Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Brasil terá o primeiro açúcar mascavo rastreado com tecnologia blockchain

A demanda pelo açúcar mascavo cresceu nos últimos anos na esteira do segmento de produtos naturais e a rastreabilidade, com base em blockchain, contribui para o acesso a mercados cada vez mais exigentes

  • Cada lote levará informações como: data de produção, variedade de cana utilizada e a identificação e geolocalização da propriedade rural que forneceu a matéria-prima, além da análise microbiológica e parâmetros físicos e químicos daquele açúcar, como teor de sacarose, umidade e cor.
  • O lote recebe uma assinatura digital única que ajudará a combater casos de adulteração.
  • Produto utiliza o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar), desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital e primeiro do gênero no Brasil.
  • Conhecida em operações financeiras, tecnologia blockchain é inviolável e garante a segurança das informações.

A safra 2022 inicia trazendo uma novidade para o setor canavieiro e para o consumidor. A partir de julho começa a chegar às prateleiras das lojas e supermercados o primeiro açúcar mascavo dotado de um sistema de rastreabilidade baseado em blockchain, tecnologia de ponta capaz de atestar a transparência e a integridade das informações do produto. Por meio de um QR Code estampado na embalagem, qualquer pessoa poderá verificar as informações sobre a origem e o processo de fabricação do açúcar. O tipo mascavo é valorizado no segmento de produtos naturais e saudáveis, mas ainda sofre com casos de adulteração.

Ao longo de três anos, uma equipe de especialistas da Embrapa Agricultura Digital (SP) trabalhou no desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar). A tecnologia foi customizada para o açúcar mascavo e validada na planta agroindustrial da Usina Granelli, parceira no projeto-piloto. Agora, a empresa será a primeira licenciada a comercializar o produto rastreado, que vai levar o selo Tecnologia Embrapa.

O sistema foi introduzido no processo de produção neste mês de junho, dando início aos primeiros lotes com rastreabilidade via blockchain. Pelo contrato de licenciamento, uma porcentagem das vendas será revertida para a Embrapa na forma de royalties. O desenvolvimento do projeto também contou com o apoio da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana).

LançamentoUm evento no dia 21 de junho na sede da Usina Granelli, em Charqueada (SP), marca o lançamento oficial da tecnologia de rastreio do açúcar mascavo por blockchain.

A tecnologia Sibraar possibilita que os dados de fabricação do produto sejam armazenados em blocos digitais, usando a blockchain para construir uma sequência temporal e imutável dos registros e garantindo, assim, a integridade das informações geradas ao longo do processo de produção.

Para cada lote do açúcar mascavo da Granelli, serão disponibilizadas a data de produção, a variedade de cana utilizada e a identificação e geolocalização da propriedade rural que forneceu a matéria-prima para aquele lote, conforme as regras previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Também serão fornecidas informações sobre a análise microbiológica do produto e sobre os parâmetros físicos e químicos daquele açúcar, como teor de sacarose, umidade e cor.

O sistema da Embrapa foi concebido inicialmente para o setor sucroenergético, mas pode ser customizado também para a agroindústria vinculada a outras cadeias agrícolas, como a de grãos. Para o pesquisador Alexandre de Castro, líder do projeto, tem crescido a exigência de mercados consumidores internos e externos por alimentos mais seguros e sustentáveis. A rastreabilidade é fundamental para levar ao consumidor final maior conhecimento sobre a procedência e o processo de produção e para garantir a competitividade do produto brasileiro. “A adoção de ferramentas com tecnologias do tipo blockchain embarcadas surge como alternativa importante para atender esse mercado uma vez que possibilitam que cada lote fabricado receba uma assinatura digital única para criar uma trilha segura de auditabilidade dos dados”, destaca.

Oportunidade de licenciamento e novas parceriasA Embrapa Agricultura Digital está apta a receber demandas de indústrias e empresas que atuam no setor sucroenergético que tenham interesse em licenciar a tecnologia de rastreabilidade blockchain Sibraar para utilização em seus produtos comerciais. Para mais informações, entre em contato pelo email cnptia.negocios@embrapa.br

Blockchain

O Sibraar é o primeiro software para rastreabilidade registrado no mercado nacional, voltado para a agroindústria da cana-de-açúcar, desenvolvido com tecnologia blockchain e que oferece ao consumidor informações por lote de fabricação diretamente disponibilizadas em QR Code nas embalagens.

Toda a arquitetura do sistema de agrorrastreabilidade foi desenvolvida pela equipe da Embrapa e o armazenamento e processamento dos dados, bem como a disponibilização da informação final na internet, ocorre nos servidores da Empresa seguindo protocolos de segurança. Por meio de ferramentas criptográficas, cada lote de fabricação do açúcar tem suas informações gravadas em bloco e recebe uma assinatura digital gerada no data center da Embrapa. Ali, o software produz o encadeamento automático desses blocos, como uma corrente, criando um histórico dos dados de fabricação ao longo do tempo. Essa sequência é então associada a um código QR que vai permitir o acesso às informações pelo consumidor, bastando para isso apenas de um smartphone.

“Com a blockchain, a assinatura digital de cada novo lote do produto inclui as informações codificadas de todos os lotes anteriores, formando uma sequência imutável. Se houver qualquer alteração no banco de dados, o código QR etiquetado nas embalagens do produto é automaticamente inativado. Esse é o diferencial quando se utilizada códigos de barras bidimensionais associados à tecnologia blockchain”, explica Castro. A etapa de verificação, que atesta a integridade da informação rastreada, é distribuída, ou seja, está nas mãos do próprio consumidor. “Qualquer pessoa poderá checar se o histórico daquele registro foi manipulado. Se algum dado foi alterado, o QR Code não trará as informações. É como a nossa história de vida, se fosse possível alterar qualquer fato do passado, seu presente, como é, seria apagado”, compara.

Inovação aberta

Diferencial competitivo

Questões relacionadas à originação e rastreabilidade dos produtos já estavam no radar da Usina Granelli. Segundo a diretora de projetos, Mariana Granelli, a possibilidade de incorporar uma tecnologia como blockchain foi a oportunidade de dar completa transparência e ser reconhecido pelas melhores práticas adotadas na produção. “O mercado está cada vez mais exigente, quanto mais formos transparentes nessa relação, acreditamos que melhor será a nossa reputação junto ao consumidor”, ressalta. Ela projeta para este ano um piloto de produção de quatro toneladas de mascavo com rastreabilidade. A Usina também já estuda estender o uso da tecnologia para outros produtos, como o açúcar tipo demerara e destilados alcoólicos.

Fundada há 35 anos, na região do vale do rio Piracicaba, a Usina Granelli nasceu como engenho para produção industrial de cachaça, revendendo para grandes engarrafadoras do País. Nos anos 2000, a empresa passou a produzir também etanol e xarope de cana. A fabricação de açúcar é mais recente, produzindo os tipos VHP (Very High Polarization), açúcar bruto voltado para a exportação, e o demerara e mascavo. O açúcar mascavo com a rastreabilidade via blockchain é a aposta da empresa para entrada na venda direta ao consumidor, por meio de supermercados, lojas especializadas e plataformas de comércio eletrônico.

“Há cinco anos, a Usina vem aprimorando o processo de fabricação, buscando parâmetros ideais para aceitação no mercado. O objetivo é atender um segmento de consumidores preocupado com a saudabilidade dos alimentos e disposto a remunerar um açúcar com maior valor agregado. A rastreabilidade chega neste mesmo contexto, de oferecer um alimento seguro e de qualidade”, afirma Granelli.

Um dos principais produtos derivados da cana até o século XIX, sendo substituído com o tempo pelo açúcar branco e refinado, a demanda pelo tipo mascavo cresceu nos últimos anos na esteira do segmento de produtos naturais. Identificado pelo modo de produção mais artesanal, por tratar-se de um açúcar bruto, com o mínimo de processamento na sua fabricação e sem uso de aditivos químicos para clareamento e refino, o mascavo preserva alguns nutrientes em concentração muito superior ao açúcar branco, como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Seu preço na prateleira do mercado é, em média, até cinco vezes superior ao do açúcar cristal, por exemplo.

Porém, ainda existem casos de adulteração do produto, em que o açúcar cristal e outras substâncias são misturados ao mascavo durante uma das etapas da fabricação. Como resultado, tem-se um açúcar com características físicas semelhantes ao produto original, mas com propriedades químicas bem diferentes. Um dos parâmetros laboratoriais que ajudam a identificar a pureza do mascavo é o grau de polarização, que define a porcentagem de sacarose do produto. Esse dado está rastreado pela tecnologia da Embrapa e pode auxiliar o consumidor a atestar os padrões de qualidade e a idoneidade do produto que está adquirindo. A vantagem da tecnologia blockchain, que já é muito aplicada em operações financeiras, é que as informações são praticamente invioláveis, garantindo além da procedência a transparência das informações de industrialização do açúcar.

“O Sibraar é um exemplo de tecnologia pioneira na cadeia sucroenergética, resultado de uma iniciativa da Embrapa para inovação aberta com o setor produtivo”, ressalta o chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital, Stanley Oliveira. Essa modalidade de projeto é focada em uma conexão maior da pesquisa com as demandas da agropecuária, que conta com parceiros comprometidos com a adoção da solução gerada. “A partir dessa experiência, a Embrapa tem um arcabouço de conhecimento que vai reduzir o tempo para desenvolvimento e customização da tecnologia para outras aplicações e culturas”, enfatiza.

O projeto teve origem a partir da cooperação técnica estabelecida em 2019 entre a Embrapa Agricultura Digital e a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), à qual a Usina Granelli é associada, que prevê ainda a geração de outros ativos e soluções tecnológicas baseadas em inteligência artificial e sensoriamento remoto.

Há mais de três anos, a Coplacana vem buscando acelerar e dar mais foco à pauta de inovação, promovendo a aproximação do setor produtivo com startups e instituições de pesquisa, como a Embrapa. O desenvolvimento do sistema de rastreabilidade com blockchain, construído em parceria com a Usina Granelli, é considerado um caso de sucesso, de acordo com o diretor de negócios da cooperativa, Roberto Rossi. “Conseguimos trazer a Embrapa, com a sua expertise, e o nosso cooperado, que tem essa visão de acesso a novos nichos de mercado, e juntos estamos viabilizando um açúcar mascavo rastreado com blockchain que é inovador no Brasil”, afirma.

Rossi acredita que as novas tecnologias vão contribuir para que o Brasil, país líder mundial na produção de açúcar, consiga acessar mercados cada vez mais exigentes, como o europeu, o norte-americano e o canadense, e vê com grande entusiasmo o avanço da agricultura digital, no setor sucroenergético, trazendo uma maior credibilidade e segurança do alimento. “Com essas ferramentas, é possível satisfazer todos os tipos de consumidores. Tecnologia, produtividade, aumento de renda, acesso a novos mercados são marcos importantes e é esse futuro que se acelera, no qual a informação sobre o alimento será cada vez mais fundamental na tomada de decisão do consumidor”, completa.

Continue Reading

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA23 horas ago

Ministra Tebet adia ajuste fiscal para após as eleições de 2026: riscos e implicações

Saúde1 dia ago

Prefeitura de João Pessoa alerta mulheres sobre prevenção do câncer de colo do útero

Judiciário1 dia ago

Pensionista de militar não tem direito adquirido a regime jurídico de assistência médica das Forças Armadas

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo autoriza investimentos de R$ 17,1 milhões para fortalecer o protagonismo estudantil com ações na Educação e Esporte

Educação & Cultura1 dia ago

UFPB promove IX Olimpíada do Meio Ambiente no Campus III

CIDADE1 dia ago

João Pessoa e Campina Grande mantém liderança na gestão do território estadual

Educação & Cultura1 dia ago

RELIGIÃO ADOECE AS PESSOAS?

ECONOMIA1 dia ago

Pesquisa para preço de carnes registra variação de 185,69% na picanha nacional; diferença chega a R$ 64,99

Educação & Cultura1 dia ago

GibiZeca da Fundação Casa de José Américo tem novo espaço na Unidade Tambaú

Saúde1 dia ago

Programação especial marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Funad

ESTADO1 dia ago

Paraíba apresenta novas experiências turísticas na Expo Turismo Paraná

Educação & Cultura1 dia ago

Laboratório de Produção Cultural abre seleção gratuita para jovens e artistas em João Pessoa

ESTADO1 dia ago

Governo do Estado publica resultado preliminar da análise documental do edital Caminhos dos Engenhos

Segurança Pública1 dia ago

Projeto proíbe nomeação para cargo público de pessoa condenada por descumprir medida protetiva

Segurança Pública1 dia ago

12º CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: Especialistas internacionais em segurança digital e cibercrime visitam Comando-Geral da PMPB

Segurança Pública1 dia ago

Projeto determina que a busca por pessoas desaparecidas se inicie nas primeiras 24 horas

Segurança Pública1 dia ago

Forças Armadas do Brasil operam no limite com armas obsoletas e dependência estrangeira enquanto fronteiras com 10 países expõem fragilidades e colocam em risco a defesa e a soberania nacional

Segurança Pública1 dia ago

Polícia Civil recupera mercadoria furtada de caminhão e indicia suspeitos por furto e receptação

Segurança Pública1 dia ago

Polícia Civil prende estelionatário que se apresentava como juiz e policial federal

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Pesquisadores descrevem 60 novas espécies de insetos no Brasil e destacam papel na conservação

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Pesquisa deve impulsionar a produção do Ovino Pantaneiro

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Número de incubadoras do agro cresceu 224% e de aceleradoras, 90%, registra o Radar Agtech Brasil

Educação & Cultura1 dia ago

Cendac abre inscrições para cursos profissionalizantes em João Pessoa

CIDADE1 dia ago

Cícero Lucena debaterá ‘Regionalização dos Consórcios Públicos’ durante a II Confep

Esporte1 dia ago

Inscrições abertas para a 7ª edição da Corrida do Bem em Campina Grande

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Efeitos do Tema nº 1118 do STF na terceirização

CIDADE1 dia ago

Prefeitura inicia planejamento para eleições de novos conselheiros do programa ‘Você Prefeito’

Internacional1 dia ago

Istambul dividida após prisão de rival de Erdogan gerar protestos antigovernamentais

Internacional1 dia ago

“Ele sabia que o jornalismo significava que Israel o mataria”: Hossam Shabat em luto

Internacional1 dia ago

Rússia e Ucrânia concordam em interromper ataques no Mar Negro, dizem os EUA

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário4 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO10 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO4 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte10 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional9 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO9 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional10 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ECONOMIA9 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO4 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública5 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE10 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura4 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional4 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde4 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde4 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional1 semana ago

QUAL CONTINENTE É CHAVE PARA A ROTA DA SEDA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE AS PLANTAS DE SOL POSSUEM?

Saúde1 semana ago

QUAL DOENÇA O MARCAPASSO TRATA?

Saúde1 semana ago

QUEM DEVE EVITAR O GLÚTEN?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL CARACTERÍSTICA DESSAS AVES FANTASMAS?

Segurança Pública2 semanas ago

POR QUE O BRASIL NÃO TEM BOMBA ATÔMICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PODE REVOLUCIONAR?

Saúde2 semanas ago

O QUE A INSULINA SEMANAL SUBSTITUI?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTO TEMPO PODE DEMORAR PARA O ALINHAMENTO SE REPETIR?

Saúde3 semanas ago

O QUE O PROGRAMA EXPLICA SOBRE FIBROMIALGIA?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUEM INVENTOU O PARAQUEDAS E QUE CAUSOU SUA PRÓPRIA MORTE?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE O SANHAÇO-CINZENTO É ENCONTRADO?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE MOSTRAM AS FERRAMENTAS ANTIGAS USADAS PELOS HOMINÍDEOS?

Educação & Cultura3 semanas ago

A história NÃO CONTADA de EUNICE PAIVA de “AINDA ESTOU AQUI”

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

O QUE O DETOX DIGITAL PROPÕE?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

QUAL POMBA TEM VOCALIZAÇÃO ESTRANHA?

Saúde4 semanas ago

O QUE AS FRUTAS OFERECEM ALÉM DE REFRESCAR?

Educação & Cultura4 semanas ago

HÁ QUANTOS ANOS VIVEU ARISTÓTELES?

Saúde4 semanas ago

QUAL ORGANIZAÇÃO AFIRMA QUE NÃO HÁ DOSE SEGURA DE ÁLCOOL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública1 mês ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde1 mês ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde1 mês ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura1 mês ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Internacional1 mês ago

IMPACTOS DA GUERRA COMERCIAL DE TRUMP

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUEM SÃO OS BEIJA-FLORES QUE VISITAM O SEU QUINTAL?

Nacional1 mês ago

LA NIÑA: COMO O FENÔMENO CLIMÁTICO IMPACTA O BRASIL EM 2025?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA DE BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR E SEM FARINHA

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

AS 17 SOFT SKILLS MAIS BUSCADAS POR EMPREGADORES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br