Connect with us

Internacional

Barcelona aposta na volta do turismo de massa

Devido à pandemia, capital catalã sofre com escassez de turistas. Enquanto alguns defendem a reativação do setor, críticos do turismo de massa perdem cada vez mais apoio

Normalmente há tanta gente na catedral Sagrada Família que é praticamente impossível fazer uma foto sem turistas indesejados aparecendo. Mas neste dia de outono em particular, há poucos visitantes em frente à famosa igreja com sua fachada projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí. Inclusive dá para comprar bilhetes para o mesmo dia: “Normalmente isso nunca acontece”, diz o bilheteiro, visivelmente entediado.

Com quase 5 milhões de visitantes por ano, a Sagrada Família era a atração mais popular de Barcelona antes da pandemia de covid-19. A basílica também se tornou símbolo do boom do turismo de massa na cidade espanhola, que registrou um recorde de 14 milhões de turistas em 2019.

Entre 2010 e 2019, o número de viajantes que desembarcam no aeroporto de Barcelona saltou de pouco menos de 30 milhões para 53 milhões. Mas nesse meio tempo, grande parte da população local se sentiu incomodada com o rápido crescimento do turismo, que de repente passou a obstruir o centro da cidade, elevando os preços dos imóveis e provocando protestos frequentes.

Mulher tira uma foto na avenida Las Ramblas, em Barcelona (Espanha).
Poucos turistas na normalmente movimentada via central, Las Ramblas

Agora, no entanto, a situação é diferente: a loja de souvenirs em frente à Sagrada Família está em liquidação. “Tudo por cinco euros”, diz uma placa na porta.

Numa rua adiante, há um restaurante, comandado por José Lorenzo há 20 anos. É hora do almoço. Antes da pandemia, todas as mesas estariam ocupadas. Agora, só há um cliente no bar, tomando sua cerveja lentamente. Para Lorenzo, não há dúvida: quanto mais turismo, melhor para a economia. “É bom quando as pessoas vêm para cá – significa que elas gostam daqui”, diz.

Tranquilidade no Bairro Gótico

Uma calma incomum também tomou conta do centro antigo. Antes da pandemia, multidões de turistas passeavam pelo Bairro Gótico em qualquer dia da semana. Agora pode-se caminhar sozinho facilmente por uma de suas ruas estreitas e ouvir o eco dos próprios passos.

As consequências de tantos meses sem turistas saltam dolorosamente aos olhos de quem visita Barcelona: diversas lojas fechadas, até mesmo numa das ruas turísticas mais importantes da cidade.

Homem passa em frente a duas lojas em área turística do centro de Barcelona, na Espanha,sendo que uma delas está fechada.
Muitas lojas fecharam nas áreas turísticas do centro de Barcelona

“Depois de tantos meses sem atividade [turística] de verdade, a situação é crítica”, disse à DW Manel Casals, diretor-geral da Associação de Hotéis de Barcelona, acrescentando que 40% dos hotéis permanecem fechados. Em dias normais, durante o verão, havia uma média diária de 60 mil hóspedes nos hotéis da cidade. Este ano, contudo, são apenas 13 mil.

Desde o início da pandemia, segundo ele, as perdas do setor já chegaram a 2,7 bilhões de euros. “Precisamos voltar aos números pré-pandemia de turistas o mais rápido possível”, apela Casals.

Muitos pontos turísticos em pequenas áreas

“O debate sobre o turismo de massa em Barcelona é exagerado”, contrapõe o diretor de turismo, Xavier Marcé. “Nosso problema não é o número de veranistas, mas sim a forma como eles se distribuem pela cidade”.

Em Barcelona, os pontos turísticos estão concentrados numa área muito pequena. Isso acaba gerando conflitos com os moradores e trazendo consequências indesejáveis, como o desaparecimento do varejo tradicional, explica. No centro histórico, atualmente, há bairros inteiros apenas com lojas de souvenirs, restaurantes e hotéis. “Precisamos é de uma descentralização do turismo”, comenta Marcé.

Xavier Marcé, difretor de turismo de Barcelona (Espanha).
Diretor de turismo Xavier Marcé quer redistribuir melhor os visitantes pela cidade

O departamento de turismo lançou vários projetos nesse sentido. Turistas agora já podem, por exemplo, usar um aplicativo chamado Check Barcelona para ver quão lotados estão os principais pontos turísticos num determinado momento. Dessa forma, se as filas em frente à Sagrada Família estão muito longas, o visitante pode simplesmente optar por ir para outro lugar da cidade.

Já o ônibus turístico, que antes só cobria as atrações típicas, agora também passa por bairros praticamente descartados por turistas. Assim, o trajeto inclui hoje o antigo distrito industrial de Poblenou, que nos últimos anos tem se transformado num  bairro moderno e artístico.

Ativistas perdem apoio

Pere Mariné, um dos maiores críticos do turismo de massa na cidade, vive em Barcelona há muitos anos. Ele pertence à poderosa associação de moradores e já organizou uma série de protestos para manter o turismo sob controle.

A pandemia, porém, tirou o fôlego dos ativistas de certa forma. Devido à falta de participantes, um protesto previsto no Parc Güell teve até que ser cancelado.

De repente muitos parecem ter se conscientizados de quanto dependiam do turismo como negócio: o setor responde por cerca de 13% do PIB da cidade. “Todo mundo conhece pelo menos alguém que trabalha com turismo e que tenha passado por dificuldades”, conta Mariné.

Pere Mariné, ativista contra o turismo de massa em Barcelona.
Ativista Pere Mariné continua lutando contra o turismo excessivo em Barcelona

No entanto para o ativista a luta contra o turismo de massa está longe de terminar. Ele está convencido de que o limite tolerável foi ultrapassado quando o número de chegadas de turistas atingiu o pico em 2019.

Ele não acredita que o problema será resolvido com um redirecionamento do fluxo de turistas. “Por que os turistas vêm para cá? Eles querem ver o Camp Nou, o Parc Güell, a Sagrada Família”, e vai demorar muito até as atrações mais recentes se firmarem no mercado de turismo.

Também não há como fugir de uma redução do número de leitos em hotéis e outros alojamentos: “Queremos que os hotéis sejam convertidos em habitações sociais”. Assim, não só haveria menos lugares para os turistas se hospedarem, como isso também ajudaria a resolver a falta de habitação a preços acessíveis em Barcelona.

Uma das principais críticas de Mariné e seus apoiadores é que o aumento de turistas elevou os custos imobiliários, tornando a cidade menos acessível para seus próprios residentes.

Nenhum plano de redução de leitos à vista

No que diz respeito ao número de leitos de hotéis em alojamentos turísticos, parece improvável que a situação mude. Embora a cidade tenha regulamentado estritamente a aprovação de novos alojamentos turísticos, não há planos para reduzir a capacidade de camas nos locais já existentes.

Pelo contrário: à medida que os viajantes se preparam para um retorno, há uma probabilidade maior de o turismo crescer até mesmo em bairros fora do centro da cidade. O chefe do departamento de turismo Marcé trata de deixar isso bem claro: “Nosso objetivo não é reduzir o número de turistas.”

Ele admite, porém, que seu departamento visa apoiar algumas mudanças, pelo menos indiretamente. Uma das ideias, por exemplo, é promover experiências em hotéis de luxo, que são mais caros. “O número de turistas diminui automaticamente”, ao mesmo tempo aumentando a receita que a cidade obtém por turista.

Manel Casals, da associação de hotéis, não tem interesse em reduzir o número de visitantes. Em vez disso, ele defende mais esforços no sentido de atrair viajantes de negócios que gastem mais e não entupam as ruas do centro histórico. Mas ele também está ciente de que não será uma tarefa fácil: “Só existe uma Sagrada Família no mundo. E todos que vêm a Barcelona querem vê-la.”

Além disso, manter os números do turismo em alta também traz suas vantagens. A construção da Basílica da Sagrada Família, iniciada em 1882, foi financiada sobretudo pela venda de ingressos. No entanto, a falta de turistas fez com que sua conclusão, originalmente prevista para 2026, o 100º aniversário da morte de Antoni Gaudi, tivesse que ser adiada – indefinidamente.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional44 minutos ago

Cola ‘sem genocídio’ faz sucesso no Reino Unido

Internacional49 minutos ago

Por que homens presos em uma prisão dos EUA estão ateando fogo em si mesmos?

Internacional52 minutos ago

A Rússia está envenenando a água da Namíbia em sua busca por urânio?

Internacional1 hora ago

Morrendo no “Inferno”: O destino dos médicos palestinos presos por Israel

Internacional1 hora ago

ONU pede calma em meio a protestos de rua em Moçambique

Internacional1 hora ago

Entidades da ONU dizem que acordo entre Israel e Hezbollah é “ponto de partida”

Segurança Pública1 hora ago

Comissão aprova aumento do prazo de internação para adolescentes em conflito com a lei

Segurança Pública1 hora ago

Comissão debate prazo de validade de certificados de registro de arma de fogo

Educação & Cultura1 hora ago

Comissão aprova projeto que prevê formação específica para educadores de alunos autistas

Educação & Cultura2 horas ago

Centro de Estudos da Câmara discute como enfrentar a violência no ambiente escolar

Nacional2 horas ago

Psol lança candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira à presidência da Câmara

Nacional2 horas ago

Parlamentares manifestam-se contra indiciamento dos deputados Van Hattem e Cabo Gilberto Silva pela Polícia Federal

Esporte2 horas ago

Atuação de profissionais de educação física nas escolas é tema de audiência nesta quinta-feira

Esporte2 horas ago

Fórum legislativo discute integração do esporte com educação e gestão das organizações esportivas

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Comissão de Agricultura discute custos para comprar grãos na região Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Nova portaria de debêntures de irrigação está disponível para consulta pública

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Tomate apresenta variação de até 500% em pesquisa do Procon-JP com preços de hortifrútis

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

João Azevêdo destaca melhoria de vida de agricultores beneficiados com o PB Rural Sustentável em reunião com o Banco Mundial 

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

A sustentabilidade da pecuária brasileira e o protecionismo francês

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Avanços na propagação de maracujás são tema de novo minicurso à distância da plataforma e-Campo da Embrapa

ECONOMIA5 horas ago

Banco do Nordeste fortalece setores estratégicos da Paraíba em eventos de negócios 

Judiciário5 horas ago

A PEC contra a escala 6×1 – um passo rumo à redução da jornada de trabalho no BrasilA PEC contra a escala 6×1 –

Judiciário5 horas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

Judiciário6 horas ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

Politíca6 horas ago

LÚCIA DE CHICA MOTTA: Candidata se elege vereadora em Patos usando nome de deputada

CIDADE7 horas ago

TCE encaminha à CGU e ao TCU contrato de R$ 11 milhões com empresa para gestão de saúde em Bayeux

CIDADE7 horas ago

O Drama dos Ribeirinhos de Cicerolândia: Uma Luta Pelo Rio Mamuaba

Segurança Pública8 horas ago

Agora é oficial: Marinha publica medidas de contenção e alteração exigidas pelo governo: morte ficta, 3.5%, reversão de pensão e idade limite para a reserva

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA23 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO24 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA24 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br