Internacional
Autoridade de saúde dos EUA recomenda usar duas máscaras
Diretrizes do CDC recomendam uma máscara de pano sobre uma cirúrgica, e não o contrário. Outra opção para melhorar a proteção é ajustar a máscara cirúrgica ao rosto com nós nos elásticos
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendou nesta quarta-feira (10/02) o uso de duas máscaras para uma melhor proteção contra o novo coronavírus.
As novas diretrizes recomendam usar uma máscara de pano sobre uma máscara cirúrgica, e não o contrário, pois a máscara que menos protege deve ser sobreposta à que melhor protege.
Não se deve usar uma máscara cirúrgica sobre outra cirúrgica, e uma máscara do tipo KN95 ou FFP2 deve ser sempre usada isoladamente, diz o CDC.
Como alternativa ao uso de duas máscaras, o CDC sugere uma única máscara de alta proteção, com nós nos elásticos para que não haja folgas nas laterais e a máscara fique bem justa ao rosto (veja como fazer neste vídeo).
Ambos os métodos demonstraram ser eficazes para reduzir a entrada de aerossóis potencialmente infecciosos em mais de 90% nos testes de laboratório, de acordo com o centro.
As recomendações do CDC foram feitas num momento em que variantes mais contagiosas do SARS-CoV-2, o coronavírus causador da covid-19, estão se espalhando muito rapidamente e ameaçam se tornar predominantes nos Estados Unidos.
“Todos devem usar uma máscara quando estiverem em público ou em casa quando estiverem com outras pessoas que não vivem na mesma casa”, declarou a diretora do CDC, Rochelle Walensky.