Segurança Pública
Forças Armadas prosseguem ações para socorrer pacientes com Covid-19
As Forças Armadas executaram mais duas ações para socorrer pacientes com Covid-19 logo no início desta segunda-feira (01). Os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram, por meio da aeronave C-105 Amazonas, um paciente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três de enfermaria de Boa Vista, em Roraima, até Belém, no Pará. Em outro trajeto, o avião C-99 levou 18 pacientes de Manaus, no Amazonas, para Palmas, no Tocantins.
O emprego de militares acontece a fim de aliviar a sobrecarga dos sistemas de saúde pública. Por essa razão, as ações das Forças Armadas são executadas em regime de dedicação integral. No domingo (31), houve o transporte de 14 pacientes de Manaus, com pouso no município de Parintins, também no Amazonas, seguindo para Curitiba, no Paraná. O trajeto foi acompanhado por seis profissionais de saúde.
Esse apoio logístico, todavia, não se restringe aos pacientes infectados pelo coronavírus. Para disponibilizar vagas na rede pública de saúde de Manaus (AM), a Força Aérea Brasileira fez a transferência de oito pacientes em tratamento oncológico e seus acompanhantes na sexta-feira (29). O grupo foi encaminhado para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), na cidade do Rio de Janeiro.
A ação intensa em apoio à Operação Covid-19, entre os dias 08 de janeiro e 1° de fevereiro, já somou mais de 979 horas de voo. Até o momento, mais de 391 pacientes foram transferidos para outros estados.