Connect with us

Internacional

Vacinação ajuda Boris Johnson a enfrentar onda de más notícias no Reino Unido

O programa de vacinação britânico entrou nesta segunda (18) em sua segunda fase

Boris Johnson já tem uma tábua de salvação a que se agarrar para surfar a onda de más notícias no Reino Unido: o programa de vacinação britânico entrou nesta segunda (18) em sua segunda fase. Quase 5 milhões de maiores de 70 anos e 1 milhão de doentes serão convidados para entrar na “corrida contra a morte”, apelido dado ao programa por seu responsável, o ministro Nadhim Zahawi.

A uma taxa de 140 injeções de imunizante por minuto, o país já deu a primeira dose a 3,9 milhões de pessoas (dados de sexta, 16) e cerca de 400 mil receberam também a segunda. É pouco perto dos 54 milhões de adultos que se espera vacinar, mas é muito à frente dos vizinhos -na Itália, o segundo europeu com mais vacinas aplicadas, o número não chega a um terço, tanto no total quanto ponderado pelo número de habitantes.

Para ajudar, nesta semana o governo viu recuar o número de novos casos. A contabilidade do governo mostra queda de mais de 22% na semana que terminou dia 17. As taxas caíram em todas as regiões da Inglaterra, de acordo com a agência PA Media.

Ainda é cedo para comemorar. Os números mostram que a transmissão não foi totalmente vencida -a taxa de contágio mais recente (Rt de 1,2 a 1,3) ainda indicava uma expansão, o que mantém um sinal de alerta para os hospitais, que temem um colapso.

Segundo o sistema de saúde pública (NHS) inglês, a cada 30 segundos um novo paciente é internado com Covid-19 no país. De sexta para sábado, por exemplo, 4.179 leitos receberam novos doentes, um aumento de 13% na semana.

Mas, ao menos dessa vez, o governo de Boris Johnson tem uma história de sucesso para mostrar. O deslanche em seu programa de vacinação foi resultado de pelo menos sete apostas certas feitas nos últimos meses. A primeira delas foi investir na pesquisa e no desenvolvimentos de vacinas, que permitiu à Universidade Oxford e ao laboratório AstraZeneca se tornarem um dos consórcios pioneiros no lançamento de um produto comprovadamente viável.

Essa estratégia também permitiu agilizar ensaios clínicos e garantir o acesso às ampolas. A fabricação em seu próprio território facilita a distribuição dos imunizantes e evita problemas como o enfrentado pelo Brasil na última semana, quando precisou adiar um voo que buscaria doses na Índia. O governo britânico também se planejou para ampliar a produção no país, firmando convênio com outros laboratórios.

Um segundo acerto do Reino Unido foi garantir rapidamente contratos com fabricantes. Em meados do ano passado, já havia anunciado contatos com cinco empresas além da AstraZeneca: Janssen (Bélgica), Novavax (EUA), Pfizer/BioNtech (EUA/Alemanha), Valneva (França) e GSK/Sanofi (Reino Unido/França).

Em terceiro lugar, o país foi o primeiro na Europa a aprovar o uso de uma vacina, mais de um mês à frente do resto do continente. A MHRA (agência reguladora) deu sinal verde à vacina da Pfizer no dia 2 de dezembro, o que lhe garantiu 1 milhão de doses disponíveis já na semana seguinte. No fim do mês foi a vez da vacina da Oxford e, em janeiro, o imunizante da Moderna também foi aprovado. A dianteira foi possível porque o governo britânico mudou a regulação da MHRA, permitindo que vacinas fossem autorizadas para uso antes do registro definitivo.

Um quarto passo que o Reino Unido deu antes de todos foi adiar a segunda dose, para dar a primeira ao maior número possível de pessoas. Embora controversa -cientistas apontam risco de que isso estimule mutações-, a medida foi depois avalizada pelo grupo consultivo da OMS, como recurso para proteger um número maior de pessoas.

A postergação da segunda dose pode acabar se virando contra Boris se o atraso no fornecimento de vacinas -como já aconteceu no caso da Pfizer- prejudicar a administração da segunda injeção, mas o NHS diz que o fornecimento está garantido pela Pfizer e pela AstraZeneca.

O quinto passo foi ampliar ao máximo o acesso -o compromisso é que todo morador da Inglaterra tenha um posto há no máximo 16 km de sua casa. O sistema de saúde abriu nesta semana mais 10 dos 50 megacentros de vacinação planejados. Além das megaestruturas, as doses podem ser tomadas em 1.200 clínicas, cerca de 200 farmácias e mais de 200 hospitais. Até o fim do mês, o governo promete vacinar 24 horas por dia.

Uma sexta diferença favorável aos britânicos é um sistema fácil de inscrição para ser vacinado, sem necessidade de consulta médica nem de consentimento por escrito, como os exigidos em alguns países da Europa.

Por fim, Boris Johnson prioriza ações guiadas pela ciência do comportamento desde antes de virar primeiro-ministro, em sua campanha pelo brexit, em 2016. O Reino Unido acordou cedo para a necessidade de contra-atacar os antivacinas e lançou campanhas massivas de mensagens positivas nas redes sociais, ações para remover posts com desinformação e equipes para tirar dúvidas.

Salvo imprevistos, essas sete decisões podem fazer Boris reverter a imagem de incompetência que lhe vinha sendo atribuída durante a pandemia, após ele descumprir várias promessas de implantar testes, fracassar em seu aplicativo de rastreamento e decretar confinamentos tardios, hesitantes e ineficazes.

Mesmo nessas áreas, o premiê começa a dar a volta por cima. O governo britânico anunciou na semana passada que vai dobrar as unidades de teste, para 500, e que bateu o recorde de pessoas contatadas: mais de 1 milhão nos primeiros sete dias do ano. Segundo o NHS Test & Trace, o programa consegue colocar em isolamento 86,6% daqueles com teste positivo e 92,7% dos seus contatos.

A pressão sobre o serviço vai aumentar, agora que todos os corredores de viagem foram fechados: qualquer pessoa que chegue ao Reino Unido tem que fazer quarentena obrigatória de dez dias (ou 5, se tiver um teste negativo para Sars-Cov-2), mas, segundo o jornal britânico Sunday Times, pode receber ajuda de GPS, reconhecimento facial e inteligência facial.

Nesse novo sistema de vigilância, não confirmado pelo governo, quem estiver em quarentena seria contatado uma vez por dia e convidado a mandar um selfie em até 20 minutos. Softwares checariam o rosto e o local da foto. A polícia seria acionada se a foto não fosse recebida ou a imagem não comprovasse o confinamento.

Se a prancha da vacinação continuar firme, Boris Johnson tem chance de enfrentar melhor uma segunda tempestade, do lado da economia. A consumação do brexit trouxe custos e atrasos para várias empresas, levando até ao desabastecimento em algumas lojas, e o novo confinamento elevou as chances de que o país mergulhe de novo em recessão.

No primeiro semestre, o PIB do país caiu 3% até março e 19% no segundo trimestre, no maior declínio da história do Reino Unido. Em novembro, quando foram fechadas lojas não essenciais, bares, restaurantes e parte dos hotéis, a economia recuou 2,6% em relação a outubro (no setor de serviços o tombo foi de 3,4%). O resultado pôs fim a seis meses consecutivos de recuperação da primeira onda.

A crise econômica por enquanto tem sido amortecida politicamente pelo esquema de redução das horas trabalhadas, na qual o governo assume o pagamento de parte do salário dos empregados. No médio prazo, porém, devem faltar recursos para que Boris cumpra uma de suas principais promessas da campanha de 2019: a de merecer a confiança dos eleitores do norte e centro-norte do país, que votaram pela primeira vez no Partido Conservador à espera de investimentos públicos e reativação da economia.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte1 hora ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte2 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

Esporte2 horas ago

F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas

Esporte2 horas ago

Ele e mais ninguém! Sinner torna-se o primeiro da história com feito incrível

CIDADE2 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne centenas de crianças no Centro Cultural de Mangabeira

Nacional2 horas ago

Bolsonaro: “Discutir comigo um plano para matar alguém, isso nunca aconteceu”

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Governo anuncia mudança no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado: Confira as novas datas

Nacional2 horas ago

Jornalista que abriu o vídeo encenado é filho de Míriam Leitão

ENTRETENIMENTO2 horas ago

“Abriu os olhos dos brasileiros”, diz a atriz Luiza Tomé sobre Bolsonaro

ECONOMIA2 horas ago

Inflação fica maior para mais pobres com pressão de alimentos

Esporte2 horas ago

Após brilhar contra o Vasco, Garro comemora sexta vitória seguida do Corinthians

Nacional2 horas ago

Janja provoca 31 ações parlamentares contra governo Lula em uma semana

Nacional2 horas ago

Braga Netto nega que planejava trair Bolsonaro e frisa lealdade

Nacional2 horas ago

Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara

ENTRETENIMENTO3 horas ago

4 maneiras significativas de reutilizar seu vestido de noiva

ENTRETENIMENTO3 horas ago

SALADA DE CHUCHU COM CENOURA COMO FAZER SUPER FÁCIL Receitinhas da Ben

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Assista à árvore de Natal do Vaticano subir em 30 segundos (vídeo)

Esporte3 horas ago

Rua da Mata é a campeã da 2ª edição do Torneio das Comunidades de Futmesa

Saúde3 horas ago

Centro de Doenças Raras de João Pessoa participa de Congresso nacional nos dias 25 e 26

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Sine-JP oferece 293 vagas de emprego

Judiciário4 horas ago

Tentando entender a tentativa: os alegados crimes de 15.12.2022

Nacional4 horas ago

A PEC nº 2/2003 ou PEC dos Cedidos

Nacional4 horas ago

Plano de golpe ou perseguição política? As camadas ocultas das acusações contra Bolsonaro

Segurança Pública4 horas ago

Militares presos e o salário cortado pela metade: novas regras sobre a morte ficta segundo a lei mencionada pelo Ministro da Defesa

Segurança Pública5 horas ago

Avalanche imparável de críticas desbarranca sobre o Exército em apenas 50 minutos: desafio reputacional, desconfiança e rejeição

Segurança Pública5 horas ago

Brasil tenta negociar com a Índia a troca de aeronaves de transporte militares C-390 da Embraer por caças Tejas Mk1A, para fortalecer a Força Aérea brasileira

Esporte5 horas ago

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Programa ‘Eu Posso’ abre novas inscrições para 80 empreendedores com créditos de até R$ 15 mil

Segurança Pública5 horas ago

Comissão aprova projeto que cria sistema integrado com dados de violência contra a mulher

Esporte5 horas ago

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br