Connect with us

Internacional

Os 50 anos do gesto histórico de Willy Brandt em Varsóvia

Em 7 de dezembro de 1970, então chefe de governo da Alemanha Ocidental se ajoelhou no memorial às vítimas da Segunda Guerra. Gesto aplainou caminho para reconciliação teuto-polonesa, mas é criticado na Polônia de hoje

A genuflexão do chanceler federal Willy Brandt só durou 30 segundos, porém esse meio minuto escreveu história. Em dezembro de 1970, ele era o primeiro chefe de governo da República Federal da Alemanha (RFA) a pisar solo polonês. Fazia apenas 25 anos que a terminara a Segunda Guerra Mundial, a ocupação da Polônia, os assassinatos pelos nazistas.

O social-democrata fora a Varsóvia para tentar um recomeço das relações teuto-polonesas. Na manhã de 7 de dezembro, depositou uma coroa de flores no Memorial do Levante do Gueto de Varsóvia, em homenagem aos judeus que, lá confinados, lutaram com coragem desesperada contra seus algozes alemães e pela própria dignidade.

Brandt arrumou o laço de fita preto, vermelho, amarelo da coroa, recuou alguns passos, esperou. E súbito caiu de joelhos, de cabeça baixa, permaneceu sobre o granito frio, molhado. Os fotógrafos se acotovelavam em torno dele, já antecipando que aquela imagem correria mundo.

“Quando as palavras falham”

“Do fundo do abismo da história alemã e sob o peso de milhões de mortos, eu fiz aquilo que os seres humanos fazem quando as palavras falham”, explicaria mais tarde em suas memórias.

Brandt se ajoelhou como um penitente, evocando motivos do cristianismo. Ele rezara para que os alemães fossem perdoados. Então ele, que sempre se opusera aos nazistas, queria pedir perdão por seu povo. O gesto foi planejado? “Não, não foi”, escreveu. “Meus colaboradores estreitos não ficaram menos surpresos do que aqueles repórteres à minha volta.”

Também o governo polonês ficou inicialmente surpreso com o gesto de Brandt, recorda Krzysztof Ruchniewicz, professor de história da Universidade de Breslávia. “Até então, eles eram os ‘alemães maus’, tidos como revanchistas, guerreadores. E aí, de repente, vem um premiê alemão que se ajoelha, que se mostra disposto à contrição.”

Os governantes poloneses interpretaram o gesto corretamente, como iniciativa de conciliação, prossegue Ruchniewicz, “porém a propaganda do Partido [dos Trabalhadores Unidos, do governo,] não aproveitou a oportunidade para mudar a imagem negativa da Alemanha”.

Ele considera difícil dizer como a população reagiu na época, até porque “muitos poloneses provavelmente nem tomaram conhecimento”. A foto de Willy Brandt de joelhos não foi publicada nos jornais poloneses: a política de reconciliação do líder só mostraria seu efeito no longo prazo.

Moeda de 2 euros com o gesto de Willy Brandt
Alemanha lançou moeda de 2 euros para comemorar o gesto histórico de Brandt

Tratado de Varsóvia

Na Alemanha, a genuflexão foi a quebra de um tabu, relata a historiadora Kristina Meyer, da Fundação Willy Brandt, mas “se poderia também dizer que foi um game changer em relação à sociedade alemã e à elaboração do passado nacional-socialista”.

Pois a maioria dos alemães não parecia inclinada a pedir perdão pelos crimes da era nazista. Segundo pesquisas de opinião da época, a metade da população rechaçou o gesto de Brandt, considerando-o exagerado.

Enquanto Willy Brandt se ajoelhava diante do memorial, os governantes comunistas já esperavam por ele no palácio presidencial. Durante aquele visita ao Estado vizinho, ele também assinou o Tratado de Varsóvia, em que aceitava a perda dos territórios alemães no leste, designados à Polônia após a guerra.

Na então capital, Bonn, a oposição conservadora da Alemanha, formada pela União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã (CSU) rejeitou a concessão. Extremistas de direita do próprio país chegaram a tachar Brandt de “traidor do povo”.

Em retrospectiva, muitos historiadores concordam que a política de aproximação de Brandt foi um passo em direção à reunificação alemã, em 1990. “Com o reconhecimento de fato da Linha Oder-Neisse, criou-se uma base comum de entendimento político”, explica Mayer. “E, nesse sentido, a política de Brandt para o leste foi um marco no difícil caminho da aproximação Leste-Oeste na Guerra Fria.”

Esse foi o ponto de partida para uma dinâmica que, só após as revoluções pacíficas na Polônia e na comunista República Democrática Alemã (RDA), pôde levar a uma verdadeira “parceria entre a Alemanha e a Polônia numa Europa unida”.

Praça Willy Brandt, em Varsóvia
Monumento na Praça Willy Brandt, em Varsóvia, lembra o gesto de aproximação

As sombras estão de volta

Isso era o que se pensava de ambos os lados da fronteira, até poucos anos atrás. Contudo em 2020, após seis anos de governo nacional-conservador do partido Direito e Justiça (PiS) na Polônia, mudou a compreensão da parceria e também da genuflexão de Varsóvia.

Desde então, quando se trata das relações com Berlim, palavras como desconfiança, estranhamento e paralisia dominam o debate político polonês. Com frequência são também as sombras do passado a obscurecer o relacionamento de vizinhança. Recentemente debateu-se exasperadamente sobre um memorial em Berlim para os crimes alemães na Polônia.

“Do ponto de vista dos últimos anos, só posso ver a genuflexão como um gesto vazio”; comentou à DW o político do PiS Arkadiusz Mularczyk. “Não havia nada por trás dele. Que tipo de desculpa pelos crimes é essa, se em seguida não houve nenhuma compensação para a Polônia?”

“Há anos se vê esse tipo de gesto dos alemães para com a Polônia. Para mim, não são nada além de enrolação”, acusa o deputado. “Na Segunda Guerra morreram quase tantos poloneses quanto judeus. Mas os cidadãos judeus que vivem nos Estados Unidos ou em Israel recebem indenizações, os poloneses não.”

Mularczyk liderou uma comissão parlamentar para formular exigências de reparação à Alemanha pelos crimes da Segunda Guerra. Para ele, a política alemã quer só dar a impressão de que se desculpa, porém nada mais acontece. Essa narrativa se estabeleceu nos últimos anos, sobretudo entre os nacional-conservadores poloneses. Da mesma forma que a opinião de que tais gestos servem acima de tudo à Alemanha e sua imagem externa, mas não tanto à Polônia.

Selo alemão pelos 50 anos da genuflexão de Varsóvia
Lançamento de selo integra comemorações dos 50 anos da genuflexão de Varsóvia na Alemanha

Gesto que ainda toca

O historiador polonês Ruchniewicz critica a postura oficial de seu país: “Observar hoje as relações teuto-polonesas me faz pensar no ano 1970. É claro que era um outro tempo, hoje as fronteiras são seguras, somos parte da União Europeia, a Polônia e a Alemanha fecharam acordos. Mas os componentes simbólicos contidos no gesto de reconciliação de Brandt ainda não estão internalizados.”

Na Alemanha foi cunhada uma moeda de 2 euros em comemoração aos 50 anos da genuflexão de Varsóvia, lançou-se um selo de jubileu, estão planejados simpósios e discursos. Também historiadores como ele discutirão sobre o Tratado de Varsóvia e suas consequências, enumera Ruchniewicz. Do lado polonês não há nada programado.

Na Praça Willy Brandt de Varsóvia, a apenas 200 metros do local histórico, um monumento lembra o gesto de 7 de dezembro de 1970. A placa de bronze já está obscurecida pela pátina, mas o rosto de Brandt brilha, como se recém-polido. Os visitantes que vêm aqui parecem ter a necessidade de tocar o líder prostrado de joelhos.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte22 segundos ago

Pai de Neymar espera ver filho em boa fase no Mundial e revela: ‘Nunca esteve tão livre’

Esporte3 minutos ago

Verstappen conquista tetracampeonato da Fórmula 1 em Las Vegas

Internacional6 minutos ago

Timor-Leste aposta em sistema de alerta liderado pelas comunidades para resistir a desastres climáticos

Internacional8 minutos ago

Unicef promove ação para baixar taxa de bebês prematuros em Moçambique

CIDADE23 minutos ago

Câmara Municipal de Campina Grande discute LOA 2025 em Audiência Pública

Saúde26 minutos ago

Hospital Regional de Cajazeiras reforça ações de combate ao câncer de próstata, durante o Novembro Azul

Educação & Cultura28 minutos ago

GibiZeca realiza programação para estudantes de João Pessoa, nesta segunda (25)

ESTADO29 minutos ago

Lucas Ribeiro participa da inauguração do novo aeroclube da Paraíba em São Miguel de Taipu

ESTADO32 minutos ago

Sertão científico é pauta da Secties na I Feira de Energias Renováveis, em Sousa

Educação & Cultura34 minutos ago

Escritora cabo-verdiana Vera Duarte Pina defende no FliParaíba educação como pilar fundamental do futuro descolonizado

Politíca38 minutos ago

Black Friday: Projetos de Jutay garantem transparência e direitos no comércio digital

Esporte40 minutos ago

Lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas é sancionada

ECONOMIA42 minutos ago

IFI: mesmo com menos emendas, governo precisa de R$ 40 bi para meta fiscal

ECONOMIA45 minutos ago

Senadores aguardam o envio do pacote de corte de gastos públicos pelo governo

Politíca52 minutos ago

Veneziano recorre a três ministros de Lula para tentar manter programa de carros-pipa na Paraíba

ESTADO1 hora ago

Suspensão da Operação Carro-Pipa ameaça abastecimento em 70 cidades da Paraíba

Judiciário1 dia ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE1 dia ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE1 dia ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE1 dia ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde1 dia ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde1 dia ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde1 dia ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública1 dia ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO1 dia ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE1 dia ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO1 dia ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte1 dia ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br