Internacional
FBI diz que ameaça de espionagem pela China é ‘sem precedentes na história’: ‘especialmente do Partido Comunista’
O diretor do FBI, Christopher Wray, disse no último domingo (24) que a escala atual de espionagem e ameaças à segurança cibernética da China são “sem precedentes na história”.
“A maior ameaça que enfrentamos como país do ponto de vista da contra-inteligência é da República Popular da China e especialmente do Partido Comunista Chinês”, disse Wray durante uma entrevista no “60 Minutes”, da CBS News.
“Eles estão mirando nossa inovação, nossos segredos comerciais, nossa propriedade intelectual, em uma escala sem precedentes na história”, acrescentou, observando que o programa de hackers da China é maior “do que o de todas as outras grandes nações combinadas”.
“Eles roubaram mais dados pessoais e corporativos dos americanos do que todas as nações juntas”, disse ele, acrescentando que as metas da China abrangem quase todos os setores da economia.
Quando perguntado sobre o que o FBI estava fazendo para se defender dos grandes ataques, Wray disse que as investigações estavam avançando em ritmo acelerado.
“Agora estamos nos movendo em um ritmo em que estamos abrindo uma nova investigação de contra-inteligência da China a cada 12 horas”, disse o diretor do FBI.
“Há bem ao norte de 2.000 dessas investigações. Todos os nossos 56 escritórios de campo estão envolvidos nisso, e posso garantir que não é porque nossos agentes não tenham mais o que fazer. É uma medida de quão significativa é a ameaça.”