ESTADO
Plano Operacional da Energisa reforça qualidade no fornecimento de energia
Equipes de plantão e manutenção preventiva estão entre as ações
A Energisa Paraíba e Energisa Borborema possuem um plano operacional para assegurar o fornecimento de energia elétrica com qualidade e segurança, especialmente em período de chuvas intensas e queimadas. Para tanto, engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas estão mobilizados para atender toda e qualquer ocorrência relacionada ao fornecimento de energia elétrica no Estado.
O gerente de operações da Energisa, Christiano Ventura, afirma que a execução do plano operacional, juntamente com as ações preventivas, realizadas ao longo do ano, garantem a qualidade no fornecimento de energia. “Junto ao nosso centro de operações, fazemos o monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana, para tomarmos as ações de forma ágil e planejada para restabelecimento da energia, numa eventual ocorrência”, ressaltou Christiano.
Além disso, a empresa intensifica os trabalhos de manutenção preventiva na rede de distribuição de energia elétrica, com obras de construção e substituição de equipamentos em subestações, linhas e redes. Todas essas ações, que ocorrem durante todo o ano, têm como finalidade aumentar a confiabilidade das redes elétricas e diminuir os impactos em momentos de contingência. Até o final deste ano, cerca de R$ 180 milhões serão investidos nessa frente.
A Energisa Paraíba e a Energisa Borborema contam com 73 subestações, que suprem todo o Estado, garantindo, assim, um fornecimento de qualidade à população dos 223 municípios paraibanos.
Conservação de vacinas
Além do trabalho habitual de manutenção e prevenção do sistema elétrico, a concessionária elaborou, também, um plano de contingência para apoiar a Secretaria Estadual de Saúde e os polos regionais no enfretamento da COVID-19, especialmente em relação à vacinação. O plano inclui manutenção preventiva da rede de fornecimento de energia que atende aos locais de conservação dos imunizantes e mapeamento de geradores.
A distribuidora realizou, preventivamente, inspeções e melhorias na rede de fornecimento de energia, para garantir mais confiabilidade e respostas rápidas em situações pontuais. Equipes de inspeção, de vistoria e ligação, de construção e de linha viva (rede energizada) foram mobilizadas para realizar os serviços.
Este plano de contingência ainda incluiu um diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde e os polos regionais, que foram orientados a realizar uma avaliação nas estruturas internas dos locais que estão sendo utilizados para o armazenamento de vacinas. A distribuidora também solicitou aos órgãos públicos um mapeamento das unidades que dispõem de gerador. Elas receberam instruções de como realizar a manutenção desses equipamentos para que eles atendam de forma adequada nos casos necessários.