Connect with us

Educação & Cultura

Qual o papel do Estado no desenvolvimento da economia?

Você lembra que no 3º texto da trilha falamos sobre o financiamento dos serviços públicos? Naquele conteúdo, afirmamos que os recursos do Estado são finitos para atender satisfatoriamente todas as demandas sociais. A partir dessa consideração, apresentamos algumas estratégias que o poder público adota para viabilizar e ampliar a entrega de serviços públicos à população. 

Em busca do aprimoramento desses serviços, mostramos como o investimento social privado (ISP) vem ganhando destaque como importante aliado da administração pública na promoção de eficiências. No contexto da pandemia, o trabalho realizado pelos investidores sociais ganhou uma nova abordagem, mostrando também que por meio do apoio à gestão pública é possível reduzir desigualdades estruturais e consequentemente ampliar os direitos das pessoas.   

Tendo esse ponto como partida, mostramos como os serviços de proteção social colaboram para o bem-estar e para a inclusão social das famílias vulneráveis e da população como um todo, atuando minimamente para que as pessoas tenham uma vida digna e sem incertezas.

Com a crise sanitária, vulnerabilidades e riscos socioeconômicos foram ampliados, mostrando o papel fundamental que esses serviços têm na redução das desigualdades e para a superação da crise fiscal e econômica que se estenderá após a pandemia.

Esse é o primeiro lado da moeda que precisará estar no centro do debate público das próximas gestões locais que se iniciam a partir de 2021 e também dos governos estaduais e do próprio governo federal.  A maior pressão por serviços públicos exigirá dos governos a estruturação de serviços públicos de qualidade como um importante meio para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para isso, a participação da sociedade civil e do setor privado será essencial para criar as condições necessárias ao Estado para que ele consiga responder aos desafios futuros.

Quanta coisa aprendemos juntos, não é mesmo?!

Agora, vamos falar  sobre a necessidade de ações para que a recuperação econômica seja, de fato, inclusiva. Para atender as demandas sociais ampliadas durante a pandemia, o poder público precisa também enfrentar o problema da crise fiscal e econômica no nível municipal, estadual e federal.

Devido à queda da atividade econômica durante o período de isolamento social, a consequente queda na arrecadação de impostos em estados e municípios também agravou um cenário de crise nas contas públicas que se mantém desde a recessão econômica de 2016. Sem estarem totalmente recuperados, municípios e estados precisarão enfrentar o desafio de fazer mais com menos em 2021.  

Do mesmo modo, o mercado sozinho também encontrará dificuldades para responder à crise, ao menos no curto prazo. Com o fim do auxílio emergencial, as projeções de crescimento e de retomada da economia para o próximo ano ainda continuam incertas. O grande contingente de trabalhadores desempregados, por outro lado, vai exigir cada vez mais dos governos locais e estaduais a alocação de recursos para serviços sociais, já que cidadãos e cidadãs vão passar a demandar mais serviços públicos. É nesse contexto que o Estado, enquanto importante e indispensável ator econômico, entra em cena.

Para além de defender ou não um espaço maior ou menor de atuação da administração pública na economia, essa intervenção existe e, inclusive, está prevista na Constituição  Federal de 1988.

Imagem do Artigo 3º da Constituição

Baseada no conceito de bem-estar social, a Constituição Federal determina em diversos artigos o dever do Estado em garantir que todos e todas tenham condições mínimas para acessar direitos sociais básicos, entre eles o direito ao emprego e a uma renda fixa. Isso significa dizer que o Estado brasileiro tem um papel significativo no mercado, na sua regulamentação e no incentivo a novos negócios, capazes de gerar maior prosperidade econômica e social no país.

O poder público pode atuar desde a regulamentação do mercado, por meio de leis, para evitar abusos nas relações entre trabalhadores(as) e empregadores(as) até o incentivo direto a instalação de novos negócios no país e a disponibilização de crédito para microempreendedores.

Políticas como o auxílio emergencial e o programa de manutenção do emprego e da renda demonstraram a relevância do poder público na criação e implementação de respostas à crise socioeconômica gerada pela pandemia.

Essas ações demonstraram que soluções conjuntas, articuladas entre o poder público, empresas e sociedade civil, ainda mais no contexto de crise econômica, têm potencial para superar os desafios que se apresentam para o futuro do país, sem deixar ninguém para trás.

Como os municípios podem liderar esse processo de desenvolvimento localmente?

Como já comentamos no texto 03 da nossa trilha, é nos municípios que a maior parte das interações sociais acontecem e onde a maioria dos serviços públicos são ofertados. Com a economia, não é diferente.

De acordo com a Agência Sebrae, micro e pequenos empreendimentos locais respondem atualmente  a mais de 50% dos trabalhos formais do Brasil. Isso significa dizer que essas empresas locais são as responsáveis por uma parte considerável da movimentação econômica e pela geração de emprego nos municípios. Fomentar seu desenvolvimento, portanto, não é nada trivial e pode trazer ganhos para a economia dos municípios.

Nesse sentido, o apoio das gestões locais pode ser determinante para criar as condições necessárias à valorização dos pequenos negócios. Isso pode acontecer por meio da simplificação de documentação para abertura de novas empresas e da disponibilização de crédito para micro e pequenos empreendedores, por exemplo.

Por outro lado, essa valorização pode se dar por meio do incentivo à aquisição de produtos e matérias-primas de fornecedores locais pelas médias e grandes empresas e também pelo governo municipal nas compras públicas.  Esse é, inclusive, um dos mecanismos que gestões locais podem adotar, principalmente para o fomento à agricultura familiar, responsável hoje por cerca de 70% da produção de alimentos no país, como uma forma de movimentar a economia local.

A realização de parcerias com universidades e empresas também pode alavancar o crescimento econômico a nível municipal, por meio de pesquisas, mapeamento dos potenciais econômicos dos municípios e de projetos realizados com atores econômicos locais.

No contexto da pandemia, essas medidas também já foram utilizadas, mostrando que existem possibilidades e caminhos para uma recuperação econômica inclusiva e sustentável no contexto pós-pandemia.

Quais os ganhos para o aprimoramento dos serviços públicos?

A fórmula é simples: municípios com economias mais dinâmicas e fortalecidas têm consequentemente mais capacidade para financiar serviços públicos de qualidade a toda a população. Com mais empregos e oportunidades, a diversificação das receitas municipais pode gerar um círculo virtuoso também dentro da gestão pública, com a alocação de recursos para áreas prioritárias, oferecendo mais bem-estar a todos os cidadãos e cidadãs.

Para alcançar esse patamar de desenvolvimento, no entanto, os governos locais não precisam necessariamente aumentar os gastos públicos. A combinação dos recursos existentes em novos arranjos de implementação de políticas públicas, com a colaboração entre diferentes instâncias de governo e também do setor privado, podem garantir maior agilidade e capacidade na resolução de problemas públicos. 

Outra alternativa é apostar na inovação social como uma saída possível para a crise. Nesse sentido, o desenvolvimento de laboratórios sociais ou até mesmo o fortalecimento das ouvidorias públicas, a partir da participação ativa de cidadãos e cidadãs e de organizações da sociedade civil no monitoramento e na avaliação dos serviços e políticas públicas, pode gerar soluções mais eficientes para entregar serviços com mais qualidade a toda a população.

Ao aliar desenvolvimento econômico com inovação e participação social, municípios podem gerar respostas mais rápidas para os desafios  que se apresentam.  A crise econômica não será um obstáculo para o aprimoramento dos serviços públicos, ao contrário, ela torna essa agenda ainda mais urgente.

E para você, qual deve ser o papel do Estado na economia? E no contexto pós-pandemia? Compartilha com a gente nos comentários.

No último texto da nossa trilha vamos apresentar os mecanismos de participação social que podem ajudar você a contribuir mais ativamente com essa agenda.

Fique de olho no próximo texto para conferir!

Jessica Guedes – Graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela USP e Estagiária de Relações Institucionais na Agenda Pública.

Politize

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional8 horas ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO8 horas ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO8 horas ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Por que devemos ouvir mais música no dia a dia?

ECONOMIA8 horas ago

Imposto de Renda 2025 para MEI: saiba como declarar

Judiciário8 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Judiciário8 horas ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário8 horas ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário8 horas ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura8 horas ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde8 horas ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte8 horas ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional9 horas ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional9 horas ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional9 horas ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional9 horas ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

Internacional9 horas ago

Desemprego global deve persistir perto da mínima histórica de 5% em 2025

Internacional9 horas ago

Número de crianças deslocadas pela violência no Haiti sobe 48% desde setembro

Judiciário9 horas ago

Moraes nega reconhecimento de visita íntima em cadeias como direito fundamental

Judiciário9 horas ago

Jurisprudência em Teses apresenta novos entendimentos sobre direitos da criança e do adolescente

Judiciário9 horas ago

Ampliação das licenças maternidade e paternidade avança no Senado em 2025

CIDADE9 horas ago

Prefeitura de Cabedelo realiza ações de educação ambiental durante todo o mês de janeiro

Segurança Pública9 horas ago

Sem “kids” pretos, Exército cria nova unidade especial: inteligência artificial e alta precisão — De onde veio a ideia e o que ela promete

Segurança Pública9 horas ago

Tropas expulsas por recusar vacina contra COVID-19 podem voltar: Qual o custo e as consequências para as Forças Armadas?

Segurança Pública9 horas ago

Polícia Militar apreende três armas de fogo na zona norte de João Pessoa

Segurança Pública9 horas ago

OPERAÇÃO VERÃO: PM apreende cinco armas de fogo e frustra criminosos em João Pessoa

Segurança Pública9 horas ago

NO SERTÃO: Mais dois investigados são presos após investigações da Polícia Civil

Segurança Pública9 horas ago

‘24 HORAS’: Polícia Civil recupera em Bayeux carro que havia sido roubado em João Pessoa

Esporte10 horas ago

Botafogo/PB vence Auto Esporte por 1 × 0, conquista 3ª vitória seguida e lidera Campeonato Paraibano

Politíca10 horas ago

Deputado Cabo Gilberto representa a Paraíba na posse de Donald Trump em Washington

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 dia ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde1 dia ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional1 dia ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional1 dia ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte1 dia ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional3 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde3 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA3 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde4 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde4 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br