Connect with us

Internacional

A luta dos pequenos açougues no Reino Unido

Em meio à pandemia, cada vez mais pessoas querem saber de onde vêm a comida que comem. Um pequeno açougue no País de Gales oferece algumas lições sobre como produzir carne com respeito aos animais e ao meio ambiente.

No auge do lockdown causado pelo novo coronavírus, a avenida onde fica o açougue de William Lloyd Williams estava praticamente deserta. Mesmo assim, o estabelecimento dele no lugarejo de Machynlleth, no País de Gales, estava cheio de clientes em busca de carne com uma cadeia de fornecimento totalmente rastreável.

Williams abate apenas animais da sua região, num pequeno abatedouro perto da sua propriedade no bucólico Vale de Dyfi, em Machynlleth, onde ele mesmo cria algumas vacas e ovelhas. A loja onde ele vende a carne fica a apenas alguns metros dali.

“Wil tem um campo de pastagem, assim os animais vivem sem stress”, comenta a cliente Joy Neal, da vizinha Glandyfi. “Ele trata bem os seus animais e fornece carne boa para as pessoas daqui. Ele é muito bem-visto!” 

Muitos consumidores preferem nem saber de onde vem a carne que estão comprando. Mas Neal fica mais tranquila em saber que sua carne vem de um abatedouro local. “Não sobraram muitos, e eu tenho uma confiança especial neste aqui”, diz.

Açougue de William Lloyd Williams em Machhynlleth, no País de Gales
O açougue está nas mãos da família desde os anos 1950

O açougue de Williams é propriedade da família dele desde os anos 1950. Ele aprendeu o ofício do pai, carregando cabeças de ovelha para fora quando tinha 8 anos, e começou seu aprendizado pra valer quando tinha 17.

O negócio já sobreviveu à febre aftosa e à doença da vaca louca – ambas geraram prejuízos de bilhões de libras para a agricultura britânica – e, agora, à covid-19.

Mas não foi fácil. Nos anos 1980 havia sete açougues no condado de Montgomeryshire; hoje há o de Williams. Em todo o Reino Unido, a queda no número de estabelecimentos de abate foi de 99% entre 1930 e 2017, segundo a ONG Sustainable Food Trust (SFT), que, em 2018, iniciou uma campanha para tentar salvar os abatedouros locais.

Esses estabelecimentos pequenos não conseguem competir com os supermercados, e a crescente burocracia no setor não ajuda. O SFT afirma que boa parte da regulamentação é concebida tendo em mente os grandes açougues e é “desnecessária ou inapropriada para os pequenos”.

“Destruímos a rede de infraestrutura local que costumava existir”, comenta o fundador do SFT, Patrick Holden. “Não quero dizer que ela não possa ser reconstruída de outra maneira depois da covid, mas isso só é possível se as conexões entre o produtor e o consumidor existirem. Açougues são especialmente críticos porque só se pode ter carne local e produzida com respeito ao animais se houver açougues locais.”

O açougue de William Lloyd Williams em Machynlleth, no País de Gales

Na cadeia de fornecimento da fazenda até o abatedouro, a maior parte dos problemas associados com os cuidados animais ocorre no transporte, segundo a Agência de Normas Alimentares do Reino Unido. Padrões estabelecidos pela Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais determinam que os rebanhos sejam abatidos o mais perto possível de sua origem.

O modelo industrial de produção de carne não é nocivo apenas para os animais. Ele depende fortemente de antibióticos por causa do risco de transmissão de doenças nos locais onde os animais são confinados em larga escala e depende também de soja e outros grãos, que são produzidos em monoculturas com amplo uso de agrotóxicos, o que, por sua vez, leva à degradação do solo, à poluição e à perda de biodiversidade.

Os produtores que fornecem a carne para Williams estão listados na vitrine do açougue, e a lista é semanalmente atualizada. Todos os rebanhos se alimentam de pasto em fazendas que ficam num raio de até 30 quilômetros, algumas de até mesmo 15 quilômetros do açougue.

“Na véspera, eu coloco os animais para dentro para que estejam descansados. Eles estão com palha e água limpas, e a distância do campo para o abatedouro é curta”, comenta Williams. “Por causa da natureza do trabalho, uma das coisas mais importantes é que não pode haver crueldade, de forma alguma.”

Historicamente há pouco apoio do governo britânico para preservar os abatedouros locais, mas o grupo parlamentar suprapartidário em defesa do bem-estar dos animais divulgou um relatório em junho reconhecendo a importância deles.

Um porta-voz do Departamento [ministério] do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra, em inglês) afirmou à DW que as regulamentações estão sendo atualizadas e que o relatório do grupo parlamentar será levado em consideração.

Em 2018, o governo galês criou o um programa para incentivar os pequenos açougues, e uma emenda à Lei britânica da Agricultura, em debate no Parlamento, transforma o abate de animais em pequena escala em atividade passível de receber ajuda financeira pública.

“É uma sensação muito boa ter obtido esse reconhecimento valioso”, diz Williams. “Mas ainda há muito por fazer.” 

Gado de William Lloyd Williams em Machynlleth, no País de Gales
Palha limpa e água fresca para os animais de Williams

A pandemia expôs a urgência das mudanças. “Se você analisar os sistemas industriais de criação e abate de gado, perceberá que eles contribuem para o surgimento, disseminação e amplificação de doenças”, comenta Peter Stevenson, da ONG Compassion in World Farming, a maior organização do mundo na defesa do bem-estar dos animais.

Unidades de produção industrial de carne em todo o mundo tiveram surtos de covid-19, possivelmente por causa das baixas temperaturas e da pouca distância entre os funcionários.

Williams espera que a pandemia ajude os consumidores a entenderem por que alimentos da própria região são tão importantes. “E carne da região exige um açougue na região”, acrescenta.

Deixar de comer carne ajuda mesmo a salvar o planeta?

Pequenos negócios locais não têm condições de competir com a produção industrial de carne no preço final ao consumidor. Mas há vários custos de produção que não aparecem na etiqueta, incluindo tanto custos ambientais como os custos para a economia de uma região quando a produção fica concentrada em unidades maiores e centralizadas.

“As grandes redes varejistas falam em economia de escala, mas o que isso realmente significa é que esses enormes sistemas de produção de alimentos são uma indústria extrativista, eles desmantelam o capital social e humano que costumava ser uma característica de sistemas robustos de produção de alimentos”, diz Holen. “O ganho é de curto prazo, mas o custo é de longo prazo, e só agora estamos nos dando conta disso.”

A pecuária é responsável por 14,5% das emissões de gases do efeito estufa, e animais criados para a produção de carne e laticínios respondem por 65% disso, segundo as Nações Unidas. Porém, se bem feita, a criação de animais pode contribuir para solos mais saudáveis, que retiram dióxido de carbono da atmosfera e o mantêm na terra.

Mas reduzir o consumo de carne e comprar carne produzida com respeito aos animais e ao meio ambiente também diminui fortemente o impacto ambiental da produção de carne, e, para um número cada vez maior de pessoas, saber de onde vem a comida é importante. Segundo Williams, se a origem da carne está a mais de 30 quilômetros do açougue, o respeito pelos animais no processo de produção passa a ser duvidoso, e o valor final do produto é menor.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 hora ago

CONTRAN determina FIM da CNH neste Grupo – Veja quem são os beneficiados

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

Participe do Programa Internet Brasil e Tenha Acesso Gratuito à Internet!

Saúde1 hora ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA1 hora ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura1 hora ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Saúde2 horas ago

Solidão não é problema só de “primeiro mundo”

Internacional2 horas ago

Moradores das Ilhas Canárias lutam contra o turismo em massa

Internacional2 horas ago

O milagre econômico da Guiana

Internacional2 horas ago

Rússia diz ter tomado mais uma localidade ucraniana

Internacional2 horas ago

Israel fecha emissora de TV árabe Al Jazeera

Internacional2 horas ago

ONU aponta que necessidade humanitárias crescem a cada dia no Sudão

Internacional2 horas ago

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, ONU aponta que idioma une comunidades

Judiciário2 horas ago

MPPB recomenda medidas de segurança e meio ambiente, no São João de Monteiro

Politíca2 horas ago

Lei de Camila garante teste para avaliar saúde do bebê nos primeiros minutos de vida

Politíca2 horas ago

Lei de Júnior Araújo que institui política de incentivo ao protagonismo das mulheres na ciência é sancionada na Paraíba

Nacional1 dia ago

Rio Grande do Sul enfrenta recorde de cheia do Guaíba neste domingo

Judiciário3 dias ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional3 dias ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública3 dias ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde3 dias ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde3 dias ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública3 dias ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO3 dias ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário3 dias ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional3 dias ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA3 dias ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA3 dias ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Saúde1 hora ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA1 hora ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura1 hora ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional4 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional4 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional4 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde7 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde7 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde7 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional7 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA7 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br