Connect with us

Internacional

“Clima ameno” e olhar para o futuro marcam celebração da língua portuguesa

O evento com participação do secretário-geral da ONU destacou valores como diálogo e solidariedade; a ONU News conversou com seis embaixadores de países lusófonos que ressaltaram a importância da língua como base comum de cooperação em temas globais; festa foi marcada por música e comidas típicas, além de doação de livros à ONU

Diplomatas e funcionários das Nações Unidas juntaram-se nesta segunda-feira em momento por várias vezes destacado como “clima ameno” de celebração da língua portuguesa.

Literatura e música envolveram os participantes que tiveram a chef Teresa a cargo de gerir pratos típicos da noite. Ela convidou o mundo através da ONU News a fazer uma imersão nos sabores da culinária lusófona, refletindo costumes de vários povos.

Celebração da língua portuguesa na ONU

Mais de 280 milhões de falantes 

“Temos empanadas, brigadeiros, peixinho, pastéis de nata de Portugal, bolinhos de bacalhau e empanadas de bacalhau”.

Na ONU, o dia 5 de maio é celebrado pelo 15º ano pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp. A data é comemorada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, pela quinta vez, homenageando o universo de mais de 280 milhões de falantes.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, abriu o evento enfatizando a união entre povos que falam o português, cujo idioma e relevância estão “em evolução continua”.

“Em todos estes esforços contamos com o apoio inabalável da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Enquanto primeiro-ministro de Portugal, tive o privilégio de participar na criação desta Comunidade há quase 30 anos. Hoje, os valores do diálogo e da solidariedade no centro desta instituição são mais relevantes do que nunca.”

Povos com uma visão comum

Falando à ONU News, o embaixador de Angola nas Nações Unidas, Francisco José da Cruz, associou a festa a um vínculo lusófono marcado pelo reforço das relações entre povos com uma visão comum.

“O dia de hoje é um dia de reflexão, sobre onde estamos e para onde podemos ir, num mundo cada vez mais globalizado e mais complexo em que devemos estar melhor organizados para defender os nossos interesses e a nossa gente. É um dia que Angola considera muito importante para todos os países falantes da língua portuguesa. E essa base da língua deve constituir uma plataforma importante para reforçar os laços e a cooperação para os desafios presentes e futuros.”

Secretário-geral da ONU, António Guterres, abriu o evento enfatizando a união entre povos que falam o português

Secretário-geral da ONU, António Guterres, abriu o evento enfatizando a união entre povos que falam o português

O evento reunindo a Comunidade de Países de Língua Portuguesa em Nova Iorque teve o Brasil como coordenador principal.  O embaixador brasileiro Sérgio Danese fala de uma celebração de progressos em vários campos.

“Nós temos atividade intensa participando dos diversos debates e nas diversas decisões. Nós estamos trabalhando também para um perfil mais elevado da língua portuguesa, da cultura dos nossos países. Estamos fazendo aqui e com uma grande afluência do público e o secretário-geral nos deu a honra da sua presença e os vários embaixadores. Nós estamos hoje confiantes de que cada vez mais vamos trabalhar por prestígio maior da língua portuguesa em favor do multiculturalismo e multilinguismo”.

Futuro promissor

Portugal é o berço da língua e aponta um futuro promissor para o idioma. A embaixadora Ana Paula Zacarias ressalta a importância de ampliar a presença no meio digital seguindo o progresso de novas tecnologias como inteligência artificial.

“Gostaríamos muito que a língua portuguesa, que hoje é falada por cerca de 280 milhões de falantes em todo o mundo, e é a primeira língua mais falada no Hemisfério Sul, pudesse em breve poder fazer parte das línguas de trabalho Aqui nas Nações Unidas. Esse é um desiderato para o qual estamos trabalhando em conjunto. Outra área que é da maior relevância tem a ver com o português na área digital, ou seja, trabalhar para que nossa língua esteja também assegurada nas grandes plataformas que depois vão contribuir para a construção da inteligência artificial, para que a língua portuguesa seja também uma língua do futuro na área digital.”

Cabo Verde ressalta a união dos países falantes do português e a força da convivência com outras línguas dentro das nações da Cplp. A embaixadora Tânia Romualdo fala de um exemplo de entendimento. 

Umas línguas oficiais nas Nações Unidas 

“Nos conecta ao mundo. Neste momento nós somos um grupo de comunidades em número bastante expressivo. Ultrapassamos, inclusive, o número de falantes de espanhol, que é umas línguas oficiais nas Nações Unidas. Essa razão nos leva também a lutar para que o português venha a ser uma língua oficial a nível desta grande organização mundial. A língua portuguesa convive com outras línguas maternas, mas elas não se excluem uma às outras. Aliás, complementam-se.”  

Timor-Leste aponta o português como língua de resistência à ocupação e 5 de maio como celebração do referendo que definiu o futuro do país. O embaixador de Timor-Leste, Dionísio da Costa Babo Soares, disse que essa força é gradualmente cimentada.

“Timor-Leste é um membro da Cplp. Mesmo que esteja distante dos outros países lusófonos. Sabe que a nossa língua oficial é a língua portuguesa. Fomos uma colônia de Portugal. O 5 de maio tem uma relação intimamente ligada ao nosso país. O português tem vindo a ser uma língua colonial e passou a ser língua da resistência contra as ocupações externas e agora é oficial. A introdução da língua portuguesa está a decorrer muito bem, mesmo que haja grandes dificuldades e ao mesmo tempo desafios. O 5 de maio não é somente o Dia da Língua Portuguesa, mas o Dia em que Portugal e a Indonésia, sob os auspícios das Nações Unidas, concordaram em fazer o referendo em 1999. Por isso, em Timor-Leste celebramos também 25 anos do referendo em que Timor decidiu ser independente e membro da Cplp.” 

O representante de Moçambique, Pedro Comissário, fala de oito estados que celebram um instrumento comum de cooperação.

Moçambique preside o Conselho de Segurança das Nações Unidas onde ingressou há mais de um ano. O vínculo com nações do bloco lusófono é tido em conta nas posições dadas pelo país em questões de estabilização.

Meninos Cantores do Município de Trofa

“A importância fundamental da Cplp consiste em que, pela primeira vez na história, institucionalizamos a igualdade soberana de países e povos que antes estavam divididos pelo colonialismo, pela opressão, pela ditadura e pelo fascismo. Portanto, o dia de hoje traduz esse espírito de coletividade, de solidariedade, de amizade entre os nossos povos e de um projeto futuro de cooperação ainda maior.

A celebração foi marcada por músicas interpretadas de maneiras que impressionaram os participantes. O grupo coral infantil Meninos Cantores do Município de Trofa, de Portugal, interpretou canções de autores de cada um dos países-membros da Cplp.

Na noite de festa foi anunciada ainda a criação da seção de livros de língua portuguesa na Biblioteca das Nações Unidas. Mais de 100 obras de autores lusófonos foram colocadas ao dispor do público para apoiar o conhecimento e a cultura mundiais.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 minutos ago

Exportação de soja reduz 5% ante maio de 2023

Nacional8 minutos ago

Reforma tributária: bancada do agro pressiona por cesta básica zero e redução de alíquotas

Politíca12 minutos ago

Nove paraibanas morreram por problemas no parto este ano; Camila defende que plano de enfrentamento da mortalidade materna saia do papel

Segurança Pública14 minutos ago

Entenda a polêmica sobre saidinhas de presos e o veto que será votado pelo Congresso

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 minutos ago

Medida provisória autoriza Conab a vender arroz importado para consumidor final

AGRICULTURA & PECUÁRIA19 minutos ago

Publicadas as medidas provisórias para evitar falta de arroz no mercado brasileiro

Internacional32 minutos ago

NA ALEMANHA, ROBÔ VAI À ESCOLA NO LUGAR DE MENINO DOENTE

CONCURSO E EMPREGO33 minutos ago

TRABALHADORES POR APLICATIVO TRABALHAM MUITO E GANHAM POUCO

Saúde34 minutos ago

O QUE SÃO CUIDADOS PALIATIVOS? MEDIDA VAI AMPLIAR TRATAMENTOS PELO SUS

Segurança Pública35 minutos ago

NITAZENOS: NOVA DROGA PREOCUPA AUTORIDADES BRASILEIRAS

Educação & Cultura36 minutos ago

COMO A INJUSTIÇA CLIMÁTICA ESCANCARA E APROFUNDA ABISMO SOCIAL

Internacional41 minutos ago

O que está por trás da alta de casos de coqueluche na Europa

Internacional43 minutos ago

ONU destaca papel de mulheres e jovens na paz e segurança em debate liderado por Moçambique

Internacional44 minutos ago

Autoridades da Papua Nova Guiné dizem haver mais de 2 mil pessoas soterradas

ENTRETENIMENTO46 minutos ago

ONU pede reformas no financiamento para Países Insulares em Desenvolvimento

ENTRETENIMENTO48 minutos ago

Gaza: Quase 1 milhão de pessoas deixaram Rafah “em busca de segurança inexistente”

Internacional50 minutos ago

Adolescentes de baixa renda na Europa enfrentam maiores riscos de obesidade

Politíca59 minutos ago

6,7% das crianças em busca de famílias possuem deficiência; Lei de Jutay incentiva adoção atípica

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Vista por mais de 100 mil pessoas, “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter”, chega a João Pessoa com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis

CIDADE1 hora ago

João Pessoa permanece sob alerta de chuva forte e Prefeitura mantém força-tarefa para atender a população

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Primeiro emprego: entenda o projeto que retorna para análise do Senado

Educação & Cultura17 horas ago

Prorrogação do PNE está na pauta da Comissão de Educação nesta terça

ESTADO17 horas ago

UFPB colabora para melhorar a qualidade da água de municípios da Paraíba

Saúde17 horas ago

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Educação & Cultura17 horas ago

Acervo de Sivuca é catalogado na UFPB

Judiciário20 horas ago

TJPB vai apoiar programa ‘Antes que Aconteça’, da senadora Daniella Ribeiro

Educação & Cultura20 horas ago

Pleno declara inconstitucional Lei que institui leitura bíblica nas escolas

Segurança Pública20 horas ago

São João com segurança: veja os riscos de bandeirolas nos postes

CIDADE20 horas ago

Pontos móveis ofertam vacinas contra Influenza, Poliomielite, dengue e Covid-19 até 21h

Judiciário20 horas ago

União deve definir destino de valores obtidos com condenações e delações, decide STF

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional5 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional12 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA12 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO5 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Nacional12 meses ago

Lula volta a defender ditadura: ‘Houve muito respeito com a participação do Maduro’

Internacional32 minutos ago

NA ALEMANHA, ROBÔ VAI À ESCOLA NO LUGAR DE MENINO DOENTE

CONCURSO E EMPREGO33 minutos ago

TRABALHADORES POR APLICATIVO TRABALHAM MUITO E GANHAM POUCO

Saúde34 minutos ago

O QUE SÃO CUIDADOS PALIATIVOS? MEDIDA VAI AMPLIAR TRATAMENTOS PELO SUS

Segurança Pública35 minutos ago

NITAZENOS: NOVA DROGA PREOCUPA AUTORIDADES BRASILEIRAS

Educação & Cultura36 minutos ago

COMO A INJUSTIÇA CLIMÁTICA ESCANCARA E APROFUNDA ABISMO SOCIAL

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Primeiro emprego: entenda o projeto que retorna para análise do Senado

CONCURSO E EMPREGO24 horas ago

ENEM DOS CONCURSOS: GOVERNO FEDERAL DEFINE PROVA PARA 18 DE AGOSTO

Saúde24 horas ago

COVID: 88% DA POPULAÇÃO TOMOU DUAS DOSES DA VACINA CONTRA A DOENÇA

Internacional24 horas ago

BRASIL E CHINA: 50 ANOS DE RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES

ENTRETENIMENTO24 horas ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA24 horas ago

NO DIVÃ COM IA: OS JOVENS QUE FAZEM TERAPIA COM BOTS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Internacional6 dias ago

EVENTO EM XANGAI AJUDA A ESTREITAR INVESTIMENTOS ENTRE BRASIL E CHINA

Saúde6 dias ago

COVID-19: VÍRUS SEGUE MORTAL E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

Judiciário6 dias ago

O NÚMERO DE JOVENS QUE DESEJAM VOTAR NAS ELEIÇÕES AUMENTA CONFORME O TSE

ECONOMIA6 dias ago

‘QUANDO ALGUÉM CONTROLA O DINHEIRO NA RELAÇÃO, CONTROLA A RELAÇÃO PROFUNDAMENTE’

Nacional6 dias ago

INUNDAÇÕES NO RS: O DESASTRE QUE MAIS ABALARÁ A ECONOMIA BRASILEIRA

Educação & Cultura7 dias ago

Senado Discute: incentivo a bibliotecas públicas e escolares

Saúde1 semana ago

ALERGIA ALIMENTAR: PROBLEMA AFETA 4 MILHÕES DE ADULTOS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

8 COISAS QUE PODEM MELHORAR SEU HUMOR E QUE NÃO ENVOLVEM DIETA OU EXERCÍCIO

Nacional1 semana ago

INUNDAÇÕES NO RS: O CHEF QUE PERDEU RESTAURANTES E FOI COZINHAR PARA DESABRIGADO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PIMENTA DE CHEIRO

Educação & Cultura1 semana ago

PLANETA ESTÁ VIRANDO UMA BOMBA CLIMÁTICA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

REVOLUCIONANDO A AGRICULTURA: FLORES COMESTÍVEIS E AQUAPONIA

Saúde1 semana ago

PLANOS DE SAÚDE CANCELAM CONTRATOS DE CLIENTES ILEGALMENTE

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ALERTA PARA O USO DE IA EM EXAMES DE RECRUTAMENTO

Saúde1 semana ago

FAPESP: VACINA CONTRA A GRIPE, PESQUISA CONTRA O COVID 19 E FUTURO INCERTO

Nacional1 semana ago

O VERDADEIRO TAMANHO DO DESASTRE NO RS – E AS OUTRAS CRISES QUE SE ANUNCIAM

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura2 semanas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br