ESTADO
Paraíba discute implementação de ações para preservação da zona costeira e marinha
Representantes de instituições ligadas à preservação do meio ambiente na Paraíba se reuniram, de forma remota, na manhã desta quarta-feira (24), para discutir ações a serem realizadas nos municípios do litoral paraibano, focando na conservação da biodiversidade e uso sustentável da zona costeira e marinha do Brasil, com base na Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM) e no Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha (PPPZCM), instrumentos de gestão e processos educativos voltados para zona costeira do Estado.
A iniciativa foi da Secretaria de Estado de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), por meio da Gerência do Meio Ambiente, que visa formar uma rede de gestores da zona costeira e marinha, bem como mobilizar esses municípios a participarem das atividades educativas previstas para o segundo semestre de 2021.
Participaram da reunião técnicos da Seirhma, Sudema, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT), Polícia Ambiental, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Capitania dos Postos da Paraíba, Instituto Parayba de Sustentabilidade (Ipas), Associação Guajiru, Fundação Mamíferos Aquáticos, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e Instituto de Pesquisa e Ação (Inpact).
Para discutir a implementação das ações está marcada para as 9h da próxima quarta-feira (03) reunião virtual com os gestores públicos dos 13 municípios costeiros da Paraíba: Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Lucena, Marcação, Mataraca, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.
De acordo com a gerente de Meio Ambiente da Seirhma, Vanessa Fernandes, a parceria com os municípios é essencial para a realização das atividades educativas. Segundo ela, serão compartilhadas orientações acerca da execução do PPPZCM em cada município. Para maiores informações entrar em contato pelo: (83) 988052922 ou endereço eletrônico meioambiente@seirhma.pb.gov.br
Outras informações também podem ser obtidas no link da Portaria PORTARIA MMA Nº 34, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2021 – PORTARIA MMA Nº 34, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2021 – DOU – Imprensa Nacional (in.gov.br)