CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Nostalgia: há 25 anos, a Microsoft lançava o Windows 95
Sistema operacional foi um dos maiores lançamentos da gigante de Redmond
Quem está acostumado a usar smartphones como principal aparelho eletrônico pode não imaginar que o lançamento de um sistema operacional como o Windows 95 tenha causado um impacto tão grande no mundo. Nesta segunda-feira (24) a edição completa 25 anos de sua chegada ao mercado. Dentre as inovações do sistema estão a interface mais amigável, a introdução do conceito plug-and-play e a primeira edição do navegador Internet Explorer 1.0.
O lançamento foi acompanhado por uma campanha de marketing que ressaltava uma série de novos recursos, como a barra de tarefas, o botão “Start” e as diversas interações possíveis. Só no primeiro ano o sistema operacional vendeu mais de 40 milhões de unidades.
Em anos recentes, o foco da Microsoft mudou para outros serviços, como as soluções corporativas de nuvem. Além disso, a marca chegou a novas indústrias, como os videogames, com a divisão responsável pelo Xbox. Ou seja, é altamente improvável que a chegada de outro lançamento cause tanto barulho quanto o do Windows 95. A empresa, inclusive, considera a compra do app chinês TikTok nos EUA.
A versão mais recente do OS, o Windows 10 tem cerca de 400 milhões de usuários — um número de respeito. Por outro lado, a companhia tem rivais mais bem sucedidos. O iOS (dos celulares da Apple) tem mais de 1,3 bilhão de usuários. Já a versão mais recente do Android (sistema do Google) tem mais de 124 milhões de usuários.
De qualquer forma, fica o registro, direto de 1995: