Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Essas partículas hipotéticas podem viajar mais rápido que a velocidade da luz

Desde a Teoria da Relatividade Geral, a velocidade da luz tem um valor fixo e é impossível ultrapassá-la, mas alguns cientistas discordam disso. Para eles, algumas partículas hipotéticas, como os táquions, poderiam viajar tão rápido que seria necessário muito esforço e energia para diminuir suas velocidades.

Qual é a velocidade da luz?

Antes de entender como os táquions poderiam ser mais rápidos que a luz — caso existam — e quais seriam as consequências disso no universo, é preciso rever alguns conceitos da Relatividade Geral de Albert Einstein. Afinal, foi a partir dela que a ideia dos táquions foi concebida.

De acordo com Einstein (e com os muitos experimentos que testaram sua teoria) a velocidade da luz é 299.792,458 km/s, não importa o referencial. Isso significa que se você estiver em uma nave quase à velocidade da luz e acender uma lanterna, o feixe de luz emitido por ela ainda estará à velocidade da luz em relação a você. Isso por si só já é incrível, mas não é tudo.

A teoria de Einstein também nos mostra que o espaço e o tempo são uma única entidade, chamada simplesmente “espaço-tempo”. Eles não podem ser separados, e isso implica que uma viagem pelo espaço também é uma viagem no tempo, e vice-versa. Isso cria alguns efeitos curiosos, que foram de fato confirmados pela ciência. Um desses efeitos é que o tempo passa mais rápido para uma pessoa parada, enquanto passa mais devagar para uma pessoa em movimento (simplificando bem).

Ilustração da sonda Probe B, da NASA, que comprovou a distorção do espaço-tempo na órbita da Terra

Em 1972, o físico Joseph C. Hafele e o astrônomo Richard E. Keating realizaram um teste para conferir se esse efeito é verdadeiro. Eles colocaram relógios atômicos em aviões a jato que circunavegaram a Terra em sentidos opostos. Ao final do experimento, os relógios nos dois aviões, e um terceiro relógio que permaneceu em Washington, mostraram diferenças da ordem de centenas de nanossegundos.

Outro efeito importante é que tudo o que afeta o espaço — como distorções causadas pela gravidade de um objeto massivo — também afetará o tempo. Por exemplo, a gravidade da Terra faz com que o espaço-tempo sofra um efeito de “arraste”, comprovado pelo experimento da NASA com a sonda Probe B, em 2004.

Por fim, os físicos consideram impossível superar a velocidade da luz por um motivo simples: qualquer coisa com massa, mesmo as partículas como prótons, nêutrons e elétrons, teria que ganhar massa infinita para atingir a velocidade “proibida” da luz. O motivo é que à medida que se aproxima dessa velocidade, a massa de um objeto se torna quase infinita, assim como a energia necessária para acelerá-lo. E, também de acordo com Einstein, massa e energia são intrínsecos (os fótons de luz não têm massa).

Mas o que tudo isso tem a ver com os táquions? Bem, tudo — como veremos a seguir.

É possível viajar mais rápido que a velocidade da luz?

Ilustração de um astronauta viajando em uma nave à velocidade da luz

Oficialmente, não podemos viajar mais rápido que a luz, exceto partículas em um meio que não o vácuo, como a água. Mas há cientistas que decidiram propor algumas ideias que contrariam o postulado de Einstein, sem violar as leis da física conhecida — o que é importante quando se trata de uma hipótese científica. Esse é o caso dos proponentes dos táquions.

Apresentadas pela primeira vez em um artigo científico de 1967 intitulado “Possibilidade de partículas mais rápidas que a luz”, pelo físico Gerald Feinberg, as partículas taquiônicas surgiriam de um campo quântico com “massa imaginária”, ou anti-massa. Por que isso é importante? Lembra que massa e energia são intrínsecos? Para superar a luz, é preciso funcionar “ao contrário”.

Em termos mais simples, adicione energia e impulso em partículas comuns (prótons, nêutrons, elétrons, etc) e eles se aceleram. Adicione energia e impulso
em táquions, e eles diminuem a velocidade. Isso mesmo, para desacelerar uma matéria taquiônica, teríamos que aplicar energia. A velocidade da luz é o limite inferior de um táquion, isto é, eles jamais poderiam ser mais lentos que 299.792,458 km/s.

Se um táquion tiver energia zero, sua velocidade será infinita, e eles poderiam cruzar o universo instantaneamente. Tome como exemplo o gás — se ele for feito de bradions (o nome que a teoria dos táquions dá às partículas comuns), esfriará à medida que se expande e as partículas ficam mais lentas; mas um gás de tárquions aquece quando se expande e suas partículas aceleram, até chegar à velocidade infinita. Nesse ponto, eles deixam de existir.

Até hoje, os tárquions não foram detectados. Os físicos atribuem a isso algumas explicações, como o fato de ser impossível detectar algo tão rápido com nossos sensores, que operam dentro dos limites da velocidade da luz. Mas talvez haja maneiras de detectá-los, pois se eles têm “anti-massa”, significa que ainda possuem alguma energia associada à massa.

Se for verdade, eles devem ter algum efeito gravitacional, então é possível que detectores altamente sensíveis possam encontrá-los. Outro método de detecção pode surgir de sua própria natureza mais rápida do que a luz, mas isso realmente estiver correto, essas partículas nos trariam algumas consequências… bizarras.

O que acontece quando se viaja mais rápido que a luz?

Se os táquions existirem, o universo pode se deparar com paradoxos tão complexos quanto o famoso paradoxo do avô — se um viajante do tempo voltar ao passado e matar seu avô, o viajante jamais poderia ter nascido. E, se ele não nasceu, sua viagem no tempo também não seria possível. Se ele não viajou no tempo, o avô não foi morto, então o viajante nasce. Então, ele viaja no tempo, e… bem, você já “pegou a ideia”.

No caso dos táquions, o problema é parecido, porque, para alguns observadores, os táquions viajam para trás no tempo. Para exemplificar, as figuras abaixo mostram um tachyon em determinados eventos e observadores em diferentes pontos no espaço-tempo. O evento A é o envio de um sinal através de um táquion e o evento B é o recebimento desse sinal.

Se esse sinal estiver viajando à velocidade da luz, ou mais devagar, todos os observadores nos diferentes referenciais concordam que o evento A aconteceu antes de B. Mas, se esse sinal é transportado por um táquion e, portanto, se move mais rápido do que a luz, haverá quadros de referência que dizem que o sinal foi recebido antes de ser enviado. Assim, para um observador neste quadro, a partícula viajou para trás no tempo.

A animação ilustra a simultaneidade; as linhas brancas movem-se do passado para o futuro nos respectivos quadros (eixos de coordenados verdes), destacando os eventos que ocorrem neles (Imagem: Reprodução/Acdx/Relativity of Simultaneity Animation/Wikimedia Commons)

A imagem pode “enganar” seu julgamento e sugerir que a visão correta é no quadro em que a velocidade é menor que a da luz. Mas um dos postulados fundamentais da relatividade especial é que as leis da física devem ser as mesmas em todos os referenciais. Em outras palavras, todos os pontos de vista, independente de onde você esteja no espaço-tempo, são válidos. Se os táquions podem violar a causalidade e se mover para trás no tempo em relação a um referencial, ele pode fazê-lo em todos eles.

Outra maneira de ver o problema é com um táquion sendo emitido por um piloto de uma espaçonave, chamado Alberto, para um receptor na Terra, chamado Estevão. O sinal de táquion se moverá mais rápido que a luz no referencial de Alberto, mas retrocederá no tempo no referencial de Estevão. Então, Estevão envia uma resposta que se move mais rápido do que a luz em seu referencial, mas para trás no tempo no referencial de Alberto.

Nessa situação, Alberto poderia receber a resposta antes de enviar o sinal original. Se esse sinal de resposta disser “não envie nenhum sinal”, Alberto obedecerá, não enviando. Assim, Estevão não receberia nada, e não teria nada para responder. Estevão nunca enviará o sinal que diz “não envie nenhum sinal”, e os eventos se sucedem da mesma maneira que no paradoxo do avô.

Por enquanto, a luz é a velocista mais rápida do universo

Portanto, os táquions não apenas violam a causalidade em todas as estruturas, mas também abrem a porta para graves paradoxos lógicos. Existem sugestões de como esses paradoxos podem ser evitados. O mais simples é que os táquions não existem, mas isso tira a graça da coisa. Então, podemos propor que os observadores em diferentes referenciais não podem dizer a diferença entre a emissão e a absorção dos táquions.

Outra sugestão é que os táquions não são como qualquer outra partícula que conhecemos e não interagem com nada, e nunca podem ser detectados ou observados (esperamos que seja verdade, pois assim poupamos os futuros alunos de física dos paradoxos causados por estas partículas, caso elas sejam comprovadas algum dia). Então, Alberto nunca poderia enviar um táquion para Estevão, pois não há como produzi-los ou controlá-los.

Fonte: Physical Review Letters, Via: Space.com

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 minuto ago

Veja como a baixa de Chicago afetou os preços da soja no Brasil

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 minutos ago

Demanda chinesa por soja aumentou 142% em 16 safras

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 minutos ago

Drones auxiliam cultivo da batata

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 minutos ago

Chicharrita: Argentina registra alta pressão da cigarrinha do milho e já pode ter perdido 10 milhões de toneladas

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 minutos ago

“O suplemento mineral chega sim até a fazenda. Falta chegar no cocho”, alerta presidente da Asbram

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 minutos ago

Brasil deve atingir recorde na produção de açúcar mesmo com redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Internacional21 minutos ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde22 minutos ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde23 minutos ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO25 minutos ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde26 minutos ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Educação & Cultura35 minutos ago

Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega vencem eleição para reitoria da UFPB com 67,95% dos votos 

Educação & Cultura42 minutos ago

Há 40 anos, Câmara derrubava emenda das eleições diretas

Nacional44 minutos ago

O que deve mudar com a regulamentação da reforma tributária

Saúde46 minutos ago

Por que o mundo não consegue eliminar a malária

Internacional49 minutos ago

Começa a cobrança de taxa a turistas em Veneza

Internacional52 minutos ago

Corte anula condenação de Harvey Weinstein por estupro

Internacional53 minutos ago

Revolução dos Cravos deu fim a regime com ligações no Brasil

Internacional56 minutos ago

Representante humanitária da ONU para Gaza apela por reconstrução rápida

Internacional1 hora ago

Haiti vive pior crise humanitária desde terremoto de 2010

Internacional1 hora ago

Nações Unidas enfatizam a liderança no Dia Internacional das Meninas nas TIC

Judiciário17 horas ago

Marina Gadelha recoloca a Paraíba no ranking Análise Advocacia Mulher 2024

Politíca18 horas ago

VÍDEO- Deputado Cabo Gilberto critica adiamento de sessão no Congresso para apreciar vetos de Lula

Segurança Pública18 horas ago

Operação do Gaeco mira corrupção em sistema prisional favorecendo liberação de presos de uma facção

CIDADE18 horas ago

TCE julga irregulares pagamentos e cobra devolução de R$ 2,1 milhões ao prefeito Panta, de Santa Rita

Judiciário20 horas ago

Moraes concede prazo de 5 dias para resposta de X sobre alegado desrespeito judicial indicado em relatório da PF

Nacional23 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes arquiva processo sobre estadia de Bolsonaro na embaixada húngara

Nacional23 horas ago

Lula escolhe empresas de mídia por medo de queda de popularidade

Nacional23 horas ago

Homem do Hamas distribui panfletos na Câmara

Judiciário24 horas ago

Câmara aprova Lei Taylor Swift, projeto que amplia punições a cambistas

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional21 minutos ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde22 minutos ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde23 minutos ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO25 minutos ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde26 minutos ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 dias ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 dias ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 dias ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 dias ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional3 dias ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde3 dias ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública3 dias ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA7 dias ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional7 dias ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura7 dias ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura1 semana ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional1 semana ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura1 semana ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura1 semana ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional1 semana ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca1 semana ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE1 semana ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br