CIÊNCIA & TECNOLOGIA
WhatsApp finalmente recebe um criador de figurinhas nativo, mas há um porém
Finalmente o WhatsApp ganhou uma ferramenta de criação de figurinhas nativa. Ainda exclusivo da versão web do mensageiro, o recurso permite selecionar uma imagem do computador, recortar e editar da forma que quiser e enviar como uma figurinha.
Até então, não existiam formas oficiais de criar stickers no WhatsApp — o usuário que quiser criar figurinhas precisava baixar aplicativos alternativos (e há vários pela Play Store, por exemplo). O recurso apareceu primeiro na versão de testes do WhatsApp Beta, mas nem testadores podiam experimentá-la na época.
Contudo, a espera finalmente acabou nesta quarta-feira (24). O editor de figurinhas foi disponibilizado no mensageiro para navegador no novo botão da bandeja de stickers, o “Criar”. Ao clicar nele, o usuário pode escolher exatamente qual imagem gostaria de transformar em figurinha e partir para o processo de edição.
A tela de edição é bem parecida com a de uma imagem normal: dá para escolher o tamanho da figurinha, ajustar a orientação dela, adicionar emojis, textos, desenhos e até outros stickers. Assim que finalizado, basta clicar no botão de setinha do canto inferior direito para enviar ao grupo ou contato desejado.
Funciona, mas não 100%
Em testes aqui no Canaltech, a ferramenta parece funcionar exatamente como o esperado: as funções de recorte e edição são bem completas, tal qual aplicativos alternativos. Contudo, a arte feita pelo PC (seja na versão web ou desktop) não é sincronizada com o celular de nenhuma forma — o único jeito de usar uma criação personalizada é salvando-a como favorita após enviá-la em alguma conversa.
Embora seja um inconveniente, não é nada tão sério que faça a ferramenta ser ruim. O que falta agora para tornar as figurinhas perfeitas no WhatsApp é ter uma forma mais clara de catalogar cada um dos stickers, em vez de juntar todos os achados legais por aí na pasta de favoritos.
Segundo o WhatsApp, usuários da versão final do WhatsApp Desktop receberão a novidade na semana que vem. Se você já quiser experimentar o recurso, conecte o celular ao WhatsApp Web pelo navegador e comece a criar — nenhum download é necessário, neste caso. Para o aplicativo de celular, não foram reveladas previsões de lançamento do editor.
Fonte: Android Police