Connect with us

Internacional

Análise: Navalny e os russos, uma relação complicada

Com convocações ao protesto, demonstrações de coragem e até um vídeo escandaloso sobre Putin, o líder oposicionista vem tentando mobilizar a população contra os abusos de poder. Mas muitos ignoram o apelo. Por quê?

Antecipando a manifestação deste domingo (31/01), que reuniu milhares de manifestantes em 40 cidades da Rússia e, segundo observadores, resultou em mais de 5 mil detenções, uma questão vinha ocupando os apoiadores de Alexei Navalny nos últimos dias: quão grande será a participação nos próximos protestos contra ao governo?

Em 23 de janeiro de 2021, dezenas de milhares haviam tomado as ruas do país, exigindo a libertação imediata do líder oposicionista. Mas parecia difícil superar esses números, desde que as manifestações foram declaradas ilegais e os participantes estão sujeitos a pena de prisão, caso detidos.

No protesto do último fim de semana, houve quase 4 mil detenções. E há a pandemia de covid-19 em curso, também cuidando para manter os russos em casa. Por outro lado, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, minimizou o porte dos protestos, declarando a um repórter de TV que “não eram muitos manifestantes, maioria está com Putin”.

Desde de 17 de janeiro – quando retornou da Alemanha, onde recebeu tratamento médico após ter sido envenenado em seu país com o agente nervoso da época soviética Novichok – o crítico do Kremlin de 44 anos vem movimentando grande parte da sociedade russa.

“Depois do envenenamento de Navalny, entendi que não fazia mais sentido simplesmente ficar à toa”, comentou à DW Adam, de 26 anos, nos protestos de 23 de janeiro. Pavel, de 30 anos, contou que a arbitrariedade do sistema legal o foi o que o levou às ruas: “Eu não me importo realmente com Navalny. Mas me importo certamente com o modo como ele tem sido tratado pelas autoridades russas, pela polícia. É inaceitável.”

Mulher asiste a vídeo mostrando Alexei Navalny e Vladimir Putin
Com vídeo sobre propriedade bilionária de Putin, Navalny procurou mobilizar a indignação popular

Vídeo do escândalo

Tão logo desembarcou no Aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, Navalny foi imediatamente colocado sob custódia policial e em seguida sentenciado a 30 dias de cárcere. Agora ele espera uma decisão judicial a ser divulgada em 2 de fevereiro.

No entanto, as autoridades contam mantê-lo mais tempo atrás das grades, após invalidar a suspensão de uma sentença por fraude datando de 2014, com base na alegação de que ele teria infringido os termos da liberdade condicional.

O ativista já estava na prisão quando sua Fundação Anticorrupção (FBK, na sigla russa) divulgou um vídeo documentando o extravagante palácio no litoral do Mar Negro de 1,3 bilhão de dólares, supostamente pago e construído por oligarcas para o presidente Vladimir Putin. O chefe do Kremlin negou pessoalmente as imputações.

Postado no Youtube, o vídeo foi assistido mais de 100 milhões de vezes, um número recorde para a plataforma na Rússia. Navalny espera que essa revelação ajude a aquecer os protestos, mas não é garantido que mais cliques levaram mais cidadãos às ruas. A questão crucial é se imprensa negativa para o Kremlin se traduzirá em maior apoio para a figura da oposição.

Barrado da participação política

Mas quanto apoio Alexei Navalny tem realmente? Para responder, é preciso voltar pelo menos uma década no tempo: no inverno de 2011/12, dezenas de milhares protestavam contra o retorno do então primeiro-ministro Vladimir Putin ao Kremlin, em eleições que consideravam longe de ser livres e justas.

Quem liderava as passeatas era Alexei Navalny, um blogueiro emergente que documentava a corrupção na Rússia. Foi aí que começou sua ascensão como protagonista da oposição política no país.

De início, outros oposicionistas se incomodavam com seu tom nacionalista e populista de direita. Porém, hoje ele não fala mais em termos xenofóbicos. Navalny mostrou que entende tratar-se de um jogo longo, de resiliência e paciência, e tem mudado a própria retórica a fim de se manter relevante ao longo dos anos.

Seu maior e único sucesso como político foi em 2013, quando concorreu à prefeitura de Moscou, terminando em segundo lugar, com quase um terço dos votos. Contudo, desde então, o caminho legal para a participação política está bloqueado para Navalny: seu partido não está registrado junto às autoridades eleitorais, e ele próprio está barrado de cargos públicos devido a uma condenação por fraude.

Essa sentença o impediu de concorrer à presidência russa em 2018. O ativista afirma que tudo foi orquestrado pelo Kremlin. Ainda assim, aproveitou o foco midiático para formar uma rede de contatos, e esse esforço está rendendo frutos: agora, centenas, mesmo milhares de adeptos estão indo às ruas por toda a Rússia para exigir a libertação dele – um acontecimento raro.

Alexei Navalny antes da prisão no Aeroporto de Moscou
Navalny antes da prisão no Aeroporto de Moscou

Inércia da população mais idosa

Especialista em consultas de massa como Lev Gudkov, no entanto, estão céticos se Navalny será realmente capaz de desencadear uma movimento de protesto de grande escala.

“As atitudes em relação a ele são complicadas, e dependem da idade da pessoa e de onde ela obtém suas informações”, explica o diretor da ONG Centro Analítico Levada, especializada em sondagens. “Os jovens nas redes sociais reagiram muito mais fortemente às notícias de uma tentativa de assassinato contra ele.”

Enquanto cerca de 40% dos jovens russos acreditam que Navalny tenha sido vítima de um atentado, essa porcentagem é de apenas 5% entre os mais velhos, sobretudo nas áreas rurais, onde a principal fonte de notícias é a televisão estatal.

Para alguns, o episódio não passou de uma provocação orquestrada por agências de inteligência ocidentais. Segundo Gudkov, isso é prova de que está funcionando a “propaganda do Kremlin”, segundo a qual Navalny seria um criminoso.

Nesse contexto, não é de espantar que numa sondagem do Centro Levada, de novembro de 2020 – três meses após a tentativa de assassinato –, apenas 2% dos consultados declararam que votariam em Navalny para a presidência. Essa cifra vem se mantendo estável há anos.

Fileira de policiais de roupa de camuflagem em rua nevada e arborizada
Repressão aos protestos de rua na Rússia tem sido maciço

Heroísmo e um legado da era soviética

Em seus vídeos investigativos, muitas vezes entremeados de gírias irônicas, Navalny parece se dirigir diretamente à juventude da Rússia. Mas Gudkov ressalva que, embora colegiais gostem de compartilhar os vídeos no TikTok, eles não são o público alvo das mensagens.

“Os adolescentes assistem aos vídeos dele, mas ficam passivos. Quem reage são os que têm um pouco experiência de vida, gente entre 25 e 40 anos de idade.” Segundo o sociólogo, os russos de classe média, sobretudo nas metrópoles, veem uma conexão direta entre as políticas de Putin a estagnação econômica do país.

O especialista austríaco em assuntos russos Gerhard Mangott, da Universidade de Innsbruck, concorda: “Nem todo mundo que foi às ruas em 23 de janeiro o fez por Navalny, e nem todos iriam, por exemplo, votar nele numa eleição presidencial. Muitos estavam lá porque estão frustrados com a recessão, falta de recuperação econômica, queda de salários, a corrupção política e a corrupção cotidiana enfrentam nas próprias vidas.

Para o futuro, Lev Gudkov não espera protestos de massa. Primeiro, por crer que a situação econômica na Rússia está relativamente boa, nem de longe comparável com a da vizinha Belarus, por exemplo, onde as manifestações contra o presidente Alexander Lukashenko já se estendem por meses.

Além disso, o sociólogo não vê entre o povo a disposição ao sacrifício que o ativista demonstrou ao retornar à Rússia apesar da ameaça de prisão. “A admiração por Navalny vai crescer. As pessoas talvez pensem: ‘Ele é uma pessoa especial, um guerreiro, mas nós não. Nós o admiramos, mas não vamos imitá-lo.'”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA3 horas ago

BNB recebe Gustavo Cerbasi e Edgar Abreu em debate sobre educação financeira, investimentos e o mercado financeiro

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Programa Espaço Cultural entrevista cantora Helô Uehara nesta quinta-feira, dia 10

Esporte3 horas ago

Aberta as inscrições para a 4ª edição da Corrida do Natal em João Pessoa

Nacional3 horas ago

Primeiro turno da eleição municipal indica que Lula terá de buscar o centro para reeleição em 2026

ESTADO3 horas ago

Nota Cidadã: compras no mês das crianças com nota fiscal concorrem a R$ 100 mil em prêmios

Educação & Cultura3 horas ago

Editora A União lança coletânea de cordéis de Leandro Gomes de Barros hoje (09/10) de Cordel, em Pombal

Educação & Cultura3 horas ago

Editora A União lança revista sobre os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB)

Judiciário3 horas ago

OAB-PB publica edital de convocação para eleições da Diretoria, Conselhos, Subseções e Caixa de Assistência

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Espaço Cultural recebe programação especial neste sábado para celebrar o Dia das Crianças

Politíca3 horas ago

Prefeitos e deputado questionam estado de lucidez de procurador da ALPB após acusações polêmicas

CIDADE3 horas ago

Zé Aldemir vence o governo do estado pela terceira vez consecutiva

Segurança Pública4 horas ago

PF prende no bairro de Manaíra, em João Pessoa, estrangeiro de 65 anos, condenado por estupro de vulnerável

CIDADE4 horas ago

Procuradora emite parecer pela condenação de ex-prefeito que falsificou PAD para demitir servidor em Mari

Internacional4 horas ago

Islândia descobre fonte de energia fervente embaixo do gelo, capaz de superar a energia solar e eólica juntas: uma revolução sustentável que pode mudar o mundo

Internacional4 horas ago

Uma aviadora da Marinha dos EUA faz história ao se tornar a primeira mulher americana a pilotar um F/A-18 Super Hornet e derrubar um alvo aéreo em combate real

Internacional4 horas ago

A surpreendente e paradoxal ação da Venezuela em nome do combate ao “fascismo imperialista” no Oriente Médio

Internacional4 horas ago

A Megaameaça da China contra os Estados Unidos: senado pede mobilização nacional

Nacional4 horas ago

Lula quer criar “Embraer do Espaço” para estimular o setor aeroespacial do país: nova estatal já está em desenvolvimento pela Aeronáutica

Segurança Pública4 horas ago

Militares do Exército — Comando Militar da Amazônia — resgatam eleitores em naufrágio no rio Javari

Segurança Pública4 horas ago

Ministro da defesa envia capitão de mar e guerra para missão militar na Índia e Paquistão por um ano em uma nova operação de paz sob bandeira da ONU

Politíca4 horas ago

2º turno, em CG: Enquanto Bruno se reúne com Romero, Cássio e Tovar Jhonny prefere João, Guerra e Tibério

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Teatro Paulo Pontes recebe Danilo Caymmi nesta quinta-feira (10) no Seis e Meia

CIDADE7 horas ago

Vereadores eleitos na Paraíba com menos de 100 votos: confira os nomes

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Seleção com mais de 600 vagas para professores e supervisores pedagógicos tem inscrições abertas, na Paraíba

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Inscrições abertas para concurso de prefeitura na Paraíba com quase 30 vagas e salários de até R$ 4 mil

Politíca8 horas ago

Aos 90 anos, Zé Costa se torna o candidato mais velho eleito no Brasil em sua primeira disputa política na Paraíba

ECONOMIA8 horas ago

Plenário do Senado aprova Galípolo como presidente do Banco Central

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

X começa a ter o funcionamento reestabelecido no Brasil

Esporte8 horas ago

Zico detona projeto de estádio do Flamengo: ‘Os envolvidos não têm minha credibilidade’

Esporte8 horas ago

Ederson diz que Seleção precisa dar ‘resposta imediata’ contra Chile e Peru

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional7 meses ago

China

ECONOMIA3 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Saúde1 semana ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura1 semana ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional1 semana ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde3 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura3 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional3 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional4 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional4 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional4 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário1 mês ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde1 mês ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA1 mês ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública1 mês ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE1 mês ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura1 mês ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br