CIÊNCIA & TECNOLOGIA
NFT nas redes sociais: por quê?
Se você gosta de acompanhar as principais novidades do mercado digital, provavelmente já ouviu falar sobre os tokens não fungíveis ou se deparou com a sigla NFT em algum momento. Vale dizer que esse é um dos assuntos mais comentados na atualidade e várias pessoas já começaram a investir nesse ativo.
[Baixe agora] O relatório de tendências das redes sociais para 2022Porém, é possível perceber que ainda há muitas dúvidas relacionadas a essa tecnologia. Pensando nisso, elaboramos este artigo para falar sobre o que são os tokens não fungíveis, como funcionam, por que NFT nas redes sociais é uma tendência e por que o Instagram já iniciou os testes dessa ferramenta na plataforma. Continue a leitura!
O que são os NFTs?
Os NFTs (non-fungible tokens, que em português significa tokens não fungíveis) são certificados capazes de atestar a exclusividade e a originalidade de um bem digital. Isto é, eles mostram que um ativo não pode ser substituído por outro.
Por exemplo: se você resolver trocar uma nota de R$ 20 por duas de R$ 10, você continuará com o mesmo valor (fungível). Entretanto, caso você tente substituir uma obra de arte por outra, obterá um resultado diferente, pois são pinturas com características únicas (não fungível).
É importante destacar que os NFTs são armazenados em blockchain, que é uma grande base de dados pública na qual as informações contidas podem ser vistas, mas não alteradas. Ela tem a finalidade de fazer o registro da propriedade de ativos e promover operações mais seguras. Esse sistema é o mesmo utilizado para transações em bitcoins ou criptomoedas.
Como funcionam os NFTs?
Os tokens não fungíveis funcionam como certificados que garantem a autenticidade de ativos virtuais, tais como: músicas, obras de arte, memes, vídeos, gifs, avatares, posts nas redes sociais, entre outros. Esse selo torna o bem digital exclusivo perante o mercado.
Desse modo, podem existir várias cópias de um mesmo item, mas o uso dos NFTs permite que o elemento original seja identificado. Assim, a pessoa que possui o certificado é a proprietária do objeto. Inclusive, esse documento ajuda a combater as ações de pirataria.
Por que NFT nas redes sociais é uma tendência?
Já que os NFTs tratam dos ativos digitais, com certeza as plataformas de compartilhamento de conteúdo, como as redes sociais, não poderiam ficar de fora dessa novidade, não é mesmo?
O Twitter, por exemplo, está desenvolvendo uma ferramenta que possibilita que os usuários usem um NFT como imagem de perfil. Vale dizer que esse recurso encontra-se em fase de testes e, no momento, só está disponível para assinantes da rede e para dispositivos com sistema iOS.
É interessante destacar que, além do Twitter, outras redes sociais, tais como o Facebook, o Instagram e o Youtube, já pretendem investir nessa nova tecnologia.
Por que o Instagram já começou a testar os NFTs?
De acordo com Mark Zuckerberg, CEO da Meta, o Instagram já começou a testar os tokens não fungíveis. A princípio, a ferramenta é disponibilizada apenas para um pequeno grupo de usuários dos Estados Unidos.
Eles poderão utilizar os NFTs nas postagens do feed e dos stories, por exemplo. Sendo assim, o conteúdo será marcado com a tag de bens digitais e, quando alguém clicar, saberá quem é o proprietário e o criador do ativo.
O dono da Meta também afirmou que usará o sistema blockchain Ethereum e Polygon. Além disso, em breve o Facebook vai liberar essa tecnologia para seus usuários.
É possível perceber que NFT nas redes sociais é algo que veio para ficar, promovendo transformações no universo digital. Há grandes chances de, daqui a um tempo, todas as mídias sociais aderirem a essa nova tendência. E isso pode beneficiar tanto as plataformas quanto os utilizadores.
Gostou do conteúdo? Então, continue visitando o nosso blog! Leia agora mesmo o artigo Conteúdo para o Instagram: dicas para produzir, engajar e converter e saiba tudo sobre o assunto.
Fonte: Hubspot