Connect with us

Internacional

RÚSSIA-IRÃ-CHINA BUSCAM UMA NOVA ORDEM DE SEGURANÇA GLOBAL

Enquanto o Ocidente coletivo está nas garras de uma crise de legitimidade existencial, o RIC está a conceber a sua própria ordem de segurança para proteger o resto do mundo dos “genocidas”.

O Hegemon não tem ideia do que aguarda a mentalidade Excepcionalista: a China começou a agitar decisivamente o caldeirão civilizacional sem se preocupar com uma série inevitável de sanções que ocorrerão no início de 2025 e/ou com um possível colapso do sistema financeiro internacional.

Escrito por Pepe Escobar e postado em 3.5.2024 

(Crédito da foto ilustrativa: The Cradle)

Na semana passada, o Secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, e a sua lista de exigências ilusórias dos EUA, foram recebidos em Pequim pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, e pelo Presidente Xi Jinping, como pouco mais do que um mosquito irritante.

Wang, oficialmente, enfatizou que Teerã tinha justificativa para se defender contra a destruição da Convenção de Viena por Israel quando atacou o consulado iraniano em Damasco.

No Conselho de Segurança da ONU, a China questiona agora abertamente não só o ataque terrorista estatal aos Nord Streams, mas também o bloqueio do combo EUA-Israel à criação de um Estado palestino.

Além disso, Pequim, tal como recentemente Moscou, acolhe as facções políticas da Palestina numa conferência com o objetivo de unificar as suas posições.

Na próxima terça-feira (7.5.2024), apenas 2 dias antes de Moscou celebrar o Dia da Vitória, o fim da Grande Guerra Patriótica, Xi desembarcará em Belgrado para lembrar ao mundo inteiro o 25º aniversário do bombardeio da embaixada chinesa pelos EUA, Reino Unido e OTAN.

A Rússia, entretanto, forneceu uma plataforma para a UNRWA – a agência de ajuda da ONU para os refugiados palestinos, que Israel tem procurado desfinanciar – para explicar aos altos representantes do BRICS-10 a situação humanitária cataclísmica em Gaza, conforme descrita pelo Comissário-Geral da UNRWA, Philippe. Lazzarini.

Em suma, negócios políticos sérios já estão sendo conduzidos fora do sistema corrupto da ONU, à medida que as Nações Unidas se desintegram numa concha corporativa com os EUA a ditarem todos os termos como o maior acionista.

Mais um exemplo importante dos BRICS como a nova ONU: o presidente do Conselho de Segurança Russo, Nikolai Patrushev, reuniu-se em São Petersburgo com o seu homólogo chinês Chen Wenqing à margem da 12ª Cimeira Internacional de Segurança, reunindo mais de 100 nações, incluindo os chefes de segurança dos BRICS- 10 membros Irã, Índia, Brasil e África do Sul, bem como Iraque.

O “SHOW” DE SEGURANÇA SCO (SHANGAI COOPERATION ORGANIZATION)

No entanto, a principal encruzilhada destes últimos dias foi a cimeira de defesa da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), em Astana, no Cazaquistão.

Pela primeira vez, o novo Ministro da Defesa chinês, Dong Jun, reuniu-se com o seu homólogo russo, Sergei Shoigu, para enfatizar a sua parceria estratégica abrangente.

Dong, significativamente, sublinhou a natureza “dinâmica” da interação militar China-Rússia, enquanto Shoigu redobrou, dizendo que “estabelece um modelo para relações interestatais” baseado no respeito mútuo e em interesses estratégicos partilhados.

Dirigindo-se a toda a assembleia da SCO, Shoigu refutou enfaticamente o enorme esforço de propaganda ocidental sobre uma “ameaça” russa à OTAN.

Todos estiveram na reunião dos ministros da defesa da SCO – incluindo, na mesma mesa, a Índia, o Irã, o Paquistão e a Bielorrússia como observadores. Minsk está ansioso para ingressar na SCO.

As parcerias estratégicas interligadas Rússia-Irã-China estavam totalmente sincronizadas.

Além de Dong se encontrar com Shoigu, ele também se encontrou com o ministro da Defesa iraniano, brigadeiro-general Mohammad Reza Ashtiani, que elogiou generosamente a condenação de Pequim ao ataque aéreo terrorista israelense em Damasco.

O que está acontecendo agora entre Pequim e Teerã é uma repetição do que começou no ano passado entre Moscou e Teerã, quando um membro da delegação iraniana, em visita à Rússia, observou que ambas as partes haviam concordado em um acordo de relações de alto nível para “tudo o que for preciso”…

Em Astana, o apoio de Dong ao Irã era inequívoco. Não só convidou Ashtiani para uma conferência de segurança em Pequim, refletindo a posição iraniana, como também apelou a um cessar-fogo imediato em Gaza e à entrega de ajuda humanitária.

Shoigu, reunido com Ashtiani, forneceu um contexto adicional quando lembrou que “a luta conjunta contra o terrorismo internacional na Síria é um exemplo vívido das nossas relações amistosas de longa data”.

O ministro da defesa russo apresentou então o seu argumento decisivo:

<<<<<<A atual situação político-militar e as ameaças aos nossos Estados obrigam-nos (…) a abordagens comuns para a construção de uma ordem mundial justa baseada na igualdade para todos os participantes na comunidade internacional.>>>>>>

UMA NOVA ORDEM DE SEGURANÇA GLOBAL

O estabelecimento de uma nova ordem de segurança global está no centro do planejamento dos BRICS-10 – a par do debate sobre a desdolarização.

Tudo isto é um anátema para o Ocidente coletivo, que é incapaz de compreender as parcerias multifacetadas e interligadas entre a Rússia, o Irã e a China.

A interação continua presencial. O presidente russo, Vladimir Putin, visitará Pequim no final deste mês.

Em Gaza, a posição Rússia-Irã-China está em completa sincronia: Israel está cometendo genocídio.

Para a UE – e para a OTAN na totalidade – isto não é genocídio: o bloco apoia Israel aconteça o que acontecer.

Depois do Irã, em 13.4.2024, ter mudado para sempre o jogo na Ásia Ocidental, sem sequer utilizar os seus melhores mísseis hipersonicos, a questão-chave para a Maioria Global é dura: no final, quem irá conter os genocidas, e como?

Fontes diplomáticas sugerem que isto será discutido pessoalmente por Putin e Xi.

Como observa um estudioso chinês, com desenvoltura singular:

<<<<<< Desta vez, os bárbaros enfrentam uma civilização com escrita contínua de 5.000 anos; armada com a Arte da Guerra de Sun Tzu; o pensamento de Mao; a estratégia de dupla circulação de Xi, o Cinturão e Rota; os países BRICS+, a digitalização do renminbi; Rússia e China ilimitadas; a indústria manufatureira mais poderosa do mundo; a potencial supremacia tecnológica; a potência econômica e o apoio do Sul Global.>>>>>>

Tudo isso contra um Hegemon polarizado e em turbulência, com o seu porta-aviões genocida na Ásia Ocidental totalmente fora de controle.

As ameaças dos EUA de uma “escolha clara” entre pôr fim a várias vertentes fundamentais da parceria estratégica Rússia-China ou enfrentar um tsunami de sanções não são suficientes em Pequim.

O mesmo se aplica às tentativas ilusórias de Washington de impedir que os membros dos BRICS abandonem o dólar americano.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, deixou bem claro que Moscou e Pequim quase chegaram ao ponto de abandonar o dólar americano no comércio bilateral.

O roubo total de ativos russos pelo Ocidente coletivo é a última linha vermelha para os BRICS – e todas as outras nações que assistem com horror – como um todo: este é definitivamente um Império “não capaz de acordo”, como Lavrov tem enfatizado desde recentemente (2021).

Yaroslav Lisovolik, fundador da BRICS+ Analytics, rejeita as ameaças do Hegemon contra os BRICS, uma vez que o roteiro para um sistema de pagamentos alternativo ainda está na sua infância.

Quanto ao comércio Rússia-China, o comboio de alta velocidade não-dólar já saiu da estação.

No entanto, a questão chave permanece: como é que a Rússia-Irã-China (RIC), enquanto líderes dos BRICS, membros da SCO e, simultaneamente, as 3 principais “ameaças existenciais” ao Hegemon, serão capazes de começar a implementar uma nova arquitetura de segurança global sem encarar o genocidas?

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE11 horas ago

Vereador Irmão Josivaldo ganha reforço importante em sua pré-candidatura à Câmara Municipal de Santa Rita

Politíca13 horas ago

Manoel Ludgério Retorna à Assembleia Legislativa da Paraíba

CIDADE13 horas ago

Câmara de Catolé do Rocha aprova reajuste salarial controverso para prefeito e vereadores

Nacional13 horas ago

Governo anuncia corte de benefícios do Bolsa Família para mais de 1 milhão de famílias

Segurança Pública13 horas ago

Centro de Estudos da Câmara promove debate sobre violência escolar

Segurança Pública13 horas ago

Comissão promove debate sobre abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes

Educação & Cultura13 horas ago

Ministro da Educação vem à Câmara falar sobre greve, cortes de verbas e obras paradas no setor

ECONOMIA14 horas ago

Ibovespa hoje: Bolsa fecha em alta e retoma os 121 mil pontos

ECONOMIA14 horas ago

Novo decreto do governo altera cartões de crédito para brasileiros com CPF final 0 a 9!

ECONOMIA14 horas ago

Receba seu seguro desemprego e não perca seu auxílio do Bolsa Trabalho!

ECONOMIA14 horas ago

STF julga caso avaliado em R$ 120 bilhões pelo governo, sobre indenização a usinas de álcool

Saúde14 horas ago

Capacete inédito coleta imagens claras do cérebro de crianças

Saúde14 horas ago

Dispositivo bioeletrônico vivo monitora e trata psoríase

Saúde14 horas ago

Satisfação com pequenas coisas pode trazer bem-estar profundo

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Hidrogel aumenta a sobrevivência de mudas de cajueiro após o plantio no campo

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Pesquisa desenvolve salsicha, patê e “apresuntado” de tilápia

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Temperatura nas florestas tropicais está aumentando, diz estudo na Nature Climate Change

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Banco revisa ações relacionadas ao trigo

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Feira Móvel do Produtor estará em quatro bairros de João Pessoa a partir desta terça-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Nascem primeiros bovinos fecundados por inseminação artificial pelo plano do ‘Eu Posso Semear’ 

Saúde14 horas ago

Toque pode diminuir dores e ansiedade

Internacional14 horas ago

Guerra do Kosovo deixou cicatrizes na Europa, 25 anos atrás

Internacional14 horas ago

Macron dissolve Parlamento francês e anuncia novas eleições

Internacional15 horas ago

Como cada país votou na eleição para o Parlamento Europeu

Internacional15 horas ago

Alta de população de deslocados no Haiti chegou a 60% em um trimestre

Internacional15 horas ago

Guterres pede rápida implementação de acordo por cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

Internacional15 horas ago

Barco vira e mata pelo menos 49 migrantes na costa do Iêmen

Segurança Pública15 horas ago

CCJ debaterá critérios para decisões de juízes em audiências de custódia

Segurança Pública15 horas ago

Pessoas desaparecidas: CSP ouvirá órgãos públicos nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO20 horas ago

Será possível superar o escrupulosidade?

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional12 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional5 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional12 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura12 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO5 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura12 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Judiciário1 mês ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

Internacional3 meses ago

China

ENTRETENIMENTO3 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

EMPRESAS PRIVADAS ENTRAM NA CORRIDA ESPACIAL

Internacional2 dias ago

A EUROPA ESTÁ CANSADA DE TANTO TURISTA

Internacional2 dias ago

RASTAFÁRI, MOVIMENTO RELIGIOSO QUE COMEÇOU NA JAMAICA

Judiciário2 dias ago

AÇÕES CONTRA PLANOS DE SAÚDE CRESCEM 21% EM MAIO

Internacional2 dias ago

BRASIL E 16 PAÍSES ASSINAM APOIO A PLANO DE TRÉGUA EM GAZA

Nacional5 dias ago

PRIVATIZAÇÃO DAS PRAIAS: O QUE ESTÁ EM JOGO COM PEC NO SENADO

Internacional5 dias ago

OBSERVATÓRIO NO CHILE TERÁ MAIOR CÂMERA ASTRONÔMICA DO MUNDO

ECONOMIA5 dias ago

‘TAXA DAS BLUSINHAS’: QUANTO CUSTARIA UMA COMPRA DE R$ 200 SE IMPOSTO VIGORAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O QUE SÃO OS SUPERCOMPUTADORES?

ECONOMIA5 dias ago

BANCO DO BRASIL FINANACIA O DESMATAMENTO DE TERRA INDÍGENA URU-EU-WAU-WAU

ENTRETENIMENTO1 semana ago

POR QUE CADA VEZ MAIS CASAIS ESTÃO DORMINDO SEPARADOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

UMA DÉCADA DA REVOLUÇÃO DOS CARROS DE APLICATIVO

ECONOMIA1 semana ago

SITUAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE AINDA GERA DÚVIDAS

Saúde1 semana ago

SP TEM NOVA ALTA NOS CASOS DE DENGUE

Educação & Cultura1 semana ago

COMO VIAGEM DE DARWIN AO BRASIL INFLUENCIOU A TEORIA DA EVOLUÇÃO

Internacional1 semana ago

VULCÃO ENTRA EM ERUPÇÃO PELA 5ª VEZ EM 5 MESES

Internacional1 semana ago

DONALD TRUMP CONDENADO E O QUE ACONTECE COM ELE A PARTIR DE AGORA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ALGAS: O FUTURO DA HUMANIDADE ESTÁ NO MAR

Judiciário1 semana ago

MORAES: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ANABOLIZOU FAKE NEWS

Internacional1 semana ago

CHINA E RÚSSIA INVESTEM NA DESDOLARIZAÇÃO

Educação & Cultura2 semanas ago

Senado Aprova: prorrogação do Plano Nacional de Educação

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POLEMICA CIENTÍFICA: QUAIS FORAM OS PRIMEIROS MAMÍFEROS DA TERRA?

Saúde2 semanas ago

CÉLULAS TRONCO

Internacional2 semanas ago

VULCÃO NA ISLÂNDIA REGISTRA A QUINTA ERUPÇÃO DESDE DEZEMBRO DE 2023

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO CURAU COM LEITE CONDENSADO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

TAXA DE DESEMPREGO NO BRASIL FICA EM 7,5% EM ABRIL

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O CULTIVO DE ALGAS: UM SETOR PROMISSOR QUE PODE AJUDAR A REGENERAR OS OCEANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

MUSEU DO CARRAPATO – VOCÊ SABE O QUE É?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

EXTRAÇÃO DE MEL NA FLORESTA AMAZÔNICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ROSCA COALHADA ASSADA NA FOLHA DE BANANEIRA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br