CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Leilão do 5G acontecerá até julho, promete ministro
Fábio Faria diz que edital deverá ser finalizado em 100 dias. TCU, no entanto, tem 150 dias para analisar documento
Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que o leilão do 5G no país deverá ocorrer até o meio do ano. O edital aprovado pelo conselho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está sendo finalizado e deve chegar ao Tribunal de Contas da União (TCU) essa semana.
“Em junho ou julho, no máximo, estaremos realizando o leilão do 5G no Brasil”, disse o ministro. Apesar da promessa, o TCU tem 150 dias para analisar o edital vindo da Anatel – embora tenha se comprometido a fazê-lo em 60, segundo o ministro. A agência reguladora deve levar mais 40 dias para fazer as últimas adequações antes do leilão.
O ministro fez questão de ressaltar que o edital prevê a instalação do chamado 5G standalone, que prevê a instalação de equipamentos de nova geração desde o princípio e prometem maior qualidade de conexão em todas as capitais brasileiras até junho de 2022. Soluções híbridas, ou non-standalone, serão ofertadas antes dessa data.
Segundo Faria, a Internet das Coisas (IoT) só estará amplamente disponível com a rede standalone em 2022, e possibilitará procedimentos médicos à distância, sistemas de direção autônoma de carros e outras tecnologias de automação que exijam baixa latência.