ESTADO
Programa Fala Governador, saibam tudo
AÇÕES CONTRA A COVID -19 – O governador João Azevêdo esteve reunido, nesta segunda-feira (22), com o Comitê Gestor da Saúde e com o prefeito da Capital paraibana, Cícero Lucena, para discutir ações para conter a disseminação da Covid-19. Um decreto será divulgado nesta terça-feira (23), com o objetivo de estabelecer um conjunto de medidas protetivas para evitar aglomerações. A reunião foi motivada pelo resultado da última avaliação do Plano Novo Normal, a qual apontou que 62% dos municípios paraibanos estão em bandeira laranja, além do aumento na demanda por internações em leitos de UTI dedicados a pacientes Covid-19.
MEDIDAS RESTRITIVAS – Entre as medidas discutidas para diminuir a circulação de pessoas na primeira Macrorregião de saúde, que registou nesta segunda-feira (22) uma ocupação de 90% dos leitos de UTI, estão a revisão do horário de funcionamento do comércio, a suspensão de shows, teatros, cinemas e eventos nos próximos 15 dias. Também foi debatida a manutenção das atividades da construção civil e call centers, mediante novos protocolos e o adiamento das aulas presenciais na rede pública de ensino. Durante o programa semanal, Conversa com o Governador, o gestor do executivo ressaltou que as medidas visam salvar vidas e sinalizou a preocupação com o sertão do Estado, que também registra altas na ocupação de leitos de enfermaria e UTI.
AMPLIAÇÃO DE LEITOS – Após a reunião entre o Governo do Estado e a Prefeitura de João pessoa, realizada nesta segunda-feira (22), no Palácio da Redenção, ficou assegurada a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria, na primeira macrorregião de saúde. Na Rede de referência estadual ficou acordado o aumento no número de leitos dos Hospitais Metropolitano e Clementino Fraga, para que possam dar resposta ao aumento no número crescente de casos. Já na rede municipal, ficou definido um incremento nos leitos da UPA do Valentina, no Hospital Santa Isabel e no ProntoVida.
REDUÇÃO DA MOBILIDADE – A reunião na manhã desta segunda feira (22), também ratificou as medidas do Plano Novo Normal, que serão reforçadas no decreto a ser divulgado nesta terça-feira (23). O Governador, João Azevêdo, pontuou a redução das atividades de bares e restaurantes, bem como de atividades religiosas no Estado, como medida de conter a circulação do vírus. Lembrando que as medidas do Plano Novo Normal tratam cada segmento econômico de acordo com o risco de transmissão da covid-19, orientando sobre os protocolos de segurança sanitária para o funcionamento. As recomendações são válidas para toda a Paraíba.
AULAS REMOTAS – Educação da Paraíba é destaque nacional em pesquisa feita pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP). De acordo com o estudo, durante a pandemia da Covid-19, a Paraíba foi o Estado mais bem avaliado dos programas de educação pública EAD dos Estados brasileiros. Em 2020, O Governo do Estado implantou o “Paraíba Educa” para que os alunos tivessem acesso às aulas sem a utilização dos dados móveis, também lançou mão dos conteúdos educativos nas mídias sociais e de ferramentas como o Google Classroom, além da disponibilização de pacotes de dados para alunos com dificuldade de acesso à internet. Dentro dos investimentos da educação, houve ainda a chamada de quase 600 professores, no concurso de 2019.
DESAFIO NOTA MIL – Ainda no assunto educação, o Governador João Azevêdo, destacou a evolução dos alunos dos estudantes da rede estadual, que participaram do Desafio Nota Mil. A iniciativa, criada por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) em 2020, tem como principal objetivo mobilizar os estudantes da Rede Estadual de Ensino a manterem uma rotina de estudos mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Dentro das competências desenvolvidas, houve um avanço significativo na gramática, na estruturação de textos e na argumentação dos participantes. As redações são corrigidas com base nos critérios adotados para a correção de textos do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
AGRICULTURA FAMILIAR – A partir desta quarta-feira dia (24), o Programa Estadual de Aquisição de Sementes inicia a distribuição nas agências da EMPAER. Após 10 anos, o Governo do Estado pela primeira vez adquire e sementes Crioulas de milho e feijão, para distribuir nos territórios. São 36 toneladas destes gêneros. O Programa beneficiará 35mil famílias, que receberão o suficiente para plantar 1,5 hectare. Ao todo serão adquiridas 524 toneladas sementes entre milho, feijão e sorgo.
INFRAESTRUTURA – Obras de ligação entre o bairro do Geisel e a Perimetral Sul estão em fase de conclusão. Com investimentos superiores a R$ 17,6 milhões de recursos provenientes do tesouro estadual, as intervenções visam modernizar e ampliar a infraestrutura viária da cidade. Somada às obras nas áreas entre Mangabeira, Valentina, Altiplano, Colinas do Sul e Jardim Cidade Universitária serão beneficiadas diretamente 300 mil pessoas. É um investimento para reduzir os acidentes de trânsito e o tempo de viagem da população local.
PAGAMENTO – O Governo do Estado ratificou o compromisso do pagamento do funcionalismo público dentro do mês trabalhado. Neste mês de fevereiro os aposentados, pensionistas e reformados receberão os vencimentos no próximo dia 25/02, já servidores da ativa (administração direta e indireta), têm o pagamento programado para o dia seguinte, 26/02.
MENSAGEM FINAL – O gestor do executivo estadual finalizou o programa de rádio semanal, Conversa com o Governador, com um apelo à população para que todos se protejam, façam o uso de máscara e possam proteger uns aos outros. O Governador ressaltou ainda que este é um momento de repique de casos que acomete não só a Paraíba, mas vários estados da federação.