Connect with us

Internacional

Clubhouse, o novo alvo da censura chinesa

Aplicativo de bate-papo por áudio deu a chineses breve oportunidade de se conectar com o resto do mundo e discutir questões controversas relacionadas à política e à sociedade do país

Nos últimos dias, milhares de chineses aderiram ao Clubhouse, aplicativo de bate-papo por áudio que por enquanto é acessível somente para convidados. Eles abriram diferentes salas para discutir tópicos que normalmente lhes causariam problemas numa rede social chinesa.

Na nova plataforma, aconteceram debates entre usuários chineses e de outras partes do mundo sobre temas como Hong Kong, Taiwan ou os chamados “campos de reeducação” na província chinesa de Xinjiang.

Para ativistas e observadores fora da China, o Clubhouse ofereceu uma rara oportunidade de dialogar com pessoas de dentro do país. O chamado “Grande Firewall” estabelecido pelo governo chinês frequentemente impede que tais discussões ocorram.

“Acho que muitas dessas salas alcançaram o efeito de reconciliação, com pessoas da China e de outras comunidades compartilhando pontos de vista e opiniões de maneira genuína e racional”, considera Badiucao, um artista sino-australiano. “Acho que o formato dessas discussões é excelente.”

No entanto, tais trocas genuínas duraram pouco, pois na noite de segunda-feira (08/02), usuários na China começaram a compartilhar print screens (capturas de tela) de mensagens de erro que recebiam quando tentavam fazer login no aplicativo. Pouco depois, começaram a surgir no Clubhouse salas de bate-papo falando sobre a proibição – graças a alguns usuários na China que acessaram a plataforma novamente por meio de VPN, uma ferramenta à qual muitos recorrem para acessar sites estrangeiros ou redes sociais proibidas na China.

“Embora a maioria de nós soubesse que a proibição era iminente, eu ainda fiquei triste, pois um dos poucos canais para interagirmos com pessoas de outras partes do mundo de maneira genuína foi fechado abruptamente”, disse um usuário chinês em uma das salas virtuais.

Alguns especialistas veem a proibição como uma tentativa do governo chinês de impedir que a própria população se conecte com cidadãos globais do outro lado do Grande Firewall.

“Isso é o que o Partido Comunista da China (PCC) está censurando: nossa capacidade de resolver conflitos por meio do diálogo e da conversa”, escreveu Lokman Tsui, professor assistente da Escola de Jornalismo e Comunicação da Universidade Chinesa de Hong Kong.

“Temos uma coalizão”

Apesar da proibição, muitos ainda estão comemorando o que consideram um momento positivo e “maravilhoso” no Clubhouse.

“Muitos usuários do Clubhouse são pessoas com as quais eu normalmente não consigo interagir em outras plataformas de mídia social, e ver tantas pessoas da China dispostas a expressar suas opiniões é muito encorajador”, disse Badiucao à DW.

No último domingo, a advogada Rayhan Asat, da minoria majoritariamente muçulmana uigur, que passou a defender seu irmão após ele ser condenado a 15 anos de prisão pelo governo chinês, entrou em uma sala de bate-papo para falar em mandarim sobre a perseguição aos uigures na China. Ela conta como ficou emocionada com os relatos de alguns usuários chineses de etnia han que demonstraram empatia com a situação vivida pelos uigures nos últimos anos.

“Quando certos usuários faziam perguntas inadequadas no chat, alguns chineses han saíam em defesa dos uigures, o que foi bastante comovente”, conta Asat. “Nos últimos dois dias, percebi que, como os chineses han e os uigures vivem dentro do mesmo sistema na China, as trocas que temos no Clubhouse me fizeram sentir como se tivéssemos uma coalizão. Os usuários chineses han queriam falar pelos uigures, mas eles também têm medo de serem perseguidos pelo governo chinês.”

Asat também ressalta que a disposição dos usuários chineses han em ajudar os uigures a fez entender por que o governo chinês tentou suprimir todos os tipos de discussões relacionadas aos “campos de reeducação” em Xinjiang nos últimos anos.

“Alguns usuários da etnia han ficavam nos perguntando como poderiam nos ajudar, mas, ao mesmo tempo, estavam preocupados com a possibilidade de se colocarem em uma situação de perigo”, disse. “Tais usuários precisam primeiro pensar em sua segurança pessoal e não podem, portanto, falar publicamente pelos uigures.”

Preocupações com a segurança

Apesar dos elogios, existem algumas preocupações de segurança relativas à tecnologia utilizada pelo Clubhouse. Badiucao chama a atenção para o fato de o aplicativo pedir a seus usuários que se registrem com um número de telefone e compartilhem sua lista de contatos, o que pode desencadear sérios problemas de segurança.

“Até agora, os usuários só podem entrar no Clubhouse por meio de convite. Portanto, caso seus dispositivos sejam apreendidos pelas autoridades, a rede de contato de todos os usuários pode ser facilmente violada pelo governo chinês”, explica Badiucao.

“Além disso, como o Clubhouse usa tecnologia de áudio da empresa chinesa Agora, vale a pena ficar de olho se a companhia atenderá ou não a pedidos de cooperação do governo chinês”, acrescentou o artista. “Se a Agora não puder se recusar a obedecer ao governo chinês, isso também poderia ser motivo para sérias preocupações de segurança.”

Como exemplo, a pesquisadora Wang Yaqiu, da organização internacional de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) para a China, remete a um incidente envolvendo o Zoom no ano passado, que impediu usuários nos EUA de organizar um evento em comemoração ao Massacre da Praça da Paz Celestial.

Ela aponta que, como o Clubhouse é um software americano, pode ser investigado nos EUA se sua operação na China gerar controvérsia.

“Se o Clubhouse cooperar com o governo chinês, isso prejudicará a reputação deles”, argumenta.

Aplicativo deu visibilidade a usuários na China

Para Wang e Badiucao, o mundo exterior deve ver a entrada de usuários chineses do Clubhouse de forma positiva, porque isso prova que o país não é tão “impenetrável” quanto o mundo pensa.

Badiucao considera que usuários na China provam que há muitos chineses que têm uma compreensão clara de seu próprio país e também são muito conscientes social e politicamente.

“Se a China fosse uma panela de pressão, quando o Clubhouse apareceu, era como se alguém tivesse levantado a válvula de escape, permitindo que um ruído estridente viajasse pelo mundo”, diz Badiucao.

“A mão do governo fechou a válvula, mas o Clubhouse provou que nem tudo é tão tranquilo quanto a descrição que Pequim faz do país. Há, em vez disso, muitos ressentimentos e contradições na sociedade chinesa”, conclui.

Wang, da HRW, afirma que ver tantos usuários chineses liberais no Clubhouse pode ser surpreendente para alguns. Mas ela enfatiza que há, de fato, muitos cidadãos chineses que se sentem compelidos a falar publicamente sobre tópicos delicados, como os “campos de reeducação” em Xinjiang, mas temem a perseguição.

“O Clubhouse permite que esses usuários chineses sejam vistos, e espero que pessoas de Taiwan, Hong Kong e de todo o mundo possam entender que eles sempre estiveram lá e não podiam comentar publicamente sobre tópicos delicados devido a preocupações com os riscos envolvidos”, diz.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário2 minutos ago

Crimes contra ordem econômica

Judiciário7 minutos ago

A revolução silenciosa nas garantias: como a Lei nº 14.711/2023 transformou o papel do tabelião de notas

Internacional17 minutos ago

Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU

ECONOMIA21 minutos ago

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

ECONOMIA25 minutos ago

Avaliação quinquenal dos benefícios tributários: medida de responsabilidade fiscal ou controle de preços?

Judiciário29 minutos ago

Riscos e cuidados na utilização das câmaras virtuais de arbitragem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA32 minutos ago

As energias renováveis podem substituir o petróleo?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA36 minutos ago

Como a tecnologia está reformulando o comportamento global do consumidor?

Esporte42 minutos ago

Paraíba conquista mais uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos da Juventude 2024

Politíca54 minutos ago

Murilo renova compromisso com lideranças durante atendimentos em João Pessoa e Campina

Esporte10 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte10 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

Esporte10 horas ago

F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas

Esporte10 horas ago

Ele e mais ninguém! Sinner torna-se o primeiro da história com feito incrível

CIDADE11 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne centenas de crianças no Centro Cultural de Mangabeira

Nacional11 horas ago

Bolsonaro: “Discutir comigo um plano para matar alguém, isso nunca aconteceu”

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Governo anuncia mudança no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado: Confira as novas datas

Nacional11 horas ago

Jornalista que abriu o vídeo encenado é filho de Míriam Leitão

ENTRETENIMENTO11 horas ago

“Abriu os olhos dos brasileiros”, diz a atriz Luiza Tomé sobre Bolsonaro

ECONOMIA11 horas ago

Inflação fica maior para mais pobres com pressão de alimentos

Esporte11 horas ago

Após brilhar contra o Vasco, Garro comemora sexta vitória seguida do Corinthians

Nacional11 horas ago

Janja provoca 31 ações parlamentares contra governo Lula em uma semana

Nacional11 horas ago

Braga Netto nega que planejava trair Bolsonaro e frisa lealdade

Nacional11 horas ago

Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara

ENTRETENIMENTO12 horas ago

4 maneiras significativas de reutilizar seu vestido de noiva

ENTRETENIMENTO12 horas ago

SALADA DE CHUCHU COM CENOURA COMO FAZER SUPER FÁCIL Receitinhas da Ben

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Assista à árvore de Natal do Vaticano subir em 30 segundos (vídeo)

Esporte12 horas ago

Rua da Mata é a campeã da 2ª edição do Torneio das Comunidades de Futmesa

Saúde12 horas ago

Centro de Doenças Raras de João Pessoa participa de Congresso nacional nos dias 25 e 26

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Sine-JP oferece 293 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br