Internacional
Colégio Eleitoral começa contagem de votos para oficializar presidente
Quatro estados já divulgaram seus votos
Os membros do Colégio Eleitoral dos Estados Unidos estão reunidos em seus respectivos estados nesta segunda-feira, 14, para votar oficialmente no novo presidente americano e confirmar os resultados da eleição de 3 de novembro. O processo, que normalmente não passa de uma formalidade, deve colocar ainda mais pressão contra a campanha de Donald Trump, que tenta desqualificar o pleito e a vitória de Joe Biden. As informações são da Revista Veja.
No Wisconsin, ainda a pouco os dez votos do Estado foram para Joe Biden. Na Carolina do Norte, os 15 delegados votaram em Donald Trump para presidente dos Estados Unidos. Em Ohio foram 18 votos para Donald Trump. Tamém no Kentucky os 8 delegados votaram em Donald Trump.
Os resultados da eleição foram certificados pelos 50 estados americanos, assim como pelo Distrito de Columbia. O democrata venceu com 81,3 milhões de votos, 51,3% dos sufrágios emitidos, contra 74,2 milhões (46,8%) do republicano.
Mas nos Estados Unidos o presidente é decidido pelo sufrágio universal indireto, e cada estado dispõe de um número determinado de delegados com base no tamanho de sua população. Biden conquistou 306 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral, e Trump 232. Para vencer a eleição eram necessários ao menos 270.
Os membros do Colégio Eleitoral formalizarão o processo nesta segunda-feira, com os delegados em cada estado. Ainda segundo a Veja, durante a noite Biden fará um discurso para celebrar a confirmação de sua vitória e “a força e resistência” da democracia americana, segundo a equipe de transição.
Os delegados votam para presidente e vice-presidente por meio de cédulas de papel. Dos 50 estados americanos, 33 exigem legalmente que seus delegados escolham o candidato que teve a maioria do voto popular no estado.Os outros 17 estados não “amarram” seus delegados, o que significa que eles podem votar em quem quiserem.
Após a votação desta segunda, o Congresso conta oficialmente os votos em uma sessão realizada na Câmara dos Deputados em 6 de janeiro.Quando Biden atingir a maioria de 270 votos, o resultado será anunciado “oficialmente”.
Os delegados e o Colégio Eleitoral
Cada estado tem um determinado número de delegados. Em 48 estados e no Distrito de Columbia, o candidato que receber a maioria dos votos leva todos os delegados, independente da diferença percentual – processo conhecido como “winner takes all” (o vencedor leva tudo).
Somente dois estados não seguem essa regra e contam com um sistema de alocação proporcional de votos. No Maine – que tem 4 delegados – 2 deles vão para o nome que vencer no voto popular e os outros 2, para o vencedor em 2 distritos específicos (1 voto para cada um). Em Nebraska – que tem 5 delegados – acontece a mesma coisa, mas lá há 3 distritos, então são 2 delegados para quem vencer no voto popular e 3 para quem vencer nessas áreas específicas.
O Colégio Eleitoral é composto por 538 delegados, sendo 1 para cada membro da Câmara dos Deputados (435) e do Senado (100), e mais 3 no Distrito de Columbia. Para chegar à presidência, o candidato precisa de ao menos 270 representantes.