CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Wi-Fi 4.0 – o que esperar da próxima geração
Serviços baseados na nova geração permitem que empresas usuárias organizem informações de forma customizada e integrada com seus sistemas de gestão
A chegada da nova onda das soluções de Wi-Fi, o chamado Wi-Fi 4.0, chega ao mercado prometendo muito mais do que maiores velocidades de conexão. Para empresas de qualquer tamanho que ofereçam conexão sem fio aos seus clientes, as novas soluções oferecem, além da conexão, a possibilidade de contar com ferramentas de Big Data e Analytics integradas, possibilitando a análise do comportamento dos clientes em ambientes internos e externos.
Algumas das soluções oferecidas hoje às empresas no Brasil contam com a tecnologia integrada para APIs (Application Programming Interface) dos principais sistemas de gestão do mercado, além de aderência às normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A integração nativa com ferramentas de Big Data e Analytics traz para as empresas usuárias a possibilidade de medir quanto tempo os clientes permanecem no estabelecimento, quais os horários de maior fluxo e qual a taxa de retorno, entre outros dados relacionados aos seus hábitos. Dessa forma, é possível reunir informações a respeito dos perfis dos clientes para a criação de campanhas e pesquisas personalizadas para a publicidade de produtos e serviços, sendo este espaço apto também para a rentabilização do negócio com a venda de mídia para outras empresas.
“As empresas precisam cada vez mais direcionar os seus negócios usando a tecnologia como diferencial estratégico. Com o Wi-Fi 4.0 é possível gerar insights que vão se converter em novas receitas. Nesse novo cenário que estamos vivendo, a assertividade do negócio vai fazer toda a diferença para a retomada da receita”, afirma Adriana Viali, head de Oi Soluções.
Em outra frente, a integração com os principais sistemas de gestão possibilita que as empresas organizem as informações extraídas da solução de forma customizada, on time, gerando insights para o negócio. Com a funcionalidade de segurança, é possível filtrar o conteúdo acessado, prevenindo a navegação em sites indesejados, além de registrar e arquivar os dados do usuário por 60 meses, resguardando os clientes corporativos de possíveis maus usos por parte de seus clientes em seus estabelecimentos. Essas últimas características dão às companhias uma atuação em conformidade com a LGPD.
“Para instituições públicas e privadas como bancos, aeroportos, empresas varejistas e todas que necessitam de uma plataforma para fornecer conectividade sem fio ao seu público, o Wi-Fi 4.0 traz a possibilidade de contar com soluções completas. Com isso eles podem tornar os espaços físicos mais inteligentes, integrados e atrativos para seus visitantes, facilitando a decisão pela compra”, diz Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing da Oi Soluções.
Todas estas possibilidades são encontradas na solução OI Wi-Fi 4.0, disponível no mercado brasileiro desde junho. Vamos construir o futuro juntos? Conheça um pouco mais sobre o que Oi Soluções oferece: www.oisolucoes.com.br