Connect with us

Judiciário

Guia prático e definitivo da Usucapião Judicial

Entenda como regularizar um imóvel através da usucapião

A ação de usucapião judicial ocorre quando há solicitação através da justiça da posse integral de uma propriedade conforme o uso do bem por determinado tempo ininterrupto e de forma pacífica. Não sabe como funciona o usucapião? Veja o vídeo abaixo e entenda.

Guia prático do Usucapião Judicial

1 Guia prático do Usucapião Judicial

1.1 I- O que é a ação de usucapião?

1.2 II- O que é o usucapião?

1.3 III- Como funciona o usucapião na justiça?

1.4 IV- Quais os requisitos para propor o usucapião na justiça?

1.5 V- Quais as causas impeditivas e suspensivas do usucapião judicial?

1.6 VI- Qual a documentação necessária para a ação de usucapião?

1.7 VII- Quais são os tipo de usucapião que tramitam no judiciário?

1.8 A- Usucapião extraordinário

1.9 B- Usucapião Ordinário

1.10 C- Usucapião especial rural

1.11 D- Usucapião especial urbano individual

1.12 E- Usucapião especial urbano coletiva

1.13 F- Usucapião especial familiar

1.14 VII- E em relação a usucapião de bens móveis?

1.15 IX – Veja o que nossos clientes falam de nós.

1.16 X – Ainda tem alguma dúvida sobre o usucapião?

Certamente, é comum as pessoas falarem em usucapião, mas nem todos sabem o que é e como funciona esse fenômeno jurídico. Assim, este artigo tem a função de esclarecer de forma ampla o tema. O usucapião é um forma jurídica em que, uma pessoa pode adquirir uma determinada propriedade conforme o tempo em que fazia uso do imóvel. Portanto, o usucapião de forma judicial é quando a via procedimental escolhida para solicitar o bem em voga tratar-se do sistema judiciário.

Entretanto, é importante entender como funciona, o que é necessário para solicitá-lo e principalmente, quais os requisitos. Quer entender todo o funcionamento do usucapião que tramita na justiça? Logo abaixo iremos explicar tudo que você precisa saber.


I- O que é a ação de usucapião?

O usucapião está previsto no artigo 1.242 do Código Civil de 2002. Assim, é por meio do usucapião que é possível adquirir uma propriedade ou qualquer direito real através do uso prolongado por um determinado tempo previsto em lei, ou seja, a prescrição aquisitiva.

Portanto, o artigo traz uma série de requisitos para que seja possível o ingresso da ação jurídica de usucapião, além dos prazos de prescrição aquisitiva.


II- O que é o usucapião?

A via procedimental para a ação da usucapião pode ser extrajudicial ou judicial. Assim, em relação ao usucapião extrajudicial, cabe, fazer breve parênteses, para esclarecer que trata-se de uma inovação trazida pelo artigo 1.071 do novo Código de Processo Civil.

Para saber como funciona a usucapião extrajudicial, recomendamos que veja a série de vídeos com mais de 10 vídeos sobre a Usucapião Extrajudicial, clicando aqui.

Finalmente, no que tange ao usucapião de forma judicial, tema deste artigo, é quando o usucapião será feita através de um processo jurídico. Trata-se de uma ação declaratória de propriedade, conforme prevê o artigo 1.241 do Código Civil. Portanto, no final do processo de usucapião, se a ação for julgada procedente, será emitido ofício para registro de propriedade no Cartório de Registro e Imóveis e, finalmente, o requerente será, legalmente, declarado como proprietário do imóvel.


III- Como funciona o usucapião na justiça?

Em primeiro lugar, a ação judicial de usucapião deve ser solicitada pelo indivíduo possuidor da propriedade. Além disso, é imprescindível, tanto no usucapião extrajudicial, quanto no judicial, a presença de um advogado especialista e experiente em ações desse tipo.

Junto com o advogado, o requerente irá definir qual será o objeto da ação judicial de usucapião e reunirá todos os documentos necessários para ingressar com a ação judicial.


IV- Quais os requisitos para propor o usucapião na justiça?

Os requisitos são:

  • A- A propriedade deve ser autorizada pela lei como bem suscetível de usucapião. Assim, a lei não autoriza que bens públicos ou fora do comércio, sejam objetos de usucapião
  • B- A posse é ainda mais importante para a solicitação do usucapião. Assim, esta posse deve ser totalmente pacífica, ou seja, com permissão do dono, sem oposição. Além disso, também deve ser mansa, sem nenhum transtorno. Também é necessário que a posse seja ininterrupta, ou seja, contínua. Assim, o indivíduo que irá requerer o usucapião deve fazer uso da propriedade como se fosse o proprietário.
  • C- É necessário cumprir o prazo mínimo determinado em lei. A prescrição aquisitiva pode ser de 2 a 15 anos, dependendo do tipo de usucapião.
  • D- É necessário agir com boa-fé, ou seja, desconhecer qualquer casa impeditiva de aquisição da propriedade. Além disso, é necessário o justo título que, é a prova comprobatória de que não existe vícios ou outro impedimento que possa interferir e impedir a transmissão da propriedade.

Também é ainda mais importante ressaltar que, os três primeiros requisitos são imprescindíveis para o ingresso da ação judicial. Entretanto, o requisito do justo título e boa-fé, configuram requisitos apenas em caso de usucapião ordinário.


V- Quais as causas impeditivas e suspensivas do usucapião judicial?

Existem fatos que podem interferir no processo de usucapião, apesar do requerente ter preenchido os requisitos necessários. Assim, configuram causas impeditivas ou suspensivas da ação de usucapião:

  • A- Usucapião entre cônjuges, no decorrer da relação matrimonial.
  • B- Usucapião entre ascendente e descendente, durante a relação de pátrio poder.
  • C- Usucapião entre tutores e curadores, durante a relação de tutela e curatela.
  • D- Usucapião em favor de credor pignoratício, do mandatário, ou de pessoas que lhe são equiparadas. Além disso, contra as pessoas representadas, os seus herdeiros e quanto ao direito e obrigações relativas aos bens.

Além dos itens descritos acima, o artigo 1.244 do Código Civil, prevê que que as causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrição também se aplicam ao usucapião, impedindo que o prosseguimento da ação. Portanto, a prescrição, quanto ao usucapião que tramita na justiça, não irão acontecer em casos de:

  • A- Usucapião contra os incapazes
  • B- Usucapião contra os ausentes do país em serviço público da união, dos Estados, ou dos Municípios;
  • C- Usucapião contra os que se acharem servindo na armada e no exército nacionais, em tempo de guerra;
  • D- Usucapião pendendo condição suspensiva;
  • E- Usucapião não estando vencido o prazo;
  • F- Usucapião pendendo ação de evicção.

VI- Qual a documentação necessária para a ação de usucapião?

Para entrar com a ação da usucapião na justiça, você precisa reunir os seguintes documentos (se o juiz achar necessário, pode pedir outros documentos):

  • A- RG e CPF da parte requerente;
  • B- Certidão de Nascimento ou, se for casado, Certidão de Casamento;
  • C- Planta e/ou croqui do imóvel. É ainda mais importante lembrar que este documento deve estar assinado por profissional legalmente habilitado;
  • D- Comprovantes de residência;
  • E- Matrícula atualizada do imóvel;
  • F- Comprovantes de pagamento de IPTU;
  • G- Fotos que comprovem a posso do imóvel, como por exemplo, foto de cômodos em diferentes épocas;
  • H- Documentos que comprovem e expliquem a origem da posse;
  • I- Certidão de valor venal do imóvel;
  • J- Certidão negativa de débito emitida pela Prefeitura;
  • K- Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica do Imóvel;
  • L- Documentos que comprovem o tempo de moradia no imóvel;
  • M- Notas fiscais de gastos com reformas ou conservação do bem;
  • N- Testemunhas que comprovem todo o tempo de posse;
  • 0- Nome e Endereço de Todos os Vizinhos;
  • P-Cópia da última declaração de Imposto de Renda, se isento, declaração assinada por si próprio que declare ser isento do pagamento de imposto de renda;
  • Q- Declaração assinada por si próprio constando não possuir outro imóvel.

VII- Quais são os tipos de usucapião que tramitam no judiciário?

Existem três tipos de usucapião: extraordinário, ordinário e especial. Assim, antes de iniciar a ação jurídica de usucapião, é necessário definir qual o tipo que se encaixa no seu requerimento. Além disso, para cada tipo de usucapião, o Código Civil estabelece requisitos e prazos de prescrição aquisitiva distintos. Certamente, também é importante ressaltar que, a presença de um advogado é indispensável para orientar e auxiliar em todos os tipos de usucapião.

Segue lista de cada um deles abaixo:

  • A- Usucapião Extraordinário
  • B- Usucapião Ordinário
  • C- Usucapião Especial Rural
  • D- Usucapião Especial Urbano Individual
  • E- Usucapião Especial Urbano Coletivo
  • F- Usucapião Familiar

Ainda não conhece como funciona cada um deles? Acompanhe abaixo tudo que você precisa saber.


A- Usucapião extraordinário

Este tipo de usucapião não necessita do requisito da boa-fé e justo título. Assim, o requerente faz uso da propriedade pelo prazo de 15 anos sem interrupções, ou seja, de forma contínua. Além disso, também é mais importante ressaltar que, deve fazer uso do bem com permissão do proprietário. Este tipo de usucapião está legalmente fundamentado no artigo 1.238 do Código Civil.

Também é ainda mais digno de nota que, no parágrafo único do referido artigo, o Código Civil estabelece a Usucapião Extraordinário habitacional e Usucapião Extraordinária pro labore. Assim, nestes casos, o prazo da prescrição aquisitiva será de 10 anos, caso o requerente mostre que a propriedade é para sua moradia habitacional, ou se provar que realiza nesta propriedade atividades que sejam produtivas, ou seja, pro labore.


B- Usucapião Ordinário

Neste caso, é necessário a presença do requisito do justo título e boa-fé. Está prevista no artigo 1242 do Código Civil e institui o prazo de prescrição aquisitiva de dez anos, desde que seja possuidor da propriedade de forma pacífica, sem oposição, e de forma contínua. Além disso, o parágrafo único do referido artigo também prevê duas possibilidades que podem decair para 5 anos o prazo de prescrição aquisitiva.

Assim, este prazo é reduzido em caso de usucapião ordinário habitacional, ou seja, no caso em que o possuidor da propriedade tiver feito a aquisição da propriedade de forma onerosa e com prova comprobatória no registro público. É ainda mais importante ressaltar que, também pode ser reduzido para 5 anos em caso de usucapião ordinário pro labore, ou seja, quando tiver realizado investimentos produtivos, seja socialmente, ou economicamente.


C- Usucapião especial rural

No usucapião especial, há requisito especiais que irão se juntar aos requisitos que já foram destacados no item IV. O usucapião especial está previsto nos artigos 1239 e 1240 do Código Civil. Além disso, há uma subdivisão em usucapião especial rural e usucapião especial urbana.

Para requisitar o usucapião especial rural, o primeiro requisito essencial é o prazo da prescrição aquisitiva que é de 5 anos. Este prazo deve ser contínuo, manso e pacífico. Além disso, a área rural deve ter até cinquenta hectares. Também é necessário ressaltar que, o possuidor deve ter a moradia estabelecida naquele local e, não pode possui outro imóvel, seja urbano ou rural. Finalmente, a área rural deve ser produtiva através de seu trabalho e de familiares.


D- Usucapião especial urbano individual

Para requisitar o usucapião especial urbano individual, é necessário que o possuidor cumpra o prazo de prescrição aquisitiva que é 5 anos, sendo possuidor da propriedade urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados por esse tempo, de forma mansa, pacífica e contínua. Além disso, assim como foi dito acima, o possuidor não pode ser proprietário de imóvel urbano ou rural e, também deve ter a moradia estabelecida naquele local.


E- Usucapião especial urbano coletiva

Para requisitar a usucapião urbana coletiva, é necessário cumprir o prazo de prescrição aquisitiva que é de 5 anos e os requisitos da usucapião familiar. Portanto, é necessário que a propriedade tenha até 250 metros quadrados, que seja destinado ao estabelecimento de moradia familiar coletiva, que o requerente não possua outro bem e que o cumprimento do prazo seja contínuo e pacífico. Certamente, é ainda mais digno de nota que, esta modalidade de usucapião foi instituída pelo artigo 10 do Estatuto da Cidade, conforme a lei nº 10.257/2001, e aplica-se às áreas urbanas ocupadas para moradia por populações carentes.


F- Usucapião especial familiar

Para requisitar a usucapião especial familiar, as regras são mais específicas. Esta é uma inovação criada pelo programa “minha casa, minha vida”, conforme a Lei nº 12.424/11. Assim, esta inovação está prevista no artigo 1240-A do Código Civil. Não sabe como funciona?

Bom, quando a propriedade é adquirida mediante acordo em conjunto entre cônjuges, e um deles abandona o lar familiar de até 250 metros quadrados, o outro cônjuge terá o direito de usucapir a parte da propriedade que pertence ao cônjuge ausente. Além disso, o requerente não pode possuir outro imóvel. Certamente, também é necessário ressaltar que, o prazo de prescrição aquisitiva é de 2 anos ininterruptos.


VII- E em relação a usucapião de bens móveis?

Código Civil estabelece em seus artigos 1260 ao 1262, o processo de usucapião de bem móvel. Assim, esta se divide em duas:

  • A- Usucapião ordinária: Está prevista no artigo 1260, e garante a possibilidade de usucapis bem móvel se obtiver a posse ininterrupta e pacífica do bem pelo prazo de prescrição aquisitiva que é de 3 anos. Além disso, é necessário demonstrar boa-fé e o justo título.
  • B- Usucapião extraordinária: Está prevista no artigo 1261. Traz a possibilidade de usucapir bem móvel através da posse contínua e pacífica do bem pelo prazo de prescrição aquisitiva que é de 5 anos. Neste caso, não é necessário justo título e boa-fé.

AUTOR:


Marcello Benevides – Advogado e sócio majoritário do escritório de advocacia Marcello Benevides Advogados Associados. Possui mais de 20 anos dedicados ao estudo do direito. Especialista em Direito Imobiliário com ênfase em contratos de compra e venda de imóveis. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM). Autor de diversos e-books. Tais como: Guia Rápido da Usucapião Extrajudicial e Distrato Imobiliário, como desistir da compra de um imóvel. Pós-graduado em Direito Empresarial pela Cândido Mendes. Pós-Graduando em Direito Desportivo pela Faculdade CERS. Especialização em Direito do Consumidor (FGV-RJ).

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional5 horas ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca5 horas ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública6 horas ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE6 horas ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional7 horas ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional7 horas ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional7 horas ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário7 horas ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA8 horas ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário8 horas ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE8 horas ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário8 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional8 horas ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional8 horas ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional8 horas ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional9 horas ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA9 horas ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca9 horas ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde9 horas ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA9 horas ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário10 horas ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO10 horas ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde10 horas ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO10 horas ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional11 horas ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

Sudene impulsiona bovinocultura de leite na Paraíba e no Rio Grande do Norte

ESTADO11 horas ago

Vice-governador entrega Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor e destaca compromisso do Governo com a Educação 

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde4 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA4 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde4 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA4 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br