Connect with us

Educação & Cultura

Qual o papel do Estado no desenvolvimento da economia?

Você lembra que no 3º texto da trilha falamos sobre o financiamento dos serviços públicos? Naquele conteúdo, afirmamos que os recursos do Estado são finitos para atender satisfatoriamente todas as demandas sociais. A partir dessa consideração, apresentamos algumas estratégias que o poder público adota para viabilizar e ampliar a entrega de serviços públicos à população. 

Em busca do aprimoramento desses serviços, mostramos como o investimento social privado (ISP) vem ganhando destaque como importante aliado da administração pública na promoção de eficiências. No contexto da pandemia, o trabalho realizado pelos investidores sociais ganhou uma nova abordagem, mostrando também que por meio do apoio à gestão pública é possível reduzir desigualdades estruturais e consequentemente ampliar os direitos das pessoas.   

Tendo esse ponto como partida, mostramos como os serviços de proteção social colaboram para o bem-estar e para a inclusão social das famílias vulneráveis e da população como um todo, atuando minimamente para que as pessoas tenham uma vida digna e sem incertezas.

Com a crise sanitária, vulnerabilidades e riscos socioeconômicos foram ampliados, mostrando o papel fundamental que esses serviços têm na redução das desigualdades e para a superação da crise fiscal e econômica que se estenderá após a pandemia.

Esse é o primeiro lado da moeda que precisará estar no centro do debate público das próximas gestões locais que se iniciam a partir de 2021 e também dos governos estaduais e do próprio governo federal.  A maior pressão por serviços públicos exigirá dos governos a estruturação de serviços públicos de qualidade como um importante meio para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para isso, a participação da sociedade civil e do setor privado será essencial para criar as condições necessárias ao Estado para que ele consiga responder aos desafios futuros.

Quanta coisa aprendemos juntos, não é mesmo?!

Agora, vamos falar  sobre a necessidade de ações para que a recuperação econômica seja, de fato, inclusiva. Para atender as demandas sociais ampliadas durante a pandemia, o poder público precisa também enfrentar o problema da crise fiscal e econômica no nível municipal, estadual e federal.

Devido à queda da atividade econômica durante o período de isolamento social, a consequente queda na arrecadação de impostos em estados e municípios também agravou um cenário de crise nas contas públicas que se mantém desde a recessão econômica de 2016. Sem estarem totalmente recuperados, municípios e estados precisarão enfrentar o desafio de fazer mais com menos em 2021.  

Do mesmo modo, o mercado sozinho também encontrará dificuldades para responder à crise, ao menos no curto prazo. Com o fim do auxílio emergencial, as projeções de crescimento e de retomada da economia para o próximo ano ainda continuam incertas. O grande contingente de trabalhadores desempregados, por outro lado, vai exigir cada vez mais dos governos locais e estaduais a alocação de recursos para serviços sociais, já que cidadãos e cidadãs vão passar a demandar mais serviços públicos. É nesse contexto que o Estado, enquanto importante e indispensável ator econômico, entra em cena.

Para além de defender ou não um espaço maior ou menor de atuação da administração pública na economia, essa intervenção existe e, inclusive, está prevista na Constituição  Federal de 1988.

Imagem do Artigo 3º da Constituição

Baseada no conceito de bem-estar social, a Constituição Federal determina em diversos artigos o dever do Estado em garantir que todos e todas tenham condições mínimas para acessar direitos sociais básicos, entre eles o direito ao emprego e a uma renda fixa. Isso significa dizer que o Estado brasileiro tem um papel significativo no mercado, na sua regulamentação e no incentivo a novos negócios, capazes de gerar maior prosperidade econômica e social no país.

O poder público pode atuar desde a regulamentação do mercado, por meio de leis, para evitar abusos nas relações entre trabalhadores(as) e empregadores(as) até o incentivo direto a instalação de novos negócios no país e a disponibilização de crédito para microempreendedores.

Políticas como o auxílio emergencial e o programa de manutenção do emprego e da renda demonstraram a relevância do poder público na criação e implementação de respostas à crise socioeconômica gerada pela pandemia.

Essas ações demonstraram que soluções conjuntas, articuladas entre o poder público, empresas e sociedade civil, ainda mais no contexto de crise econômica, têm potencial para superar os desafios que se apresentam para o futuro do país, sem deixar ninguém para trás.

Como os municípios podem liderar esse processo de desenvolvimento localmente?

Como já comentamos no texto 03 da nossa trilha, é nos municípios que a maior parte das interações sociais acontecem e onde a maioria dos serviços públicos são ofertados. Com a economia, não é diferente.

De acordo com a Agência Sebrae, micro e pequenos empreendimentos locais respondem atualmente  a mais de 50% dos trabalhos formais do Brasil. Isso significa dizer que essas empresas locais são as responsáveis por uma parte considerável da movimentação econômica e pela geração de emprego nos municípios. Fomentar seu desenvolvimento, portanto, não é nada trivial e pode trazer ganhos para a economia dos municípios.

Nesse sentido, o apoio das gestões locais pode ser determinante para criar as condições necessárias à valorização dos pequenos negócios. Isso pode acontecer por meio da simplificação de documentação para abertura de novas empresas e da disponibilização de crédito para micro e pequenos empreendedores, por exemplo.

Por outro lado, essa valorização pode se dar por meio do incentivo à aquisição de produtos e matérias-primas de fornecedores locais pelas médias e grandes empresas e também pelo governo municipal nas compras públicas.  Esse é, inclusive, um dos mecanismos que gestões locais podem adotar, principalmente para o fomento à agricultura familiar, responsável hoje por cerca de 70% da produção de alimentos no país, como uma forma de movimentar a economia local.

A realização de parcerias com universidades e empresas também pode alavancar o crescimento econômico a nível municipal, por meio de pesquisas, mapeamento dos potenciais econômicos dos municípios e de projetos realizados com atores econômicos locais.

No contexto da pandemia, essas medidas também já foram utilizadas, mostrando que existem possibilidades e caminhos para uma recuperação econômica inclusiva e sustentável no contexto pós-pandemia.

Quais os ganhos para o aprimoramento dos serviços públicos?

A fórmula é simples: municípios com economias mais dinâmicas e fortalecidas têm consequentemente mais capacidade para financiar serviços públicos de qualidade a toda a população. Com mais empregos e oportunidades, a diversificação das receitas municipais pode gerar um círculo virtuoso também dentro da gestão pública, com a alocação de recursos para áreas prioritárias, oferecendo mais bem-estar a todos os cidadãos e cidadãs.

Para alcançar esse patamar de desenvolvimento, no entanto, os governos locais não precisam necessariamente aumentar os gastos públicos. A combinação dos recursos existentes em novos arranjos de implementação de políticas públicas, com a colaboração entre diferentes instâncias de governo e também do setor privado, podem garantir maior agilidade e capacidade na resolução de problemas públicos. 

Outra alternativa é apostar na inovação social como uma saída possível para a crise. Nesse sentido, o desenvolvimento de laboratórios sociais ou até mesmo o fortalecimento das ouvidorias públicas, a partir da participação ativa de cidadãos e cidadãs e de organizações da sociedade civil no monitoramento e na avaliação dos serviços e políticas públicas, pode gerar soluções mais eficientes para entregar serviços com mais qualidade a toda a população.

Ao aliar desenvolvimento econômico com inovação e participação social, municípios podem gerar respostas mais rápidas para os desafios  que se apresentam.  A crise econômica não será um obstáculo para o aprimoramento dos serviços públicos, ao contrário, ela torna essa agenda ainda mais urgente.

E para você, qual deve ser o papel do Estado na economia? E no contexto pós-pandemia? Compartilha com a gente nos comentários.

No último texto da nossa trilha vamos apresentar os mecanismos de participação social que podem ajudar você a contribuir mais ativamente com essa agenda.

Fique de olho no próximo texto para conferir!

Jessica Guedes – Graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela USP e Estagiária de Relações Institucionais na Agenda Pública.

Politize

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde17 segundos ago

Doença de Parkinson altera sensações corporais das emoções

Saúde2 minutos ago

Estimulador cerebral miniaturizado e sem fios é testado em humanos

Saúde3 minutos ago

Tratamento com plasma a frio acelera e reforça cicatrização de fraturas

ECONOMIA9 minutos ago

Selic hoje: Copom corta taxa de juros em 0,25 pp, para 10,50% ao ano

ECONOMIA12 minutos ago

NOVIDADE! Nubank ANUNCIA novo benefício a todos os seus clientes com cartão de crédito!

Saúde16 minutos ago

Por que a ANVISA proibiu a venda de álcool 70% no Brasil? Entenda o motivo

Educação & Cultura18 minutos ago

Internet gratuita para Estudantes! Conheça o Programa Internet Brasil!

ECONOMIA20 minutos ago

ANUNCIADO Calendário PIS/PASEP para os nascidos em maio e junho! Quem tem direito

AGRICULTURA & PECUÁRIA26 minutos ago

Produtor do RS não consegue vender a soja por excesso de umidade no grão

AGRICULTURA & PECUÁRIA29 minutos ago

Plano Safra vai diversificar produção agrícola nos estados, diz Haddad

AGRICULTURA & PECUÁRIA32 minutos ago

Alternativa para o controle de cigarrinha das raízes

AGRICULTURA & PECUÁRIA33 minutos ago

CONAB INFORMA – Orientações sobre acesso ao milho do Programa de Venda em Balcão no Rio Grande do Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA34 minutos ago

Açúcar tem leves ajustes e encerra monitorando oferta global, que pode dar novo suporte de alta

AGRICULTURA & PECUÁRIA55 minutos ago

Empaer realiza leilão de animais bovinos de elite durante exposição em Campina Grande

ENTRETENIMENTO58 minutos ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura59 minutos ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 hora ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 hora ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Internacional1 hora ago

“Clima ameno” e olhar para o futuro marcam celebração da língua portuguesa

Internacional1 hora ago

“Nona” de Beethoven: uma revolução faz 200 anos

Internacional1 hora ago

Racismo e pobreza na Alemanha: dois lados de uma moeda?

Internacional1 hora ago

Scholz pede a emergentes que se empenhem pela paz na Ucrânia

Internacional1 hora ago

Oficiais planejavam assassinar Zelenski a mando da Rússia

Internacional1 hora ago

Israel assume controle de fronteira de Gaza em Rafah

ESTADO3 horas ago

Governo da Paraíba divulga relação de selecionados do Programa Habilitação Social na 1ª chamada para abertura do Renach 

Esporte2 dias ago

Treinador do Treze exalta elenco após vitória e faz contas pela classificação

Esporte2 dias ago

Michel Pereira projeta próximos passos após vitória relâmpago no UFC 301: ‘Quero o cinturão’

Nacional2 dias ago

Tebet sobre RS: ‘Dinheiro chegará no tempo certo. Não é agora’

Nacional2 dias ago

Lula propõe projeto para liberar verbas emergenciais, fora da meta fiscal, ao Rio Grande do Sul

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO58 minutos ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura59 minutos ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 hora ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 hora ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 dias ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 dias ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 dias ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional6 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional6 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional6 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde1 semana ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde1 semana ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde1 semana ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional1 semana ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br