Connect with us

Nacional

Governo Federal apresenta primeiros resultados do Plano Anticorrupção

Anúncio foi feito em evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção

O Governo Federal apresentou nesta quinta-feira (9/12) os resultados do primeiro ano do Plano Anticorrupção do Governo Federal. Do total de 153 ações previstas atualmente no documento para serem entregues até 2025, 60 serão concluídas até o final de dezembro de 2021. O resultado representa 39% de execução. 

·         Saiba tudo sobre o Plano Anticorrupção 

·         Confira o Boletim de Acompanhamento do Plano – Dezembro de 2021

Lançado em 9/12/2020, o Plano reúne ações a serem entregues pelo governo com o objetivo de aprimorar os mecanismos de prevenção, detecção e responsabilização por atos de corrupção. As iniciativas trazidas pelo documento também avançam no cumprimento e no aperfeiçoamento da legislação anticorrupção e no atendimento a recomendações internacionais sobre o assunto. 

O Plano foi desenvolvido pelo Comitê Interministerial de Combate à Corrupção (CICC), por determinação do Presidente da República. A iniciativa busca refletir e reforçar o compromisso do Brasil com o enfrentamento à corrupção e alinha-se aos esforços já materializados em 2019 no Pacote Anticrime e Anticorrupção. 

O anúncio das entregas do Plano Anticorrupção foi feito pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, que coordena o CICC, durante evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção. Rosário ressaltou que “pela primeira vez em nossa história fizemos um diagnóstico da estrutura anticorrupção brasileira, e, com base nas recomendações internacionais, nas boas práticas e nas necessidades de melhoria das medidas já implementadas no país, geramos um Plano com 142 ações iniciais que hoje foram ampliadas para 153, todas elas vinculadas às competências dos órgãos do Poder Executivo Federal”.  
 
O ministro da CGU destacou as entregas realizadas na data de hoje, entre as quais a publicação das notas fiscais eletrônicas de compras públicas no Portal da Transparência; a proposta de projeto de lei sobre a regulamentação da representação privada de interesses (lobby), que foi assinada durante o evento; e o Sistema Eletrônico de Informações Patrimoniais (e-Patri), desenvolvido para detectar enriquecimento ilícito e situações que possam gerar conflito de interesses.  

Duas outras entregas mencionadas por Rosário são decretos sobre as atividades de prevenção e combate à corrupção assinados na solenidade pelo presidente Jair Bolsonaro. O primeiro decreto versa sobre a divulgação de agenda de compromissos públicos por agentes públicos federais, sobre a participação de agentes públicos federais em audiências e sobre a concessão de hospitalidades por agente privado.  

O segundo decreto traz novidades sobre as salvaguardas de proteção aos denunciantes de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal direta e indireta. O normativo altera os decretos nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, e nº 10.153, de 3 de dezembro de 2019. 

O presidente Bolsonaro discursou para os presentes e disse que, “há poucos anos, nós tínhamos escândalos semanais, e isso entristecia a todos nós. Sonhávamos naquela época em combater isso de fato, se tivesse a oportunidade”.  E acrescentou: “o primeiro ato para combater a corrupção é o não fatiamento do poder. O maior exemplo que podemos dar é a escolha de um ministério com critérios. Nunca tivemos um ministério com a qualidade do que temos hoje”. 

Avaliação da OCDE  

Durante o evento, que contou com a participação de autoridades dos três poderes da União e de servidores públicos, também foi anunciada o início da Avaliação de Integridade Pública do Brasil que será feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Essa iniciativa permitirá que o país faça, oficialmente, a adesão à Recomendação de Integridade Pública da organização. 

Em mensagem gravada especialmente para o evento, o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, disse que “a corrupção é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável, impede a prestação efetiva de serviços públicos e enfraquece os valores da democracia” e, por isso, “o combate à corrupção é uma prioridade chave para a OCDE”. Ele acrescentou que a crise da pandemia de Covid-19 evidenciou uma série de deficiências estruturais pré-existentes que tornam nossas sociedades vulneráveis ​​à corrupção e à fraude. 

Cormann afirmou que o mundo todo já sofria de um déficit de confiança muito antes da chegada da pandemia, especialmente a América Latina, onde esse índice tem apresentado queda, reduzindo de 45% em 2010 para 38% em 2020. “Um crescente déficit de confiança enfraquece a resposta à crise em nossos esforços mais amplos para promover uma recuperação resiliente e sustentável”, salientou. 

Segundo o secretário-geral, o Brasil tem conseguido promover reformas significativas, aproximando-se dos padrões e das boas práticas da OCDE em muitas frentes. “O Brasil, ao lado de todos os 44 estados-partes, reafirmou seu compromisso de combater o suborno estrangeiro de acordo com a Convenção Antissuborno da OCDE, à luz dos desafios da pandemia”, informou Cormann. No entanto, advertiu, “o combate à corrupção não consiste apenas em detectar e sancionar casos criminais. É também sobre fortalecer as instituições públicas para se tornarem mais resilientes a todos os tipos de corrupção. Trata-se de cultivar uma cultura de integridade no governo e na sociedade como um todo”.  

Cormann elogiou as iniciativas que o governo brasileiro vem fazendo na área da integridade pública: “o Brasil está bem posicionado para apoiar esse esforço. Neste exato momento, o programa regional da OCDE para a América Latina, co-presidido pelo Brasil, está realizando uma cúpula ministerial sobre integridade governamental e confiança cidadã e também conduzirá um primeiro estudo da OCDE sobre confiança na América Latina”. Cornamm finalizou sua mensagem reafirmando o apoio da OCDE ao governo brasileiro. “Continuaremos a apoiá-los em cada etapa do caminho, enquanto trabalhamos juntos para entregar uma recuperação forte, resiliente e sustentável no Brasil e na região como um todo”, assegurou. 

Ações da CGU 

O ministro Wagner Rosário também apresentou o resultado do esforço conjunto dos órgãos de governo no enfrentamento à corrupção e fez um balanço das ações específicas da CGU entregues este ano. Segundo ele, “a corrupção desvia recursos para atividades improdutivas, gera pobreza, exacerba a desigualdade social e mina a confiança da população em suas instituições. Lutar contra a corrupção não é fácil; é um desafio enorme! Mas o Governo Federal vem fazendo a sua parte”.  

Para exemplificar os avanços obtidos na área, Rosário anunciou o benefício financeiro alcançado por meio das recomendações emitidas pelos auditores internos relativas a melhorias na aplicação de recursos públicos federais e na execução de programas de governo. Apenas em 2021, esse trabalho de auditoria gerou aos cofres públicos uma economia de R$ 16,8 bilhões. 

Outro destaque são os acordos de leniência. Em 2021, o governo assinou acordo com cinco empresas, no montante de R$ 1,77 bilhão que serão restituídos ao Brasil. O ministro também apresentou o balanço de operações especiais deflagradas em parceria com a Polícia Federal e outros órgãos de defesa do Estado. 

No campo do acesso à informação, Rosário registrou que, em 2021, até novembro, foram realizados 113 mil pedidos com base na Lei de Acesso à Informação, com destaque para a redução do tempo de resposta de 15,36 dias em 2017 para 12,04 dias em 2021; e com aumento na satisfação do cidadão com o atendimento de 3,64 em 2017 para 3,85 em 2021. 

No campo da prevenção, o Governo Federal, por meio da CGU, vem desenvolvendo, desde 2019, trabalhos conjuntos com a OCDE com o objetivo de fortalecer Políticas de Integridade e de Governo Aberto no Brasil. Com relação à Integridade Pública, o foco é o aperfeiçoamento das Unidades de Gestão da Integridade (UGIs) e a gestão de riscos para a integridade, além da aplicação da ciência comportamental às políticas de integridade pública.  

O ministro Rosário também anunciou a contratação da revisão por pares de Integridade Pública – que consiste em uma avaliação da OCDE sobre a integridade pública do Poder Executivo Federal. “Esta avaliação possibilitará a adesão formal do Brasil à Recomendação de Integridade Pública do Conselho da OCDE e é, hoje, o maior referencial de desenvolvimento e implementação de políticas de integridade pública a nível mundial. Tenho certeza de que, pelo trabalho sério desenvolvido em sua administração, o Brasil estará aderente à recomendação”, comentou. 

 Rosário finalizou afirmando que “estamos cumprindo a determinação dada no início do governo: fortalecer as instituições e criar mecanismos eficientes de luta contra a corrupção”. Segundo ele, “os resultados já estão aparecendo. Não temos hoje um único caso de corrupção na cúpula do Governo Federal. Continuaremos trabalhando arduamente com este objetivo”. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional8 horas ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca9 horas ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública10 horas ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE10 horas ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional11 horas ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional11 horas ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional11 horas ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário11 horas ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA12 horas ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário12 horas ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE12 horas ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário12 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional12 horas ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional12 horas ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional12 horas ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional13 horas ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA13 horas ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca13 horas ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde13 horas ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA13 horas ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário13 horas ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO14 horas ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde14 horas ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA14 horas ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional15 horas ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Sudene impulsiona bovinocultura de leite na Paraíba e no Rio Grande do Norte

ESTADO15 horas ago

Vice-governador entrega Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor e destaca compromisso do Governo com a Educação 

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde4 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA4 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde5 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA5 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br