas do IBGE com Brasil no centro vira polêmica: como surgiu o marco zero dos mapas?

Segurança Pública17 horas ago

É falsa informação de que STF extinguiu hora extra aos policiais civis

Judiciário17 horas ago

ADI 6.655: futuro dos cargos comissionados e veredito do STF para tribunais de contas

Judiciário17 horas ago

Último ano de mandato e o aumento na despesa com pessoal

Educação & Cultura17 horas ago

Usufruído ou não, recreio deve ser computado na jornada de professora

Judiciário17 horas ago

Reforma do Código Civil prevê divórcio unilateral direto no cartório

ESTADO17 horas ago

Mais de 68,7 mil doses aplicadas no “Dia D contra a Influenza e Multivacinação” 

CIDADE17 horas ago

Mais de 5,8 mil pessoas foram imunizadas durante o ‘Dia D’ de vacinação na Capital

ESTADO17 horas ago

Governo da Paraíba facilita acesso de pescadores ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

ESTADO17 horas ago

Programa Opera Paraíba realiza primeira cirurgia de artroplastia total de quadril no Hospital Regional de Picuí

Judiciário17 horas ago

Aborto: a vida começa na concepção – recente resolução do Conselho Federal de Medicina

CIDADE17 horas ago

CPICS Equilíbrio do Ser oferece meditação para gerenciamento do estresse e da ansiedade 

CIDADE17 horas ago

Clube de Vantagens do IPM-JP concede aos aposentados descontos em rede conveniada

ESTADO17 horas ago

Agevisa adequa legislação estadual à nacional e restringe venda livre de álcool a 70% na Paraíba a partir de 30 de abril 

ESTADO17 horas ago

CRMV-PB e Abracrim alertam para maus-tratos contra animais; saiba como denunciar

Esporte17 horas ago

Alex Poatan apaga Jamahal Hill com nocaute avassalador e mantém cinturão dos meio-pesados no UFC 300

Segurança Pública18 horas ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde18 horas ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA18 horas ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional18 horas ago

Micróbios da Antártida resistem em clima similar ao de Marte

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Equipes da Companhia coletam dados para atualizar números da safra de café

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

Safra de grãos 2023/2024 está estimada em 294,1 milhões de toneladas

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

Nacional8 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional12 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

Internacional3 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

CIDADE11 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional11 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Nacional12 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional11 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Saúde3 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional3 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura3 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública11 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional10 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional3 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Segurança Pública18 horas ago

COMO ANALISAR E EVITAR GOLPES DO PIX

Saúde18 horas ago

UMA SEGUNDA INFECÇÃO POR DENGUE PODE SER PIOR DO QUE A PRIMEIRA?

ECONOMIA18 horas ago

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA FEDERAL AUMENTA LIMITE DE ISENÇÃO DE IMÓVEIS

Internacional3 dias ago

O PIOR LUGAR DO MUNDO PARA SER MULHER?

Saúde3 dias ago

CIÊNCIA PODE ESTAR PERTO DE DESCOBRIR ORIGEM DE TRANSTORNOS ALIMENTARES

Saúde3 dias ago

POR QUE O BRASIL TEM RECORDE DE CASOS DE DENGUE?

Nacional3 dias ago

SOTAQUE CARIOCA: POR QUE SE FALA CHIADO NO RJ?

Saúde3 dias ago

O QUE O CAFÉ FAZ REALMENTE COM O SEU CORPO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DA COCADA DE MARACUJÁ

Saúde4 dias ago

IBGE APONTA QUE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ADULTA ESTÁ ACIMA DO PESO

Saúde4 dias ago

OZEMPIC: INJEÇÕES PARA DIABETES AGORA COMO REMÉDIO PARA EMAGRECIMENTO

Internacional4 dias ago

EMPRESA DO REINO UNIDO LANÇA ‘ESCUDO’ QUE DEIXA QUALQUER PESSOA INVISÍVEL

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

MARÇO DE 2024 FOI O MÊS MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

BRASILEIRO CASAM MENOS E FICAM MENOS TEMPO JUNTOS

ENTRETENIMENTO5 dias ago

SEXTO SENTIDO, UM PODER OCULTO?

Saúde5 dias ago

METAIS TÓXICOS EM BEBÊS

Nacional5 dias ago

PREOCUPAÇÃO COM O USO DA IA NAS CAMPANHAS POLÍTICAS VOLTA À TONA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A CORRIDA PELO CAMINHÃO DO FUTURO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

TV 3.0: COMO SERÁ A TELEVISÃO DO FUTURO NO PAÍS

ENTRETENIMENTO6 dias ago

CRIAÇÃO DE VIEIRAS: A JOIA DO MAR EM CULTIVO SUSTENTÁVEL

Saúde6 dias ago

SINAIS DO PARKINSON PODEM APARECER BEM ANTES DOS TREMORES

Saúde6 dias ago

FEBRE OROPOUCHE: CRESCE CASOS DA DOENÇA COM SINTOMAS PARECIDO COM A DENGUE

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PESQUISA DA UFMG TRANSFORMA XIXI EM ADUBO

Saúde1 semana ago

É PRECISO HIGIENIZAR A LATINHA ANTES DE CONSUMIR A BEBIDA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROBÓTICA É PARA TODOS?

Internacional1 semana ago

MERCOSUL QUER FECHAR ACORDOS COMERCIAIS COM OUTROS BLOCOS

ECONOMIA1 semana ago

PARTE DO IMPOSTO DEVIDO PODE SER DOADO

Educação & Cultura1 semana ago

MAIOR MAPA EM 3D DO UNIVERSO PODE REVOLUCIONAR COMPREENSÃO DO COSMOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO BOLO DE MILHO VERDE

Nacional2 semanas ago

COMO O BRASIL ESTÁ SE TORNANDO O PAÍS DOS EVANGÉLICOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br