Saúde
Crise de ansiedade: o que é, sintomas e o que fazer
A crise de ansiedade é uma situação que causa grande sensação de angústia, nervosismo e insegurança, como se algo de muito mau, e que foge completamente do controle, fosse acontecer a qualquer momento. A crise normalmente surge devido a situações estressantes específicas, como ter um exame, precisar fazer uma apresentação ou ter sofrido a perda de alguém, por exemplo.
Pessoas que estão passando por uma crise de ansiedade também podem sentir aumento dos batimentos cardíacos, formigamento no corpo e a sensação de leveza na cabeça, por exemplo.
Quando uma crise de ansiedade se instala o que se pode fazer é fechar os olhos e tentar respirar fundo e lentamente durante alguns minutos, até que os batimentos cardíacos e a respiração acalmem e normalizem. Veja como diferenciar ansiedade de pânico.
Principais sintomas
Os sintomas mais comuns de uma crise de ansiedade são:
- Sensação incontrolável de que algo de mau vai acontecer;
- Pensamentos irracionais;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Formigamento no corpo;
- Sensação de leveza na cabeça;
- Dor no peito;
- Transpiração excessiva;
- Náuseas;
- Tremores;
- Sensação de falta de ar.
Normalmente estes sintomas aparecem associados a uma situação muito estressante, que pode já ter acontecido ou que está para acontecer, como ter que fazer uma apresentação em público ou precisar ter uma conversa séria com alguém, por exemplo.
Estes sintomas ocorrem devido ao aumento do hormônio adrenalina na corrente sanguínea, que é algo normal quando a pessoa enfrenta um momento importante. Porém, se estes sintomas se tornarem muito constantes, pode significar que se está sofrendo com um transtorno de ansiedade generalizada, que deve ser tratada adequadamente com sessões de psicanálise e, por vezes, uso de medicamentos. Veja mais sobre os sintomas de ansiedade.